Smart Router com Wi-Fi 6 (HG8247X6-8N)

Boa noite,
Fiz a mudança para o smart router com wifi 6, e estou a ter problemas no wifi no telemovel ja à semanas, ja separei a rede 2.4ghz da 5ghz conforme mencionado aqui. Já procurei mudar para vários canais inclusive testei os canais e dei-me ao trabalho de fazer uma lista das intensidades de sinal.
Reparei que estou com um ruido de -105 comparando com os -90 dos vizinhos.
Alguem consegue ajudar-me a resolver a situação? Estou constantemente a perder a ligação com wifi, tenho sempre velocidades de 500 mb nos testes, mas a wifi do nada desconecta, reparo nisso porque os videos travam ou as aplicações ficam a fazer refresh e vejo a rodinha a pensar.
Canais 2,4ghz

Canais 5ghz

Teste da minha ligaçao

Redes vizinhas para comparação
 
Boa noite,
Fiz a mudança para o smart router com wifi 6, e estou a ter problemas no wifi no telemovel ja à semanas, ja separei a rede 2.4ghz da 5ghz conforme mencionado aqui. Já procurei mudar para vários canais inclusive testei os canais e dei-me ao trabalho de fazer uma lista das intensidades de sinal.
Reparei que estou com um ruido de -105 comparando com os -90 dos vizinhos.
Alguem consegue ajudar-me a resolver a situação? Estou constantemente a perder a ligação com wifi, tenho sempre velocidades de 500 mb nos testes, mas a wifi do nada desconecta, reparo nisso porque os videos travam ou as aplicações ficam a fazer refresh e vejo a rodinha a pensar.
Canais 2,4ghz

Canais 5ghz

Teste da minha ligaçao

Redes vizinhas para comparação
Recomendo-te Canal 11 a 20mhz nos 2.4ghz visto que tens muita interferencia no 1 e 6, e canal 100 a 80mhz nos 5ghz (ou canal 116 nos 5ghz, mas demora cerca de 10min a subir). Canais abaixo de 100 o router reduz a potencia de saída. Canal automático e canais intermédios são de se evitar ao maximo.

Ruido de -105 é melhor que -90. O numero é negativo. Quanto mais perto de 0dbm, pior.
Se o problema só te afeta o telemovel, eventualmente tens um problema de compatibilidade com o telemovel e não um problema de configuração wifi. Recomendo também a ligares a opção "Protected Management Frames (11w)" para forced. Se algum equipamento deixar de se ligar ao wifi por ser demasiado velho, passa para preferred. Isto evita que haja algum espertinho com um raspberry ou outro equipamento a desconectar os vizinhos do wifi só por brincadeira.
 
Recomendo-te Canal 11 a 20mhz nos 2.4ghz visto que tens muita interferencia no 1 e 6, e canal 100 a 80mhz nos 5ghz (ou canal 116 nos 5ghz, mas demora cerca de 10min a subir). Canais abaixo de 100 o router reduz a potencia de saída. Canal automático e canais intermédios são de se evitar ao maximo.

Ruido de -105 é melhor que -90. O numero é negativo. Quanto mais perto de 0dbm, pior.
Se o problema só te afeta o telemovel, eventualmente tens um problema de compatibilidade com o telemovel e não um problema de configuração wifi. Recomendo também a ligares a opção "Protected Management Frames (11w)" para forced. Se algum equipamento deixar de se ligar ao wifi por ser demasiado velho, passa para preferred. Isto evita que haja algum espertinho com um raspberry ou outro equipamento a desconectar os vizinhos do wifi só por brincadeira.
Estive a verificar eu tenho um xiaomi redmi note 8 pro, pelo que estive a ver só suporta até wifi 5, ou seja nao suporta o modo wifi 6 ax, tinha selecionado o modo wifi no 5Ghz a/n/ac/ax agora coloquei a/n/ac, achas que pode ser isso?
É que anteriormente tinha um smart router 2.0 e nunca tive problemas com a wifi perder conexões.
 
Estive a verificar eu tenho um xiaomi redmi note 8 pro, pelo que estive a ver só suporta até wifi 5, ou seja nao suporta o modo wifi 6 ax, tinha selecionado o modo wifi no 5Ghz a/n/ac/ax agora coloquei a/n/ac, achas que pode ser isso?
É que anteriormente tinha um smart router 2.0 e nunca tive problemas com a wifi perder conexões.
Os padrões wifi mais recentes são retrocompatíveis. Recomendo que mantenhas o modo AX ativo para que possas aproveitar as velocidades muito superiores do Wifi6 em equipamentos compatíveis. Limita é a largura de banda dos 5ghz a 80mhz.
Aqui em casa tenho um Redmi Note 4 que apenas suporta wireless N e funciona sem qualquer quebra tanto nos 5ghz como 2.4ghz neste mesmo router.
 
Existe alguma forma de atribuir prioridades às portas destes router ou de alguma maneira gerir melhor o tráfego para que um equipamento não fique com a largura de banda praticamente toda e os outros fiquem lentos?
 
Os padrões wifi mais recentes são retrocompatíveis. Recomendo que mantenhas o modo AX ativo para que possas aproveitar as velocidades muito superiores do Wifi6 em equipamentos compatíveis. Limita é a largura de banda dos 5ghz a 80mhz.
Aqui em casa tenho um Redmi Note 4 que apenas suporta wireless N e funciona sem qualquer quebra tanto nos 5ghz como 2.4ghz neste mesmo router.
Continuo com o mesmo problema, mesmo usando o canal 100 e o 116, é muito estranho isto, noto no whatsap que da para ver as mensagens a nao serem entregues e na app footbmob que fica a pensar e da para ver a roldana a querer actualizar e nao consegue so passado um bocado, tem mais alguma maneira de tentar corrigir o problema, tem algum aplicacao para verificar as quebras de internet, tipo por exemplo ver a ligacao em 5 minutos quantas vezes cai?
 
Continuo com o mesmo problema, mesmo usando o canal 100 e o 116, é muito estranho isto, noto no whatsap que da para ver as mensagens a nao serem entregues e na app footbmob que fica a pensar e da para ver a roldana a querer actualizar e nao consegue so passado um bocado, tem mais alguma maneira de tentar corrigir o problema, tem algum aplicacao para verificar as quebras de internet, tipo por exemplo ver a ligacao em 5 minutos quantas vezes cai?
Canais acima do 52 nem sempre são a melhor solução. Altera para canais abaixo do 52.
 
Estou com problema estranho neste router. Atualmente tenho as redes Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz separadas contudo ao fim de umas semanas de uptime a rede 2.4 GHz começa a dar problemas de autenticação em alguns equipamentos ou então simplesmente não ligam à rede 2.4 GHz não dando qualquer mensagem de erro. Só rebootando o router é que a situação normaliza.
Já me trocaram o router mas o problema continua acontecer.
Alguém com o mesmo problema?
 
Estou com problema estranho neste router. Atualmente tenho as redes Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz separadas contudo ao fim de umas semanas de uptime a rede 2.4 GHz começa a dar problemas de autenticação em alguns equipamentos ou então simplesmente não ligam à rede 2.4 GHz não dando qualquer mensagem de erro. Só rebootando o router é que a situação normaliza.
Já me trocaram o router mas o problema continua acontecer.
Alguém com o mesmo problema?

Tenho o mesmo problema.

bom... é esperar por novo firmware da vodafone e rezar para que não seja problema no design do Hardware :facepalm:
Novo firmware não resolve.
Eliminem a rede atual dos dispositivos, de seguida reset total no router. Não alterem nada na rede Wi-Fi.
Quando o router estiver ligado com as definições da fábrica, não alterem nada na rede Wi-Fi. Liguem os dispositivos novamente à rede.
Nesta forma não vai haver problemas no acesso, isto é garantido.
Muitas vezes alterar uma definição na rede sem fios, perturba o funcionamento normal.
Os smartphones nem sempre suportam determinados protocolos existentes na rede Wi-Fi.
Um de vários exemplos é o protocolo WPA3 ou AX.
 

Pixel Lord

tirando as passwords tudo esta por defeito como os tipos da vodafone deixaram. no router anterior cheguei a fazer varias vezes o factory reset mas passado umas semanas acaba por acontecer.
Alias um dos engenheiros do suporte da vodafone retirou o AX das configurações do router anterior e mesmo assim continuou acontecer.
 
Última edição:
Novo firmware não resolve.
Eliminem a rede atual dos dispositivos, de seguida reset total no router. Não alterem nada na rede Wi-Fi.
Quando o router estiver ligado com as definições da fábrica, não alterem nada na rede Wi-Fi. Liguem os dispositivos novamente à rede.
Nesta forma não vai haver problemas no acesso, isto é garantido.
Muitas vezes alterar uma definição na rede sem fios, perturba o funcionamento normal.
Os smartphones nem sempre suportam determinados protocolos existentes na rede Wi-Fi.
Um de vários exemplos é o protocolo WPA3 ou AX.
Mas que grande parolice. Agora a culpa de os aparelhos deixarem de conseguir ligar ao AP ao fim de semanas de uptime é as configurações do AP.
 

Pixel Lord

tirando as passwords tudo esta por defeito como os tipos da vodafone deixaram. no router anterior cheguei a fazer varias vezes o factory reset mas passado umas semanas acaba por acontecer.
Alias um dos engenheiros do suporte da vodafone retirou o AX das configurações do router anterior e mesmo assim continuou acontecer.

Mas que grande parolice. Agora a culpa de os aparelhos deixarem de conseguir ligar ao AP ao fim de semanas de uptime é as configurações do AP.
Eu tenho este modelo de router ligado e sem qualquer alteração na definições ligado à meses e 0 problemas na rede sem fios. O router só altera o uptime se tiver falha de energia em casa.
Mesmo remotamente retirando o modo AX, se fizerem full reset fica ativo em auto. Este modo não perturba a rede sem fios.
Isto é uma afirmação da minha parte. Vale o que vale.

OBS: possuo o modelo deste tópico e o mais recente com a designação: OptiXstar HG8247X6-8N-10
Não existem alterações no funcionamento.
 
Novo firmware não resolve.
Eliminem a rede atual dos dispositivos, de seguida reset total no router. Não alterem nada na rede Wi-Fi.
Quando o router estiver ligado com as definições da fábrica, não alterem nada na rede Wi-Fi. Liguem os dispositivos novamente à rede.
Nesta forma não vai haver problemas no acesso, isto é garantido.
Muitas vezes alterar uma definição na rede sem fios, perturba o funcionamento normal.
Os smartphones nem sempre suportam determinados protocolos existentes na rede Wi-Fi.
Um de vários exemplos é o protocolo WPA3 ou AX.
Fiz essa opção que mencionaste do reset total e continua tudo na mesma, constantes quebras de wifi.
Após 1 mes a uso e com varias tentativas e testes, e desde já agradeço à malta do fórum.
Vão amanhã trocar o router para ver o que acontece.
Após a trocar do router colocaram um novo router dizem ter 2 a 3 meses na app aparece Sagemcom F@ST 5671. Mas o problema continua igual, no meu xiaomi redmi note 8 pro esta constantemente o whatsap a falhar no envio de mensagens e a ver videos no YouTube ou a navegar na intenet, sempre quebras de wifi.
 
Última edição:
Boas, estou com problemas no Port Forwarding/Mapping deste router em questão. Quando salvo as alterações recebo sempre o mesmo erro "Não é possível executar esta operação. Verifique se os parâmetros de entrada estão corretos." mas não vejo o que possa estar mal.

Aceita a entrada ao colocar os dados, mas quando clico em “Confirmar” na página global do Port Mapping já não me aceita e não guarda.
 
Troquei hoje para este router e notei alguma instabilidade em 2,4, no tlmv os traços variam entre 2 e 4 no mesmo local. Fiz 10 ou 15 testes seguidos com app speed test e os pings variavem entre 5 e 150 no mesmo minuto. Já separei bandas e vou ler um pouco deste tópico para afinar os canais e outras especificações.
 
Curioso onde antes tinha de usar 2,4 G estou a conseguir usar 5 G, o WiFi nos 5G em minha casa é bastante superior ao anterior, tenho imensas paredes e uma casa d banho entre o router e o quarto. O problema c o 2,4 G testei c aparelhos mais recentes e é do tlmv, provavelmente por ser antigo tenho de alterar as definições, talvez na segurança usar uma mais antiga e menos segura.
 
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