Smart Router com Wi-Fi 6 (HG8247X6-8N)

Sem portas 2.5Gbps quer dizer que não está nos planos da Vodafone a médio prazo expandir velocidades. nem 1/1 Gbps simétricos devem estar a considerar.
 
@CMC_PUBLIKUM sim era bom, mas com o 5G os operadores pela Europa andam a migrar para 10G PON. Ou não existe planeamento nos router ou a velocidade vai manter-se e vão valorizar a fibra limitando ao máximo o tráfego do 5G
 
Qual a diferença deste para o SmartRouter 3.0?

melhor performance por cabo que o SR3 sagecom.
provavelmente melhor wifi (norma 6 vs a 5 capada do SR3 sagecom).
se reclamarem a troca sustentem a vossa insatisfação com factos e não com o ser novo e mais bonito, etc;
volto a dizer: se for por pacotes até 500megas o SR3 cumpre. a cima disso vale a pena na minha opinião.
eu à pouco tive uns estonteantes quase 800mbit com o SR3 na rede vodafone por cabo.
 
Qual é a melhor maneira de saber se instalaram um sagecom ou o Huawei? Pergunto isto porque tenho um primo a quem instalaram o suposto 3.0 mas ele diz-me que em testes nunca passou dos 300/400 quando contratou 1Gbps.
 
Qual é a melhor maneira de saber se instalaram um sagecom ou o Huawei? Pergunto isto porque tenho um primo a quem instalaram o suposto 3.0 mas ele diz-me que em testes nunca passou dos 300/400 quando contratou 1Gbps.
Terá indicação nas etiquetas do router julgo eu, na página de gestão também e até no myvodafone tem o modelo.

Mas essa velocidade foi medida como?
 
Terá indicação nas etiquetas do router julgo eu, na página de gestão também e até no myvodafone tem o modelo.

Mas essa velocidade foi medida como?
Testes por RJ direto no router e WiFi de alguns equipamentos distintos. Speedtest. Eu com 500Mbps via RJ até faço um pouco mais que o contratado. Por WiFi nem IOS nem android nem Windows .. nenhum equipamento passou dos 300/400Mbps.

Vou sugerir que veja então na gestão e/ou no myvodafone que modelo tem.
 
Testes por RJ direto no router e WiFi de alguns equipamentos distintos. Speedtest. Eu com 500Mbps via RJ até faço um pouco mais que o contratado. Por WiFi nem IOS nem android nem Windows .. nenhum equipamento passou dos 300/400Mbps.

Vou sugerir que veja então na gestão e/ou no myvodafone que modelo tem.
Por Wi-Fi já se sabe que existem inúmeras condicionantes por cabo, assumindo que o hardware (placa de rede, disco, processador, memória) acompanha julgo que mesmo com o sagem devia conseguir mais.

Reportar ao operador a situação.
 
Portanto o pessoal quer um router novo Wi-Fi 6 XPTO topo de gama para o colocar em bridge e não utilizar as suas funcionalidades. Faz sentido [emoji3]
 
bridge na vdf é pago e apenas para empresariais. domesticos/consumo esqueçam lá isso nem é pelo router é mesmo a vodafone que não permite.
 
Em princípio vão fazer-me a troca para o novo router até ao final da semana.

PS: Contrato empresarial, ligação 1 Gbps, renovado há 2 meses.
 
@Varredor obrigado! Será que poderias fazer uma comparação com SR2.0 em termos de caracterísicas de HW e SW nomeadamente:

- CPU e memória
- Possibilidade de utilizar servidores DNS próprios na WAN e na LAN;
- Possibilidade de alterar a gama de IP na LAN IPv4 e alterar definições na LAN IPv6;
 
melhor performance por cabo que o SR3 sagecom.
provavelmente melhor wifi (norma 6 vs a 5 capada do SR3 sagecom).
se reclamarem a troca sustentem a vossa insatisfação com factos e não com o ser novo e mais bonito, etc;
volto a dizer: se for por pacotes até 500megas o SR3 cumpre. a cima disso vale a pena na minha opinião.
eu à pouco tive uns estonteantes quase 800mbit com o SR3 na rede vodafone por cabo.
Gostava de forçar a troca, mas o meu pacote é o Fibra 2 (net a 1Gbps).
 
Em princípio vão fazer-me a troca para o novo router até ao final da semana.

PS: Contrato empresarial, ligação 1 Gbps, renovado há 2 meses.
Boas,

Como fizeste? tenho basicamente a mesma situação mas fez 1 mês deste a renovação agora dia 15 de agosto. Na altura da renovação atirei a historia do router com wifi 6, ele disse me que não sabia de nada mas que se entretanto tivesse novidades e não tivesse passado mais de um mês podiam substituir gratuitamente...
 
Boas,

Como fizeste? tenho basicamente a mesma situação mas fez 1 mês deste a renovação agora dia 15 de agosto. Na altura da renovação atirei a historia do router com wifi 6, ele disse me que não sabia de nada mas que se entretanto tivesse novidades e não tivesse passado mais de um mês podiam substituir gratuitamente...
Falei com a gestora de conta e pedi para trocar pelo novo.
 
Malta, lá tive um tempinho para receber a pessoa que me veio trazer o equipamento, mas por questões pessoais só mais logo/amanhã é que consigo fazer o bom e velho rescaldo que por norma faço sempre que sai um equipamento novo.

Cheers
 
Malta, lá tive um tempinho para receber a pessoa que me veio trazer o equipamento, mas por questões pessoais só mais logo/amanhã é que consigo fazer o bom e velho rescaldo que por norma faço sempre que sai um equipamento novo.

Cheers
Não tens de dar qualquer justificação. Toda a gente sabe que tens a tua vida e que logo que te seja possível, o farás.

Tranquilo 😉
 
Portanto, recebi o menino à pouco ao fim da tarde, estive de volta dele a fazer alguns testes e até então parece-me ser um equipamento bastante sólido. Fiquei maravilhado com a fusão que a Vodafone resolveu fazer com este equipamento, e que por sinal tinha sido uma sugestão minha na altura diretamente com quem é de direito na engenharia e na coordenação: Pegaram o hardware de um Huawei, colocaram uma carcaça bastante elegante designed by Vodafone, que por sinal é a mesma do Smart Router 3.0 (F@ST5657) e a cereja no topo do bolo na minha opinião: Um painel também designed by Vodafone à semelhança do Smart Router 3.0 (F@ST5657).
Ou seja, na minha opinião passamos a ter o melhor dos dois mundos no mesmo equipamento.

Quanto ao alcance, pareceu-me muito semelhante ao Smart Router 2.0 (HS8247W) no que concerne a norma N, quanto à norma AC e AX nos 5Ghz, parece-me que o alcance melhorou bastante! Exemplo prático: Deixei de passar para a norma N nos 2.4Ghz na zona da cozinha, passando a estar sempre com norma AX em 5Ghz. Ainda no assunto Wi-Fi, o bug que estava presente no 3.0 (F@ST5657), que consistia basicamente em: A partir do momento que conectavamos um dispositivo na Guest Wi-Fi, mesmo que voltassemos a conectar na Wi-Fi principal, no painel do router continuava a indicar que o mesmo estava conectado na Guest Wi-Fi. Bug resolvido.
Ligação ao controlador Wi-Fi continua a ser feita diretamente ao ONT, não acontecendo o que acontece no Fiber Gateway, que a ligação ao controlador Wi-Fi é feita ao switch, fazendo com que mesmo com bons equipamentos não se consiga passar dos habituais ~940Mbps, que também se consegue por cabo.

Quanto ao peso, é ligeiramente mais pesado que o Smart Router 1.0 (HG8247Q), 2.0 (HS8247W) e 3.0 (F@ST5657). Quando comparado com o 3.0 (F@ST5657), uma vez que partilham a mesma carcaça, este tem mais leds e aparenta ser mais largo.

Uma pequena curiosidade é que a etiqueta que está na caixa está em Italiano, pelo que presumo ser o mesmo equipamento utilizado pela Vodafone Italia.

Pequena observação: Equipamento MUITO mais estável que o Smart Router 3.0 (F@ST5657) no que concerne velocidades, quantidade de conexões, jitter e latência. Absolutamente nada a ver.

Indo ao que interessa que são as características e funcionalidades, além do que já foi mencionado no primeiro post deste tópico:
  • Continua a ser possível alterar a gama de IP da LAN.
  • Continua a ser possível alterar a gama de IP da Guest Wi-Fi.
  • Continua a ser possível alterar os servidores DNS tanto em IPv4, como em IPv6! :D
  • Continua a ser possível o desligamento dos LEDS.
  • Passa a ser possível o desligamento das portas USB.
  • Passa a ser possível o desligamento na íntegra do IPv6 pelo próprio cliente diretamente no router sem necessidade de contactos ao Suporte Técnico.
  • Passa a ser possível alterar o hostname do router e nome de domínio! :cool:
  • Passa a existir uma opção na zona de configurações da Wi-Fi denominada por "Band Steering".
  • Passa a ser possível novamente limitar a velocidade de Download e Upload na Guest Wi-Fi.
  • Os menus e a GUI do Painel de Controlo em um todo estão estupidamente melhores! Extremamente bem conseguidos e rápidos.
  • Na norma AC e AX voltamos a ter novamente os 160Mhz.
  • DMZ continua presente.
  • UPnP continua presente.
  • Bridge continua não presente.
  • Existe agora a possibilidade de definir horários em que o telefone fixo pode tocar (imagem 1 e imagem 2).
  • À semelhança do Smart Router 3.0 (F@ST5657), servidor DHCPv6 não é mais a confusão que era no Smart Router 1.0 (HG8247Q) e 2.0 (HS8247W).
  • Funcionalidade de alterar nome e ícone dos dispositivos finalmente parece funcionar devidamente.
  • Passa a ser possível dar um nome para cada número de telefone que tenhamos atribuido ao nosso serviço.
  • Existem mais opções de fornecedores de serviço DDNS.
  • Printer Sharing novamente disponível.
  • Mantém a opção para habilitarmos o ICMP a partir da Internet no nosso IPv4 e IPv6. Desabilitada por defeito.
  • Mantém a opção para filtragem de MAC via Wi-Fi e cabo.
  • Mantém a opção para controlo parental.
  • ARP disponível.
Ia colocar algumas fotografias do equipamento, mas honestamente ele é tal e qual o que está no banner presente no primeiro post deste tópico e pouco ou nada difere do 3.0 (F@ST5657).

Aquilo que muitos querem dar uma vista de olhos:
SpeedTest @ Realtek Wired 2.5Gbps | Velocidade de sincronismo: 1Gbps/1Gbps:
11965436419.png
SpeedTest @ Intel Wi-Fi 6 AX200 | Velocidade de sincronismo: 2.4Gbps/2.4Gbps:
11964646844.png
SpeedTest @ Samsung Galaxy S21 Ultra 5G | Velocidade de sincronismo: 2.4Gbps/2.4Gbps:
7676719651.png

Qualquer curiosidade e/ou dúvida que tenham relativamente ao equipamento, estejam à vontade! Assim que tiver um tempinho respondo a todos.

Cheers
 
Última edição:
Back
Topo