SETUP Cockpit racing de raiz

Boa tarde!
É um sonho meu de há muito e quero agora pôr em prática.

Não estipulei valor máximo a gastar (entre 500 e 1000€ numa primeira abordagem) até porque acredito que possa ir comprando às partes.

Gostava de ter uma cadeira com volante, manete de mudanças e pedais.
Ecrã e PC/PS4 já tenho, mas também gostava de dicas sobre que jogos de carros começar .

Podem por favor indicar-me um ou dois setups minimamente decentes ?
Algumas dicas para quem se quer iniciar neste mundo ?

Muito obrigado desde já, espero ter postado no sítio correcto.
 
Eu diria que se é para começar, talvez seja melhor começar com material usado e depois ver o que vale a pena evoluir.
Se o bichinho nao pegar, podes sempre vender sem perder muito dinheiro. Se pegar, depois fazes upgrades.

Edit: Eu tenho um Playseat Challenge e um Thrustmaster T248.
 
Última edição:
Eu tenho um Playseat Challenge (180€) e um Thrustmaster T150 Pro (250€). Isto é o que eu considero o mínimo. Daqui para a frente é sempre a subir e facilmente os 1000€ ficam curtos.

Gastando um pouco mais tens este Playseat:
PLAYSEAT® Evolution - Alcantara https://www.amazon.es/dp/B009ZELZ7O/ref=nosim?tag=zwame00-21

E este volante:
Thrustmaster T300RS GT,Volante y 3 Pedales,PS4 y PC,REALSIMULATOR Force Feedback,Motor Brushless,Sistema de Correa Doble,Tecnología Magnética,Volante Intercambiable,Funciona con Juegos de PS5 https://www.amazon.es/dp/B01HRYFODO/ref=nosim?tag=zwame00-21
 
Última edição:
Eu tenho o T300 versão GT, é bom mas neste momento acho que recomendava mais ou começares por um Logitech G29/G920/G923 em promoção (até porque estás a começar e ainda não sabes bem se vais fazer isto a longo prazo ou se daqui a dias te cansas e aí vendes um volante Logitech muito facilmente); ou ir duma vez para um volante direct drive (p.ex Moza R5). Estares a pagar perto de 400€ por um volante belt drive qundo já se consegue ir para DD com 500€ não parece a melhor opção. No entanto se houver uma promoção boa e não for muito mais caro que os Logitech, compensa o T300. Na altura (há 2 anos atrás) apanhei o T300 por 330€

Shifter é desnecessário, não gastes dinheiro nisso.. se quiseres mesmo procura na net o SHH Shifter por volta de ~100€

Pedais load cell são um upgrade grande aos pedais normais que encontras nestes setups mais baratos, se queres ser competitivo é melhor investir em pedais load cell no que em volantes melhores, no entanto implicam um cockpit de metal a sério e aí esbardalhas o orçamento para cima dos 1000€ à vontade. Eu cometi "o erro" de comprar pedais load cell da Fanatec (V2) e apesar de ter uma boa wheel stand em metal (wheel stand 2.0 da Next Level Racing) a verdade é que não se consegue extrair o verdadeiro potencial dos pedais, era preciso mesmo um cockpit rígido completo. Se quiseres mesmo pedais load cell existem p.ex os T-LCM da Thrustmaster por volta de 200€.

Playseat Challenge + Logitech G29 ou G920 ou G923 parece-me a combo ideal para começar. Fica abaixo dos 500€ e vendes bem se te fartares.

Resumindo as opções que tu tens são (simplificando, entre muitíssimas outras)

Volante
(gear) Logitech G29/920/923 ~= 250€
(belt drive) Thrustmaster T300 ~= 350€
(direct drive) Moza R5 ~= 500€

Pedais
opções básicas incluidas em qualquer um das opções acima (nota se fores para T300 a versão GT vem com pedais melhores)
(load cell) Thrustmaster T-LCM ~= 200€ *implicam cockpit rígido

Shifter
(desnecessário, tens paddles incluidos em qualquer volante)
SHH Shifter ~= 100€

Cockpits
(não estritamente necessário, podes montar numa mesa)
(tipo cadeira de praia) Playseat Challenge ~= 180€
(wheel stands em metal sem assento) Next Level Racing Wheel Stand 2.0 ~= 200€
(cockpit rígido completo ao qual podes afixar um assento) p.ex Treq One ~= 400€ + assento ~= 250€


Ah em relação à Fanatec tens alguns bons combos em termos preço-qualidade (p.ex combo volante CSL DD) mas eles tão com imensas dificuldades a fazer envios e o apoio ao cliente é um horror. Existe até a possibilidade que vão a falência num futuro próximo, não recomendava muito comprar coisas a eles neste momento, tive 4 meses à espera dos meus pedais. Eles só vendem na loja online do próprio site deles, nunca em lojas de terceiros.
 
Última edição:
Muito obrigado a todos!!!
Uma palavra especial ao @noikeee pelo detalhe :)

Acho que vou então começar pelo Thrustmaster T300RS GT (já inclui pedais) =~ 375€
Vale a pena esperar por baixas de preço aqui ou pouco oscila? Talvez num black friday ?

Quanto ao shifter e com base nas vossas opiniões, já deixei de lado a ideia :)

Em relação ao assento, o "Cadeira Playseat Challenge" não me parece mau, apenas parece ter pouca robustez.
Estes assentos são fáceis de arrumar? A minha sala não é muito grande :|
São "universais" ou seja, suportam todos os volantes e pedais?
Seja como for ficará para uma 2ª fase do projecto mas quero já ter em conta o próximo passo.

A secretária onde tenho o pc é robusta, acho que para começar será esse o meu mini setup.
Aguenta-se bem com o volante ou vai andar a abanar por todo lado?

As ligações ao PC são todas USB? É preciso comprar algo ou vem tudo no bundle da Thrustmaster ?
E as configurações? Requer muita paciência? :)

Por último - Que jogos para PC podem sugerir para iniciar esta vida ?

Obrigado! :)
 
O Challenge é robusto o suficiente para teres uma boa experiência.
Não compres o volante para jogar na secretária, é meio caminho andado para ficar de lado.
 
Esse deve ser um horror em termos de conforto de teres uma barra em metal a meio das pernas

depende, se só conduzires carros com sequenciais é na boa até porque ergonomicamente deves ter os pedais alinhados com as ancas, se conduzires carros com mudanças manuais é uma porcaria
 
Muito obrigado a todos!!!
Uma palavra especial ao @noikeee pelo detalhe :)

Acho que vou então começar pelo Thrustmaster T300RS GT (já inclui pedais) =~ 375€
Vale a pena esperar por baixas de preço aqui ou pouco oscila? Talvez num black friday ?

Quanto ao shifter e com base nas vossas opiniões, já deixei de lado a ideia :)

Em relação ao assento, o "Cadeira Playseat Challenge" não me parece mau, apenas parece ter pouca robustez.
Estes assentos são fáceis de arrumar? A minha sala não é muito grande :|
São "universais" ou seja, suportam todos os volantes e pedais?
Seja como for ficará para uma 2ª fase do projecto mas quero já ter em conta o próximo passo.

A secretária onde tenho o pc é robusta, acho que para começar será esse o meu mini setup.
Aguenta-se bem com o volante ou vai andar a abanar por todo lado?

As ligações ao PC são todas USB? É preciso comprar algo ou vem tudo no bundle da Thrustmaster ?
E as configurações? Requer muita paciência? :)

Por último - Que jogos para PC podem sugerir para iniciar esta vida ?

Obrigado! :)

Para este nível de hardware uma secretária robusta qb chega bem, as playseat dobram ao meio e têm furos para vários volantes se não estou em erro.
Dentro do mesmo ecossistema acho que se liga tudo ao volante-
Em relação a jogos, para pc tens o primeiro assetto corsa que com mods é muito bom
 
Para este nível de hardware uma secretária robusta qb chega bem, as playseat dobram ao meio e têm furos para vários volantes se não estou em erro.
Dentro do mesmo ecossistema acho que se liga tudo ao volante-
Em relação a jogos, para pc tens o primeiro assetto corsa que com mods é muito bom
A questão não é a robustez. A questão é ergonomia de jogar com o volante numa secretaria…

Ok, então:

Thrustmaster T300RS GT
+
Playseat Challenge

Para começar?

Aguardo algumas dicas para jogas neste começo.

Obrigado.

Acho que faz um bom combo para começar 👌

Vê os Playseat Challenge usado, há no OLX a 170€ e deves sempre conseguir negociar, facilmente poupas 100€ em relação a novo.

Tens na warehouse por 267€, tem garantia igual, e qq coisa também devolves fácil.

Thrustmaster T300RS GT,Volante y 3 Pedales,PS4 y PC,REALSIMULATOR Force Feedback,Motor Brushless,Sistema de Correa Doble,Tecnología Magnética,Volante Intercambiable,Funciona con Juegos de PS5 https://amzn.eu/d/9sBkHLZ
 
Última edição:
A questão não é a robustez. A questão é ergonomia de jogar com o volante numa secretaria…

Para uma primeira aventura, a não ser que doa alguma coisa, a ergonomia fica em segundo lugar, joguei muito tempo numa secretária e numa cadeira de escritório até ter uma rig
 
Para uma primeira aventura, a não ser que doa alguma coisa, a ergonomia fica em segundo lugar, joguei muito tempo numa secretária e numa cadeira de escritório até ter uma rig
Até podias continuar a jogar lá atualmente, mas que não é ergonómico não é. E se não é ergonómico torna-se desconfortável.
Não me parece que a norma seja jogar com o volante a 70cm de altura que é a altura padrão das secretárias.
 
Até podias continuar a jogar lá atualmente, mas que não é ergonómico não é. E se não é ergonómico torna-se desconfortável.
Não me parece que a norma seja jogar com o volante a 70cm de altura que é a altura padrão das secretárias.

Eu na altura tirava as rodas da cadeira e metia aquelas cenas para não deslizar, depois metia a cadeira na altura mínima, quando não se tem espaço/dinheiro um gajo arranja sempre maneira.
Para mim a ergonomia só passou a ser importante quando passei para material high-end em que as forças que tu fazes e que o material faz em ti, são bem maiores
 
Eu na altura tirava as rodas da cadeira e metia aquelas cenas para não deslizar, depois metia a cadeira na altura mínima, quando não se tem espaço/dinheiro um gajo arranja sempre maneira
Ok eu até consigo entender isso. Mas se se tem orçamento para uma coisa minimamente decente não vejo o porquê de estar a aconselhar seguir outro caminho.
 
Back
Topo