PlayStation [Rumor] Playstation 5 Pro

A malta que quer 60 fps lockados em jogos recentes e com alta resolução ou migra para PC ou espera pela ps6 que com a ps5 pro não vai haver grande diferença de cpu para atingir esse nível.

Diziam o mesmo da PS5 / XSX, que como traria Cpu Ryzen que 60fps ia passar a ser a norma, mas depois isso acontece.
Será certamente a mesma coisa com a PS6, vão dar prioridade a resolução e qualidade gráfica e não aos 60fps. Já se fala inclusive nos 8K.
 
Se gta 6 vier a 60fps na pro e não na ps5 base então vai ser compra certa assim que sair o gta 6

O que duvido imenso do que estou a dizer, devido ao online do gta 6, duvido que desde inicio coloquem o online a 30fps para uns e 60fps para outros, era quase impensável

Por isso volto a referir que acredito que vai se manter a 30fps nas duas consolas apenas com melhorias gráficas na pro
 
Se gta 6 vier a 60fps na pro e não na ps5 base então vai ser compra certa assim que sair o gta 6

O que duvido imenso do que estou a dizer, devido ao online do gta 6, duvido que desde inicio coloquem o online a 30fps para uns e 60fps para outros, era quase impensável

Por isso volto a referir que acredito que vai se manter a 30fps nas duas consolas apenas com melhorias gráficas na pro
Vai ser 30frames nas duas, limitação do GTA6 como na maioria dos Open Words é CPU.
Vai possivelmente conseguir mais um bocado de Resolução e RT.
 
Vai ser 30frames nas duas, limitação do GTA6 como na maioria dos Open Words é CPU.
Vai possivelmente conseguir mais um bocado de Resolução e RT.

Podes estar certo, ou não.

Eu dou-te razão, o CPU é bastante importante, mas não temos a certeza de em que modos o atual CPU consegue correr o jogo. Basta não passar de 50 FPS para que fique bloqueado a 30 na PS5 base. Se o CPU da Pro chegar para 55 FPS, talvez os tipos com alguns ajustes e optimizações consigam chegar aos 60.

Se o jogo efetivamente não correr a 60, espero que pelo menos exista modo 40 FPS com opção de desbloquear framerate.
 
Olhando para a Geração passada, duvido imenso que o CPU da Pro terá algum aumento de performance significativo. Pode ter um novo processo de fabrico, que irá reduzir consumos e temperaturas. O mesmo aconteceu nas gerações passadas.

Não estou a ver os Devs a começarem a capar jogos em termos de simulação ou calculo de física, por causa do CPU.
 
Devs Reportedly Question Why PS5 Pro Is Happening As They Feel They Aren’t ‘Making The Most Out Of PS5’ - PlayStation Universe
WWW.PSU.COM

According to Christopher Dring from GI.biz, a number of devs have told him that they are questioning the point of the PS5 Pro.


O Dring esteve no GDC 2024 e do que falou com os produtores, parece que ninguém entende a razão de lançarem uma PS5 Pro.
Eu por acaso tenho um bocado essa ideia. Esta geração tirando o SSD está mal aproveitada. Ainda para mais se se queixam do $ de desenvolvimento isto acaba por ainda piorar.
 
Eu também concordo. Ainda não vimos nada que estivesse a usar a PS5 ao máximo como vimos na geração passada (Last of us part 2, red dead redemption 2). Acho que é preciso dar tempo aos developers para lançarem os jogos cada vez mais complexos.
 
Ainda para mais se se queixam do $ de desenvolvimento isto acaba por ainda piorar.
Não tem correleção.

A PS5 Pro não adicionará muito em termos de dificuldade a fazer um jogo. É como num jogo PC teres vários settings de performance para acomodar a varios tipos diferentes de PCs. Aqui é só mais uma consola. A maioria dos devs vão chegar ali, e o modo PS5 Pro será exatamente igual ao modo PS5 apenas com mais resolução. No máximo um eventual modo 60 FPS caso a consola base não suporte isso.
 
Não tem correleção.

A PS5 Pro não adicionará muito em termos de dificuldade a fazer um jogo. É como num jogo PC teres vários settings de performance para acomodar a varios tipos diferentes de PCs. Aqui é só mais uma consola. A maioria dos devs vão chegar ali, e o modo PS5 Pro será exatamente igual ao modo PS5 apenas com mais resolução. No máximo um eventual modo 60 FPS caso a consola base não suporte isso.
Antes fosse assim, eles têm de testar esse modo exaustivamente para garantir que corre bem, não é como nos PCS.
 
Já na geração passada havia devs a queixarem se e outros a falar bem. Vai sempre depender de engine e do estúdio e da sua capacidade. Mas assumir que é algo como um pc..
 
Se gta 6 vier a 60fps na pro e não na ps5 base então vai ser compra certa assim que sair o gta 6

O que duvido imenso do que estou a dizer, devido ao online do gta 6, duvido que desde inicio coloquem o online a 30fps para uns e 60fps para outros, era quase impensável

Por isso volto a referir que acredito que vai se manter a 30fps nas duas consolas apenas com melhorias gráficas na pro
https://www.eurogamer.net/digitalfo...-60fps-really-out-of-the-question-for-ps5-pro

Não me cheira. Apenas 10% de aumento dos clocks do CPU face à standard não dá para praticamente nada, e é aí que veremos o bottleneck, tal como na geração passada vimos (embora muito mais acentuado com os jaguar).

A Sony teve aqui uma oportunidade de não cometer o mesmo “erro” que a PS4 Pro, mas enfim. É o que é. Depois de ler o artigo todo, confesso que baixei bastante as expectativas de vir a correr isto a 60fps nas consolas. Isto, claro, se a versão base vier capada a 30fps. Resta saber o que fará a Xbox do outro lado e se terá alguma nova consola na manga…
 
Não nos podemos esquecer que a Rockstar colocou o Red Dead Redemption 2 na PS4 base, um jogo que ainda hoje é um dos meljores graficamente e em termos de física, etc.

Mas lá está, o GTA é um open wolrd com mais população (utilização de CPU) do que o open world do Red Dead
 
A atual PS5 com disco sao 550... No máximo, desce 50€, ficando a versão com disco a 499€ e a digital a 399€. A PS5 Pro fica a 599€. Menos que 599€ não acredito.

E mais, cheira-me que vão ser 599... sem disco. Com disco 699€...

Como eu disse a ver vamos.
Mas mas 700€ por uma consola "mid gen update", esperarei que desça o preço sinceramente. A mim pode fazer sentido porque skipei a geração ps4 e gostaria de jogar os bons jogos da geração, mesmo que sejam remakes

Atenção que 600€ agora não tem o mesmo valor que nos tempos da PS3.
Sinceramente não acho que vão esticar o preço por ai acima, as especificações são "baixas", o salto de performance é menor que na PS4 e essa manteve o preço.

No meu caso, se pedirem muito, mais depressa monto um PC do que invisto numa consola Pro com estas especificações modestas. O pessoal está se a esquecer que na época da Ps4 Pro havia muitos exclusivos que só podíamos jogar na playstation, mas agora estão a ir para o PC, por isso lá acaba por ser o melhor sitio para jogar com tudo ao máximo.

Lá está, para esses preços o factor preço inferior da consola perde o apelo face ao Pc. O facto de poder jogar sentado no sofa fica como um dos poucos apelos da consola entrou outro (que já foram bem mais) assim de repente
 
Última edição:
Como eu disse a ver vamos.
Mas mas 700€ por uma consola "mid gen update", esperarei que desça o preço sinceramente. A mim pode fazer sentido porque skipei a geração ps4 e gostaria de jogar os bons jogos da geração, mesmo que sejam remakes



Lá está, para esses preços o factor preço inferior da consola perde o apelo face ao Pc. O facto de poder jogar sentado no sofa fica como um dos poucos apelos da consola entrou outro (que já foram bem mais) assim de repente
Perde? Já montei uns pc, por vezes ainda simulo um pc +-, e em relação a uma consola, nunca mais consigo ver o apelo do pc, então com os preços de alguns componentes do pc, não justifica, sinceramente.
 




The 'Enhanced' label first made its introduction into the PlayStation ecosystem following the release of the PlayStation 4 Pro, which meant that the game utilized the Pro console's improved hardware to offer improved frame rates and resolutions. For the PS5 Pro PlayStation wants games to offer a PS5 Pro-exclusive graphics mode that will combine:

  • PSSR to upscale resolution to 4K
  • A constant 60FPS
  • Add or increase ray tracing effects


According to documents sent to Insider Gaming, this is possible because of faster RAM (28% faster) and a faster GPU that is 67% larger than the standard console (45% faster) – You can read more PS5 Pro specs here. Playstation says these combined make the Pro 45% faster than the standard PlayStation 5 and can provide twice the rendering speed of the standard console.

PlayStation goes on to continue that games may also be given the ‘PS5 Pro Enhanced’ label if they offer any of the following enhancements:

Increased target resolution for titles that run a fixed resolution on the standard console
Increased target maximum resolution for titles that run at variable resolution on the standard console
Increased target frame rate for titles that target a fixed frame rate on the standard console
Inclusion of PS5 Pro Raytracing effects

For high-demanding games like GTA 6, tech expert and Digital Foundry founder Richard Leadbetter has said that people shouldn’t expect GTA 6 to run at 60FPS on the PS5 Pro. Leadbetter’s analysis is primarily based on the Pro’s CPU, which will be identical to the standard system with a 10% increase in GHz.
 
Como que querem constant 60fps, com a mesma CPU do PS5? Só se ativarem um DLSS proprietario que roda resolucao ainda mais baixas internamente, e faz milagre para recuperar no upscaling. Nao vejo outra forma. Esse PS5 Pro vai ser extremamente desbalanceado em termo de hardware.

Ja montei diversos Desktop, e se fizesse uma Build assim com RTX4090 rodando um Zen2 3600, iria ser um exemplo do pior que se pode fazer. Nao entendo mesmo essa decisao da Sony...
 
Como que querem constant 60fps, com a mesma CPU do PS5? Só se ativarem um DLSS proprietario que roda resolucao ainda mais baixas internamente, e faz milagre para recuperar no upscaling. Nao vejo outra forma. Esse PS5 Pro vai ser extremamente desbalanceado em termo de hardware.

Ja montei diversos Desktop, e se fizesse uma Build assim com RTX4090 rodando um Zen2 3600, iria ser um exemplo do pior que se pode fazer. Nao entendo mesmo essa decisao da Sony...

Vender tvs 8K. Vender umas consolas a quem queira mais performance mas não percebe de hardware.
Basicamente a mesma coisa que a Pro,com a diferença que nessa altura era 4K em vez de 8K.
 
Como que querem constant 60fps, com a mesma CPU do PS5? Só se ativarem um DLSS proprietario que roda resolucao ainda mais baixas internamente, e faz milagre para recuperar no upscaling. Nao vejo outra forma. Esse PS5 Pro vai ser extremamente desbalanceado em termo de hardware.

Ja montei diversos Desktop, e se fizesse uma Build assim com RTX4090 rodando um Zen2 3600, iria ser um exemplo do pior que se pode fazer. Nao entendo mesmo essa decisao da Sony...

O CPU é ligeiramente mais rápido. De qualquer forma, a maioria dos jogos atualmente já oferece um modo performance a 60 FPS. Desde que o bottleneck seja o GPU, a PS5 Pro deverá limpar problemas de performance desses jogos ao mesmo tempo que mantém uma resolução dinâmica mais alta mais frequentemente.
 
Back
Topo