Terminei ontem à noite o ano 10 de Sega Rally 2 Championship. Há uma surpresa reservada para os fãs dedicados, a super especial. Para mim foi mesmo uma surpresa. Julgava ter terminado o jogo com a primeira posição na última pista, quando avanço para uma classificativa ao melhor estilo de Lousada, com dois carros em simultâneo, à noite. Tenho de bater o rival para acabar o jogo, já que isto é uma luta a dois. Esta é também a pista secreta desbloqueada com o fim do décimo ano. Não é fácil memorizar e executar bem todas as curvas, mas depois de algum aquecimento no time trial, pé na tábua. A recompensa no fim do jogo é o Lancia 037 Rally, demoníaco do antigo Grupo B e caixão de Henri Toivonen, carro para recordes. Particularidade, acabei o jogo com o Stratos que sempre senti melhor ao meu estilo de condução na adaptação ao volante e à perspectiva na primeira pessoa.
Curioso como mais de duas décadas depois limpo um jogo que não aproveitei e tirei o máximo partido no seu tempo. Joguei a versão arcade gastando talvez o equivalente a dois jogos Dreamcast à época. Claro que o volante foi crucial na recuperação desta experiência de condução arcade. Talvez o comando não seja suficiente. A perspectiva na primeira pessoa nem era a que jogava nos salões, onde controlava o carro ao estilo operador remoto.
Na Dreamcast, a menor produção visual e física é compensada por um leque de conteúdos bastante aprazível. É mais de uma dezena de carros para desbloquear, pistas e variações em piso e condições meteorológicas que obrigam a mexer a sério no set up e encontrar a afinação ideal. Só lamento que não seja possível no time trial escolher a hora do dia para cada especial e as condições meteorológicas ao melhor estilo da campanha 10 anos.
O jogo é um completo turnaround de Sega Rally Championship. Apesar das oscilações na frame rate, é igualmente polido e detalhado, embora eu acredite que com mais tempo de desenvolvimento a equipa que produziu o jogo iria ainda mais além no aproveitamento da Dreamcast e seria capaz de entregar uma versão melhor.
Continuarei a jogar, a bater tempos no modo arcade e time trial, enquanto não chega a versão japonesa de Sega Rally 2006 para a PS2, em combo com o original fiel à arcade pela mão da M2.