Opinião Qual das consolas atuais vos tem proporcionado mais momentos de diversão?

Qual das consolas atuais vos tem proporcionado mais momentos de diversão?

  • PlayStation 5

  • Xbox Series X/S

  • Nintendo Switch


Results are only viewable after voting.
Ainda não percebi bem como são os trophies da xbox, mas já ouvi falar que tem parecenças com o playstation stars que a ps lançou recentemente.
Portanto acumular pontos, por jogar, por fazer certos desafios, etc.
E depois podese gastar esses pontos em jogos, subscrições...

Nada a ver, estás a confundir com o Microsoft rewards, que ganhas pontos por fazer atividades.

Os achievements funcionam como os troféus, a única diferença é que não faz distinção sobre quantas platinas tens, nem a cor dos trofeus. Simplesmente vai somando tudo e no final dá o valor total de pontos que ganhas te em todos os jogos que jogas te.

Ou seja o 'medir pilinhas" em vez de se basear no número de troféus baseia se na quantidade de pontos que tens, para uns é melhor e para outros é pior ... E para outros não interessa.
 
Última edição pelo moderador:
Acho o sistema de Gamification dos Troféus superior ao sistema da Xbox (a ideia de platinar este jogo tem um peso psicológico).

A nível teórico é cagativo ('medir pilinhas' como foi dito) mas a nível prático tem impacto nas interações sociais (competição saudável entre um grupo de amigos) e afeta a longevidade de um jogo. O problema é quando entra o lado maníaco da coisa e temos pessoal que só joga para isto e não para desfrutar do jogo em si.
 
Acho o sistema de Gamification dos Troféus superior ao sistema da Xbox (a ideia de platinar este jogo tem um peso psicológico).

A nível teórico é cagativo ('medir pilinhas' como foi dito) mas a nível prático tem impacto nas interações sociais (competição saudável entre um grupo de amigos) e afeta a longevidade de um jogo. O problema é quando entra o lado maníaco da coisa e temos pessoal que só joga para isto e não para desfrutar do jogo em si.

Concordo o sistema da Xbox é parvo, podia existir alguma coisa a indicar o número de jogos feitos a 100%, e separar o DLC dos totais como faz a PlayStation.

Acho que é a única coisa que me faz sentir alguma saudade da PlayStation é o sistema de troféus, claro que isso é apenas uma gota de água num oceano de coisas em que para mim, a Xbox é melhor que a concorrência.
 
Já eu sempre gostei mais do sistema de Achievements da Xbox 360 do que o sistema de Troféus. Talvez porque dos dois sistemas foi o primeiro que usufrui. Uma coisa que gostava nos Achievements era os Avatar Rewards. Havia certos achievements onde ao completá-los, ganhava itens para o meu avatar da Xbox 360, desde itens cosméticos a itens que o meu avatar interagia.
 
Acho o sistema de Gamification dos Troféus superior ao sistema da Xbox (a ideia de platinar este jogo tem um peso psicológico).

A nível teórico é cagativo ('medir pilinhas' como foi dito) mas a nível prático tem impacto nas interações sociais (competição saudável entre um grupo de amigos) e afeta a longevidade de um jogo. O problema é quando entra o lado maníaco da coisa e temos pessoal que só joga para isto e não para desfrutar do jogo em si.
As platinas têm um factor mais viciante, houve uma altura que as perseguia. Os achievements interessa mais a pontuação, só vai aos 1000 quem é completecionista.
Eu que como disse já dei valor a platinas, a melhor coisa que fiz foi deixar de ligar a isso, já tinha acontecido no final da geração passada, com a mudança para a Xbox a cura foi total. Se ligasse não podia usufruir por completo do gamepass, ou não podia ter partilha (pois se a minha filha quiser experimentar um jogo tem que ser na minha conta).
As platinas /achievements foram criados para prender pessoas a um ecossistema, foram tão eficazes que as pessoas além de aceitarem isso ficaram viciadas e por consequência valorizam tanto o seu perfil que nunca mudarão para outro ecossistema.
 
Eu dou a mesma resposta que um outro user:
Por ter a Switch há mais tempo e porque mesmo depois de adquirir a Series S continuo a dar-lhe uso, votei Switch.
Mas a Series S anda lá muito perto. O GP é imbatível. E gosto mesmo da consola. Simples, robusta, silenciosa e discreta.
Quando os exclusivos começarem entrar com mais frequência (espero que não seja a mesma conversa que os adeptos de futebol, que para o ano é que é, e depois nunca é), tornar-se-á na consola com melhor retorno que alguma vez tive.
 
Talvez porque dos dois sistemas foi o primeiro que usufrui.

Foi o primeiro sistema a ser criado. Todos os jogos da Xbox 360 têm Achievements, já os primeiros jogos da PlayStation 3 não (alguns tiveram updates que os adicionaram).

É por isto que a concorrência é importante! A MS inventou um sistema, a SONY adoptou e melhorou o mesmo.

Uma coisa que gostava nos Achievements era os Avatar Rewards. Havia certos achievements onde ao completá-los, ganhava itens para o meu avatar da Xbox 360, desde itens cosméticos a itens que o meu avatar interagia.

Isso e as Gamer Pictures. Uma pena isto ter ficado meio esquecido, pois era outra coisa boa que tinham. Ficava ainda melhor quando podíamos usar os Avatars em jogos (Motocross Madness, Doritos Crash Course, etc). Era como os Miis da Wii, mas melhor (mais uma vez, as vantagens da concorrência).

As platinas /achievements foram criados para prender pessoas a um ecossistema, foram tão eficazes que as pessoas além de aceitarem isso ficaram viciadas e por consequência valorizam tanto o seu perfil que nunca mudarão para outro ecossistema.

Pergunto-me o que acontecerá a estas pessoas quando os sistemas deixarem de existir (pois nada é eterno) e todo esse histórico pode desaparecer do dia para a noite.
 
Última edição:
Sem dúvida que foi uma grande ideia da Sony com os troféus. Fizeram tudo bem, bronze, prata, ouro e depois de colecionar tudo, a Platina.
Outra coisa de que gostei foi eles terem melhorado o nível, para 100, 200, 300, 500, 1000 e por aí a fora. Para alguém chegar ao nível 5.000 ainda vai levar muito tempo, antes os melhores ficavam retidos no nível 99.

Nos troféus só falta uma coisa, que é arriscada mas acho que era justo, poder apagar listas de jogos com troféus. Não digo apagar troféus individualmente porque senão iria haver pessoal que abusava mas apagar listas de jogos. Por exemplo um jogo a 10% com 7 troféus obtidos mas que não agradou e o jogador queria ver removido, apagava e estava feito. Descontando nos troféus e eventualmente no nível. Sei que há a opção de ocultar mas não é a mesma coisa porque eles não deixam de estar lá.
 
Back
Topo