Porta USB bloqueada?

cmgam

Power Member
Boa noite
O windows ou anti-virus que vem com ele podem ou têm a possibilidade de bloquear uma porta USB?
Há algum setting para isso?
Obrigado
Cumps
 
Dependendo da versão do Windows que usas (Professional, Education, Home) podes fazer de diversas formas:

A mais fácil é clicando sobre o ícone do Windows com o "botão direito" do rato e aceder a 'Gestor de Dispositivos';
Expandes a linha 'Controladores USB' e identificas a(s) porta(s) USB que queres desactivar;
Clicas sobre ela(s) com o "botão direito" do rato e escolhes 'Desactivar dispositivo'.

Algumas delas (no meu caso as USB 3.0) não permitem ser desactivadas (estou no Windows Home); neste caso vais ter de ir pela opção da edição do registo.

NOTA: Antes de mexer no Registo convém fazer backup e, só porque sim, criar um ponto de restauro do Windows.

Desta forma desactivas todas as entradas USB:

1. Pressiona Win+R para abrir uma janela de comando;
2. Digita regedit e escolhe sim quando fores questionado acerca de abrir o Editor de Registo;
3. Localiza "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows";
4. Nessa localização clica com o "botão direito" do rato, selecciona "Nova", "Chave" chamada RemovableStorageDevice;
5. Uma vez mais, clica com o "botão direito" do rato, selecciona "Nova", desta feita escolhe DWORD (32-bit);
6. Dá-lhe o nome Deny_All e pressiona Enter;
7. Dá dois cliques sobre ela e altera o valor de 0 para 1 (para a activar);
8. Pressiona OK e reinicia o PC.

Se quiseres voltar a activar basta seguires os pontos até ao 3 e apagas a chave
RemovableStorageDevice;
No ponto 7, alteras o valor de volta a 0.


Uma vez mais: Antes de mexeres no Registo convém fazeres backup e, só porque sim, criar um ponto de restauro do Windows.
Não me responsabilizo por qualquer coisa que possa correr mal durante este processo.
 
@cmgam

Bloquear portas USB esquece lá isso, o interface é comum a tudo, logo, é tudo ou nada, tens tudo o que é periféricos a trabalhar por essa via, não dá para bloquear só uma porta em especifico.

Queres explicar melhor qual a finalidade para ver se existe outra opção...
 
Eu não quero bloquear as portas.
O meu problema é com um tablet com o Windows 10. Quando ligo uma pen ou outro hardware, o Tablet não a reconhece e, no entanto, a porta permite o carregamento pelo que a minha pergunta/dúvida era se o anti vírus, p.ex., bloqueria a porta por questões de segurança.
Cumps
 
@cmgam

Há pronto, o que respondeste agora era o que devias ter logo colocado no inicio, pois dás a entender que queres bloquear as portas, sendo um tablet, o problema não tem nada haver com anti-virus nem bloqueios de software, é hardware, sim a porta para carregar carrega sempre, reconhecer outros dispositivos isso já é outro problema, infelizmente comum aos android's também.

Agora isso só tem uma opção chata de resetares tudo e começar tudo de novo e ver se o problema desaparece, se continuar a ocorrer tens um problema internamente e isso resolver só mesmo no representante...
 
De facto o @MOUSETM tem razão, é uma questão completamente diferente. E sim, a forma mais rápida e eficaz é de fazer a reposição do PC (de outra forma terias de andar a desinstalar/instalar os drivers das portas USB numa de "tentativa e erro").
Nota que apesar de teres a opção de manter os teus ficheiros, é sempre recomendado fazeres um backup do que lá tens.

Aqui fica um tutorial de como fazer (escolhe repor o pc):
https://support.microsoft.com/pt-pt...-windows-31ce2444-7de3-818c-d626-e3b5a3024da5
 
De facto o @MOUSETM tem razão, é uma questão completamente diferente. E sim, a forma mais rápida e eficaz é de fazer a reposição do PC (de outra forma terias de andar a desinstalar/instalar os drivers das portas USB numa de "tentativa e erro").
Nota que apesar de teres a opção de manter os teus ficheiros, é sempre recomendado fazeres um backup do que lá tens.

Aqui fica um tutorial de como fazer (escolhe repor o pc):
https://support.microsoft.com/pt-pt/windows/opções-de-recuperação-no-windows-31ce2444-7de3-818c-d626-e3b5a3024da5
Já tinha feito e nada mudou.
Obrigado na mesma.
Cumps
 
E uma instalação de raiz? Já tentaste?
Em teoria pode resultar se o problema for algum controlador incompatível que esteja 'a fazer estragos'.
E aproveitas para instalar os controladores USB no site do fabricante para o modelo do tablet (em vez dos compatíveis que o Windows gosta de instalar).

Se nada resultar pode ser como disse o @MOUSETM , um problema de hardware, e aí só mesmo levando para reparação (se compensar).
 
E uma instalação de raiz? Já tentaste?
Em teoria pode resultar se o problema for algum controlador incompatível que esteja 'a fazer estragos'.
E aproveitas para instalar os controladores USB no site do fabricante para o modelo do tablet (em vez dos compatíveis que o Windows gosta de instalar).

Se nada resultar pode ser como disse o @MOUSETM , um problema de hardware, e aí só mesmo levando para reparação (se compensar).
De raiz ainda não tentei.
Vou ver se encontro os controladores de origem.
Reparar, nem penso nisso. É, como disse, um tablet chinês já com alguns anos.
Possívelmente vai continuar assim.
Obrigado a todos.
Cumps
 
Back
Topo