• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Placa Gráfica (2000€ + Questão)

Leonardo_Sousa

Power Member
Boa Tarde, já não vinha aqui a algum tempo e espero que todos se encontrem bem!
O meu irmão tem se queixado que o pc dele já não roda os jogos da mesma maneira e eu estava a pensar em dar-lhe a minha gráfica ou comprar uma nova para ele e ficar com a minha ou comprar uma nova para mim, a minha dúvida é qual gráfica comprar e se a minha dará para a build dele, se ele tem que trocar algum componente para valer a pena etc o mesmo se aplica a mim.

Specs do pc dele:
Lian Li O 11 Dynamic XL ROG Edition
AMD Ryzen 7 3700X
RTX 2070 Super
16GB DDR4 3600MHz CL16
Corsair H100i Platinum RGB
ASUS Prime X570-P
Corsair RM 850 (2019) 80+ Gold

Specs do meu pc:
i7-12700K 3.6Ghz
Asus ROG Strix Z690-A Wifi D4
32GB CL14 3200 Trident Z
Gigabyte Gaming OC 3080 TI
Corsair 5000D Airflow
H150i Elite Capellix
HX1000 Corsair

O que tinha em mente então era mover a minha 3080 TI para o pc dele ou comprar uma nova para a build dele, mudar a 3080 TI no pc dele irá fazer grande diferença e resolve o problema?
Que gráfica compro para mim depois se não comprar uma nova para ele?
Os jogos que ele joga é tipo Forza Horizon 5 em 1440p, Dead by daylight, Mortal Kombat, Cyberpunk tudo em Ultra etc
Obrigado pela ajuda desde já!
 
Última edição:
O que tinha em mente então era mover a minha 3080 TI para o pc dele ou comprar uma nova para a build dele, mudar a 3080 TI no pc dele irá fazer grande diferença e resolve o problema?
Sim, a 3080ti é muito melhor que a 2070 super...apesar disso provavelmente terá um ligeiro botteneck de cpu, pode considerar fazer upgrade para um ryzen 5700x3d no futuro se quiseres manter board e RAM.
Outra coisa é certificar que não tem muita coisa a correr em background, 16gb de RAM ainda dão para 99.9% dos jogos por aí só que não podes é ter muitas coisas em background a comer RAM.
 
Sim, a 3080ti é muito melhor que a 2070 super...apesar disso provavelmente terá um ligeiro botteneck de cpu, pode considerar fazer upgrade para um ryzen 5700x3d no futuro se quiseres manter board e RAM.
Outra coisa é certificar que não tem muita coisa a correr em background, 16gb de RAM ainda dão para 99.9% dos jogos por aí só que não podes é ter muitas coisas em background a comer RAM.
Obrigado pela sugestão!
Resumidamente então, se meter mais 16gb de RAM, mudar o processador, e meter a 3080 Ti já é um grande upgrade e corre os jogos que ele joga a 1440p facilmente em ultra?
Quanto ao processador, vale a pena comprar o 5800x3d ou não faz sentido a diferença de preço?
E no que toca à placa gráfica para mim, qual seria uma boa opção?
 
Resumidamente então, se meter mais 16gb de RAM, mudar o processador, e meter a 3080 Ti já é um grande upgrade e corre os jogos que ele joga a 1440p facilmente em ultra?
Se trocares só a gráfica é capaz de ser suficiente, o resto podes trocar mais tarde...não precisas de trocar tudo de uma vez. 5800x3d só vale a pena se a diferença de preço for mínima, em promoção.

Placa gráfica para ti, depende do que jogas e a que resolução. A "equivalente" em termos de performance à tua atual é uma rtx 4070 super.
 
Se trocares só a gráfica é capaz de ser suficiente, o resto podes trocar mais tarde...não precisas de trocar tudo de uma vez. 5800x3d só vale a pena se a diferença de preço for mínima, em promoção.

Placa gráfica para ti, depende do que jogas e a que resolução. A "equivalente" em termos de performance à tua atual é uma rtx 4070 super.
Que modelo da RTX 4070 Super sugerias?
Estou na dúvida entre 4070 Super, 4070 TI Super e 4080.

Os jogos é +/- o mesmo que ele joga em 1440p, potencialmente 4k em breve.
 
Tendo em conta o teu orçamento, eu iria para 5700x3d + 4080 super.

Ou então compras uma 4070 super por ~600 euros para o teu irmão, pois a série 5xxx está aí "à porta" (faltam uns meses mas passa num instante o tempo) e trocas a tua nessa altura. Podes comprar só o GPU e ver se a performance está boa, se estiver não compras CPU, senão investes no 5700x3d.

A mim pessoalmente custava-me dar 1200 euros por uma 4080 nesta altura do campeonato, ainda para mais vindo de uma 3080ti (a 4080 super é obviamente melhor, mas não tão melhor que justifique tanto dinheiro).
 
Tendo em conta o teu orçamento, eu iria para 5700x3d + 4080 super.

Ou então compras uma 4070 super por ~600 euros para o teu irmão, pois a série 5xxx está aí "à porta" (faltam uns meses mas passa num instante o tempo) e trocas a tua nessa altura. Podes comprar só o GPU e ver se a performance está boa, se estiver não compras CPU, senão investes no 5700x3d.

A mim pessoalmente custava-me dar 1200 euros por uma 4080 nesta altura do campeonato, ainda para mais vindo de uma 3080ti (a 4080 super é obviamente melhor, mas não tão melhor que justifique tanto dinheiro).
5700x3d + 4080 super seria para o meu irmão certo?

O que eu estava a pensar era comprar esse processador, meter mais 16gb de ram e dar-lhe a minha 3080ti e assim já ficava servido durante algum tempo.

Agora obviamente que se me perguntares se eu quero comprar uma gráfica para cima de 1000€ neste momento, claro que a resposta é não porque a série 5xxx está aí à porta como disseste, mas, também não quero que ele espere esses meses para sair as novas.

Eu nunca vendi placas gráficas usadas, se for um mercado onde existe procura até não me importava de comprar uma 4070 super ou algo assim para desenrascar agora e depois na altura vendia e comprava uma das novas.
Não tenho é experiencia absolutamente nenhuma a vender placas gráficas usadas e nem sei se dá muita dor de cabeça, lol.
 
Última edição:
Para 1440p a 4070 super dá boa performance, 4070ti super faz mais sentido se quiseres jogar a 4k. A 4080 super acho demais nesta altura do campeonato... Modelo é o mais barato com triple fan.
 
Back
Topo