Artigo/Análise Novo Mesh Router Netgear Orbi (RBK50-100PES)

Benjamin Breeg

Power Member
SetR0B.jpg



Esqueçam o Eero e o router da Google.
Chegou o Orbi para casas grandes (e não só)
O meu chega amanhã.

https://www.netgear.com/home/products/networking/orbi/?cid=wmt_netgear_organic

https://www.cnet.com/products/netgear-orbi-wifi-system/review/

 
Um setup da ubiquiti ou parecido nao seria melhor? Digamos 2-3 UAP AC Lite e para routing um USG ou um ER Lite?

Este setup custaria cerca de 260 euros (por 2 APs e um router - 86+86+89)

Cumps
 
@NotGeneric acho que não será bem a mesma coisa... esses equipamentos ao que me parece, os ubiquiti são AP logo usam o mesmo canal para receber e distribuir sinal, levando a perdas de velocidade.
O Orbi não, ele cria um canal especifico entre o router e o satelite para transmitir os dados e depois passa a net atraves das antenas 2.4ghz ou 5ghz tudo num so SSDI, gerindo os dispositivos.
Se repares nos testes que o reviewer fez em praticamente todos os locais onde apanhou orbi tinha a mesma velocidade do que na origem, só num local onde nao tinha net antes (numa cave) é que deu sensivelmente 70% da velocidade máxima.

Acho que este é um excelente equipamento. Um bocado caro... ainda não sei se compro isto ou troco o router da meo pelo Asus RT-AC5300
 
Eu também gostava de entender o conceito por de trás disto, ou seja, temos um router principal e a opção de ter dois repetidores ou não?

A "evolução" aqui é que o sinal é recebido por um processador e enviado por outro, não havendo os constrangimentos habituais de termos o mesmo processador a receber e emitir sinal, ou não é isto?
 
Basicamante é isso. Mas não faz melhor que, por exemplo, 2 AP's ligados por cabo.

Pois, eu acho que não se descobriu a pólvora com isto apesar de fazerem crer pelos preços que impingem aos consumidores. Metem um design todo fashion e já está. Isto é o groumet dos routers basicamente.

Algo revolucionário era se comunicassem numa frequência tipo LTE e depois difundissem o sinal em Wi-Fi, isso sim era quase zero percas dependendo do quão potente fosse o sinal em que os dispositivos comunicassem.

Agora o que é aqui proposto é mais do mesmo (a tecnologia Wi-Fi têm os seus limites, mesmo que actualmente com um router já consigas ter sinal 3 pisos abaixo do seu ponto inicial).
 
Benjamin, resulta ? Tens tido uma boa performance ou é dinheiro para o lixo!

Estou muito satisfeito. O Orbi faz até 400mps por Wi-Fi.
Tenho 200/200 da Vodafone e consigo ter cerca de 100mbps no local mais distante da casa. Antes nem rede tinha.
O sistema não é barato mas a satisfação que se tira disto é brutal. É claro que só compensa em espaços maiores ou habitações com diferentes pisos.
 
Eu também gostava de entender o conceito por de trás disto, ou seja, temos um router principal e a opção de ter dois repetidores ou não?

A "evolução" aqui é que o sinal é recebido por um processador e enviado por outro, não havendo os constrangimentos habituais de termos o mesmo processador a receber e emitir sinal, ou não é isto?

O Orbi é triband. Quer dizer que uma banda está a estabelecer a rede mesh onde é "injectado" o sinal por WI-FI e as outras duas bandas fazem o "ir" e o "vir" dos dados, ou seja a rede não está à espera de comunicar e depois receber a comunicação. É tudo ao mesmo tempo!
Mas basta verem as reviews que têm saído...
 
Portanto tens tres canais, 1x 2.4Ghz e 2 x 5Ghz, um dos canais de 5Ghz é dedicado ao backbone e os outros dois para ligaçãp AP->cliente. Digamos ser dois routers em um, e por esse valor já compras cisco (se não estou em erro série 1600) com muito melhor performance, acho que se segue a lógica de passar tecnologias enterprise ao consumer quando já é viável economicamente em fabrico.Como alguém disse e muito bem, nada que não se possa fazer com dois AP
 
Portanto tens tres canais, 1x 2.4Ghz e 2 x 5Ghz, um dos canais de 5Ghz é dedicado ao backbone e os outros dois para ligaçãp AP->cliente. Digamos ser dois routers em um, e por esse valor já compras cisco (se não estou em erro série 1600) com muito melhor performance, acho que se segue a lógica de passar tecnologias enterprise ao consumer quando já é viável economicamente em fabrico.Como alguém disse e muito bem, nada que não se possa fazer com dois AP

Do que pesquisei não me parece que o Cisco 1600 tenha melhor performance mas também estamos a falar de equipamentos para casas e não para empresas. Não estou para andar a perder tempo nas definições e configurações (nem pretendo fazer disso hobby) que os equipamentos empresariais exigem muitas vezes sem grande acréscimo produtividade, ou gozo, no caso da utilização doméstica . Quem quiser faça favor...
 
Benjamin, o router que aqui trazes tem um custo médio em Portugal de quase 480€, os cisco série 1600 rondam menos do que isso na casa dos 300-400€ e se fores a segunda mão deves apanhar por uma pechincha (apanhei uma vez no olx um stock de 10u a 40€ cada, o tipo definitivamente não sabia o que tinha), quanto a configurações permite-me discordar totalmente, já mexeste em algum ? Tens setup wizard, e os settings "base" como tu queres mexer são iguaizinhos, tens é a vantagem de seguida se quiseres podes ir mais além dentro do sistema.

O que quero fazer ver, é o que sempre aconteceu em informática, equipamento enterprise que cai em ser a tecnologia mais recente e é injectada de novo no mercado consumer, um mercado onde pouco se conhece o produto e pdoem novamente aumentar preços,

Atenção não procuro aqui entrar em "o que é melhor para" ou mais actualizado, mas digo-te que prefiro ter 1 destes baratinho, desactualizado mas fia´vel que algo que assenta numa tecnologia proprietaria que só eles podem usar, exemplo adiciona um router de outra qualquer marca a esse para teres a mesma função ? Vais gastar mais 500€ ?

Testa se tiveres hipotese um router Cisco serie 1200, mais fraquinha eu sei, mas consegues na gama de entrada novo em mercado por volta dos 100€, são bichos que não param de surpreender, baratos e o alcance daquilo parece nunca mais acabar, posso dizer que tenho um colocado em uma casa "á antiga" onde o sinal do antigo router não passava das 2/3 divisões do meio, chega agora ao jardim, em total falamos de uma área de sensivelmente em torno aos 200mt de circunferencia por vezes com bem mais de 40 dispositivos ligados, e não pia !! :)

Outro exemplo que por vezes me dá confus~~ao, quando a malta gasta 3000€ numa máquina de gaming com X cores, 32GB, bla bla, e temos por ai servidores retirados por tuta e meia com 24/48 cores, 128GB, sistemas Raid enterprise prontinhos a serem re-aproveitados para desktop, não sei a mim dá-me a sensação do gajo que compra um FIAT Uno e depois lhe enfia 5K em apetrechar o bicho de 500€ ...

È a minha opinião e vale o que vale, mas sim vou continuar a evitar a "tusa" da tecnologia e continuar a reciclar/usar tecnologias comprovadas, 480€ por um router caseiro ao preço de router enterprise, não obrigado ...
 
Pois concordo, eu na minha Sala tenho (por motivos de stock quando comprei router) um ASUS RT-AC87u que me dá as velocidades contratadas wifi e depois no outro canto da casa pus uma Powerline Devolo onde tenho a velocidade contratada por wifi! Cada caso é um caso e no meu caso as duas coisas juntas não chega ao preço de um orbi.
 
Pediram-me a minha recomendação para um local onde sempre tiveram problemas incluindo com powerlines e não têm/podem colocar cabos de rede. A opinião é muito satisfeitos. O sinal wireless ao satélite não chega a 100% mas quando faz um speedtest têm o mesmo valor do principal.
As reviews que li colocavam o alcance do Orbi noutra liga e pelo feedback que me deram parece que se verifica.
Também acho que é uma opção cara mas se funciona...
 
Estou interessado neste equipamentos para fazer um Mesh em minha casa, com a opção de 2 Orbi.
São 3 pisos e neste momento tenho um router da NOS (HUB 3.0) com um SSID (para me cobrir o escritorio no piso -1 e um quarto no piso 1) e a fazer bridge para outro router da TP-LINK AC1200 (piso 0) que cobre o resto da casa e onde tenho os meus serviços configurados, VPN, FTP, etc... ou seja basicamenteo Orbi Router fica ao lado do meu router NOS e o Satelite substitui o meu TP-Link.
Já vi e revi marcas e modelos e apenas este faz uma coisa que eu quero... OpenVPN.
Tenho algumas duvidas que nao sei se podem ajudar.

Com o Orbi aparece apenas 1 SSID que inclui os 2.4 e 5Ghz? Neste momento tenho 3 SSIDs em casa...router NOS 2.4Ghz + TP Link 2.4Ghz + 5Ghz.
Presumo que o roteamento de portas funcione como qualquer router, certo? Tenho um servidor FTP em casa e preciso de aceder.
Colocando o Orbi como AP a funcionalidade de OpenVPN desactiva-se?
Faz alguma diferença se os ORBI estiverem ligados por cabo ethernet (tenho rede estruturada em casa)?

Obrigado pela ajuda.
 
Sim, no orbi apenas aparece um SSID.
E sim funciona como qualquer outro router e o interface é semelhante a outros routers da netgear.
Em relação ao terceiro ponto não te consigo confirmar porque nunca testei.
Se estás a falar de Ethernet backhaul para ter os orbis ligados um ao outro com fios ainda não o é possível, segundo a netgear será lançado num update futuro, o que eles incluíram recentemente foi o daisy chain, algo que melhorou a performance entre orbis
 
Sem entrar em grande detalhe, até porque não me vou dar ao trabalho de estudar ou ver como esse router funciona.

Vou só deixar aqui uns conceitos base que não foram reinventados porque já existem há muito tempo, mas que alguém ás vezes decide aplicar e funcionm.

Por exemplo se um dispositivo tiver 3 canais de comunição em vez de 1, com a mesma capacidade, permite aproximadamente 3x mais capacidade de comunicação.

Para aumentar a distância, aumenta-se a potência, ou baixa-se a capacidade... É escolherem.. Tendo em conta que existem limitações para os fabricantes colocarem os produtos no mercado. Já para qualquer pessoa fazer a alteração em casa, e visto que não vai ser vendida só tem que garantir que não é apanhado na fiscalização...

Como em todos os ambientes wireless, a tecnologia é muito boa quando é nova, porque pouca gente tem. Quando se torna bastante difundida e utilizada, as vantagens atenuam-se. POrque o meio simplesmente enche!. O espaço não estica e o tempo também não.


E posto isto, as comunicações mais eficientes são ponto a ponto, ou seja uni-direcional, e só depois vem o omni-direcional.

Quanto aos equipamentos os preços variam, e cada um dá o que quer, o que interessa é ficar satisfeito.
 
Sim, no orbi apenas aparece um SSID.
E sim funciona como qualquer outro router e o interface é semelhante a outros routers da netgear.
Em relação ao terceiro ponto não te consigo confirmar porque nunca testei.
Se estás a falar de Ethernet backhaul para ter os orbis ligados um ao outro com fios ainda não o é possível, segundo a netgear será lançado num update futuro, o que eles incluíram recentemente foi o daisy chain, algo que melhorou a performance entre orbis

Sim, como tenho rede ethernet em casa, quero um sistema que já faça o backhaul por ai.
Estou a ver a solução da Asus, o Lyra. Tambem pensei no TP-Link Deco M5. A escolha deve ser por aqui.
 
Sempre tive problemas de sinal wifi em casa, experimentei vários routers e repetidores mas nada resolveu e a rede só ficava mais complexa e lenta. Descobri esta nova onda do mesh e decidi que queria experimentar. Com uma procura rápida na net encontram-se muitas soluções, mas queria apenas aquelas que estivessem disponíveis em lojas físicas, para poder devolver fácilmente se não fica-se satisfeito. Apareceram duas: ASUS Lyra e TP-Link Deco. A primeira por 400€ pareceu-me exageradamente cara (a tentarem lucrar com a novidade) a segunda por menos de 250€ valeu a pena experimentar. Estou muito satisfeito:
  • Sinal WiFi: com os três dispositivos espalhados estrategicamente tenho agora cobertura em toda a casa
  • Velocidade: entre 150 e 850 Mbps dependendo do local mas ainda assim sempre acima da velocidade mais rápida que tinha diretamente com o router da NOS (consigo assim toda a velocidade internet do operador e velocidades nunca vistas com a NAS)
  • Ligações: cada dispositivo tem duas portas ethernet que podem ser usadas para backhaul (como pretende o "Lash") ou ligar dispositivos (como eu onde liguei a NAS)
  • Configuração: simples com a App (se calhar até simples demais, não permitindo muita visibilidade ou afinações), pena não ser possível aceder a uma página web (sim só mesmo com a App) mas com a vantagem de se poder aceder remotamente
  • Guest Network: esta é para mim uma funcionalidade bem vinda, nunca me senti muito confortável a dar a password de rede lá de casa às visitas
  • Segurança: tem Parental Controls e Antivirus que ainda não explorei, mas a melhor para mim é a notificação automática cada vez que um novo dispositivo se liga (na primeira vez muitas mensagens de todos os gadgets lá de casa, mas a partir de agora se receber alguma é porque alguém estranho se conseguiu ligar e assim sei logo)
Para já os preços destas soluções ainda parecem estar no nível da novidade, mas creio que esta tecnologia será o novo gadget das redes em casa e os preços deverão cair brevemente. Para quem como eu sofre há anos com o sinal wifi lá de casa, se calhar não vale a pena esperar!
 
Última edição pelo moderador:
A netgear está um passo à frente nesta tecnologia mesh:

-app intuitiva desde nov/dez, levou uma actualização brutal
-ethernet backhaul - era a principal “falha” se comparado com o rival velop
-tem +lan ports de rede disponível, se comparado com outros
-vpn server - outros só têm vpn passtrough

Ajudei um amigo a instalar o orbi RBK40 num T3 de 200 m2 e está super satisfeito!
 
Back
Topo