Mudanca do Smart Router 1.0 para um superior

Dá para aumentar para 1GB e com o router wi-fi 6, para negociar tens a loja de Viana do Castelo. 👍
Na negociação, vão dar o 2.0. Quando forem a casa, falas com o técnico que pretendes o wi-fi6. Se tiver na carrinha, ele instala isso na boa. Também remove o ONT e liga a fibra diretamente ao router. Ponte de Lima também sofreu upgrades nas OLTs da DST.
O facto de teres 500Mbps é prova disso. Caso contrário, só dava 400/100.
O router wi-fi6 é este: OptiXstar HG8247X6-8N-10.
Isso é bom de saber mas agora terei de esperar pela próxima renovação de contrato. Na loja de ponte de lima disseram me que toda a zona só tinha 500mbps no máximo. A troca do router não me interessa muito pois tenho sistema mesh mas gostava de eliminar o ONT.
 
Não tenho RF. 👍
Olá, instalei recentemente a VDF em casa numa das zonas exclusivas que suporta RF e velocidade máxima de 1GBPS (tenho serviço 500/100 e tenho os 500 invés dos 400) e instalaram me o router Wi-Fi 5, agora estou com reclamação neles porque insistem que não é possível instalar o novo por ser uma zona de fibra rural e tal quando sei perfeitamente que não existe limitação nenhuma até porque não tenho nenhum ONT à parte, consegues me mandar por MP prova em como te instalaram o Wi-Fi 6, de forma a lhes poder apresentar como é possível? Obrigado
 
Olá, instalei recentemente a VDF em casa numa das zonas exclusivas que suporta RF e velocidade máxima de 1GBPS (tenho serviço 500/100 e tenho os 500 invés dos 400) e instalaram me o router Wi-Fi 5, agora estou com reclamação neles porque insistem que não é possível instalar o novo por ser uma zona de fibra rural e tal quando sei perfeitamente que não existe limitação nenhuma até porque não tenho nenhum ONT à parte, consegues me mandar por MP prova em como te instalaram o Wi-Fi 6, de forma a lhes poder apresentar como é possível? Obrigado
Tudo depende que OLT tens na central isso de teres 500Mbps ou teres ligada a fibra diretamente ao SR 3 não quer dizer nada.
 
Olá, instalei recentemente a VDF em casa numa das zonas exclusivas que suporta RF e velocidade máxima de 1GBPS (tenho serviço 500/100 e tenho os 500 invés dos 400) e instalaram me o router Wi-Fi 5, agora estou com reclamação neles porque insistem que não é possível instalar o novo por ser uma zona de fibra rural e tal quando sei perfeitamente que não existe limitação nenhuma até porque não tenho nenhum ONT à parte, consegues me mandar por MP prova em como te instalaram o Wi-Fi 6, de forma a lhes poder apresentar como é possível? Obrigado
Depende das zonas, nem todas as centrais estão atualizadas e depende da OLT onde estás ligado.
Acerca do router... honestamente ficavas melhor servido com o horizontal HS8247W chamado de SR 2.0
Se te instalaram este: Smart Router 3.0 FAST5657 e com a fibra ligada diretamente ao router e o telefone funciona tens mais sorte do que eu. Na minha ligação, esse router não faz autenticação VOIP. Isto é uma prova de que as centrais não são iguais no fornecimento do serviço.
Quando fizeste o contrato ficou acordado qual o router que iam instalar "marca e modelo"? É importante para reclamação.
 
O que me foi instalado foi efetivamente o router horizontal da Huawei, que é Wi-Fi 5, ao contrário do que foi acordado via telefónica onde foi referido mais do que uma vez até (gosto de confirmar todos os pontos do contrato para prevenir coisas destas) que seria o Smart Router Wi-Fi 6.
Verdade seja dita este nem é o único problema, visto que também tenho direito a um voucher no valor de 150€, (confirmado em chamada e na proposta de adesão que a Vodafone enviou para o meu email) e até agora nada… A experiência com a Vodafone não tem sido lá muito feliz mas vamos ver até onde isto vai.
 
Última edição:
O que me foi instalado foi efetivamente o router horizontal da Huawei, que é Wi-Fi 5, ao contrário do que foi acordado via telefónica onde foi referido mais do que uma vez até (gosto de confirmar todos os pontos do contrato para prevenir coisas destas) que seria o Smart Router Wi-Fi 6.
Verdade seja dita este nem é o único problema, visto que também tenho direito a um voucher no valor de 150€, (confirmado em chamada e na proposta de adesão que a Vodafone enviou para o meu email) e até agora nada… A experiência com a Vodafone não tem sido lá muito feliz mas vamos ver até onde isto vai.
Lembrando o que assinaste e o mais provável que tens no contrato é SmartRouter sem especificar o modelo, no qual o técnico instala o que tem na carrinha mas sim se tens Huawei ligado por fibra é possível teres o WIFI6 em rede rural.
 
Lembrando o que assinaste e o mais provável que tens no contrato é SmartRouter sem especificar o modelo, no qual o técnico instala o que tem na carrinha mas sim se tens Huawei ligado por fibra é possível teres o WIFI6 em rede rural.
Exatamente o que eu pensei, disse inclusive isso ao técnico da DST que me confirmou inclusive que tinha o router na carrinha mas tinha ordens para instalar este router e que só por isso não podia instalar o outro, ou seja não por limitação técnica mas porque a Vodafone assim parece ter decidido, quando ficou bem explícito em chamada qual seria o router a ser instalado. Vou dando atualização da situação mas para já a “desculpa” da Vodafone é que não o podem instalar por limitação técnica devido a ser zona rural.
 
Última edição:
Exatamente o que eu pensei, disse inclusive isso ao técnico da DST que me confirmou inclusive que tinha o router na carrinha mas tinha ordens para instalar este router e que só por isso não podia instalar o outro, ou seja não por limitação técnica mas porque a Vodafone assim parece ter decidido, quando ficou bem explícito em chamada qual seria o router a ser instalado. Vou dando atualização da situação mas para já a “desculpa” da Vodafone é que não o podem instalar por limitação técnica devido a ser zona rural.
Na reclamação, menciona e exige a gravação da chamada que fizeste quando falaste com o assistente na negociação do contrato.
São obrigados a isso.
No entanto e como já referi em mais mensagens no site o SR 2.0 é garantido na fibra DST. O que possui Wi-Fi 6 nem sempre é instalado.
 
Na reclamação, menciona e exige a gravação da chamada que fizeste quando falaste com o assistente na negociação do contrato.
São obrigados a isso.
No entanto e como já referi em mais mensagens no site o SR 2.0 é garantido na fibra DST. O que possui Wi-Fi 6 nem sempre é instalado.
Já fiz a reclamação e não pedi a gravação mas fiz referência de que isso foi dito por chamada pelo que estou ainda à espera de resposta e dependendo da mesma peço a gravação da chamada, no entanto, e sendo verdade que não é limitação técnica (não instalaram porque não quiseram e não por não lhes ser possível) não entendo sequer qual a razão para a distinção entre clientes com o mesmo serviço, eu pago exatamente o mesmo que um cliente noutra zona que tenha feito o contrato ao mesmo tempo que eu.
 
Na reclamação, menciona e exige a gravação da chamada que fizeste quando falaste com o assistente na negociação do contrato.
São obrigados a isso.
No entanto e como já referi em mais mensagens no site o SR 2.0 é garantido na fibra DST. O que possui Wi-Fi 6 nem sempre é instalado.
Fui contactado agora, e a desculpa é a mesma, não é possível bla, bla, bla. Depois de dizer o porquê de ser possível, já diz que não é por não ser possível, uma vez que a Vodafone instala o router em algumas zonas de fibra rural (admitiu), mas sim porque ao ser zona rural a Vodafone não garante a instalação do mesmo ainda que possível, mesmo podendo isto ser verdade, ficou bem claro qual seria o router a ser instalado e qual o router que eu aceitei. Digo que vou rescindir ao abrigo do período experimental e dizem que tem um custo de não sei lá quanto, na primeira vez disseram que era 290 agora acho que já era menos mas não tenho a certeza. (Ah?¿) Estes gajos não sabem mesmo com quem se meteram, isto é completamente ilegal. Vou rescindir contrato com eles nem que seja de forma litigiosa se eles não aceitarem a bem, estão a gozar com os clientes. Vou pedir a rescisão e fazer outra reclamação e pedir a gravação de todas as chamadas, deixei bem claro que não aceitava a justificação muito menos sem ser compensado de qualquer outra forma.
 
Fui contactado agora, e a desculpa é a mesma, não é possível bla, bla, bla. Depois de dizer o porquê de ser possível, já diz que não é por não ser possível, uma vez que a Vodafone instala o router em algumas zonas de fibra rural (admitiu), mas sim porque ao ser zona rural a Vodafone não garante a instalação do mesmo ainda que possível, mesmo podendo isto ser verdade, ficou bem claro qual seria o router a ser instalado e qual o router que eu aceitei. Digo que vou rescindir ao abrigo do período experimental e dizem que tem um custo de não sei lá quanto, na primeira vez disseram que era 290 agora acho que já era menos mas não tenho a certeza. (Ah?¿) Estes gajos não sabem mesmo com quem se meteram, isto é completamente ilegal. Vou rescindir contrato com eles nem que seja de forma litigiosa se eles não aceitarem a bem, estão a gozar com os clientes. Vou pedir a rescisão e fazer outra reclamação e pedir a gravação de todas as chamadas, deixei bem claro que não aceitava a justificação muito menos sem ser compensado de qualquer outra forma.
Recebi agora por e-mail a resposta escrita à reclamação, onde faltam literalmente à verdade, escrevem que em zonas de fibra rural não é possível a instalação do Router WIFI 6, sendo apenas instalado o Smart Router 1, GUESS WHAT? O router que me instalaram é o Smart Router 2, ahahah, é só rir.
Desmentem o mail com a chamada, vou pedir gravação da chamada e seguir com isto.
Há quem diga que tenho muito mau perder.
 
Update da situação: na resposta à minha segunda reclamação, a Vodafone voltou a alegar que apenas instalava o Smart Router 1 nas zonas de fibra DST e foi ainda mais longe ao dizer que apesar de permitir velocidades superiores a 400mbps de download em algumas zonas de fibra rural isso não acontecia na minha zona.
A minha resposta à resposta deles só poderia ter sido outra reclamação, uma vez que, não só não era verdade que eles só instalavam o Smart Router 1 na minha zona, até porque o router que eles instalaram foi o Smart Router 2 e não o 1 que eles afirmaram ser o único disponível, como também a questão da velocidade não fazia sentido nenhum, primeiro porque eu nunca disse que não tinha os 500mbps contratados e segundo porque eu tenho efetivamente essa velocidade (os 500mbps) e confirmo que ao fazer um teste de velocidade tenho inclusive valores a rondar os 500mbps.
No seguimento da última reclamação, fui então contactado novamente pela Vodafone, onde me ofereceram a nova Box para compensar o facto do Router não ser o combinado, no momento em que foi realizado o contrato. (Vem instalá-la amanhã)
Acabei por aceitar, até porque, não acho que desta forma tenha ficado prejudicado, mas a minha pergunta continua, será que eles acabaram por fazer esta proposta só para não serem contrariados na questão do router? Porque à partida, se lhes é possível instalar o Smart Router 2 também deveria ser possível instalar o 3…
De qualquer forma e tal como disse, a box sendo android até é uma adição bem vinda pelo que o assunto vai ficar por aqui.
 
Update da situação: na resposta à minha segunda reclamação, a Vodafone voltou a alegar que apenas instalava o Smart Router 1 nas zonas de fibra DST e foi ainda mais longe ao dizer que apesar de permitir velocidades superiores a 400mbps de download em algumas zonas de fibra rural isso não acontecia na minha zona.
A minha resposta à resposta deles só poderia ter sido outra reclamação, uma vez que, não só não era verdade que eles só instalavam o Smart Router 1 na minha zona, até porque o router que eles instalaram foi o Smart Router 2 e não o 1 que eles afirmaram ser o único disponível, como também a questão da velocidade não fazia sentido nenhum, primeiro porque eu nunca disse que não tinha os 500mbps contratados e segundo porque eu tenho efetivamente essa velocidade (os 500mbps) e confirmo que ao fazer um teste de velocidade tenho inclusive valores a rondar os 500mbps.
No seguimento da última reclamação, fui então contactado novamente pela Vodafone, onde me ofereceram a nova Box para compensar o facto do Router não ser o combinado, no momento em que foi realizado o contrato. (Vem instalá-la amanhã)
Acabei por aceitar, até porque, não acho que desta forma tenha ficado prejudicado, mas a minha pergunta continua, será que eles acabaram por fazer esta proposta só para não serem contrariados na questão do router? Porque à partida, se lhes é possível instalar o Smart Router 2 também deveria ser possível instalar o 3…
De qualquer forma e tal como disse, a box sendo android até é uma adição bem vinda pelo que o assunto vai ficar por aqui.
Referes a velocidade de 500/100 e tens o SR 2.0 (HS8247W). Está correto. Por razões comerciais não instalam o SR 3.0 com Wi-Fi 6 (OptiXstar HG8247X6-8N-10). É mesmo assim que funciona. Possuo na minha ligação o router OptiXstar HG8247X6-8N-10 porque tenho a velocidade de 125/25MB/s (1000/200). 👍
 
@Pixel Lord Até poderia compreender que não o instalassem por razões comerciais se nada tivesse sido dito a direito do equipamento a instalar, mas quando o contrato foi feito, o Router combinado foi o Wi-Fi 6 o que não sucedeu (entendo que não me poderia ter queixado se eles não tivessem concordado em instalar o router Wi-Fi 6 em específico mas a verdade é que concordaram e não instalaram) já para não falar que mesmo no pacote a que aderi, é esse, ou era pelo menos à altura em que aderi, o router “oferecido”.
Menos consigo compreender a razão por eles dada de que não instalaram por não lhes ser possível na minha localidade.

Ps: fui agora verificar e continua a ser esse (Smart Router Wi-Fi 6) o router oferecido no pacote a que aderi. Pelo que não consigo perceber o que é que a diferença de velocidade doss 500/100 para os 1000/200 tem a ver com o router, uma vez que razões comerciais não me parece encaixar.
 
Última edição:
Back
Topo