Análise MS Windows Vista B1 "hands on" review

Boas

Excelente review

Uma coisa ja te aconteceu encravar algum prog ?
Aconteceu me isso uma vez o winVista abriu uma janela a tentar solucionar o problema.
Outra coisa ja tentei instalar o Visual Studio 2005 no WinVista mas não da

[]'s
 
Esses não são os mais indicados para fazer benchmark do SO.
Usem benchmarks de Offices e companhia. Coisas que façam benchmarks de aplicações de produção em 2D. PCMarks, sysmarks, e afins.

usar o superpi para avaliar um SO é de gritos e apitos.
 
Aplicações em 3D ?
Mas se o que eu queria era avaliar o impacto do interface renderizado em pixel shaders... nas outras aplicações :rolleyes:
Além disso, quem é que disse que a review estava terminada ? :D
 
visualmente parece-me uma muito boa evolução.
ainda estou à espera do meu beta, para conhecer um pouco mais profundamente esta tecnologia, até la, e pelas funcionalidades apresentadas pelo blastarr, fico com a expectativa alta.
bom post.
 
_freelancer_ disse:
Consegues por KDE a correr em Windows?

sim, assim como fluxbox e companhia.
onde?
http://kde-cygwin.sourceforge.net/

_freelancer_ disse:
...e quando falas de KDE falas de kernel linux...

Nota-se que percebes tanto daquilo como eu de pedreiro e o meu avô era pedreiro, mas não me ensinou essa nobre arte, como alguém já te disse o KDE corre sobre um sistemas X-Window, não interfer em nada com kernel por isso é que tudo o que pertence à familia unix corre KDE, e os kernel's são totalmente diferentes, se não conheces não fales.


Agora quanto à review, no aspecto gráfico não gostei muita transparencia coladas à pressão, quando não tem as transparências tem aquele aspecto horrivel de vidro espelhado, ou de pintura metalizada o que fica horrivel.
O que gostava de saber é a sua performance em comparação com o XP.

Antes que me acusem de linux boy, eu passo a maior parte do meu tempo em Windows, mas isso não quer dizer que me tenha de manter-me ignorante quanto ao resto dos outros S.O. e Gnome rula na Linux (Ubuntu :001: ).
 
Instalar drivers nvidia com uma Ti 4200 vale de alguma coisa? Algum efeito catita ou fica igual ao que está com os drivers da MS.

Acho o SO a correr muito bem, rápido, mesmo para a minha máquina (AXP 1800+ com 512MB de ram), não sei se não está mais rápido que o meu XP. No geral dá para ver que ainda faltam muitos toques na apresentação, icons e assim... até no IE se nota isso.
Pormenores que dão jeito, já deviam existir no XP, também os encontro em quase todo o lado...

Tiraram a opção de listagem de ficheiros no explorer... muito mau, é o que uso sempre... :(
A "cena" (não me lembro do nome :P) de ter que estar sempre a introduzir a password de um admin é um pouco chato, devia haver a opção de memorizar temporáriamente... se bem que a "cena" pode-se sempre desligar e voltar a ligar.

Tuaregue disse:
[...]Gnome rula[...]
"e mai nada"... pelo menos visualmente, até dá para ver que há coisas parecidas nesta beta.


À medida que for experimentando vou deixando as minhas queixas :D
 
Última edição:
Atenção que aquela "transparência" tem um segredo, que só se revela se se arrastar uma janela numa direcção oblíqua:

Uma fonte de luz !
Sim, é essa fonte que dá um efeito tipo luz a entrar por uma janela de uma divisão escura, onde conseguimos distinguir a direcção da orígem.
Isto revela que com os mods adequados, podemos transformar por completo o ambiente 3D, adicionar pixel shaders, themes tipo windowsblinds mas mto mais sofisticados, etc.
Imaginem um desktop a condizer com o vosso jogo favorito, tipo o xbox dashboard, etc.
E tudo a correr na gráfica, pelo que o "bling-bling" não torna tudo mais lento como nos actuais programas de costumização (o StyleXP já usa o Directx, mas só o sub-sistema DirectDraw para 2D, que tb é usado em renderização de vídeo, não dá para aplicar shaders em tempo real).

Além disso, para os saudosistas, aínda estão disponíveis os themes que vinham com o XP (Luna, Silver, Olive, etc) e o desktop clássico do Win2000 e WinXP sem themes XML.
Não é por aí...
 
BlueBird disse:
Instalar drivers nvidia com uma Ti 4200 vale de alguma coisa? Algum efeito catita ou fica igual ao que está com os drivers da MS.

À medida que for experimentando vou deixando as minhas queixas :D

-Acho que talvez consigas instalar o Aero Express, que dá alguns efeitos de shaders/iluminação catitas nas barras de progresso e nos botões de min/max/fechar das janelas, mas não testei, por isso não posso garantir nada.

-É para isso que servem as versões Beta (aliás, na Beta 2, que sai por alturas do natal, qlqr pessoa poderá fazer o download da MS e testar gratuitamente durante um grace period, tal como fizeram com o XP x64)

Até aqui ng vos obrigou a comprar nada, isto são versões Beta a ano e meio do lançamento, já não é mau que se possa testar de graça fora da empresa.
Se não gostarem, não compram, right ? ;)
 
blastarr disse:
Se não gostarem, não compram, right ? ;)

Right, e é mesmo isso que é capaz de acontecer, só se vier com o portátil que eu vou comprar daqui a uns anos :-D , que será o 3º ou 4º portátil hehehe, mas nessa altura já deve ser mais iBook ou Powerbook :004: :009: .
 
Se desactivares o theme Aero Glass, que depende do driver da Nvidia, parece-me tão rock solid como o XP x64, mas tb depende da config de hardware e da qualidade dos drivers dos periféricos.
Há aplicações que aínda não funcionam pq se recusam a instalar num SO desconhecido, mas coisas mundanas como o quicktime 6 e 7, adobe reader, flash, firefox, openoffice, etc, etc, funcionam sem problemas nenhuns.
 
Instalei o Doom3 no Vista.
Instalar, instalou, correr, bem, é outra história.

Aparentemente o driver Nvidia não faz qlqr aceleração do OpenGL por hardware ! 8o
Tanto me faz tentar correr com low settings e tudo ao mínimo, como em 1280x1024 e ultra quality, o framerate é idêntico, cerca de 0.5/0.8 fps...
Para já não sei se é do novo wrapper (ao estilo do OGL ICD das Banshee a correr em cima do sub-set GLIDE da saudosa 3Dfx, lembram-se ?) ou se é mesmo o suporte OGL da nvidia que não foi activado.
Se o OpenGL ficar mesmo limitado a correr em cima do DX9 como a MS quer, na versão 1.4 e sem extensões da Nvidia e ATI, estamos bem tramados em termos de jogos para esta API.
Parece mesmo que a MS está a fazer tudo para acabar com o OGL e forçar a adopção do DX9.L (WGF 1.0) e DX10 (WGF 2.0). :(

Tb experimentei o SPECViewPerf 8.1, para ver a qualidade do OpenGL profissional... instala-se mas nem corre, dá um erro qlqr e crasha (os "crashes" das aplicações neste windows não parecem ter qlqr efeito na estabilidade do SO, that's a first :)).
 
Estou a experimentar e parece-me porreiro. Embora não encontrei assim grandes novidades. Está tão ou mais rapido que o XP apesar de ser beta. Mas isto tb é uma fresh install por isso é normal estar rapido. Quanto ao aspecto isto falta-lhe uns efeitos pq a gráfica que tenho, mobile 9200 na tem suporte nos drivers da ati, então isto instalou os drivers do XP ou kek é quando o corri pela primeira vez.

Ja agora como vejo os ficheiros ocultos? onde é que mudo as preferencias do explorer? :P
 
Ja alguem exprimentou correr jogos no Vista com ATI?
Eu vou exprimentar o Vista, mas vai ser num pc com uma 9250Se e nao vai dar para ver como esta a ATI a nivel de compatiblidades com os beta drivers1!

So nao instalo no PC com a 9800pro, pq tenho sistema Raid e ainda nao existem drivers da silicon Imagem pro novo SO!

Este Windows vista parece muito bom! Excelent review ;)
 
HardBody disse:
ppl alguem sabe como posso instalar o windows vista com disco sata?! ja tou farto de procurar e nada. Tnks

Necessitas dos drivers Windows Vista para o controlador sata da tua board, para que possa o disco sata ser reconhecido!
 
DJ_PAPA disse:
Necessitas dos drivers Windows Vista para o controlador sata da tua board, para que possa o disco sata ser reconhecido!

Pois mas eu nao axo é isso, nao sabes onde posso encontrar?! a minha MB é a Asus A8V Delux
 
blastarr disse:
Se desactivares o theme Aero Glass, que depende do driver da Nvidia, parece-me tão rock solid como o XP x64, mas tb depende da config de hardware e da qualidade dos drivers dos periféricos.
Há aplicações que aínda não funcionam pq se recusam a instalar num SO desconhecido, mas coisas mundanas como o quicktime 6 e 7, adobe reader, flash, firefox, openoffice, etc, etc, funcionam sem problemas nenhuns.

O Vista não trás o modo de compatibilidade com os vários OS da M$?
 
No outro pc tenho uma Radeon 9250se (direct_x8.1).
Dá para ter todo o eye candy ligado com esta placa grafica? E se nao der, existe algum truque para activar o eye candy do vista?
 
eu penso que não dá. Eu tenho uma 9200 e aquilo não tem todo o eye candy ligado. Experimentei com o tweakvista e tambem não deu.
 
Back
Topo