XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

A questão é que a playstation tem uma quota de mercado que lhe permite ter mais margem para jogar com o pvp.

Se não houver concorrência, a Sony sobe o preço da PS6 quando for lançada, e ainda sabe que vai buscar aqueles 20 ou 30 Milhões de jogadores que tinham escolhido a Xbox na geração passada.

A consola vai ficar mais cara e ainda vão vender mais.

Mas pior do que isso, é que a Sony investe muito nos seus first party, pois esses são o seu maior Selling Point em relação à Xbox.

Se a Xbox deixar de existir, a Sony deixa de necessitar de ter grandes first parties para convencer o pessoal a escolher a Playstation ao invés da Xbox. Vão continuar a ter como é óbvio, pois dão dinheiro, o orçamento para os mesmos é que provavelmente cai bastante.

Falta de concorrência é muito mau. Há quem torça para que isso aconteça, mas vão arrepender-se tanto que até vai meter dó.
 
Toda a gente sabe que é mau a xbox deixar de existir como platform holder quanto menos concorrência houver pior será para os consumidores, viu-se isso monopólio do windows, no mobile os, etc. Pessoalmente gostava que regressassem a apostar forte nos exclusivos especialmente nos ips antigos, a rare tem tantos ips interessantes, onde anda o conker, o banjo? Podiam ter aproveitado o hype quando saiu o banjo no smash bros para anunciar um novo jogo ou remake. Halo wars também era outro, ainda por cima não há praticamente nenhum rts nas consolas, curioso que tanto o rare replay como o halo wars 2 não estão disponíveis no pc.
 
Se não houver concorrência, a Sony sobe o preço da PS6 quando for lançada, e ainda sabe que vai buscar aqueles 20 ou 30 Milhões de jogadores que tinham escolhido a Xbox na geração passada.

Penso que neste cenário do fim da XBox, estas assumir que a Nintendo não é um concorrente da Sony. E não é. A Nintendo monopoliza o seu segmento, e no entanto, não aumenta estupidamente o preço - a switch tem um price point que permite ser acessível ao consumidor. Portanto, não me parece que a Sony se ficar "sozinha", vá ao ponto de atirar um price point que deixe depois de lucrar com aquilo que é o seu grande bolo: os jogos, os serviços e os acessórios. O modelo das consolas não é o modelo de hardware da Samsung ou da Nvidia, é o modelo da Nespresso.

De resto, já que estás a fazer futurologia - eu também tenho alguma imaginação. Parece-me que se a xbox sair de cena, e a Sony tornar o TV gaming demasiado caro, rapidamente virão alternativas como algo da valve ou dos chineses. E se daqui a 5 anos vierem TVs para a nova geração de GaaS e serviços de subscrição de jogos, é mais concorrência para a Sony. Neste aspeto, a Microsoft Gaming parece-me muito bem posicionada.
 
Última edição:
Tenho estado a ler as últimas (muitas) páginas, e pouco tenho a acrescentar . Parece-me óbvio que e a falta de concorrência sempre foi má para qualquer área.
A Nintendo não sobe demasiado os preços, mas a verdade é que também não os baixa, ainda agora tive que comprar jogos de 2017 (super Mario odyssey e Zelda) por valores que nunca precisei de dar na Xbox (e não estou a falar dos mercados estrangeiros, basta esperar uns meses para apanhar boas promoções, ou assinar o Game Pass para jogar no lançamento as novidades). Até o mercado de usados da Switch é um roubo, infelizmente para quem compra.
 
Penso que neste cenário do fim da XBox, estas assumir que a Nintendo não é um concorrente da Sony. E não é. A Nintendo monopoliza o seu segmento, e no entanto, não aumenta estupidamente o preço - a switch tem um price point que permite ser acessível ao consumidor. Portanto, não me parece que a Sony se ficar "sozinha", vá ao ponto de atirar um price point que deixe depois de lucrar com aquilo que é o seu grande bolo: os jogos, os serviços e os acessórios. O modelo das consolas não é o modelo de hardware da Samsung ou da Nvidia, é o modelo da Nespresso.

A Nintendo é conhecida por não baixar preços, nem fazer grandes promoções.

A Nintendo também é conhecida por ter uma margem de lucro bem boa na suas consolas, sem nunca perder dinheiro com a venda das mesmas.

A consola não é muito cara porque efetivamente é muito fraquinha, mas se tivermos em conta o hardware que está lá dentro, 280€ ou 340€ na versão Oled, é um completo abuso.
 
Tenho estado a ler as últimas (muitas) páginas, e pouco tenho a acrescentar . Parece-me óbvio que e a falta de concorrência sempre foi má para qualquer área.
A Nintendo não sobe demasiado os preços, mas a verdade é que também não os baixa, ainda agora tive que comprar jogos de 2017 (super Mario odyssey e Zelda) por valores que nunca precisei de dar na Xbox (e não estou a falar dos mercados estrangeiros, basta esperar uns meses para apanhar boas promoções, ou assinar o Game Pass para jogar no lançamento as novidades). Até o mercado de usados da Switch é um roubo, infelizmente para quem compra.

Mas isso até pode ser visto como algo bom. Numa PS ou Xbox, dependendo do jogo, compras por 60€, passadas umas semanas ou meses já está a 20€. Enquanto que na Nintendo, compras por 60€ é passado meses ou mesmo anos podes vender por 50€ ou talvez mais, (preços meramente ilustrativos). Claro que se os comprares para colecionar sairá sempre mais caro mas terá sempre valor conservado.
 
a Nintendo aposta numa política de não desvalorizar os seus produtos (pode fazê-lo porque a maioria dos jogos são de qualidade existindo sempre procura), daí praticamente não existirem promoções.

é a mesma filosofia das marcas de luxo!
 
a Nintendo aposta numa política de não desvalorizar os seus produtos (pode fazê-lo porque a maioria dos jogos são de qualidade existindo sempre procura), daí praticamente não existirem promoções.

é a mesma filosofia das marcas de luxo!

Então também podemos dizer que COD'S são de uma qualidade topo, porque nunca baixam os preços (ou apenas para 40/45€) :)
 
a Nintendo aposta numa política de não desvalorizar os seus produtos (pode fazê-lo porque a maioria dos jogos são de qualidade existindo sempre procura), daí praticamente não existirem promoções.

é a mesma filosofia das marcas de luxo!

Não desvaloriza porque não tem grande competição dos third party, porque as consolas deles pouco suporte multiplataforma têm nas últimas gen. Quem compra um consola da Nintendo desde a Game Cube para cá compra pelos exclusivos,gimmick(a Wii). Suporte dos multiplaformas,o que cair é bem vindo.
 
Não desvaloriza porque não tem grande competição dos third party, porque as consolas deles pouco suporte multiplataforma têm nas últimas gen. Quem compra um consola da Nintendo desde a Game Cube para cá compra pelos exclusivos,gimmick(a Wii). Suporte dos multiplaformas,o que cair é bem vindo.

apenas escrevi o que se vai lendo ao longo dos anos, existem muitos artigos sobre o tema:

https://gamerant.com/nintendo-game-sales-discounts-rare-reason-explained/

https://thenextweb.com/news/heres-why-nintendo-refuses-to-lower-prices-on-old-games

https://www.quora.com/Why-are-Ninte...why-do-they-never-go-on-sale-or-drop-in-price
 
Back
Topo