XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Não é uma web app, é uma web store.

Mas em termos práticos qual é mesmo a diferença disso para o que já se tem ao visitar o store.xbox.com?!

Este anúncio acaba por ser mais um exemplo da prática que a MS mais domina: transformar expectativas em desilusões. Podemos apontar o dedo a Insiders e afins, mas a percepção que se tinha em função das expectativas é que teríamos uma Loja Xbox no Android e iOS.

Ser afinal um Site que na prática faz o mesmo que tantos outros já faziam é ter uma montanha a parir um rato.

Uma App nativa apenas é permitida dentro dos países que pertencem à União Europeia, em todos os restantes países do mundo a Apple não permite a App nativa e a única solução é uma Web App.

Podemos apontar o dedo às malvadas Google e Apple, mas foi a Microsoft que se colocou nesta posição ao achar que não precisava de estar no Mobile. "Estudasses" como diz o outro ... e esta situação atual não é propriamente uma surpresa. Eu era Developer de Windows tendo trabalhado em UWP, e sempre disse que a forma como estavam a gerir o Mobile ia resultar precisamente no que temos assistido (ficar dependente de terceiros e toda a dimensão de Software Development nativo morrer - e basta ver que Windows está reduzido cada vez mais a Web Apps glorificadas, Electrons e afins).

Se um "nabo" como eu consegue compreender e adivinhar as consequências de certas decisões, como é que pessoal que recebe Milhões e teoricamente é 200 vezes mais inteligente não chega lá?! Uns anos depois vêm dizer que estão arrependidos de ter saído do Mobile :joker:

De qualquer maneira, em Android já podiam ter a tal Store nativa há anos.

Reforço que a tal ideia de ecossistema Xbox em Mobile que falam há 2 anos já existia há 13 anos numa plataforma deles:


A Microsoft que se encha de uma certa coisa que não posso aqui dizer.
 
Mas em termos práticos qual é mesmo a diferença disso para o que já se tem ao visitar o store.xbox.com?!
Em termos práticos, vais poder comprar os itens do Candy Crush nessa loja em vez de na App Store ou Play Store (ou seja trata-se de trazer o Mobile para dentro da Store).
E certamente que a ideia é trazer uma app nativa e ser uma loja a sério, quando a Apple e Google permitirem.

Não se trata de comprar jogos para PC ou consolas.
 
Última edição:
Concordo com o que disseste do xcloud. Eu pensei exactamente no mesmo mas parece que como “só” serve para a UE não vão por aí.

De resto continua a ingenuidade/burrice ou o xadrez 4D que ninguém entende por parte da Microsoft.

Há uns tempos foram notícias de que podiam abrir a Xbox à Epic. Seria um excelente tiro no pé embora eu não acredite que o façam. Mas só o facto de terem posto a hipótese já é mau o suficiente, especialmente para o gamepass.

Depois eles continuam com a ilusão de que não necessitam de hardware próprio para venderem os seus serviços. Santa ingenuidade.

Os serviços deles podem ser os melhores à face da terra que eu aposto o esquerdo que as empresas concorrentes, donas do OS/hardware onde eles pretendem vender os seus serviços, vão sempre tentar enfiar pela goela abaixo dos clientes os seus próprios serviços, sempre. E estão-se pouco marimbando se durante os uns meses ou anos incumprirem leis ou pagarem multas se isso significar matar o serviço do concorrente.

Eles têm algo bom com o gamepass/xbox, precisam de ter calma, consistência e coerência. Parece que querem tudo para ontem e isso nunca irá acontecer.

Pior,alguém na empresa(e aqui é alguem acima do Spencer,Booty e Bond mesmo tendo eles dado a cara em Fevereiro) acha que pode jogar dos dois lados(platform holder e editora multiplataforma) baseado naquele teste que é os ports Pentiment,Hi-Fi Rush,Grounded e Sea of Thieves.

Porque a partir do momento que fizeram aquele teste,minaram a plataforma de uma forma muito pior que o início dos pc ports em 2016(e subsequente admissão de falhanço da Windows Store quando os meteram no Steam). E já na altura isso não beneficiou uma One que precisava de toda a ajuda possível,e no longo prazo a Windows Store também não tem nada para mostrar(porque também foi minada por decisões como meter jogos no Steam). Agora vemos uma repetição desses tiros no pé com uma consola que teve um lead in pior(a One vinha do sucesso da 360,as Series vêm da geração enviesada da One). E o tiro no pé é pior.

Muito honestamente só há dois caminhos válidos. Proteccionismo ou virar completamente multiplataforama. No logo prazo o meio termo vai levar ao completamente multiplataformas,e isso não vende hardware nenhum.

E numa nota pessoal, se a MS não protege o hardware dela,eu não tenho interesse em dar-lhes dinheiro a ganhar nos seus marketplaces. Já estou a deixar de comprar jogos digitais,e estou à espera da AMD,Intel e Nvidia mostrarem a nova geração de hardware deles no fim de 2024/início de 2025 para eu ver como proceder para uma mudança para o pc.
 
E numa nota pessoal, se a MS não protege o hardware dela,eu não tenho interesse em dar-lhes dinheiro a ganhar nos seus marketplaces. Já estou a deixar de comprar jogos digitais,e estou à espera da AMD,Intel e Nvidia mostrarem a nova geração de hardware deles no fim de 2024/início de 2025 para eu ver como proceder para uma mudança para o pc.
Nem mais. Qual é o benefício de ter uma Xbox hoje em dia? Ou saltas para a PS5 se queres consola ou sais para PC
 
Nem mais. Qual é o benefício de ter uma Xbox hoje em dia? Ou saltas para a PS5 se queres consola ou sais para PC

Neste preciso momento ainda há vários. Mais que não seja biblioteca de jogos pessoal e facilidade de uso(face ao pc)

Aqui a questão é que não acredito que as coisas fiquem melhorem no que toca à política subadjacente que malta como nós que anda em fóruns consegue ver. Está a torcer-me a cabeça ter de esperar quase um ano para mudar de ares,mas entre dar tempo ao tempo para ver o que a MS faz/ver os saltos de performance da nova geração de cpu e gpus,é a atitude correcta.
 
Nem mais. Qual é o benefício de ter uma Xbox hoje em dia? Ou saltas para a PS5 se queres consola ou sais para PC
Não tens benefício em ter Xbox há muito anos, não é de agora.

Quer dizer, tens o benefício de ter um catálogo de jogos enorme com o game pass num hw relativamente acessível.

Agora entusiastas com PC, não vejo grande benefício.
 
Nem mais. Qual é o benefício de ter uma Xbox hoje em dia? Ou saltas para a PS5 se queres consola ou sais para PC

Jogos mais baratos noutros mercados, gamepass. Em relação à Sony só vejo vantagens em manter na Xbox, e isto de alguém que sempre teve consolas Sony ate esta geração fer vendido tudo e comprado uma Xbox.

E continuo a comprar jogos à medida que vou jogando, sem stress.

O PC como não gosto de andar preocupado com optimizações nem coloco essa questão, tenho um Legion 5 para WoW e um ou outro jogo gamepass mas fora isso só troco a minha Xbox caso isto vá mesmo ao fundo.

Acho que estamos todos a a fazer uma grande tempestade, até à conferência é apenas ruído de fundo, como já o foi á uns tempos atrás, e no final de contas a montanha pariu um rato.
 
Mas eles são obrigados a justificar algo?

Vejo N estúdios a fecharem seja em Gaming seja Cinema, etc, e não vejo nenhum presidente a vir falar. Ou decisões que afetam Gamers e são revertidas e apenas saem comunicados.
Ela devia ter chutado logo para canto que não é a área dela.

Em todo o caso já se percebeu que comunicar não é com ela.

Tens razão. Não tem.

No entanto se tinham uma entrevista seria inevitável que lhe perguntassem sobre isso.
Não foi bem preparada…

Com isto a percepção da equipa só piora.

Estamos a falar da Microsoft, sabes que à Microsoft tudo sempre foi exigido, é um dos problemas que a marca tem para conseguir penetrar neste mercado, é mal vista, sempre foi mal vista e sempre será mal vista.

Quando a Sony fez despedimentos há pouco na sua divisão gaming e inclusive fechou a London Studio, praticamente não houve explicações por parte da Sony, o burburinho foi infinitamente inferior a este que está a acontecer com a Microsoft, ninguém andava com ideias mirabolantes que a Sony ia fechar a divisão gaming ou acabar com a consola devido a isso como estão a fazer agora, etc, etc e etc...

Há inclusive pessoal que está muito ativo e comenta muito agora esta situação que na altura dos despedimento e fecho de um estúdio da Sony, nem um único comentário fez.

Por isso não tenho muitas duvidas, isto tanto bate que eventualmente a Microsoft vai mesmo acabar com as consolas e tornar-se Third Party developers, que a bem da verdade, muito provavelmente será bem mais proveitoso financeiramente para eles e o retorno bem maior.

No caso de acontecer a pior decisão possível em que a Microsoft terminasse mesmo com a divisão gaming (algo que me parece praticamente 100% impossível de acontecer), nesse caso a única coisa que pedia é que vendessem os seus estúdios a empresas responsáveis. Como jogador de PC, a única coisa que quero é continuar a jogar os jogos deles, seja em que plataforma for.

Pobre Microsoft, sempre perseguida.

Yada yada yada.

Nunca se cansam dessa conversa? Nuns posts enaltecem a dimensão da empresa, mostrando confiança na sua capacidade de vencer todos os desafios a que se propõe.
Quando da asneira sacondem-se sempre as culpas.

Discutiram-se aqui mil e uma vezes as aquisições. Não percebem que a gravidade da situação advém da MS ter adquirido estas meses empresas há pouco tempo?
Duas vezes seguidas fizeram a maior aquisição da indústria. Fortaleceram a sua posição como nenhum outro player.
A sua liderança andou a vender um futuro que se está a ver não ser o mais risonho.

Se é a segunda maior empresa do mundo espera-se um nível de escrutínio à dimensão da mesma.
 
Ademira-me nenhum administrador da ZWAME ter colocado ordem nisto. Já existe um sitio para discutir este tipo de assuntos . Estar a discutir esto num post de showcase que em nada tem a ver com esto... Gostava de ler news ou leaks do que pode vir a ser mostrado e só vejo compras e vendas . Será que eles vão discutir isso no showcase?

Cumprimentos
 
Ademira-me nenhum administrador da ZWAME ter colocado ordem nisto. Já existe um sitio para discutir este tipo de assuntos . Estar a discutir esto num post de showcase que em nada tem a ver com esto... Gostava de ler news ou leaks do que pode vir a ser mostrado e só vejo compras e vendas . Será que eles vão discutir isso no showcase?

Cumprimentos

Este tópico é sobre os estúdios MS como um todo, o título é que está a divulgar o showcase.
 
Estamos a falar da Microsoft, sabes que à Microsoft tudo sempre foi exigido, é um dos problemas que a marca tem para conseguir penetrar neste mercado, é mal vista, sempre foi mal vista e sempre será mal vista.

O teu post inteiro é falsas equivalências e uma junção de argumentos sem qualquer nexo, com um bocadinho de revisionismo à mistura. Nos últimos anos da Xbox 360, critiquei a companhia por só apostar nos mercados USA e UK, falta de localização e falta de marketing. Em algumas alturas durante a geração Xbox One, repeti a mesma crítica. Por alturas da One X, fiz o mesmo. E agora, surpresa ou não, a mesma crítica pode ser feita. Quem diria que não apostar noutras regiões iria reduzir a presença da Xbox nessas mesmas regiões. A Microsoft não é vítima nesta situação. Não é mal compreendida. A Microsoft simplesmente se colocou nesta posição ao nunca investir na sua presença fora de dois mercados. Ao mesmo tempo, tens a Nintendo como marca global incontestável e a Sony que, apesar do seu sucesso, continua a expandir-se para outros mercados (mais mercados asiáticos, África, Índia).

Para que fique claro, não, não se exigiu tudo à Microsoft. Apenas se exigiu que fizesse o mesmo que as outras duas plataformas fizeram em termos de investimento global e regional. O não terem feito é o que tem contribuído largamente para a situação em que se encontram.

Quando a Sony fez despedimentos há pouco na sua divisão gaming e inclusive fechou a London Studio, praticamente não houve explicações por parte da Sony, o burburinho foi infinitamente inferior a este que está a acontecer com a Microsoft, ninguém andava com ideias mirabolantes que a Sony ia fechar a divisão gaming ou acabar com a consola devido a isso como estão a fazer agora, etc, etc e etc...

Atira-se muito os nomes London Studio e Japan Studio, mas podes ter a certeza que são poucos ou nenhuns os nomes de jogos desses estúdios que o pessoal consegue mencionar sem ir pesquisar. E depois, quando pesquisa, repara no tempo e oportunidades que tiveram para fazer um título de sucesso e não conseguiram. Japan Studio então há muito que só era um estúdio de suporte e ports. A pior perda foi sem dúvida a Evolution Studios (talvez tivesse sido um melhor exemplo para pegares), se bem que mesmo neste caso, o estado do lançamento do DriveClub lixou o estúdio. Parece-te a mesma situação da Tango que deu à Xbox no ano passado um dos seus melhores exclusivos desta geração, que ganhou prémios e foi largamente reconhecido pela sua qualidade? Foi a Nintendo ou a Sony que gastaram 75 mil milhões de dólares a comprar estúdios para dois ou três anos depois andar a fechá-los e sem passar uma ideia clara do rumo que vão seguir? Não, então, é claro que será a Microsoft a levar com mais críticas. Repara, nem a Tango nem a Arkane Austin fizeram um único jogo do início ao fim sob a alçada da Microsoft. Nem sequer tiveram oportunidade para tal.

Ademira-me nenhum administrador da ZWAME ter colocado ordem nisto. Já existe um sitio para discutir este tipo de assuntos . Estar a discutir esto num post de showcase que em nada tem a ver com esto... Gostava de ler news ou leaks do que pode vir a ser mostrado e só vejo compras e vendas . Será que eles vão discutir isso no showcase?

Cumprimentos

O tópico não é do showcase. O tópico é da Microsoft Gaming, sendo que o showcase também será discutido aqui neste tópico de forma a deixar o tópico da Xbox Series apenas para a consola. Discutir o estado da Microsoft Gaming e potenciais caminhos a seguir não é off-topic.
 
Nem mais. Qual é o benefício de ter uma Xbox hoje em dia? Ou saltas para a PS5 se queres consola ou sais para PC

A Xbox continua a ter muitas vantagens. Ainda no Natal um amigo que queria uma consola para si mas também para os miúdos sem ter que se chatear muito seguiu para uma Series S com 2 anos de GamePass e está totalmente satisfeito. Pura e simplesmente não conseguia a mesma experiência com qualquer outra opção atualmente disponível (e pelo meio já comprou um ou outro jogo para lá do GamePass).

Para quem leva isto do Gaming mais a sério, cada vez mais Switch + PC é o melhor combo possível. Como consolas as Series são excelentes, e da PS5 só invejo uma coisa: a expansão de memória.

O maior problema na Xbox é o que se perspetiva a longo prazo, onde não consigo ter boas perspectivas por muito que me esforce. Uma espécie de junção com o PC acaba com o elemento mais fraco a ser absorvido (a Xbox), a ideia da consola portátil não resolve também na medida que continuará a ser vítima do mesmo problema que afecta as consolas atuais.

A Xbox precisava de um André Vilas Boas (fazendo um paralelismo com o FC Porto).

Pobre Microsoft, sempre perseguida.

Também não concordo com a vitimização (o maior inimigo da Xbox é a Microsoft), mas parece-me óbvio haver uma certa parcialidade das massas.

Basta recuar ao filme que foi a exclusividade temporária do Rise of the Tomb Raider. Quando a SONY assegura a exclusividade "eterna" de um IP de maior relevo já é assumido como algo natural e a Internet não fica em chamas. Acredito que a quantidade de "barulho" acaba por ser o reflexo da representatividade do Market Share de cada uma das plataformas (quantas mais pessoas impedidas de aceder a um IP, maior o barulho), mas mesmo a media da especialidade não reage da mesma forma.

Há mais episódios na área do Gaming assim como em outras como por exemplo nos sistemas operativos onde não vi Android e iOS a passar pelo mesmo que passava o Windows (têm passado por uma coisa ou outra nos últimos meses, mas depois da concorrência já ter morrido vale zero). Contudo isso é irrelevante pois a verdade é que a Microsoft só se pode queixar de si própria relativamente ao destino de vários dos seus projetos.

Faltou proteccionismo da plataforma, tudo isto para ser o Cool Kid do bairro que permite que toda a gente possa jogar tudo onde quer que esteja. Já vimos o mesmo filme no Mobile quando a Google minava o WP de todas as maneiras possíveis e a MS não respondia na mesma moeda contra Software da Google que usava o Windows para se expandir (Chrome por exemplo).

É uma empresa com um medo enorme de ficar mal na fotografia, e como já alguém aqui disse no passado, é o único Platform Holder onde se conhece toda a equipa que gere a mesma. Os outros fazem as suas cenas nas sombras e não se expõem constantemente (maior exposição, maior cobrança).

Parece que têm uma constante necessidade de validação que não compreendo bem.
 
Última edição:
Pobre Microsoft, sempre perseguida.

Yada yada yada.

Nunca se cansam dessa conversa? Nuns posts enaltecem a dimensão da empresa, mostrando confiança na sua capacidade de vencer todos os desafios a que se propõe.
Quando da asneira sacondem-se sempre as culpas.

Mas tu acreditas mesmo que não existe parcialidade nas massas e que ambas são tratadas da mesma forma?

Essas parcialidade existe tanto na comunidade como nos medias (aliás, a comunidade é alimentada pelos medias). E isto é algo que é claro e perfeitamente visível. Não é necessário ter medo de admitir tal e vir com o "yada yada yada" como se tal não acontecesse.
 
Mas tu acreditas mesmo que não existe parcialidade nas massas e que ambas são tratadas da mesma forma?

Essas parcialidade existe tanto na comunidade como nos medias (aliás, a comunidade é alimentada pelos medias). E isto é algo que é claro e perfeitamente visível. Não é necessário ter medo de admitir tal e vir com o "yada yada yada" como se tal não acontecesse.
Neste fórum essa parcialidade é por demais evidente lol contudo apesar disso concordo que o maior inimigo da Xbox neste momento é efectivamente a Microsoft
 
Ou seja, uma Web App :joker:

Que empresa mais ridícula. Agora o Mobile é que é, segundo eles. Quando olho para a App da Xbox no iOS, por exemplo, tropeço em Bugs (o Player das gravações sofre de epilepsia há meses e ninguém quer saber) e tem falta de funcionalidades básicas.

Custa-me compreender como com as alterações das políticas no iOS (que permitiram a chegada de emuladores e afins) como a App nativa do XCloud não foi lançada na semana seguinte.

Agora a solução deles, que representa um importante alicerce para a estratégia no Mobile, é nada mais nada menos que mais uma Web App. Curiosamente existem notícias que a Apple em jeito de punição de permitir as lojas alternativas vai bloquear a instalação de Sites como Apps na Europa ... o que faz com que esta tal Store seja uma Tab no Browser?!

O mais estúpido nisto do Mobile é reparar que no Windows Phone mesmo na sua fase descendente era um melhor representante de uma qualquer estratégia de Mobile Gaming que isto que vemos a ser planeado.

No Windows Phone tínhamos:
- Uma App Xbox bastante superior à atual em iOS (e suponho que em Android seja a mesma coisa);
- Imensos jogos com integração na Xbox (Achievements, Leaderboards, etc);
- Outras coisas como o Smart Screen, etc.

Mas será que não há ninguém com meio cérebro funcional a tomar decisões no que à Xbox diz respeito?!

Que saudades tenho eu da Microsoft do Ballmer. Sei que com o Nadella a empresa atingiu valores absurdos, mas a Microsoft anterior era tão mas tão mais excitante e interessante (até havia uma frente de AR/VR com o Windows Mixed Reality e o HoloLens - Apple Vision Pro rings a bell?!). Agora é Azure e AI sendo que pelo meio atirou-nos para um duopólio no Mobile e vejo agora o mesmo a ser feito no Gaming.

Neste momento via com bons olhos uma Apple a comprar a Xbox pois está mais que visto que esta Microsoft não é nem nunca mais será a empresa que era.

Web App ... cum caneco :rofl::rofl::rofl::facepalm:

O meu sentimento é que a Microsoft “abomina” a Apple.

No caso do iOS não tinham possibilidade de fazer uma app nativa mas para o macOS podiam ter uma app e simplesmente não existe. Se quiser jogar na minha series S remotamente ou jogo no iPhone ou então teria de comprar um pc com windows.
Já a Sony tem uma app no macOS há anos.
O xCloud simplesmente não me funciona no Safari, tenho de usar pelo Chrome.
 
Mas tu acreditas mesmo que não existe parcialidade nas massas e que ambas são tratadas da mesma forma?

Essas parcialidade existe tanto na comunidade como nos medias (aliás, a comunidade é alimentada pelos medias). E isto é algo que é claro e perfeitamente visível. Não é necessário ter medo de admitir tal e vir com o "yada yada yada" como se tal não acontecesse.
Claro que não existe. Por isso que tiveste outlets a darem scores de 8/10 e acima disso ao Redfall.

Como em qualquer indústria vai ser difícil teres imparcialidade quando uma opinião não passa disso, uma opinião. E se tu gostas de determinada marca vais ser tendencioso muitas das vezes.

Por isso que o BotW ou TotK tiveram a critica que tiveram também.

Os fãs de determinadas marcas por vezes tal como os media, também não são imparciais.

Da mesma maneira que aqui no fórum temos quem defenda a MS/Sony com unhas e dentes. Há que respeitar os gostos de cada um para se conseguir ter uma discussão saudável.
 
Eu suspeito que o que se está passando é um conflito dentro da Microsoft sofre a visão do futuro para o departamento de videojogos.

O Phil Spencer tem a sua visão e age conforme essa visão. E depois há executivos que estão acima dele que acabam "obrigando" ele a tomar decisões que ele não queria tomar.

Eu aposto que deve haver uma enorme pressão dentro da Microsoft para fazer um enorme investimento em AI, ao ponto de quererem cortar recursos financeiros de alguns departamentos internos para usá-los no departamento de AI. E um dos departamentos que é uma decisão no-brainer cortar fundos é o departamento da Xbox.

E no meio disto tudo anda a Sara Bond, o que é pena :(.

Ela não é só " uma carinha bonita" que tem certas caracteristicas para apelar à "diversidade".
Parece ser um pessoa altamente capaz que adora a marca que representa.
No fim, ela é capaz de ser o escape goat, e os argumentos que citei acima podem vir à baila para servir de desculpa.
Há sempre aquele publico mais conservador...
Mas no entanto ela é Presidente de algo que pelo andar da carruagem pode-se tornar em nada, de acordo com o que vai sendo dito acima. A xbox corre o risco de ser outra Sega.
Ate lá o Phil deve-se reformar e lava dai as mãos e lá vai a Sara levar por tabela.
 
Já agora, qual a opinião sobre esta frase que ela disse ontem sobre o Game Pass?
You get a whole portfolio of games, but importantly, you get every single one of our games that we build day one in Game Pass.
(Estamos a menos de um mês do CoD ser anunciado.)
 
O meu sentimento é que a Microsoft “abomina” a Apple.

No caso do iOS não tinham possibilidade de fazer uma app nativa mas para o macOS podiam ter uma app e simplesmente não existe. Se quiser jogar na minha series S remotamente ou jogo no iPhone ou então teria de comprar um pc com windows.
Já a Sony tem uma app no macOS há anos.
O xCloud simplesmente não me funciona no Safari, tenho de usar pelo Chrome.

Não, é pura incompetência da Microsoft. O Office assim como outro Software da Microsoft está disponível no macOS, já o contrário não posso dizer (Pages, Numbers, Safari, etc).

Pagavam-me e tenho a certeza que conseguia fazer uma melhor App para iOS que aquela que têm atualmente no iOS.

P.S: Afinal funciona ou não no macOS? Não funciona no Safari? Eu não uso o Safari devido ao "Walled Garden" da Apple. Eu que uso vários sistemas diferentes (iOS, Android, Windows, macOS, Xbox) preciso de um Browser que encontro em todo o lado: Edge neste caso.

P.S.S: Já que falei no Edge em Android e iOS, não deixa de ser surreal como o Edge em Mobile não tem a barra de endereço em baixo, coisa que era o Default no Windows Phone (anos antes do Safari fazer o mesmo).
 
Back
Topo