Linux Mint Debian Edition (LMDE) - Tópico Geral

sendo um fan de mint gostava de experimentar esta ediçao. alguem que já tenha testado (sem ser o livecd) que me possa dizer se os drivers da grafica continuam a ser tao faceis de instalar como a versao baseada em ubuntu?
 
Sou utilizador de Ubuntu à algum tempo, mas nao gosto do rumo que o ubuntu vai tomar (Unity, etc...deviam manter isso nas versoes Netbook). Por isso, acho que vou testar o Mint.

Agora a ser baseado em Debian, penso que cada vez vai ter mais utilizadores :)
 
Boas respondendo a algumas dúvidas ,sim é um pouco mais rápido e noto também mais leve que o mint "normal", no meu caso instalei e ele reconheceu todo o meu hardware sem problemas até a minha impressora,sem dúvida acho que está excelente linux mint debian edition,não sei se já postaram aqui mas saiu uma versão mais recente e mais completa no dia 24/12/2010 deixo aqui o link http://blog.linuxmint.com/?p=1604 e já agora quem quiser fazer o download tem aqui um mirror tuga ftp://cesium.di.uminho.pt/pub/linuxmint/debian/.Já testei muitas distros mas esta está excelente.
 
Resumindo e concluíndo: é um debian testing mais user-friendly!

??
A principal diferença agora é ser uma rolling distro.

Embora eu prefira claramente uma rolling distro, não sei como se darão os antigos utilizadores do Mint, passaram de algo ainda mais user-friendly que o Ubuntu para algo que já requer mais conhecimento e por as mãos na massa.

4. How does LMDE compare to the Ubuntu-based editions?

Pros:
You don’t need to ever re-install the system. New versions of software and updates are continuously brought to you.
It’s faster and more responsive than Ubuntu-based editions.

Cons:
Although it’s using Romeo for unstable packages, LMDE continuously changes as it receives updates and new software. Compared to a frozen version of Linux Mint which changes very little once it’s publicly released, it’s not as stable. Things are likely to break more often but fixes can also come quicker. For this reason, LMDE requires a deeper knowledge and experience with Linux, dpkg and APT.
Debian is a less user-friendly/desktop-ready base than Ubuntu. Expect some rough edges.
 
Já saiu o Mint Debian na versão x64! Testei e instalei num portátil com Pentium Dual Core, com 4Gb de Ram... Tudo correu bem, no entanto a instalação das drives da placa de video Nvidia são algo problemáticas na versão x64, no entanto nada que se consiga resolver com um bocado de esforço... No meu caso tive de instalar as drivers da placa na versão mais antiga... De resto tudo funciona muitissimo bem (ficou a impressão de ser mais rápido do que o Ubuntu), e sem "espinhas"... Nota positiva para o facto de ter testado a versão x64, um dia após esta ter saido e só ter tido este pequeno contratempo.... Comparando com as distros Mint "ubuntu based" não está ainda tão "eye-candy", mas está muitissimo aceitável... Fica a impressão que deverá ser o futuro do Linux Mint....
 
Vou testar brevemente, mas a ideia parece boa. Não gostava muito do conceito de alterar uma distro que já era uma alteração de outra.
 
Bem, ontem fiquei curiso e fui experimentar o LMDE.

Live USB, correu às mil maravilhas e o processo de instalação é também bastante intuitivo e fácil.

Contudo, comparando com o Ubuntu que lá estava antes:

- É ligeiramente mais lento, mas nenhuma calamidade.
- A placa wireless não ficou logo a funcionar na instalação.

Fora isso, é bastante agradável a distro (para mim, que nunca tinha usado qualquer Mint).
 
Boas estou indeciso entre estas duas distros, já testei muitas distros e gostava de uma opinião vossa das duas qual a que me aconselhavam . o meu pc é novo ,tenho windows 7 e quero instalar uma destas em dual boot porque a minha esposa precisa do windows para a sua vida profissional , por isso peço a vossa ajuda para instalar uma solução que para mim,estou farto do windows,seja uma boa experiência além de ser fã do linux.Desde já o meu obrigado,bom ano novo para todos.
 
Depende do tipo de instalação final que desejas. Se preferires uma instalação com tudo pronto, sem muito a configurar o LMDE é o mais indicado, mas se preferes mexer em todas as configurações para teres uma instalação personalizada por ti, então debian testing é o mais indicado.
 
Linux Mint e Ubuntu são quem faz mais esforço para levar Linux às massas. Em particular o Linux Mint que o faz com um interface gráfico impecável. A ideia de uma rolling distro é excelente para quem acha que formatar um disco é uma carga de trabalhos.

Demora mais tempo a fazer boot em relação ao Ubuntu, mas nada de alarmante. Em contrapartida consome menos RAM.

Apesar de achar que o Ubuntu por vezes tem alterações um pouco atabalhoadas, continuo a preferi-lo em relação ao Linux Mint 10 ou ao LMDE, que é sempre muito conservador em termos de actualizações (particularmente de kernel).
 
Eu acho o ubuntu 10.10 muito limitado de origem, a nível de costumização, tem-se de andar com workarounds para se alterar uma coisa insignificante. Era para experimentar o LMDE, mas o liveDVD não corre no meu pc, azar. Siga com outra distro.
 
Eu acho o ubuntu 10.10 muito limitado de origem, a nível de costumização, tem-se de andar com workarounds para se alterar uma coisa insignificante. Era para experimentar o LMDE, mas o liveDVD não corre no meu pc, azar. Siga com outra distro.

o liveDVD não corre no teu pc por alguma razão em especial?
 
Viva
Eu na minha humilde opinião acho que Ubuntu deu mais visibilidade ao mundo tux que todas as outras distros juntas, com todos os prós e contras que daí advieram. Isto vindo de um continente que não é dominante a nível mundial. Não posso deixar de ficar admirado e agradecido a todos os que lutaram por este projecto, principalmente por quem andou por amor à camisola...
No entanto vejo aqui utilizadores a apoiar uma distro que se baseia no próprio Ubuntu+restricted extras... Claro que há o esforço de alguém por trás do projecto Mint a quem presto a minha homenagem mas temos que por as coisas no devido lugar.
Ubuntu pegou no Debian e tornou o mundo Linux usável para os seres humanos :) Como posso eu duvidar do caminho que a Canonical quer dar ao Ubuntu depois de tudo o que fizeram por esta comunidade? Quem se lembra das dores de cabeça que era instalar um Mandrake ou Red Hat há 10 anos atrás? Suporte de hardware? Anaconda? Recompilação do Kernel? Kernel panic? LOL!!! Hoje rio-me das dores de cabeça que tive e no entanto meto o Ubuntu numa pen e instalo num PC em 15 ou 20 minutos... e no primeiro boot instalo os restricted extras e drivers! Acham o Ubuntu limitado a nível de customização? O Gnome é que está limitado, não o Ubuntu.
Mint está a ir por um caminho instável ao mesmo tempo que procura uma identidade própria mas acho que não tomou a melhor opção. Faz me lembrar a nossa Caixa Mágica a quem saúdo por ter entrado recentemente no universo Debian.
Com isto não pretendo discussão, é apenas a minha modesta e humilde opinião.

Cumprimentos a todos
 
Última edição:
Sim, o ubuntu trouxe muito mais visibilidade ao mundo linux, mas isso não implica que o caminho que a canonical quer dar ao ubuntu seja o caminho certo, eu vou-me distanciar e avaliar a situação do ubuntu de fora, e depois pronuncio-me.

Quanto ao Mint ser baseado no Ubuntu+ restrited extras, sim, ok. Mas o ubuntu começou por ser baseado em Debian, dizer que o ubuntu tornou o mundo Linux usável para seres humanos acho exagero, embora tenha tido um bom papel ao trazer mais adeptos para este mundo, no entanto não será que face a este aumento de interesse do mundo em geral pelo Linux, que outras equipas produziram software capaz de tornar partes do linux mais amigáveis, e o ubuntu se tenha limitado a junta-las todas num embrulho bem bonito?

Como já deves ter reparado, o ubuntu agora vai seguir um percurso muito individual, tornando-se cada vez mais fechado sobre si, caminho o qual eu não acho que o mint esteja interessado em seguir, pelo que a solução deles foi fazer um regresso às origens e irem-se basear no debian tanto para não serem forçados a aplicarem o mesmo estilo do ubuntu, e voltarem a ter a mesma liberdade que tinham à dois anos atrás
 
@diutsu

Concordo com o que escreves mas dá a entender que afinal o projecto Mint segue a única saída "airosa" para ter liberdade e manter-se fiel aos seus princípios. Parece mais uma saída forçada.
O facto é que antes do Ubuntu (8 talvez) eu usava o Linux por motivos profissionais. Depois do Ubuntu (10 principalmente) uso windows apenas por motivos profissionais.
E não duvides que todo o esforço desenvolvido pela Canonical levou a que todas as outras Distros fizessem pela vida, com o espectro do esquecimento a pairar sobre as suas cabeças.
Com tudo isto não quer dizer que perdi o meu espírito critico perante o prato que a Canonical me serve mas que vou lá comer todos os dias, por enquanto, não tenhas duvidas! :D


Cumprimentos
 
Parece-me que o Mint vai tentar ocupar a posição deixada de vago pelo ubuntu, sim porque o ubuntu definitivamente partiu para outra..

@PapiMigaas concordo contigo.. Ubuntu fez muito pelo GNU/Linux... Marcou o ritmo e praticamente abriu a utilização de Linux a comunidade com conhecimentos básicos...

Por outro lado também me parece que o Ubuntu cai perder adeptos com a mudança.. Mas diria que vai perdê-los, para já.. Não me admiraria que quando a relação Ubuntu Unity estiver amadorecida, o Ubuntu ganhe ainda mais adeptos... O Ubuntu tem uma equipa fantástica, e um Lider decidido e com visão, se tomou várias decisões certas no passado acredito que não tenha simplesmente ficado senil duma hora para outra..
Mas já agora, não vai sair uma versão "Gubuntu"? digo eu, ubuntu com gnome, assim como ha xubuntu e kubuntu???
 
Instalei o LMDE... Sou um N00b em Linux, pelo que fiquei impressionado em saber que o próprio já trazia, por defeito, todas aquelas ferramentas que em Ubuntu teria de instalar por mim mesmo. Nomeadamente ferramentas de compilação de código (por exemplo o gcc), e outras ferramentas de administração. Sinceramente ao tentar configurar alguns aspectos mais "avançados"/administrativos do sistema já aprendi mais algumas coisas. Não é que o ubuntu não mo permitisse fazer, mas fiquei "inspirado" com a quantidade de ferramentas que o LMDE trás a mais em relação ao ubuntu e tentei expandir mais umas opções... Finalmente consegui pôr o meu PC do Linux a imprimir na minha impressora que está instalado num outro PC na rede com Windows... Digamos que o LMDE já trazia as ferramentas necessárias (nomeadamente CUPS, não sei se o ubuntu também trás de origem)...

Também consegui costumizar completamente a aparência do ambiente de trabalho... Tem uns efeitos a mais, mas eu gosto :p Que eu saiba o ubuntu não tem estas ferramentas de origem, enquanto o LMDE já trazia algumas das ferramentas...

Depois, o facto de o ubuntu ser baseado em Debian, e o Mint também o ser, torna o funcionamento do SO muito semelhante ao do Ubuntu, relativamente aos comandos do terminal, por exemplo... Como já estou habituado ao Ubuntu, não tive de me "adaptar", e dada a maior flexibilidade do sistema estou a pensar mandar o ubuntu com as favas e meter este permanentemente...

@diutsu

Tens a imagem do LMDE no PC, certo? Tens uma Pen livre?
Usa este programa: http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

Já é compatível com o LMDE, pega na imagem e faz-te uma bootable pen...
Sinceramente já nem gravo DVD's, faço bootable pens.
Cumps
 
Back
Topo