Isto é possível? DDNS -> Router -> Caldeira

zelv

Power Member
Boa tarde!


. tenho um sistema de aquecimento que não tem acesso à internet mas tem um ssid ao qual me posso ligar e controlar através de uma aplicação (via IP)

. a rede interna do router vodafone está numa gama de IPs (192.168.1.x) diferente da caldeira (192.168.3.x)


Pretendia saber se isto é possível:

o meu router (vodafone - huawey HS8247W) não se pode ligar ao ssid da caldeira de forma a, se eu conseguir acesso ao router fora de casa (através de um serviço dynamic DNS), conseguir aceder ao ip do meu sistema de aquecimento

se isto nâo for possível, poderei, através de um terceiro dispositivo (outro router??) fazer isto acontecer?


antecipadamente agradecido
 
Não sabendo qual e a caldeira, e o que da para fazer, fica um bocado dificil, mas na teoria se der para alterar...

Consegues mudar o ip da caldeira para o ip da gama do router da vodafone??

ou entao mete o da vodafone da gama do da caldeira
se caldeira for 192.168.3.1 colaca o da vodafone como 192.168.3.254

basicamente é teres mais alguma coisa ligada na tua rede domestica, tipo um servidor nas para la colocares fotos, etc... a caldeira, sera semelhante.

mas vê as instruções e procura na net o manual dela
 
Viva.
Possível.
Mas tens de colocar outro equipamento wifi na tua rede de casa, um router em mode cliente.
Pq: a caldeira age como um AP, com dhcp server, se a ligares diretamente ao router da operador, logo crias conflictos de IP e outros. Mesmo assim nao tens como o router da vdf se ligar a caldeira, os vdf sao servers nao clientes.

Com outro equipamento ligado na tua rede ( mikrotik ou openwrt ) com uma boa config: IPs, redirecionamentos de portas etc. Dava par o que pretendias. Isto é aparte fácil.
O difícil nessas apps de fabricantes é saber quais as portas e protocolos usados na app para comunicar com o SO da caldeira.

PS. A caldeira nao é possivel configurar a wifi dela como cliente nos menus da app do telemovel ? assim e vx de ser o telemóvel a ligar se a ela, era ela a ligar-se ao router da vdf. Faz me lembrar as cams wifi chinocas.. tem em geral os dois mode: cliente ou server.
 
Última edição:
boas

antes de mais grato a ambos pela resposta.

julgo que ainda tenho por aqui um 'Fonera' em que instalei o DD-WRT que julgo ser uma 'espécie' de OpenWRT.

o modo em que deveria configurar este terceiro dispositivo seria qual? tem algum nome, tipo 'bridge' ou assim?.. - https://wiki.dd-wrt.com/wiki/index.php/Wireless_Bridge

só para ter um ponto de partida e poder mais tarde tirar alguma dúvida mais específica,
 
Viva.
Da para testar... Ddwrt é similar, com algumas, ao meu ver até muitas limitações em relação ao openwrt.
Não pode ser bridge. Ė quando queres tudo na mesma gama de IPS, no teu caso se não consegues mudar os IPS da caldeira não podes.
Se me recorda nas config do ddwrt.
Testa isso no PC por cabo.

Na fonera
- na wan, pões DHCP
- na lan pões 192.168.1.2
- vais a status, wireless - scan - join ( o ssid da caldeira ).
- vais wireless security se a caldeira tem chave wireless.

No PC tenta fazer ping ao IP da caldeira. 192.168.3.1.
Se tiveres resposta, já será caminho meio andado.
 
Eu sei que ja venho um bocado tarde para a festa, mas a caldeira nao tem modo cliente, só tem modo AP? É que náo faz sentido nenhum tanto trabalho. aconselho a ler bem o manual da caldeira, ou partilhar o modelo dela, pois geralmente equipamentos de casa inteligentes costumam ter os dois modos, AP e cliente.
 
Back
Topo