Xbox Indiana Jones and the Great Circle (Machine Games)

Fui rever com o trailer com a qualidade audio e vídeo merecida (apenas tinha acompanhado via telemóvel) e todo o segmento do Indiana e fiquei a gostar ainda mais. O jogo tem uma personalidade própria e não precisa de ser clone de coisa nenhuma. Apesar de desconfiar da promessa de sair ainda este ano, do que mostraram percebe-se que o jogo já está bastante sólido.

Eu adoro os jogos da MachineGames, os quais, em termos de qualidade na jogabilidade e mecânicas são muito consistentes. É deixar a MachineGames fazer jogos MachineGames

A questão do 1st person/3rd person não incomoda. Tivemos um fantástico exemplo do Cyberpunk (sendo certo que, no lançamento estava com vários problemas técnicos) que acabou por se tornar num jogo referência. E muita gente também estranhou a opção da CDPR em fazer um shift de perspetiva na jogabilidade após o enorme sucesso do Witcher.

Acredito que este jogo tem potencial para ser uma boa aventura e acabou por ser uma apresentação muito interessante, tendo em conta que apenas se conhecia um teaser muito insípido em termos de conteúdo.

E deixo aqui todo o segmento da apresentação (que tem mais momentos de gameplay para além do trailer) no Direct:

 
Apesar de já se saber que vai levar com a choradeira por não ser "igual" ao Uncharted.
Mas a ideia é fazer diferente, para evitar ainda mais comparações.
Gosto de jogos First Person, até estou atualmente a jogar um dos melhores jogos que já joguei, o Cyberpunk que é igualmente em first person.
Exato.
Já na altura, quando se soube que o Cyberpunk ia ser em "primeira pessoa" houve logo uma data de críticas e o que é facto é que o jogo tem o impacto que tem, pelo facto de ser como é.
Duvido que em "terceira pessoa" resultasse tão bem.

O que é preciso é que a jogabilidade corresponda, a história seja boa e que consiga agarrar uma pessoa.
 
Já na altura, quando se soube que o Cyberpunk ia ser em "primeira pessoa" houve logo uma data de críticas e o que é facto é que o jogo tem o impacto que tem, pelo facto de ser como é.

Lembro-me bem disso, inclusive aqui no Zwame houve varias criticas por o jogo não ser third person como os The Witcher.

Compreendo quem só consiga jogar em third person e não goste de first, mas os jogos não têm de agradar a toda a gente.

O Cyberpunk acabou a vender o que vendeu e bateu os recordes do The Witcher 3 no lançamento e inclusive bateu todos os recordes no Steam em jogos Single Player.

Este vai ser igual, quem não gosta, não joga, mas tenho a certeza que vai haver muita gente a gostar.
 
Não desgosto do facto de ser em primeira pessoa, mas preferia que fosse na terceira pessoa e na minha opinião, acho que faz bastante falta á XBOX um jogo de aventura na terceira pessoa que se torne icónico, e aqui a meu ver tinham a oportunidade perfeita para isso.
Claro que iriam acusar de ser uma "copia" do Uncharted, ou tomb raider (who cares), mas se nos recordarmos bem o Uncharted também é uma "copia" do Tomb Raider e não foi por isso que teve menos sucesso.

Eu mudei para a Xbox, nesta geração, mas a ideia que tinha anteriormente (ainda que esteja extremamente contente com a escolha), e mesmo depois de toda a evolução no Gamepass, a compra de novos estúdios etc, é que sempre faltaram e continuam a faltar, bons jogos na terceira pessoa, First party (sendo o Gears of War a unica excepção para mim). A sensação que fica da Marca XBOX, é que é tudo FPS, ou jogos First person. Espero que nos que estão por vir, mudem essa perspectiva, mas até ver assim dos mais importantes a sair este ano, temos mais uma vez dois FP (Indiana Jones e Avowed) e 1 3rdP (Senua Saga)
 
Também preferia que posse em terceira pessoa, mas como já disseram cá, acaba por ser positivo porque distancia se um bocado de jogos como Uncharted e Tomb Raider.

O meu maior problema a ser first person é se o jogo tiver sequências de plataformas (tipo Uncharted) que me faça confusão a perspectiva.
 
mas preferia que fosse na terceira pessoa e na minha opinião, acho que faz bastante falta á XBOX um jogo de aventura na terceira pessoa que se torne icónico, e aqui a meu ver tinham a oportunidade perfeita para isso.
Mas porque é que a Xbox tem de ter um jogo icónico em terceira pessoa? Não pode ser icónico na primeira pessoa?

Lá porque a concorrência os tem, não quer dizer que a Xbox tenha de fazer o mesmo. A Xbox não é a PlayStation e quem vem para a Xbox a querer que sejam a mesma coisa, é um mau princípio.

Aceito perfeitamente que as pessoas prefiram um modo ao outro, agora já me custa mais perceber esta coisa do: "ah, faz falta isto à Xbox porque os outros também têm".

Cada jogo tem a sua identidade e as produtoras têm de fazer os jogos consoante aquilo que projetam e pretendem para o mesmo, olhar para o lado, ver o que os outros fazem e irem atrás só porque "é moda" ou "faz falta", não faz qualquer sentido. No fim, quem gostar joga, quem não gostar, não joga...ponto.
 
A sensação que fica da Marca XBOX, é que é tudo FPS, ou jogos First person.

Gears of War, Hellblade, South of Midnight, Psychonauts, Fable, State of Decay, Marvel's Blade, e isto são apenas jogos que me vieram à cabeça em Third Person da Microsoft.

Depois ainda tens o Fallout e o Starfield que tanto podes jogar em First como em Third Person.

Essa ideia que a Microsoft só faz jogos em first person, não podia estar mais errada. É uma daquelas coisas que tanto se diz, que uma mentira acaba por passar por verdade.

Este jogo é em first person, é uma escolha do estúdio, será um jogo de aventura imersivo, por mim tudo bem. Não preciso que os jogos sejam todos iguais. A minha opinião com o Cyberpunk antes de ser lançado foi exatamente a mesma e adorei o jogo, no meu top dos jogos preferidos de sempre.

O meu maior problema a ser first person é se o jogo tiver sequências de plataformas (tipo Uncharted) que me faça confusão a perspectiva.

O que deu a entender, é que as sequencias de plataformas, como escaladas, serão em third person, pois essas são efetivamente mais fáceis em third person.

Mas é novamente uma opção deles ter essas partes em third person, pois o Dying Light é um jogo com muito elementos de parkour em First Person e é excelente.
 
Uma coisa a salientar do Direct de ontem é quão bem eles apanharam o feel dos filmes do Indy. O espirito está todo lá

Também me pareceu que sim. O humor, a voz do Indy (parece-me ser o Troy Baker, mas está muito próximo dos filmes), o ambiente, a parte do combate melee, as expressões, etc, tudo muito ligado aos primeiros filmes.

O ser primeira pessoa mas terem colocado também algumas cenas, incluindo cinemática, na 3a pessoa parece-me ser uma boa opção.

Aparentemente está melhor do que estava à espera. Foi uma muito boa primeira mostra.
 
Gostei bastante do que vi, apesar de ser mais fã de jogos na 3ª pessoa. O ideal, para mim, era um modo tipo Starfield, permitindo alterar a perspectiva.
Mas promete bastante, sobretudo para quem é fã dos filmes.
 
Mas porque é que a Xbox tem de ter um jogo icónico em terceira pessoa? Não pode ser icónico na primeira pessoa?

Lá porque a concorrência os tem, não quer dizer que a Xbox tenha de fazer o mesmo. A Xbox não é a PlayStation e quem vem para a Xbox a querer que sejam a mesma coisa, é um mau princípio.

Aceito perfeitamente que as pessoas prefiram um modo ao outro, agora já me custa mais perceber esta coisa do: "ah, faz falta isto à Xbox porque os outros também têm".

Cada jogo tem a sua identidade e as produtoras têm de fazer os jogos consoante aquilo que projetam e pretendem para o mesmo, olhar para o lado, ver o que os outros fazem e irem atrás só porque "é moda" ou "faz falta", não faz qualquer sentido. No fim, quem gostar joga, quem não gostar, não joga...ponto.


Não tem de ter, mas na minha opinião deveria ter, penso que todas as plataformas deveriam ter jogos dos mais variados géneros. Eu não quero que a XBOX seja o mesmo que a playstation, nem sequer disse isso, e acho que quem muda para outra plataforma o faz em consciência sabendo o que tem a espera (dai ter mudado), mas acho que faz bem a todas as plataformas terem bons jogos em todos os Géneros. Não tem de olhar para o Lado, e ver o que os outros fazem, que eu saiba jogos na terceira pessoa são um Genero, não são exlusivos de Marca A, B ou C. Por mim a produtora até pode escolher fazer em VR, eles como bem disseste tem a sua visão, agora eu posso gostar mais ou menos ou não gostar, mas ainda sou livre de dar a minha opinião.

Depois se lerem o que eu disse, no ultimo ponto eu refiro que "Espero que nos que estão por vir, mudem essa perspetiva, mas até ver assim dos mais importantes a sair este ano, temos mais uma vez dois FP (Indiana Jones e Avowed) e 1 3rdP (Senua Saga)".
Jogos 3rd person há muitos, bons é que já é mais difícil. Depois muitos jogos que o @Ansatsu refere, são jogos que ainda não saíram, e que nem sabemos como são ou se vão ser bons, até ver pode ser mais um Redfall.

E na MINHA opinião, é a percepção que tenho e continuo a ter, ou seja, se me perguntares, jogos 3rd person da Sony tens varios, TLoU, GOW, Uncharted, Ghost of tsushima, Horizon, isto para mencionar jogos que são considerados como muito bons. Se me perguntares da XBOX so te consigo dizer o Gears of War e o Starfield. Nas outras plataformas tambem ha generos que não são tão bons, como são na XBOX, mas como estamos no topico do Indiana Jones e o jogo vai ser um FP, dei a minha opinião, não disse que o jogo vai ser mau, disse que preferia (preferencia pessoal) que fosse na terceira pessoa, porque sempre gostei de jogos de aventura dentro deste estilo como tomb raider, e uncharted.
 
Já sabia que ia haver choro de ser first person. :joker:
Manifestar desagrado com uma limitação/opção técnica não é necessariamente "choro".

Normalmente prefiro 3rd person a 1rst, até porque não acho que se ganhe alguma coisa extra em termos de imersão no jogo.

E neste caso em particular gostaria de ver o Indy enquanto jogo, em vez de ficar limitado a vê-lo em cutscenes e pouco mais. Não é um FPS e por isso acho que seria mais acessível - e para mim mais agradável - de se jogar na 3ª pessoa, sobretudo quando se andar a saltitar de armadilha em armadilha.

Mas não vai ser este pormenor que me vai fazer perder o interesse no jogo, longe disso.
 
Acho que há um mal generalizado neste fórum e pela internet fora.
Existe um grupo que diz que tudo o que é Microsoft é horrível. Há outro que diz que tudo o que é Microsoft é bom e imune a críticas.
Neste caso em específico, vejo imensas pessoas (ainda bem que não sou o único) a dizerem que preferiam um jogo de aventura na 3.ª pessoa. Por outro, vejo pessoas a falar em choradeira.
Gostos são gostos e lá porque o meu é contrário ao da grande maioria não significa que seja errado. Além disso, muito menos significa que estou a criticar algo ou alguém. Estou a dar a minha opinião neutra num fórum público. Eu sei que custa, mas o pessoal também devia habituar-se a ler, responder (concordando ou não) e respeitar. Siga, que o vou jogar mesmo não sendo o jogo que eu pessoalmente queria 😅
 
Não tem de ter, mas na minha opinião deveria ter, penso que todas as plataformas deveriam ter jogos dos mais variados géneros.

O que a Microsoft mais tem é jogos dos mais variados géneros, bem mais do que por exemplo a Sony.

Este até acaba por ser um género novo para a Microsoft, um first person de aventura cinematic story driven.
 
Última edição:
Em relação ao indy preferia terceira pessoa. No entanto sendo da Machine games sabia - se que ia ser primeira pessoa, e também é praticamente certo que será excelente.


A MS neste evento apresentou um jogo Third Person, com altos valores cinemáticos e de história. Acho que se enquadra no tipo de jogos que se diz estarem em falta nos exclusivos MS.
 
O que a Microsoft mais tem é jogos dos mais variados géneros, bem mais do que por exemplo a Sony.

Este até acaba por ser um género novo para a Microsoft, um first person de aventura cinematic story driven.

O que se diz é que este tinha tudo para ser excelente na terceira pessoa. Porque infelizmente dentro do género de aventura numa consola tens muito e nesta tens o gears e o Starfield, logo tens muita variedade mas dentro deste gênero é quase nada.

O pessoal só queria a opção de ver o personagem em vez de andar a ver as mãos, mas é o que é. Se desenvolveram o modelo para alguns momentos bem que poderiam ter dado a opção
 
O que se diz é que este tinha tudo para ser excelente na terceira pessoa. Porque infelizmente dentro do género de aventura numa consola tens muito e nesta tens o gears e o Starfield, logo tens muita variedade mas dentro deste gênero é quase nada.
Tal como na outra consola faltam muitos outros generos. Já sabemos que a Sony se dedica a jogos Third Person Cinematic Story Driven, e as grandes produções deles são basicamente quase todas dentro desse genero.

Depois falta-lhes é todas as outras, que por exemplo a Microsoft tem.

Como disse, joguei todos os Wolfenstein's da Machine Games e gostei mesmo muito dos jogos. Os first person deles são muito bons. Pessoalmente estou com grandes expetativas para o jogo.

Quem não se conseguir adaptar ou jogar first person, não joga, não há nada a fazer quanto a isso. Também há pessoal que só gosta de first persons e ignora os third person, é impossivel agradar a todos.
 
Última edição:
Acho que há um mal generalizado neste fórum e pela internet fora.
Existe um grupo que diz que tudo o que é Microsoft é horrível. Há outro que diz que tudo o que é Microsoft é bom e imune a críticas.
Neste caso em específico, vejo imensas pessoas (ainda bem que não sou o único) a dizerem que preferiam um jogo de aventura na 3.ª pessoa. Por outro, vejo pessoas a falar em choradeira.
O problema julgo que está mais no desiquilíbrio de exigências. Se passarmos nos tópicos das 2 outras rivais não vejo pedidos constantes de que x ou y devia ser assim ou assado mesmo estando já sobrecarregados de jogos do género. Lá o pessoal fica com hype do que sai. Aqui centram-se mais no mau ainda para mais sendo IP's novos e novas ideias.

Depois queixam-se da maioria estar a apostar em remasters e remakes..fazem é eles bem em ir pelo seguro.
 
O problema julgo que está mais no desiquilíbrio de exigências. Se passarmos nos tópicos das 2 outras rivais não vejo pedidos constantes de que x ou y devia ser assim ou assado mesmo estando já sobrecarregados de jogos do género. Lá o pessoal fica com hype do que sai. Aqui centram-se mais no mau ainda para mais sendo IP's novos e novas ideias.
Isso é algo que já se nota há vários anos e não há muito a fazer, a Microsoft já ficou com essa fama.

Acho sinceramente que se devia dar o beneficio da duvida a este jogo do Indiana Jones, pois pode estar ali um jogo muito bom. Ao invés disso, começam as criticas porque o jogo é first person e não third person.
 
Back
Topo