[Home Cinema] Home Cinema na sala de estar: integrar sem estragar

d_only_1

Power Member
Esta thread era inicialmente para ser simplesmente um pedido de ajuda a escolher umas bases de colunas que não custem os olhos da cara (já vi muitas que custam mais que as colunas...), ou até ideias alternativas DIY ou com partes IKEA. Queria algo que conseguisse tornar as colunas "parte da mobília" da sala sem ficar a destoar ou chamar a atenção, o que não é fácil para surrounds, e ainda menos para o tamanho das colunas em questão. Neste caso umas Klipsch R P-160M que pesam 9~10kg e têm cerca de 23x33cm de base e 42cm de altura.


Mas aproveitei para tornar isto num tópico mais abrangente sobre algo que tenho vindo a me debater: ter um pequeno home cinema bem integrado numa sala de estar. O texto acabou mais longo do que o esperado mas peço a vossa paciência pois penso que vale a pena ler e discutir. 😁

Diria que se calhar 99% do conteúdo sobre Home Cinema que se encontra na net prende-se com a parte técnica dos vários componentes, ou então o que se encontra a nível de design é para salas dedicadas. Muitos de nós (provavelmente a maioria) não tem uma sala à parte dedicada para um Home Cinema mas sim uma "sala de estar bem equipada". E é aqui que nem sempre é fácil integrar todo o "equipamento" mantendo uma sala com aspeto de sala e não de showroom de uma loja.

Já temos TV's extremamente finas e que se integram perfeitamente numa sala, mesmo com dimensões bastante consideráveis, projetores de curto alcance que praticamente não ocupam espaço (short throw projector) mas a componente audio torna-se mais desafiante. Este é um dos aspectos pelo qual as soundbars têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade, para além de serem mais simples de instalar. Mas por muito que tenham melhorado as soundbars ainda ficam muito aquém de uma solução com colunas dedicadas.

As colunas de embutir em paredes e teto são uma boa solução para criar um sistema muito discreto. Mas infelizmente requerem uma preparação prévia ou paredes e tetos falsos em pladur. Algo que é muito comum do outro lado do atlântico mas não tanto para nós que usamos betão e tijolo.

Um bom par de colunas, sejam torres ou monitores, conseguem ficar bem integrados como parte da mobília ou até como peça de arte, em certos modelos. Mas estão normalmente mais associados a ouvir música, se calhar até ligado a um giradiscos vintage, com uns LP's em disposição nas prateleiras. Mas.. um sistema home cinema com 5, 7, ou até 9 colunas e subwoofer(s)... :smilliex:

AVR, processador, amplificador, não é muito difícil conseguir colocar num armário, juntamente com a tvbox, Playstation, etc. Coluna central, também dá para colocar no móvel, por baixo da TV, sem destoar muito. Subwoofer, se não for muito grande, consegue-se arranjar um espaço no chão, meio escondido, embora nem sempre no local ótimo em termos acústicos. A partir daqui começa o desafio.. Surrounds traseiros, laterais, e agora com Atmos na moda, colunas elevadas.

Se alguém aqui conhece o canal de Youtube do Andrew Robinson certamente já reparou no cuidado que ele tem com a componente estética na sua sala quando apresenta as suas reviews de equipamento. E há que admitir, seja qual for o equipamento que está a mostrar, tem sempre um aspecto impecável.

Posto isto, para além da ajuda para a minha questão inicial, convido a partilharem as vossas soluções e/ou discutir ideias para uma sala de estar que seja tão agradável aos olhos como é para os ouvidos 🙂


Cumps.
 
Já existe um tópico onde isto costuma ser mais falado: https://forum.zwame.pt/threads/mostrem-la-os-vossos-sistemas.112308/

Não existem "regras de ouro" para conseguir integrar visualmente... Vai depender muito do espaço disponível, daquilo que já temos, da margem de manobra para fazer alterações, junto com a nossa experiência, gosto e jeito para a coisa. Dito isto, há sim alguns truques para melhorar a coisa. Arranjar móveis que não sejam para hi-fi, mas que são robustos para evitar ressonâncias e permitem ter o equipamento bem integrado (seja à vista ou escondido). Fazer tratamento acústico com tapetes, cortinados, estantes com livros e afins.

No meu caso, sempre tive os aparelhos poisados em cima de móveis. As colunas traseiras preferi sempre colocar fixadas na parede, e agora que estou a preparar uma remodelação da sala, irá passar por um móvel de TV onde apenas a coluna central e o receiver ficam à vista, os restantes aparelhos vão ficar escondidos (com um repetidor de IR lá dentro). Irei também aproveitar para esconder o(s) subwoofer(s), embora não consiga que fique(m) no local ideal que eu desejaria.

Sugiro que comeces pelo tópico que referi. Eu costumo procurar muito por galerias de sistemas noutras paragens: no Pinterest, AVForums ou AVSForum por exemplo. Daí tiro ideias, e depois vou criando as minhas soluções (e muita negociação com a minha cara metade)
 
Obrigado pelas dicas @miguelbarroso 👍

Confesso que ao tornar a minha dúvida inicial num tópico mais geral esqueci-me que já existia esse tópico de mostrar os sistemas. Irei passar a discussão para lá então.

Cumps.
 
Back
Topo