Se fosse um problema de esta ou aquela rede particular, então não existiam queixas agnósticas de operadoras e que transcendem fronteiras. Da mesma forma que a generalidade dos dispositivos Android da concorrência não evidenciam sintomas tão exacerbados e/ou generalizados.
Algo se está a passar efectivamente, e não parece ser só hardware. É óbvio que a Google é a principal culpada nisto. Se há problemas na network stack/baseband desta implementação tiveram 6 meses para trabalhar nisso (e estou a ser generoso pois o modem Exynos usado no 8 é uma minor revision do usado no 7). Parece que nunca este tão mal como hoje se vê. Se há incompatibilidades então que as resolvam, que dialoguem com as operadoras e tentem encontrar soluções, uma empresa com a dimensão da Google não tem a mínima desculpa para o tempo que isto se tem arrastado. Milhentos de outros dispositivos muitos deles num nicho por si só, não evidenciam o mesmo nível de problemas e isto nas mesmas redes e quer usem Qualcomm, Mediatek, etc.
Para o cliente isto é transparente. Se o sistema de ABS (fabricado pela Bosch) do meu Renault está a dar problemas, não me vou queixar à Bosch, é a Renault que tem que resolver pois foi esta que o implementou.