GIMP - Tópico Geral

Se é opensource, porque não liberdade de escolha?
Eu concordo que possa ser possível juntar tudo numa janela só OU flutuante, como agora está.
Pessoalmente, janelas flutuante ainda me faz alguma confusão :)
 
Sempre odiei o modo das janelas flutuantes mas no dia em que comecei a usar o Gimp com dois monitores mudei logo de ideia :P Desde então não quero outra coisa :-D
 
Sempre odiei o modo das janelas flutuantes mas no dia em que comecei a usar o Gimp com dois monitores mudei logo de ideia :P Desde então não quero outra coisa :-D

Com dois monitores é excelente, sem dúvida, mas apenas com um torna-se mais chato, pode ser que agora passe a usar mais. É um programa que tem evoluído bastante.
 
Tenho andado à procura de uma maneira de rodar o Gimp 2.7 no Lenny, mas ainda não consegui. A minha última tentativa foi no portátil. Quando instalei todas as dependências (e foram muitas...) e tive de reiniciar o computador (já noutro dia, para instalar o Gimp propriamente dito...) o sistema arrancou, vi o wallpaper no ecrã, mas os menus do Gnome nem vê-los. Conclusão, tive de reinstalar o sistema, compilar kernel (para assegurar compatibilidade com placa wireless...), etc.
Acontece que apesar de versão de teste, o Gimp 2.7 com a single window faz falta...
Alguma ideia? Até tentava outra vez, mas não quero voltar a instalar o sistema... :002:

Conto convosco!
 
Gimp 2.7 is a development release, like saying "2.8 alpha". When it gets stable, aka 2.8, it will be included in the repos.

Regarding gimp, version 2.X, where X an odd number, it means its a development release. Even numbers for X are for stable releases.

Compilare Gimp 2.7 su Debian Squeeze
http://www.edmond.netsons.org/index.php/2009/10/19/compilare-gimp-2-7-su-debian-squeeze/

Não sei se este dará
http://tuxarena.blogspot.com/2009/08/how-to-compile-and-install-gimp-270-in.html
 
Olá,

Realmente eu também gostaria de experimentar a nova versão do GIMP, mas prefiro esperar pela versão estável.

Cumprimentos

Quer então isto dizer que quando sair a versão 2.8 do Gimp ela vai estar nos repositórios? É que no synaptic do Lenny não aparece a versão 2.6 (que é stable...)...


Não dá por certo. No Lenny tive que satisfazer estas mesmas dependências e muitas mais...
 
Quer então isto dizer que quando sair a versão 2.8 do Gimp ela vai estar nos repositórios? É que no synaptic do Lenny não aparece a versão 2.6 (que é stable...)...
Mau,não vamos confundir stable para devs da debian, e stable/lançamento do devs do programa. são coisas diferentes...
Não dá por certo. No Lenny tive que satisfazer estas mesmas dependências e muitas mais...
Ai é no lenny. Podes tentar tb o seguinte link, mas o melhor é esquecer (pois as dependências terão todas versões + recentes que o lenny)
http://tuxarena.blogspot.com/2009/03/how-to-compile-and-install-gimp-266-in.html

e volto a destacar
Código:
apt-get build-dep gimp
 
We are happy to announce immediate availability of GIMP 2.8 — a new stable version of GNU Image Manipulation Program that culminates 3.5 years of exciting work.With this version we are introducing some long-anticipated features such as layer groups, on-canvas text editing, advanced brush dynamics and the much desired optional single-window mode. We also started applying other important changes to the user interface that bring us closer to matching the product vision.
For detailed information about changes since 2.6 please read the release notes. Source code is available for downloading from a plethora of mirrors, a build for Windows will soon be available, and we hope to see a build for Mac OS X released as well.
We'd like to thank everyone who participated in development of GIMP 2.8: programmers, translators, documentation writers (updated user manual is a work in progress), and testers. We also thank our user community for the dedication and support — we needed it more than ever.
Now that this version is finally released, we are grasping the future with both hands. Stay tuned: some really exciting news will follow.

fonte

Não sei porquê mas cada vez acredito mais na teoria do 2012 :-D
 
Qual é a teoria do 2012?

Eu respeito muito este pedaço de software que é o Gimp, pelas capacidades que aparenta. Porque para mim sempre foi um grande mistério usá-lo para tarefas de mainpulação de imagem simples.
 
Depois de anos de critícas por não ter as janelas do gui "unificadas" (não sei é o termo técnico), espero que os utilizadores dêm uma nova oportunidade ao GIMP.

Não sou de perto uma pessoa especializada nesta área, mas as vezes que mexi no 2.6, sempre correu bem.
De vez enquando não se encontram logo as coisas, mas uma procura no google ajuda sempre.
 
Eu uso o gimp "à séria" e confesso que sempre odiei as janelas separadas quando só tenho um monitor. Para multi-monitor é uma bênção pois dá mesmo jeito ter tudo à vista e aproveitar o espaço mas para um único monitor consegue ser um inferno :S

Para além do modo de janela única que a meu ver está bem implementado, ainda trás muitas pequenas alterações que são muito bem vindas como, por exemplo, um controlo sobre os canais rgba muito mais lógico do que a forma que era feito anteriormente.
 
Porque para mim sempre foi um grande mistério usá-lo para tarefas de mainpulação de imagem simples.
Não sei o que entendes por "tarefas de manipulação de imagem simples", mas eu tenho utilizado para o que eu considero "tarefas de manipulação de imagem simples" e o GIMP não se tem saído nada mal. O que eu considero "tarefas de manipulação de imagem simples" é o fazer montagens entre imagens, aplicar uns filtros, recortar partes da imagem, para além daquele básico como crop, redimensionar, girar 90º, etc.

Utilizo-o também para criar os templates web e também não tem corrido nada mal.
 
Eu desinstalei a versão antiga e instalei esta e não noto nada de diferente, está tudo igual.
Pelo menos parece-me.
As janelas continuam a aparecer como antes.
 
Eu desinstalei a versão antiga e instalei esta e não noto nada de diferente, está tudo igual.
Pelo menos parece-me.
As janelas continuam a aparecer como antes.

No fim de abrir o Gimp, tens que clicar em "Windows" (janelas) e depois escolher a opção " Single-Window Mode"
 
Estou a iniciar-me ao GIMP, mas não consigo encontrar o menu para 1 operação (que quase de certeza existe no GIMP, pois é muito útil).

Eu tenho uam imagem (centrar, mas muito recortada) e à volta 1 fundo UNIFORME (mesma cor).
Anteriormente no software que eu utilizava havia 1 botão (que activado), eu clicava no fundo e "todo o fundo" ficava seleccionado. O que me permitia apagar o fundo e ficava com 1 fundo transparente (ou seja... evitava ter de apagar à-la-pata cada bocadinho do fundo.

Ess função é muito rápida e útil. Sim, quase sempre precisa de uns retoques, mas poupa imenso tempo.

Mas eu sem o nome da função, ou o menu onde enconto isso... não chego lá.

Precisava da vossa ajuda.
Obrigado.
 
Back
Topo