Garmin Instinct 2/2S Solar

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
GarminInstinct2S_Solar.jpg


O Garmin Instinct 2/2S Solar (o Instinct 2 Solar é a versão de 45mm e o Instinct 2S Solar é a versão de 40mm) é uma proposta muito interessante da Garmin por vários motivos. Uma das principais marcas quando se pensam em relógios desportivos/smartwatches tem neste modelo, agora com carregamento também através de energia solar um aumento da autonomia que é muito bem-vinda, em particular para quem tem smartwatches que necessitam de serem carregados todos os dias(sim Apple, estou a pensar em ti). Além do aspeto robusto, é resistente à água até 100 metros, calor e a impactos. O vidro é Corning Gorilla resistente a riscos.

Mas falemos do posicionamento do Instinct 2 Solar na gama da Garmin. O Fenix que é o modelo de topo ultrapassa os 800€ (Garmin Fenix 7X ou o Garmin Fenix 7), este modelo fica-se por metade desse valor sensivelmente e pelo que oferece é provavelmente o smartwatch a bater.

Um dos pontos interessantes é que existe em duas versões, uma com 40mm e outra com 45mm. Eu prefiro relógios de 40mm, 45mm parecem-me demasiado grandes para serem utilizados todos os dias, e os smartwatches têm dois inconvenientes para serem tão grandes, em primeiro lugar também são bastante altos, o que aumenta o volume, em segundo lugar, ao permitirem monitorizar o sono, é um convite para serem usados 24 horas, 7 dias por semana, logo, algo mais pequeno vai ser preferível. A legibilidade não é afetada pela dimensão do ecrã, mas a autonomia vai ser, atendendo que a capacidade de captar a energia do sol vai ser inferior no ecrã menor. Fica o aviso.

Em termos de funcionalidades, tem GPS, altímetro, barómetro, bússola eletrónica, rota trackback para que voltem ao ponto de partida pelo mesmo percurso. A sincronização com o smartphone também não podia deixar de estar presente pelo que vão ter acesso a notificações, calendário e aplicações da Garmin que podem descarregar da Loja Connect IQ e efetuar pagamentos com a Garmin Pay. Não estou familiarizado com o Garmin Pay.

Na vertente de aplicações desportivas tem vários perfis de atividade pré-carregados para corrida, ciclismo, natação, treino de força, escalada em interior, corrida virtual, golfe, ioga, HITT.

Mede o ritmo cardíaco alertando se este estiver demasiado elevado ou baixo, VO2 Máximo, monitorização do Stress, sono, oximetria de pulso, idade de fitness, entre outros. Infelizmente não permite efetuar eletrocardiogramas como o Apple Watch.

Um aspeto que me chamou à atenção é que parece que a Garmin se está a desviar do caminho lançando versões específicas para alguns desportos na sua linha de produtos. É algo completamente artificial e que pode ser desastroso a médio prazo. Têm uma versão para Surf e para camionistas (versão não solar), por exemplo. Espero que seja apenas impressão minha...

Pelo preço há opções melhores? Escapou-me algum ponto importante?


Garmin Instinct 2S Solar Grafite​


https://comparador.zwame.pt/produto/68926958

https://tropicalprice.com/product/B09MTNP71K

Se comprarem através destes links ajudam-nos a manter o fórum. Obrigado.
 
Última edição:
Back
Topo