PlayStation Final Fantasy XVI (Square Enix)

@Devil_Kratos Estás precisamente onde eu estou e tive o mesmo feeling... Depois de uma batalha daquelas, espetam uma quest assim... O jogo está longe de ser perfeito, mas as batalhas épicas é sem dúvida o ponto alto disto.
 
Pensei que era o único a achar isso lol O pacing do jogo é terrível. Tem missões do melhor que já vi num jogo, que depois intercalam com coisas que não lembra a ninguém xD
As side quests também deitava quase tudo ao lixo.
São os maiores defeitos do jogo na minha opinião. Mas dava-lhe um sólido 8, pelas batalhas e pela história.
 
Assim é complicado... xD

Quando digo e penso que o jogo está a melhorar ainda mais, epah a batalha com o Hugo/Kupka é das melhores boss battles que já tive num jogo, mas logo a seguir as missões principais são tipo: ir apanhar areia ao pé do rio e alhos ao mercado? LITERALMENTE. lol

O pacing é mesmo o calcanhar de aquiles deste FF.

Isso e num jogo tão apostado em cutscenes as passagem para/de gameplay serem cortes completos e não integrados. Adora aquelas ligações que fizerem nos GoW ou LoU por exemplo, em que até se fica na dúvida se já estamos a controlar a personagem ou não.
 
O ritmo do jogo não pode ser sempre a abrir. Acho que atualmente, qualquer jogo com mais de 20h de duração, trazem sempre á baila o pacing.

Tem sempre de haver mudanças de ritmo nos jogos, isso é normal. Agora essas mudanças podem ser bem ou mal feitas.

Este jogo, por exemplo, faz aquela coisa irritante de estares na base e teres de andas a correr a base de um lado para o outro para ouvires uma exposição de uma personagem de cada vez, e por vezes mais que uma vez a mesma personagem. É, fala com o A, corre para o outro lado (e corre é forma de expressão), fala com o B, depois na outra ponta fala com o C, depois volta para o A.

Não há grande variedade de atividades ou de narrativa que ajudem nestas quebras de ritmo. Estas quebras de ritmo devem estar "escondidas" e fazer parte natural do desenrolar do jogo, mas aqui saltam à vista.
 
Após ter comprado no lançamento (graças a demo), eis que hoje a jornada chegou ao fim.

Pontos positivos:
- História e personagens: fantástico do início ao fim, com aquele toque de Game of Thrones. É um FF puro, digno do legado da geração PS1;
-OST divinal;
- Graficamente soberbo, mas está longe de explorar o potencial da PS5;
- O gameplay virado para a ação, tornou o jogo mais dinâmico e acessível a um novo público. Neste campo, acredito que tenha desiludido os fãs mais puristas (mas não faltam JRPGs com turnos e ao estilo dos FFs antigos);
- As side quests numa fase mais avançada do jogo, acrescentaram pedaços que enriquecem a história;
- História com princípio, meio e fim, sem haver necessidade de preencher buracos com DLCs.

Pontos neutros:
- As side quests também: algumas notam-se que estão lá para encher chouriços.

Ponto negativo:
- Os elementos de RPG não estão lá a fazer nada.

Para finalizar, foi bom ver o regresso de FF à boa forma, depois de um período mais negro com a saga XIII (lixo puro), um XV que foi uma manta de retalhos e um VII Remake que me deixou um grande amargo na boca (devido às invenções que fizeram).
Não é o melhor FF de sempre, mais é superior a tudo o que saiu após IX original.

Nota final: 9/10
 
É. Eles perguntam se queres ou não.
O estranho é isso, diz se quero avançar a partir do Phoenix Gate mas se meter não volta atrás.
Irei testar novamente a ver.

Edit: ya confirma se, tinhas razão. Tinha percebido mal a mensagem. Tinha começado após Phoenix Gate mas tira um bocado imersão. Sendo assim vou recomeçar o new game plus
 
Última edição:
Bem que abuso as primeiras 2h. Do melhor que já vi em muito tempo. Cutscenes bastante dinâmicas, gráficos idem. Combate sólido, os QTE resultam bem e até agora têm sido épicos.

No entanto, vou ter que tocar na questão da performance. Fui para o modo quality porque o modo performance comprometia muito. Foi igualmente mau. Já não bastavam os 30fps, mas ter dips de 19fps na primeira grande batalha (não vou entrar em detalhes mas vocês devem saber ao que me refiro) já me deixa de pé atrás para o que aí vem. Isto nem deve ser uma limitação da PS mas sim da própria engine.

Outro aspecto menos positivo até agora acaba por ser o lip sync para as vozes jap e as próprias animações das personagens. Faz-me alguma confusão em alguns diálogos a cara estar completamente para paralisada e só mexerem os olhos e a boca.

Já agora aproveito e pergunto como se pode aumentar a dificuldade, está demasiado fácil, apesar de ter escolhido o action mode.

Estas são as primeiras impressões estando ainda na intro.
 
Já agora aproveito e pergunto como se pode aumentar a dificuldade, está demasiado fácil, apesar de ter escolhido o action mode.
Quanto á dificildade, ve se nao tens colocados os colares que fazem os ataques e os dodge automaticos entre outras ajudas.

De resto o jogo nao é muito difícil, eu vou em umas 30h e devo contar pelos dedos de uma mao as vezes que morri. Que por mim esta bom.
 
Última edição:
Não podes, depois de terminares a história tens disponível o modo Final Fantasy que aumenta a dificuldade em NG+.

Não sou fã de re-runs infelizmente. O que é uma pena.
Quanto á dificildade, ve se nao tens colocados os colares que fazem os ataques e os dodge automaticos entre outras ajudas.

De resto o jogo nao é muito difícil, eu vou em umas 30h e devo contar pelos dedos de uma mao as vezes que morri. Que por mim esta bom.
Não tenho, assim que li a descrição nem sequer considerei. Mas pelo menos vai tornando-se mais desafiante não?
 
Bem que abuso as primeiras 2h. Do melhor que já vi em muito tempo. Cutscenes bastante dinâmicas, gráficos idem. Combate sólido, os QTE resultam bem e até agora têm sido épicos.

No entanto, vou ter que tocar na questão da performance. Fui para o modo quality porque o modo performance comprometia muito. Foi igualmente mau. Já não bastavam os 30fps, mas ter dips de 19fps na primeira grande batalha (não vou entrar em detalhes mas vocês devem saber ao que me refiro) já me deixa de pé atrás para o que aí vem. Isto nem deve ser uma limitação da PS mas sim da própria engine.

Outro aspecto menos positivo até agora acaba por ser o lip sync para as vozes jap e as próprias animações das personagens. Faz-me alguma confusão em alguns diálogos a cara estar completamente para paralisada e só mexerem os olhos e a boca.

Já agora aproveito e pergunto como se pode aumentar a dificuldade, está demasiado fácil, apesar de ter escolhido o action mode.

Estas são as primeiras impressões estando ainda na intro.


O modo qualidade é o recomendado por causa da frame rate ser mais consistente. Maior parte do tempo corre a 30 fps, salvo umas raras excepções. Essa da batalha inicial que falas é uma delas.

Em relação ao lip sync, a voz original é inglês. A Square Enix referiu isso antes do lançamento que não recomendava jogar noutra lingua a não ser inglês por esse motivo.

Em relação à dificuldade é o que disseram, o jogo não é propriamente difícil, no NG+ tens um modo que aumenta a dificuldade. O que recomendo é jogar o modo Action Focused e sem os acessórios referidos no post atrás.
 
O modo qualidade é o recomendado por causa da frame rate ser mais consistente. Maior parte do tempo corre a 30 fps, salvo umas raras excepções. Essa da batalha inicial que falas é uma delas.

Em relação ao lip sync, a voz original é inglês. A Square Enix referiu isso antes do lançamento que não recomendava jogar noutra lingua a não ser inglês por esse motivo.

Em relação à dificuldade é o que disseram, o jogo não é propriamente difícil, no NG+ tens um modo que aumenta a dificuldade. O que recomendo é jogar o modo Action Focused e sem os acessórios referidos no post atrás.
Tenho que testar as vozes em Inglês então. Em relação às settings da dificuldade, espero que lancem um patch entretanto, não faz qualquer sentido.
 
Fica a dica para aqueles que jogam de headphones, desliguem o 3D áudio na consola se o som vos parecer abafado. Está bem melhor assim.
 
Terminei ontem o jogo.

Positivo:
- Um protagonista sólido e fácil de nos identificarmos.
- Um sistema de combate excelente ( apesar de eu ser um fã de combate por turnos).
- A banda sonora em combate e na parte principal da história, para mim é fantástica. Já fora disso, penso que cai um pouco de qualidade.
- O active time lore foi muito bem pensado e executado.
- Hunting board
- Batalhas Eikon

Negativo:
- 90% das side quests são para encher chouriços. Só me preocupava em ler aquelas que envolviam os NPC's mais importantes.
- Tem áreas grandes, mas com pouco ou nada para descobrir.
- No inicio ainda comecei a fazer upgrade ao equipamento, mas cedo se percebe que não vale a pena.
- Falta de elementos RPG, como elemental status/status effects. Falta de optimização nos equipamentos. Já que não temos acesso a uma party, pelo menos poder optimizar quem acompanha.
- Falta de mini-games.

Em resumo, acho que é um excelente jogo, sobretudo se compararmos com a saga XIII e ainda mais excelente, se for comparado com o XV.
Parece ser claramente um ponto de viragem na série, resta saber se no próximo vão manter esta linha de pensamento.
O que me desiludiu mais no jogo foi mesmo a exploração. Pensava que ia ter umas áreas secretas que se descobrissem enquanto se andava pelo mundo.
 
Back
Topo