Têm mais a ver com o "bias" que sempre houve.
Bethesda sempre lançaram os seus títulos de forma muito insegura em apenas uma plataforma, e foi sempre a que teve estritas relações entre pubisher e hardware em si. Desde a sexta geração (ps2/xbox/gc).
Depois de
Elder Scrolls: Daggerfall, tens a vinda do Elder Scrolls: Morrowind e o sucesso em consola que enventualmente cimentou o foco consola. Mas mesmo antes disso, já tinham lançado o
Arx Fatalis e o
Call of Cthulu: DcoE na Xbox sem grande expansão deste ditos IP, mas o interesse singular sempre esteve lá. Não foram lançados em PS2 (hardware limitado?) ou GC (userbase?) por algum motivo (falta de recursos?). Seria questionar o homem Todd.
Chegando a era do AAA e investimentos a entrar em descalabros em orçamento/equipas, tens o
Oblivion que marcou uma era quer em PC como em consola, ao ponto que inicou o dissassociar-se entre plataformas "base" e o desenvolvimento é para ambas e os mesmos recursos.
Na PS3, de forma a expandir o que já mais não vendia estagnado em consolas existentes, tentaram um port do
Creation Engine um port muito tardio, mas com muito tempo de desenvolvimento e bastante decente, o que já possibilitou abordar novos ports naquela SKU.
Voltando à continuidade e chegada do
Skyrim, e este alargamento para lançamentos simultâneos, foi obvio que a paridade pc/xbox existiu e a ps3 foi tratada como secundária, mesmo que o suporte foi continuo até chegar a ser uma versão "muito minimamente razoável", a Bethesda foi infâme e pioneira nesta era de pequenos patchs onde inicia o "lança o jogo onde funciona no press start" e vai depurando bugs que destoem o jogo e performance desde o day one. Um Early Acess na data de lançamento.
No universo fallout, o Fallout 3 sendo o uníco que interessa focar, dado que o New Vegas é uma aventura da obsidian, nunca chegou a estes extremos por aparentar ter sido um projeto bem mais trabalhado e com bastante foco entre versões, mesmo que no final as diferenças entre versões existem, mas requerem um escrutinio muito maior e são noite/dia em relação às disparidades Elder Scrolls.
Isto foi o conceito do foco dado, e atualmente o Fallout 4 é um projeto fechado. O Fallout 76 já veio (e é outra equipa) e tudo está em outros projetos. Esta adaptação simultânea à atual nona geração de cosolas de forma nativa, é e foi um patch para esse efeito e poderá ser que corrigir bugs de DLC algures depois dessa meia meia década poderá não ser o foco mas devia: o ir corrigir bugs que destroem o jogo, e esse suporte aparenta nunca ter ocorrido desde que o bug foi indiretamente introduzido.
Podes ler os release logs
aqui, estruturados cronologicamente e por plataforma.