Facebook

Napster_PT

Power Member
Algo que me está a irritar no facebook.

Quando estou a fazer scrool aparecem-me "páginas sugeridas" e essas páginas aparecem com "gosto" como se eu as tivesse a seguir e que as conheço.
Desmarco-as sempre e depois vou ao separador "páginas" e volto a retirar o "gosto" e atualizo a página (faz limpeza das páginas que foram adicionadas) só que depois quando vou para a página inicial do facebook fazer novamente scrool aparecem as mesmas ou novas páginas.

Reparei também quando clico no meu "perfil", depois "Mais" e por exemplo "Programas de TV" desço até ao separador "gostos" aparecem lá páginas que não as conheço e em algumas até tem o visto ativo em como estou a seguir.

Como é que faço para eliminar páginas que não pretendo seguir e nem sequer as conheço nestes dois casos?

Quem puder ajudar-me agradecia.

Obrigado

Cumps
 
Isso são paginas que mudaram de nome e tinhas posto gosto e então mudaram de nome.

Pode aparecer e tens de ter cuidado a dizer "Publicação sugerida" ou "Publicidade sugerida" isso são com base nas tuas sugestões.

É o algoritmo (machine learning) a ler as tuas preferências e gostos. O facebook (meta) utiliza cookies / beacons persistentes. Terás que te habituar pois o teu perfil na rede social (preferências, gostos já conhecem, podes é sinalizar que não pretendes ver mais sobre X marca ou pagina)

A única maneira de aldrabares o algoritmos é começares a gostar de coisas que não gostas e a interagir mais com coisas que não fazias...

Infelizmente é assim. Em relação aos beacons e cookies podes usar as extensões:

Ghostery
Decentraleyes
ClearURLs

Podes usar esta solução no Firefox, o Facebook Container esta extensão irá isolar e impedir que o Facebook rastreie a tua actividade. Aviso já que usa um pouco de RAM e CPU por estar "isolado".
 
Agradeço o esclarecimento mas estás enganado logo no início da tua frase.

Há páginas que pus gosto, que continuo a seguir e alteraram o nome e recebi notificação a informar.

Agora páginas que me aparecem como “gosto” como se eu as “conhecesse” e “quisesse segui-las”, isso é que me irrita.

Agora não me recordo (não estou no pc) quando faço scroll se aparece “Publicação sugerida” ou “Publicidade sugerida”.
 
Agradeço o esclarecimento mas estás enganado logo no início da tua frase.

Há páginas que pus gosto, que continuo a seguir e alteraram o nome e recebi notificação a informar.

Agora páginas que me aparecem como “gosto” como se eu as “conhecesse” e “quisesse segui-las”, isso é que me irrita.

Agora não me recordo (não estou no pc) quando faço scroll se aparece “Publicação sugerida” ou “Publicidade sugerida”.
Quando isso acontecer tira um screenshot.

Pode aparecer também pagina sugerida com base nas suas preferências e/ou sugestões de paginas em letras pequenas.

Deste uma olhadela nas extensões que postei? É uma maneira de evitar.

A Meta usa machine learning (não é nada de novo hoje em dia) o que tu fazes no instagram como likes e publicações oh visualizações de paginas pode reflectir no Facebook ja que "uniram a informação de contas".

Imagina que segues uma página de carros no Instagram.

O Facebook do nada pode te apresentar páginas de carros running ou serviços.. Porque essa informação foi recolhida pelas redes sociais do Meta (que é a empresa que gere o Facebook, Instagram e WhatsApp)

Infelizmente privacidade aqui é bem menor. E com a introdução da inteligência artificial só tende a piorar ;)
 
Quando isso acontecer tira um screenshot.

Pode aparecer também pagina sugerida com base nas suas preferências e/ou sugestões de paginas em letras pequenas.

Deste uma olhadela nas extensões que postei? É uma maneira de evitar.

A Meta usa machine learning (não é nada de novo hoje em dia) o que tu fazes no instagram como likes e publicações oh visualizações de paginas pode reflectir no Facebook ja que "uniram a informação de contas".

Imagina que segues uma página de carros no Instagram.

O Facebook do nada pode te apresentar páginas de carros running ou serviços.. Porque essa informação foi recolhida pelas redes sociais do Meta (que é a empresa que gere o Facebook, Instagram e WhatsApp)

Infelizmente privacidade aqui é bem menor. E com a introdução da inteligência artificial só tende a piorar ;)
Aqui está o printscreen.

Acabo de abrir o facebook e aparece-me logo "Páginas sugeridas" e como 10 (só aparece 2) "gostos" em como eu as "conhecesse" e quisesse "segui-las".

https://ibb.co/N6B4P20

Quanto as extensões instalei a Ghostery para o Chrome.

No instagram também me acontece o mesmo mas com outras páginas.
Acontece quando estou a fazer scrool ou a ver os insta storires de amigos e familiares.
 
Última edição:
Aqui está o printscreen.

Acabo de abrir o facebook e aparece-me logo "Páginas sugeridas" e como 10 (só aparece 2) "gostos" em como eu as "conhecesse" e quisesse "segui-las".

https://ibb.co/N6B4P20

Quanto as extensões instalei a Ghostery para o Chrome.

No instagram também me acontece o mesmo mas com outras páginas.
Acontece quando estou a fazer scrool ou a ver os insta storires de amigos e familiares.
Como te disse a cima e já expliquei não existe maneira de mudar isso.

Tens de enganar o algoritmo dizendo que não te interessa, geralmente reportando como aparece demasiadas vezes ou irrelevante.

E em cima disse-te porquê acontece isso e como podes fazer. O Facebook (meta) recolhe imensos dados sobre ti, imensos! Sabem tudo...

O teu screenshot mostra o que te disse são paginas sugeridas, não tens gosto lá... Tens algum gosto por jardinagem ou algo relacionado com obras etc? É que quando sugere isso...

O Ghostery não será suficiente mas ja é algo, melhor que nada. Pode prevenir de recolher dados. Mas dados que eles já têm não há nada a fazer. A não ser ignorar o algoritmo e deixar de seguir páginas e páginas...

Cumps
 
Percebo que quando aceitamos os cookies ou simplesmente aderimos a uma rede social, eles ficam com o nosso "cadastro", "histórico" de pesquisas, gostos, etc. o que acho mal porque isso é saberem da nossa vida.

Como é que faço para enganar o algoritmo?

O screenshot que postei foram de páginas sugeridas que aparecem com o "gosto" em que eu quisesse "segui-las" e as "conhecesse".
Respondendo a tua pergunta se tenho algum gosto por jardinagem, obras, etc. A resposta é não.

Quanto a extensão Ghostery, estou a usá-la no Chrome mas até agora sem efeitos já que continua tudo na mesma.

Cumps
 
Percebo que quando aceitamos os cookies ou simplesmente aderimos a uma rede social, eles ficam com o nosso "cadastro", "histórico" de pesquisas, gostos, etc. o que acho mal porque isso é saberem da nossa vida.

Como é que faço para enganar o algoritmo?

O screenshot que postei foram de páginas sugeridas que aparecem com o "gosto" em que eu quisesse "segui-las" e as "conhecesse".
Respondendo a tua pergunta se tenho algum gosto por jardinagem, obras, etc. A resposta é não.

Quanto a extensão Ghostery, estou a usá-la no Chrome mas até agora sem efeitos já que continua tudo na mesma.

Cumps
Eu expliquei a cima como o podes fazer. Basicamente fazendo o contrário.

Deixar de fazer actividades que gostas e de seguir paginas que gostas, começa a deixar de seguir o maximo possível, comeca a usar e dar menos intenção daquilo que gostas. Começa a clicar nos anuncios ou paginas e " denunciar" como irrelevante.

Expliquei tudo a cima. Os cookies / beacons do Facebook são persistentes. Mesmo quando sais recolhem dados, para alem de recolherem dados dos dispositivos e enviar para o Facebook.

Queres começar a ter privacidade?
Usa o PrivacyTools.io é uma boa ferramenta com imensas alternativas online.

Expliquei a cima como podes enganar. Podes tambem ler pela internet. Isto também acontece com o Google Ads e todo o sistema Google.

EDIT: Não é por utilizares a extensão Ghostery que isso vai desaparecer, os teus dados ja estão na base de dados deles. Mas o Ghostery impede que recolham mais dados não só o Facebook como outros websites...

Quando se está com login feito, tudo que se faz dentro do Facebook fica associado à conta do utilizador por isso essas extensões não vão fazer nada nessa situação.

Quando à questão em si, o que se pode fazer é carregar em "não estou interessado" nas sugestões se essa opção existir. Se não existe, o que se pode tentar é enganar o algoritmo como mencionado ou tentar bloquear o bloco com as sugestões com a extensão adblock uBlock Origin mas penso que as páginas que o Facebook mostra ao utilizador gera identificadores aleatórios para os elementos por isso é muito provável que mesmo bloqueando com o uBlock, no próximo refresh da página a secção das páginas sugeridas volte a aparecer.
As extensão funcionam sim! Por exemplo o Facebook container podes bloquear isso mas irá usar CPU e RAM a mais quando acedes ao Facebook. É possível não ser "rastreado" pelas cookies e beacons do Facebook.

O problema é quando as tens no teu PC tens de limpar com as devidas ferramentas...

Dizer que as extensões não funciona é só ridiculo se assim for como explicas que o No Script bloqueia conteúdos que podem por risco a exposição dos nossos dados?

Funcionar funciona, não há e milagres e resets nas redes sociais que limpem o teu histórico. Não creio que entendeste, estas extensões agem no browser não naquilo que o Facebook apresenta ou lê.
 
Última edição:
Quando se está com login feito, tudo que se faz dentro do Facebook fica associado à conta do utilizador por isso essas extensões não vão fazer nada nessa situação.

Quando à questão em si, o que se pode fazer é carregar em "não estou interessado" nas sugestões se essa opção existir. Se não existe, o que se pode tentar é enganar o algoritmo como mencionado ou tentar bloquear o bloco com as sugestões com a extensão adblock uBlock Origin mas penso que as páginas que o Facebook mostra ao utilizador gera identificadores aleatórios para os elementos por isso é muito provável que mesmo bloqueando com o uBlock, no próximo refresh da página a secção das páginas sugeridas volte a aparecer.
No meu caso é quando estou a fazer scrool aparece "Páginas sugeridas" e em algumas páginas já aparecem com o "gosto" como se fosse eu a ativar e a querer seguir.

Já uso há algum tempo o Adblock Ublock Origin e o Adblock Plus.

apaga os cookies todos e vê se volta a acontecer
Vou fazer isso mas não me parece que vá resolver.
Depois digo.
Eu expliquei a cima como o podes fazer. Basicamente fazendo o contrário.

Deixar de fazer actividades que gostas e de seguir paginas que gostas, começa a deixar de seguir o maximo possível, comeca a usar e dar menos intenção daquilo que gostas. Começa a clicar nos anuncios ou paginas e " denunciar" como irrelevante.

Expliquei tudo a cima. Os cookies / beacons do Facebook são persistentes. Mesmo quando sais recolhem dados, para alem de recolherem dados dos dispositivos e enviar para o Facebook.

Queres começar a ter privacidade?
Usa o PrivacyTools.io é uma boa ferramenta com imensas alternativas online.

Expliquei a cima como podes enganar. Podes tambem ler pela internet. Isto também acontece com o Google Ads e todo o sistema Google.

EDIT: Não é por utilizares a extensão Ghostery que isso vai desaparecer, os teus dados ja estão na base de dados deles. Mas o Ghostery impede que recolham mais dados não só o Facebook como outros websites...
Sim, explicas-te mas não percebi como fazer.

Então dizes para eu deixar como está, ou seja, quando me aparecerem páginas em que aparecem com o "gosto" deixar ficar e não por "não gosto"?
É isso?

O PrivacyTools.io é algum programa ou extensão?
É gratuito?

EDIT: Entretanto já andei a fazer uma pequena pesquisa mas parece-me que seja um programa para ser instalado no pc...
Qual dos programas aconselhas instalar?
 
Última edição:
Pessoal, acho que arranjei uma solução...

Quando me aparecem as páginas sugeridas quando faço o scrool em vez de retirar o "gosto" nas páginas o que fiz é clicar nos três pontos (canto superior direito) e ocultar.
Assim quando vou a páginas - páginas de que gostaste já não aparecem as páginas que apareciam inicialmente nas páginas sugeridas.
 
Essas páginas sugeridas têm o botão em baixo para colocar gosto, não significa que tenhas posto gosto
É isto que digo..


meu caso é quando estou a fazer scrool aparece "Páginas sugeridas" e em algumas páginas já aparecem com o "gosto" como se fosse eu a ativar e a querer seguir.
Mas não tens gosto nenhum, isso é para colocar gosto.

Não há maneira de tirar as paginas sugeridas aparece a ti, a mim e a todos nós. Baseado nos gostos, preferencias e recolha de dados e anunciantes na tua zona que estejam a querer vender produto perto de ti etc.

São vários motivos e isso é machine learning.

A única maneira de enganares o algoritmo é partilhares coisas que não gostas, deixares de visitar paginas que gostas muito. Evitar partilhar conteúdo que te aparece como sugerido.

Clicar e denunciar o anúncio como irrevelante ou desinteressante ajuda.

O privacytools é um website com coisas alternativas aplicações baseadas na privacidade, encriptação no fundo é uma bíblia de privacidade e de aplicações que te podem ajudar a isso.

A meta (instagram, facebook e whatsapp) partilham tudo o que fazes entre si as empresas são todas do Meta logo não há maneira de fugir a isso. A não ser que pecas para ser esquecido e apagues a tua conta e Voltes novamente..

As extensões apenas vao prevenir que saibam demasiado dados sobre ti! É excelente para isso. Porem se já têm os teus dados, dificilmente consegues retirar da base de dados.

Mas usando extensões consegues prevenir. Eu uso decentralize, Ghostery e Privacy Badger e por último uBlock.
 
limpa os cookies todos
no browser faz clean history
Eu acho que fiz tudo bem...

Fui a:
Definições
Privacidade e segurança
Limpar dados de navegação (pus visto nas várias opções nas duas abas)

Falta-me mais alguma coisa?
Essas páginas sugeridas têm o botão em baixo para colocar gosto, não significa que tenhas posto gosto
Sim.
No meu caso em algumas páginas aparecem o "gosto" em tom de azul em como se "tivesse gostado da página".
Mas não tens gosto nenhum, isso é para colocar gosto.
Então sugeres que quando aparecer as "páginas sugeridas" meter "gosto" em todas as páginas?
É assim que se consegue enganar o algoritmo?
 
Eu acho que fiz tudo bem...

Fui a:
Definições
Privacidade e segurança
Limpar dados de navegação (pus visto nas várias opções nas duas abas)

Falta-me mais alguma coisa?

Sim.
No meu caso em algumas páginas aparecem o "gosto" em tom de azul em como se "tivesse gostado da página".

Então sugeres que quando aparecer as "páginas sugeridas" meter "gosto" em todas as páginas?
É assim que se consegue enganar o algoritmo?
Não.

Entendeste mal. Para enganar o algoritmo tens de fazer precisamente ao contrario do que ele te apresenta. Como denunciar como irreverente ou sem interesse.

Sugiro te que leias estes artigos têm dicas mais elaboradas. O que eu te disse a cima está correto se leres bem chegas lá.

Saiba como ‘driblar’ o algoritmo do Facebook que manipula seu feed de notícias


Percebes inglês? É que os artigos e as fontes são melhores

Decoding the Facebook Algorithm in 2023: A fully up-to-date list of FB Algorithm changes and best practices

Estes dois artigos ja te explicam como isso funciona, se os leres bem. É aconselhado.

Se tiveres interessado pesquisa como funciona o machine learning nas redes sociais (Feed de noticias) etc

Conhecimento é a chave para a aprendizagem e defesa!
 
Como já tinha dito numa publicação anterior.

Acho que arranjei uma solução.

Quando me aparecer as "páginas sugeridas" em vez de tirar o "gosto" nas páginas que lá aparecem, simplesmente clico nos três pontos (canto superior direito) e faço ocultar.
Assim já não aparecem quando vou a páginas - páginas que gostaste.

Penso que no Instagram seja igual porque no Insta Stories como quando faço scroll aparecem páginas que desconheço.
 
Como já tinha dito numa publicação anterior.

Acho que arranjei uma solução.

Quando me aparecer as "páginas sugeridas" em vez de tirar o "gosto" nas páginas que lá aparecem, simplesmente clico nos três pontos (canto superior direito) e faço ocultar.
Assim já não aparecem quando vou a páginas - páginas que gostaste.

Penso que no Instagram seja igual porque no Insta Stories como quando faço scroll aparecem páginas que desconheço.

Lamento desiludir-te, mas isso não vai fazer nada apenas temporariamente e vão continuar a surgir, não há forma alguma de bloquear isso, a melhor opção é criares lista de favoritos para filtrar o queres ver, de resto não há muito mais que possas fazer...
 
Back
Topo