Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Em sitio nenhum do que eu recomendei uma workstation. Por isso não compreendo porque estás a dizer que eu estou a recomendar uma workstation.
Tudo bem, mas o meu ponto é que estás a recomendar um "topo de gama" a alguém iniciante quando há profissionais a quem esse topo de gama chega. E deu-me a ideia que por "algo melhor" a queixares-te dos de 15 ou estavas a recomendar um de 17 ou estavas a recomendar um iMac (ou uma workstation). E ambos para ela são verdadeiras workstations.

Estás a complicar o que é simples.
Não sei em que empresas já trabalhas-te, mas não vamos agora também entrar numa de que em estúdios dão-te monitores de 11, 12 ou 13' para trabalhares porque 15' é grande de mais. Nos últimos sítios onde trabalhei tinha 2 monitores até. Não vamos entrar por ai porque não vale a pena.
Não vale de facto, não vamos andar a comparar experiências profissionais.

Também já tive a sorte de me darem um Mac Pro com ecrã de 30" (2 ecrãs nunca me deram, pergunto-me se estamos a falar de competências de arte 2D? 2 ecras costuma ser em modelação/video), mas normalmente ou levas um PC velho, porque toda a gente tem PC's velhos ou levas um iMac 20". E como pc's de secretária que são não são bons para a actividade estudantil "portátil" e ter de levar um computador para a faculdade para mostrar o trabalho. Considero ser mesmo um mau conselho.
Também fiz os cursos com um Acer 15' do tempo da guerra e dái?.... Para mim, e tendo em conta a experiência que tenho tido nestes últimos anos a trabalhar todos os dias com monitores de vários tamanhos, um de 15' é roçar o limite e para mim já é esforço extra trabalhar num de 15', logo 13, pior é.
Não compares um Acer com o meu iBook de 12, melhor portátil que já tive. ;) (e no teu caso esse Asus deve ter sido o pior)

O que normalmente se quer de um portátil é portabilidade, não um ecrã 17"; 15" para mim é o limiar do aceitável para portátil, o de 17" era incomportável nem sei como o levava para a faculdade viajando de mota. E claro que a configuração de sonho é um portatil "qualquer" mais um iMac 27" em casa (ou um Mac Pro com dois ecrãs que parece ser a tua); mas isso é um bocado proibitivo de ser sugerido sequer, deixa-a chegar a essa conclusão daqui a uns anos, quando acabar o curso superior.
 
Última edição:
Não recomendei nickles.

Apenas disse que 13' parecia um ecra de maquina de calcular quando um de 15' já acho pequeno.

Ou seja, não recomendei o de 13'.

"Não compares um Acer com o meu iBook de 12"

Não estou a a comparar. Estava a dar a entender que usei um de 15 na faculdade e sempre achei pequeno.

Eu tenho um macbook pro de 15' e tenho outro que não é mac com dois monitores e tenho também trabalhado em sitio onde tenho tido sempre dois monitores.
 
Não recomendei nickles.

Apenas disse que 13' parecia um ecra de maquina de calcular quando um de 15' já acho pequeno.

Ou seja, não recomendei o de 13'.
Semântica. :)
"Não compares um Acer com o meu iBook de 12"

Não estou a a comparar. Estava a dar a entender que usei um de 15 na faculdade e sempre achei pequeno.
O meu comentário apesar de não parecer não era em tom indignado. O ecrã do ibook 12 era minúsculo, e como disse quando o descrevi estava no limiar do usável na medida em que se tivesse menos pixeis não dava mesmo. Mas era exactamente o que eu pretendia dele.

O que é diferente de ter um 15" "mau" porque tem de ser.
 
Ai gajos a discutirem, linda a vossa conversa... (posso usar essa linguagem aqui?)
Bom, pelo que vejo voces são profissionais com uma carrada de anos de experiencia e que já tiveram nas vossas mãos outra carrada de PCs de todos os tamanhos e feitios.
E eu sou apenas alguem que está no mundo do design à 2 anos (desde dos 14) e apenas trabalho nas artes gráficas 2D, ou seja, Photoshop e um pouco de Illustrator. e o PC que estou á procura é que me sirva pelo menos até à ao final da Universidade (durante 3 anos e nesse tempo irei aprender ainda trabalhar com videos e flash),
E para andar com o PC sempre atrás (no autocarro ou mesmo a pé), claro que tambem ligo ao tamanho.
Por isso em principio ficarei mesmo com o 13", a não ser que mude de Ideias até Pascoa e opte pelo 14"...
Se eu tiver sucesso e realmente gostar disto tudo, ai irei comprar um PC mesmo em condições Fixo, ou seja um iMac mas só daqui a uns bons aninhos, quando ja tiver a Universidade Concluida.
Ah, e perguntaram porque procuro um novo pc, um mac, eu respondo: Porque o que eu tenho agora, Insys Game Force (do e.escolas), fica lento quando trabalho no PS com trabalhos de grandes dimensoes (ex. 8000x500), a bateria nem 90min dura, procuro algo mais leve, e para não falar que isto aquecer bue! E tenho o Undervolting, que fica pelos 61º (com msn, net, wmp e PS ligados).
 
Última edição:
Ora bem, chegou o momento de trocar para Mac. Agora estou com um problema para decidir o modelo(13' vs 15')

Preciso de portabilidade, no entanto "só" estamos a falar de 4 cm de diferença em largura. Outra questão acerca da portabilidade, e que tenho aqui um portátil de 12' e que rapidamente caiu em desuso por ser demasiado pequeno. Estar algum tempo em frente aquele portátil tornava-se penoso, logo tenho receio que com o de 13' aconteça o mesmo.

Outra questão seria o desempenho, principalmente da gráfica, até porque não sei até que ponto o portátil vá substituir também o PC fixo. Existe sempre um jogo ou outro que gosto que me acompanhe, não sei até que ponto a gráfica da Intel será competente o suficiente nesse aspecto.

Se por um lado o modelo de 13, pela portabilidade me atraia mais, o modelo de 15 atrai-me por me parecer mais "future-proof", e principalmente pela experiência que tive com o portátil de 12.


Para confundir isto tudo ainda tenho a considerável diferença de preço. Por enquanto não sei por qual optar.
 
Estou com um problema para decidir o modelo(13' vs 15')

Preciso de portabilidade, no entanto "só" estamos a falar de 4 cm de diferença em largura.
Esses 4 cm fazem diferença, o de 15 é consideravelmente maior que o de 13, nas minhas mãos (fonte: tenho um de 15)
É que tenho aqui um portátil de 12' e que rapidamente caiu em desuso por ser demasiado pequeno. Estar algum tempo em frente aquele portátil tornava-se penoso, logo tenho receio que com o de 13' aconteça o mesmo.
Tornava-se penoso pela resolução do ecrã/tamanho do teclado, etc... ou pelo tamanho dos pixeis?

Se for teclado, todos os portáteis apple, até o macbook air 11 têm keyboards full sized.
Outra questão seria o desempenho, principalmente da gráfica, até porque não sei até que ponto o portátil vá substituir também o PC fixo. Existe sempre um jogo ou outro que gosto que me acompanhe, não sei até que ponto a gráfica da Intel será competente o suficiente nesse aspecto.
Também não te sei dizer, para os actuais jogos se der é praticamente no mínimo, para os futuros nem se fala. Suponho que para gaming não seja a melhor escolha.
Se por um lado o modelo de 13, pela portabilidade me atraia mais, o modelo de 15 atrai-me por me parecer mais "future-proof", e principalmente pela experiência que tive com o portátil de 12.
Ou seja, a tua vontade é o de 15, mas tens medo do tamanho.

Referente a gráficas em laptops posso dizer que tendo um de 15 raramente uso a gráfica não integrada (a Nvidia 9600) porque sinto a temperatura do PC a aumentar significativamente.
Para confundir isto tudo ainda tenho a considerável diferença de preço. Por enquanto não sei por qual optar.
Se a resolução for um factor o ecrã de 13" do Macbook Air 13 tem a resolução do meu Macbook Pro 15.
 
Era o tamanho do ecrã. A resolução é igual ao de 13. O teclado com o habito a coisa ia lá.

Sim, sei que gaming está fora de questão, era mais por ter aquela escapatória. E até porque depois da portabilidade vem a autonomia, que vai ser necessária.

Sim, estou inclinado para o de 15. No entanto, e pelo que fui lendo quer neste tópico quer noutros, o de 13' seria provavelmente a opção mais correcta.

Parece que vou ter que olhar mais uma vez para eles ao vivo e comparar.
 
Penso que a oferta de gráficas, no caso das portáteis, não foi concebida para gaming intensivo..

Sobre portáteis de 13", posso dizer-te que, no MacBook Air não terás problemas de cansaço.. A combinação de um ecrã com resolução de um MBP de 15", mais as aplicações full-screen, faz com que nunca sintas necessidade de um ecrã maior.. :)

Agora, tens que ver as tuas necessidades de portabilidade..
 
Última edição:
Hoje fui dar mais uma vista de olhos. De facto o de 13 mesmo para o uso é capaz de ser mais indicado. No caso do Air, a drive óptica ainda acaba por fazer alguma falta.
 
Mais no sentido de gravar. Programas ainda tenho um ou outro em cd, que apesar de tudo dá para passar sem eles( e ainda há uma serie ou outra, mas também não é grave). Agora preciso mais para gravar trabalhos que são sempre para ser entregues, e obrigatoriamente por cd. Aqui já não há volta a dar.
 
Entregar por CD? Obrigatoriamente? :O Fiquei surpreendido.. :S

Sendo assim, se optares por um MBA, terás que comprar uma drive externa... Elas custam, no mínimo, entre 40 e 50€.. :S Mas, também se for só para esses casos, é um componente do qual não precisarás de transportar com frequência..
 
Bom, e se estiveres num ambiente com mais macs podes sempre partilhar a drive de gravação de DVD's deles.

Uma colega minha tinha um macbook air e era assim que fazia as gravações.
 
Entregar por CD? Obrigatoriamente? :O Fiquei surpreendido.. :S

Sendo assim, se optares por um MBA, terás que comprar uma drive externa... Elas custam, no mínimo, entre 40 e 50€.. :S Mas, também se for só para esses casos, é um componente do qual não precisarás de transportar com frequência..

Sim, ainda se usa. É me imposto. Neste caso junto o útil ao agradável e assim pode ficar o computador com o extra do dvd.

Bom, e se estiveres num ambiente com mais macs podes sempre partilhar a drive de gravação de DVD's deles.

Uma colega minha tinha um macbook air e era assim que fazia as gravações.

Há sempre mais portáteis à volta, ou mesmo o meu pc fixo, caso esteja em casa, no entanto a drive optica deste já não é de fiar.

Este tópico parece mais um como arranjar uma justificação qualquer para eu comprar mac.

Sim, também é uma justificação. O facto de querer fazer a troca e ter um Mac com outro OS. Mais uma vez junto a necessidade de um portátil com a vontade de querer mais alguma coisa. O que eu não sabia que era necessário uma justificação muito específica para comprar um Mac.
 
Sim, ainda se usa. É me imposto. Neste caso junto o útil ao agradável e assim pode ficar o computador com o extra do dvd.

Há sempre mais portáteis à volta, ou mesmo o meu pc fixo, caso esteja em casa, no entanto a drive optica deste já não é de fiar.

Sim, também é uma justificação. O facto de querer fazer a troca e ter um Mac com outro OS. Mais uma vez junto a necessidade de um portátil com a vontade de querer mais alguma coisa. O que eu não sabia que era necessário uma justificação muito específica para comprar um Mac.

Não é a questão de ter uma justificação específica.. Tem apenas a ver se um Mac é, de facto, uma boa solução.. :)

Por acaso quando estava a escrever estava com essa dúvida.

Mas isso nunca vi fazer.

Tens este link, que diz como fazer a partilha de uma drive óptica, vindo de um Mac ou PC Windows.. :)
 
Não é a questão de ter uma justificação específica.. Tem apenas a ver se um Mac é, de facto, uma boa solução.. :)

Se me disseres assim, de facto tudo aquilo que eu quero de um portátil todos os fazem.Provavelmente apenas no Photoshop(que é usado uma vez por outra) é que o Mac poderá ser uma vantagem. Mas sendo o mais directo possível, sim, quero trocar o Windows, e estou a aproveitar esta altura que posso e a necessidade de um portátil é real.
 
Viva,

Estou em dúvida sobre qual portátil da Apple comprar. Estas são as minhas opções (devido ao limite de orçamento):

- MBA 13" (2011)
- MBP 13" (2011)
- MBP 15" (2010)

Independentemente da escolha, o portátil irá levar update para 8GB Ram e Disco SSD 120gb (Corsair ou OCZ). Não será a minha máquina de trabalho principal porque normalmente trabalho em casa, mas será utilizada com alguma frequência. Trabalho na área de programação de interfaces (web e mobile) pelo que irei trabalhar com programas como Photoshop, Illustrator, Flash, etc...

Qual seria a vossa escolha? Obrigado desde já pela ajuda.
 
Back
Topo