Duvida se devo investir em mac ou nao

Status
Fechado a novas mensagens.
Mas afinal o computador é para que?

Os MacBook Pro, Air e Macbook, não têm gráficas dedicadas que são o ideal para programas de 3D, se afinal é para esse tipo de utilização até o Retina 13" é curto.
 
eu sei bem que o mac desempenha melhor as funções que o win principalmente em trabalho, dai a minha duvida, mas os meu pais querem garantia que vale a pena gastar os 1700 euros pelo computador, e nao apenas so 800 por um win (tipo o Asus X555LB-XO183H).

Gastar 800€ agora, e 800€ daqui a 3 - 4 anos, vais gastar o mesmo que um Mac.

Mas nunca vais ter a qualidade de um Mac de 1600€.

Um MacBook Pro é já grande portátil para quem vai para engenharia (mesmo um Air serve para fazer qualquer curso), áreas ligadas ao multimédia, etc.

Para medicina, um Air básico serve. Tenho amigos que estão a cursar medicina, não precisam de nada do Windows, aliás, Mac brilha, porque trabalha com PDF's, aquilo que um estudante universitário realmente faz, muito, mas mesmo muito melhor que o Windows (aliás, um "mísero" iPad de 200€, trabalha melhor com PDF's nativamente, que um PC de 2000€ com o Adobe Reader...)

Agora uma das razões que vale mesmo a pena comprar o Mac, é que a tua familiar vai passar muitas horas a ler do computador, e a escrever também algumas coisas.

Aí, um ecrã Retina, é a melhor coisa que podes dar, é simplesmente "resolucionário", depois de te habituares a um ecrã retina durante umas horas, simplesmente não consegues olhar mais para um convencional. A diferença é assinalável num telemóvel, grande num tablet, num PC é simplesmente colossal, porque tem muito mais texto, e texto muito mais pequeno.

Uma coisa aí, completamente diferente desse matacão Asus de 15.6" e ecrã 1366x768, praticamente o mesmo que eu tenho no iPhone de 4.7".


Maças são caras e no fundo fazes o mesmo con GNU/Linux.

Duas mentiras na mesma frase...
 
Mas afinal o computador é para que?

Os MacBook Pro, Air e Macbook, não têm gráficas dedicadas que são o ideal para programas de 3D, se afinal é para esse tipo de utilização até o Retina 13" é curto.

Nem sempre é assim

2015-Retina-MBP.010-980x720.png


As Iris Pro têm melhor performance OpenCL que as Nvidia. OpenCL é utilizado em software profissional (e não jogos), e utilizado, por exemplo, na codificação/descodificação de vídeo no Final Cut Pro.
 
Aposta num PC normal de 800€, tens excelentes opções ao nível dos Mac, esquece o Mac, para a utilização que a tua irmã lhe vai dar serve bem para os próximos anos, um Mac é basicamente um desperdício de dinheiro para o uso que vai ter...
 
Em relação ao computador para a minha irmã já tenho uma decisão, um air barato se os meus pais concordarem, gostava que o air tivesse retina mas ainda não inventaram isso, a solução ideal era o novo MacBook mas não gosto do teclado, é estranho, e pouco confortável na minha opinião.


Mas agora mudando de assunto, a pergunta que eu fiz sobre o Boot Camp era porque um amigo meu perguntou-me isso e eu não lhe soube responder.

Assim sendo pelo que já responderam, o Boot Camp funciona bem em qualquer Mac, mas agora a minha pergunta é: qual é o melhor MacBook Pro para trabalho mais pesado de edição?? (Programas da Adobe, Cad e expecificamente solidworks, é preciso mesmo o Boot Camp porque só é compatível para Win)
 
Mas agora mudando de assunto, a pergunta que eu fiz sobre o Boot Camp era porque um amigo meu perguntou-me isso e eu não lhe soube responder.

Assim sendo pelo que já responderam, o Boot Camp funciona bem em qualquer Mac, mas agora a minha pergunta é: qual é o melhor MacBook Pro para trabalho mais pesado de edição?? (Programas da Adobe, Cad e expecificamente solidworks, é preciso mesmo o Boot Camp porque só é compatível para Win)

O Bootcamp hoje em dia não passa de um assistente que te faz o seguinte:

1. divide o disco em duas partições (mac e windows)
2. cria uma pen USB com a ISO do Windows para instalares, e junta com a pen os últimos drivers
3. faz reboot ao computador

Os Mac são PC's UEFI como hoje em dia é cada vez normal no mundo Windows.

O Windows já suporta boot EFI, como o OS X já há muito tempo, por isso...

Não é emulação, não é nenhum "truque", é um PC.
 
Não acho que haja necessidade de haver estas confusões, e só um fórum, eu só fiz uma pergunta legítima para não tar a comprar uma coisa parvamente :)

Gostos são gostos e temos de respeitar o de todos, vamos ter calma e ser todos amigos e zelar pelo bom ambiente neste fórum que é muito bom mesmo
 
sim, exemplos não te vou dar, tens muitos "apple fanatic", mas como o user já está a escolher pela irmã e pelos vistos já se decidiu, boa sorte com a compra, já que o dinheiro é dele(dos pais) não meu, dei a minha opinião e está dada...

Adoro estas respostas, uma coisa é dizerem que para o que ele quer tanto windows como OS X, fazem o necessário, outra é dizerem que com 800€ compram um windows igual a um mac, mas quando pedem para indicar qual é esse Windows, nunca dizem.
Já outro user disse que por 800€ comprava um portátil melhor que o que ele tem no primeiro tópico mas não disse qual, se querem ajudar, ajudem, não mandem bocas para o ar.

Eu nao indico nenhum Windows porque não utilizo Windows a muitos anos e não sei agora que marcas ou modelos são os melhores, nem gráficas, nem .....
Mas sei que qualquer um dos sistemas operativos fazem o que ele quer.


Quanto ao amigo dele que quer um Mac para instalar Windows porque utiliza programas que só existem para windows, ele que compre um windows.
 
Quanto ao amigo dele que quer um Mac para instalar Windows porque utiliza programas que só existem para windows, ele que compre um windows.

Então digo-lhe que não vele a pena, que avance para um Windows? Ele já tem uma boa torre winds montada por ele, mas ele precisa da parte portarei. Eu perguntei pelo Mac porque ele gostava de ter um
 
Se ele for usar algum programa que só exista para OS X, que compre um Mac, se ele for comprar um Mac para lhe meter Windows acho que o mais sensato é comprar um Windows.

O ponto forte de venda de um Mac é o OS X, geralmente os Macs têm hardware pior que um windows, mas com um SO muito melhor que Windows (na minha opinião).
Sou a primeira pessoa a dizer para comprarem Mac, iPhone, tudo da Apple, mas não sou cego, comprar um Mac é usar OS X.
 
sim, exemplos não te vou dar, tens muitos "apple fanatic", mas como o user já está a escolher pela irmã e pelos vistos já se decidiu, boa sorte com a compra, já que o dinheiro é dele(dos pais) não meu, dei a minha opinião e está dada...

Nem um exemplo?

Pois...

Claro que encontras

* SSD PCI-Express com velocidades de transferência superiores a 2GB/s (4X mais rápidos que esses espanhóis)
* Ecrã Retina (IPS, muito alta resolução, vidro com tratamento anti-reflexo)
* Duração de bateria real
* Portas USB-C 3.1/Thunderbolt
* Trackpad multitouch em vidro
* Construção em alumínio
* Espessura
* Teclado iluminado em Português, e assistência de referência

Nem vale a pena falar do SO, que é aquilo que lidas com...

Tudo por 800€, não é? :nocom8le:
 
Em relação ao computador para a minha irmã já tenho uma decisão, um air barato se os meus pais concordarem, gostava que o air tivesse retina mas ainda não inventaram isso, a solução ideal era o novo MacBook mas não gosto do teclado, é estranho, e pouco confortável na minha opinião.


Mas agora mudando de assunto, a pergunta que eu fiz sobre o Boot Camp era porque um amigo meu perguntou-me isso e eu não lhe soube responder.

Assim sendo pelo que já responderam, o Boot Camp funciona bem em qualquer Mac, mas agora a minha pergunta é: qual é o melhor MacBook Pro para trabalho mais pesado de edição?? (Programas da Adobe, Cad e expecificamente solidworks, é preciso mesmo o Boot Camp porque só é compatível para Win)
Não se vão arrepender. Quando ela tiver de ir carregada de apontamentos, dossiês e livros para a biblioteca/sala de estudo ou mesmo esplanada o Air é a companhia ideal. Enquanto que com outro pc teria de andar com o carregador atrás.
 
Adoro estas respostas, uma coisa é dizerem que para o que ele quer tanto windows como OS X, fazem o necessário, outra é dizerem que com 800€ compram um windows igual a um mac, mas quando pedem para indicar qual é esse Windows, nunca dizem.
Já outro user disse que por 800€ comprava um portátil melhor que o que ele tem no primeiro tópico mas não disse qual, se querem ajudar, ajudem, não mandem bocas para o ar.

Eu nao indico nenhum Windows porque não utilizo Windows a muitos anos e não sei agora que marcas ou modelos são os melhores, nem gráficas, nem .....
Mas sei que qualquer um dos sistemas operativos fazem o que ele quer.


Quanto ao amigo dele que quer um Mac para instalar Windows porque utiliza programas que só existem para windows, ele que compre um windows.

Não indiquei porque não sei N modelos de cabeça, mas sei bem que por 800€ compra um pc melhor que aquele Asus com um ecrã FHD em vez do degredo que é em 2015 se venderem pc's seja de que preço for com ecrãs HD, e sim tens toda a razão, é uma resolução completamente descabida actualmente..

Se quer outras opções para pc's tem a secção do portateis, preenche o questionário que bruno anda bem mais dentro do assunto que eu.
A bateria é muito relativo, o meu N53SM que levou com um ecrã FHD(original HD) aguenta-se 4h em Windows 7 com brilho no máximo e wifi ligado com youtube e afins a moer, e é um i7-2670qm, se portateis mais recentes e mais low power não tiverem mais tempo de bateria é porque o fabricante preferiu economizar na bateria(lol), se realmente é portabilidade, ler pdf's e browser, que experimente o OSX, o mais certo é ir adorar aquilo e preferir o Air, nada contra Mac's, mas tambem não são unicórnios alados, á muita oferta no que toca a ultrabooks..
 
Última edição:
Não acho que haja necessidade de haver estas confusões, e só um fórum, eu só fiz uma pergunta legítima para não tar a comprar uma coisa parvamente :)

Gostos são gostos e temos de respeitar o de todos, vamos ter calma e ser todos amigos e zelar pelo bom ambiente neste fórum que é muito bom mesmo

não há confusões nenhumas, queres saber alternativas viaveis em pc abres um topico n secção de pc's http://forum.zwame.pt/forums/portateis.136/ e vais ver as respostas que obtens, porque aqui só apple é que bom tudo o resto é lixo, por isso é que eu nem me dei ao luxo de dar mais conversa ai ao apple fanatico...

e dou por terminada a minha participação aqui...
 
Queres look and feel incluido?
http://*****.pt/store/lcd-11-a-14/70-*****-u731it.html

Lenovo Yoga
Asus Zenbook
Asus Vivobook

Á literalmente centenas de netbooks(agora chamados de ultrabook porque é mais da çena...) na casa dos 800€ com ecrãs FHD e baterias que duram horas e horas e horas, para mais se for com um pdf aberto...
 
eu não ia comentar , mas ao ver tanta ""nem sei o que lhe chamar" não me contive...

@Guilherme Matos uma vantagem dos Macs que me esqueci de referir é que têm suporte oficial durante muitos anos ao contrario do que se passa com windows.

O meu HP tem 5 anos e ainda tenho drivers oficiais da AMD .. Que são os unicos que instalo , de resto o Windows trata automáticamente de tudo..

Para que o pc não fique lento não há outra que não seja escolher GNU/Linux , tem a ver com o próprio sistema de uso de espaços e locação de dados no win e dos modos de gestão ao que acresce problemas de promiscuidade de desenho do sistema, windows é lento dificil de usar e gerir e executa funções sem possibilidade de visualização configuração do usuário o que ajuda a que seja lento ou sem resposta.

Nope, não é nem dificil de usar nem de gerir...

Não tenho o conhecimento para dizer se essas aspectos tecnico são verdade ou não .
Mas o que sei é que seja Windows ( ou outro ) com um SSD não é lento ; e se tiver HDD's , tanto windows como OSx ou outro podem vir a ficar lentos
http://forum.zwame.pt/threads/mac-lento.916633/
http://forum.zwame.pt/threads/macbook-lento-mesmo-depois-de-formatado.882115/
http://forum.zwame.pt/threads/upgrade-macbook-pro-mid-2010.913360/#post-12721547
....

Gastar 800€ agora, e 800€ daqui a 3 - 4 anos, vais gastar o mesmo que um Mac.

- E quem é que te disse que os portateis com windows só duram 3-4 anos ?
O meu HP vai com 5 anos e está praticamente como novo , o Acer da minha irmã com 7 anos (alguns sinais de desgaste mas tambem é um portatil de 400€ do eescolas ; a grande parte dos que conheço duram entre os 5 e 7 anos )
- E que os MAC's duram todos muito mais que isso ?
http://forum.zwame.pt/threads/portatil-13-abaixo-dos-1000.901214/


Mas nunca vais ter a qualidade de um Mac de 1600€.

yup,
http://forum.zwame.pt/threads/macbookpro-nao-arranca.926035/
uma qualidade
http://forum.zwame.pt/threads/imac-liga-so-que-nao.925248/
excelente,
http://forum.zwame.pt/threads/macbook-reinicia-esporadicamente.917247/
não haja
http://forum.zwame.pt/threads/manchas-no-ecra-de-um-mb-pro-retina-13.924529/
duvida
http://forum.zwame.pt/threads/macbo...rapido-mas-aquece-muito.847402/#post-12823241
e há muitos mais ...


Claro que encontras

* SSD PCI-Express com velocidades de transferência superiores a 2GB/s (4X mais rápidos que esses espanhóis)
* Ecrã Retina (IPS, muito alta resolução, vidro com tratamento anti-reflexo)
* Duração de bateria real
* Portas USB-C 3.1/Thunderbolt
* Trackpad multitouch em vidro
* Construção em alumínio
* Espessura
* Teclado iluminado em Português, e assistência de referência

* Não, não é "4x" mais rápido.. os SSD's não se medem simplesmente pela velocidade sequencial máxima....
E os SSD's que tens nos Mac's não atingem os 2GB/s ,
* Arranjas com ecrã FullHD
* A bateria é dos poucos pontos realmente válidos, são poucos os portateis com windows com rendimento semelhante. Mas é preciso ter em conta se para um certa pessoa chega para durar o dia todo permitindo deixar o carregador em cada, pois caso contrario perde grande parte da vantagem,,
* Só o Macbook 12 é que tem USB 3.1 Type C , e Thunderbols os periféricos são muito mais caros e poucos os casos que compensa em relação a usar USB ou HDMI/DVI
*
* Para aquecer as pernas e mãos , é realemente do melhor..
* nope ...
* yup, os dos restantes portáteis vêm em chines ; é uma tristeza /s ...
 
Caro brruno,

Acho que não vale a pena começar com a típica guerra apple vs windows porque não vale a pena. Existe gente feliz com windows, existe gente feliz com OSX...

Falando no meu caso, tive durante anos PC's ou Portateis windows... Há 4 anos atrás mudei para este MBP e, digo-te já, não o trocava por nenhum portátil windows de nova geração. E olha que este portátil já foi 2x para a assistência, da primeira vez por causa do HDD que foi-se e agora desta última vez (há menos de 1 mês atrás) por causa de um problema na gráfica. Em nenhuma das vezes paguei qualquer tostão à Apple pelo arranjo e as duas vezes a assistência foi fantástica!
Para te dar o exemplo dos meus 2 últimos portáteis windows (LG e Acer), também tive que solicitar a assistência nos mesmos... Na LG foram muito rápidos (problema na bateria) e trocaram-me a bateria na hora, que voltou a avariar depois da garantia (6 meses depois) e lá tive que andar com o carregador atrás a vida inteira e com o Acer é melhor nem lembrar que tive 2 meses (sim, 2 meses) à espera do portátil que tinha ido para assistência em Barcelona! E, não é para meu espanto, voltou com o mesmo problema!
E uma coisa intrigante que tenho reparado em portáteis de colegas meus: O que raio se passa com os botões esquerdos do touchpad? Já não é o primeiro HP, Toshiba e Samsung que vejo com o botão partido...
Quanto ao Windows tratar de tudo em relação à actualização das drivers para o portátil, será coisa recente (finalmente!) destes últimos windows. No meu tempo tinha que andar sempre atento aos novos drivers que as marcas disponibilizavam para instalar. E sempre que precisava de formatar o portátil, lá tinha eu que andar atrás das drivers.

Quem quer usar um Portátil para trabalhar (que não exija software 3D especifico Windows), não há como o OSX em work-flow, mas de longe! E aqueles erros fatais do Windows e que nos lixa o trabalho de horas leva-nos à loucura...
Para quem quer jogar e quer fazer trabalho 3D com programas específicos windows, que compre um PC windows. Mas tirem o cavalinho da chuva, se querem um portátil windows que se equipare ao que um Macbook Pro oferece, terão também que pagar uma nota preta nesse portátil windows, porque a qualidade paga-se, seja em que marca for!
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo