Dúvida Quadro ITED/ATI

Essa versão tem IGMP Snooping? Como já acima disseram, essa funcionalidade é importante para não ter problemas com as boxes. Os modelos mais básicos não têm. Para dentro do ATI é melhor metal. Depois, tens de ver se chega com 5 portas ou é melhor com 8.

https://www.tp-link.com/pt/business-networking/easy-smart-switch/tl-sg108e/
https://www.netgear.com/business/wired/switches/plus/gs308e/
Obrigado pela resposta.

O router que postei tenho uma versao antiga de 2012 e nunca tive prob mesmo com boxes. 5 portas chega e sobra. Vou para 5 portas e ainda fico com 2 livres.

Mas ja vi que devia ter ido para metal....esse router que sugeres sao uns 25 eur em 5 portas vou ver melhor as specs.

Geralmente vou para tp links basicos lol mas desta vez vou seguir as vossas sugestoes para por dentro do ati é melhor tentar que seja + caro e provavelmente mais fiavel.

. Desisti mesmo da opçao powerline.

O meu ati é ited v1 marca
Quiterios ja vi aqui muitas fotos de varios iguais.

Obg
 
Hoje fui ver o meu apartamento em construção...

217tbuh.png


Estou lixado com estes gajos...

O apartamento já tem cabos em todo o lado e agora duvido que troquem isto, até porque se calhar o erro foi meu em não ter sido mais exigente. Isto é, aqui há uns meses tinha mandado e-mail com várias questões técnicas sobre este assunto, até que eventualmente cheguei a conclusões e mandei um e-mail com todos os pormenores do que queria. Responderam com apontamentos em coisas que tinham problemas, que não dava, que tinha custos, whatever, mas no ponto dos cabos, não tinha qualquer comentário. Assumi que concordavam e/ou que não viam nenhum problema no que pedi. Se calhar devia-me ter certificado... Para referência tinha pedido apenas "Cat. 6A S/FTP, mínimo de 500MHz".
 
Boas,

Hoje fui ver o meu apartamento em construção...

217tbuh.png


Estou lixado com estes gajos...

O apartamento já tem cabos em todo o lado e agora duvido que troquem isto, até porque se calhar o erro foi meu em não ter sido mais exigente. Isto é, aqui há uns meses tinha mandado e-mail com várias questões técnicas sobre este assunto, até que eventualmente cheguei a conclusões e mandei um e-mail com todos os pormenores do que queria. Responderam com apontamentos em coisas que tinham problemas, que não dava, que tinha custos, whatever, mas no ponto dos cabos, não tinha qualquer comentário. Assumi que concordavam e/ou que não viam nenhum problema no que pedi. Se calhar devia-me ter certificado... Para referência tinha pedido apenas "Cat. 6A S/FTP, mínimo de 500MHz".

Primeiro que tudo:
Não, nunca é culpa tua que quem faça o faça pelo mínimo possível seja em trabalho ou em custos.
Olhando à "Saga" e à má vontade que já demonstraram, é fácil de ver quem é que não mostra flexibilidade e te prejudicou.

Infelizmente esse cabo é dos piores, pondo de parte ser UTP, mesmo na parte técnica isso pode ser pior que alguns CAT 5:

https://www.televes.com/pt/g-016-cabo-de-dados-dk6000.html

https://www.*****.pt/pt/product/bobine-cabo-uutp-cat-6-lshf-violeta-305-mts--televes

Meteram-te o cabo mais barato que encontraram, esquece ser Televés porque todas as marcas tem bons e maus produtos.

Olhando aos requisitos mínimos do ITED esse cabo cumpre pelos mínimos o exigido, o problema é se alguns desses cabos atingirão os valores mínimos exigidos, que eu duvido.
Pode ser por esta dúvida que lhes podes pegar, ao exigir que te façam o teste obrigatório mas com a tua presença, se algum falhar então começam a ter problemas.

Olhando para a foto é sinal que ainda não colocaram Armário ou Bastidor, vê se vais a tempo de exigir a troca tal como pediste.

Por mais 25€ a cada 100 metros, preço de venda ao público, tinham metido isto que é bem melhor:

https://de.assmann.shop/Copper-Netw...-cable-500-m-simplex-Cca.html?listtype=search

https://tropicalprice.com/product/B01N5R4SDC

Insiste e persiste que esse cabo da Televes é uma bela porcaria: UTP, AWG 23, 250Mhz e 1 Gbit, com POE a passar por esse cabo deve dar um belo resultado...

Cumps.
 
@MinisterOfSound Pois, já tinha lido que este cabo é péssimo para PoE. Consegues-me dar uma justificação com palavreado técnico e formal para eu mandar para os gajos a explicar o quão grave é meterem este cabo?
 
Boas,

Era dizer-lhes na cara que a primeira gravidade é usarem em 2022 e com o ITED v4 um dos cabos mais reles que para aí anda.

Olhando à ficha técnica do cabo que te colocaram é fácil ver aqueles parâmetros que revelam ser um cabo que cumpre os requisitos mínimos "no papel", na prática o mais certo é não cumprir, se quiseres usa os dados da Ficha Técnica do outro cabo para mostrar o que seria um cabo aceitável olhando à tecnologia corrente de hoje em que já há equipamentos 2,5Gbit e em breve aparecerão 10 e 20Gbits.
Mas se quiseres aponta logo as diferenças entre 250Mhz e 1200Mhz, 1Gbit e 10Gbit, POE+ de 57V e POE ++ de 72V.

O ITED V4 estipula uma carrada de parâmetros para tudo, a partir da página 159 encontrarás os parâmetros e os valores máximos de tolerância que vão ter de Certificar.
Na maioria dos casos o que fazem é "Maquinar" a Certificação de modo a que tudo passe...
Olhando para os Standards exigidos e a tolerância máxima para a Certificação, acho que mesmo sem POE em uso isso vai falhar em 3 a 4 cabos, e é aqui que os podes lixar porque podes exigir acompanhar a Certificação, é que contigo presente não vão poder maquinar o Certificado.
Se durante o teste algum falhar e eles forem dar lá um jeitinho para passar comenta logo "Ui, será que isso passa se daqui a 1 ano lhes fizer novo teste?"

Segundo o ITED só seria obrigatório serem S/FTP se tivessem colocado cabo de Categoria 7 ou superior.

Se quiseres falar no POE, que acho que deves porque tu pensavas utilizar POE, então atira-lhes com isto para cima também:

Selecting the Cable for Power Over Ethernet (PoE): Which Factors Should Be Considered?

Useful Tips for Selecting PoE Cables

Onde basicamente aconselham cabos Cat 6 ou superior e S/FTP.

E não esquecer que a utilizar cabo S/FTP só é util se colocares conetores e Keystones próprios para S/FTP "metálicos".

Lembra os senhores que a cablagem é algo que não é barato ou fácil de mudar a cada 5 anos... para pouparem uns 40€ a 50€ na diferença de custo de cabos.

Desejo-te a melhor sorte e mesmo que tenhas pressa primeiro bate o pé, ameaça e espera um dia ou dois a ver se mudam de ideias, a cena que te fizeram do ATI já foi má vontade que chegue.

Cumps.
 
Ok, vou redigir qualquer coisa nesse sentido. O problema é que esta não é a minha única batalha com eles...

Mas olha uma coisa, achas mesmo que vale a pena Cat. 7 de 1200MHz num apartamento de ~160m^2? É que eu tinha inicialmente pedido Cat. 6A S/FTP de 500MHz, o que me pareceu suficiente para o meu uso, dado que não vou viver num casarão onde os cabos precisem de ser muito longos. E também não me vejo a ter equipamentos superiores a 10Gbit tão cedo (aliás, nos próximos anos nem devo meter nenhum equipamento superior a 1Gbps, quanto mais 10Gbps). Por fim, não tenciono que esta seja a última casa onde vou viver, um dia gostava de mudar-me para uma vivenda, e, nessa altura sim, tratava de pôr tudo à maneira.

Apenas estou a tentar arranjar um compromisso, não colocar um bocado péssimo, nem colocar o "melhor" e um que implica conectores e keystones próprios, ou mesmo que seja Cat. 6A S/FTP, também precisa de uns especiais? É que a ideia era apenas lutar por aquilo que eu pedi inicialmente, porque não colocaram entraves na altura, só que não puseram, ou seja, tenho alguma margem para discutir. Enquanto que se aproveitar a situação para tentar por algo melhor, é uma luta mais chata que posso perder. Por isso queria perceber se o cabo com as especificações que eu pedi é assim tão inferior ao que tu estás a sugerir e/ou se não é suficiente para o meu uso?
 
Após alguma investigação, deparei-me com este artigo, e ainda andei a ler várias opiniões pelo reddit.

Estava a cogitar pedir Cat 8.2 S/FTP 2000MHz, mas acho que me vou ficar pelo Cat 6A S/FTP 500MHz, não vejo necessidade de ter mais com o equipamento que vou usar nos próximos longos anos, muito sinceramente, e até lá novos standards serão desenvolvidos, e se a vida correr bem, ainda mudo de casa pelo caminho.

É mais fácil batalhar com eles se me restringir ao que tinha pedido inicialmente, ao qual nunca se opuseram, em vez de agora estar a pedir algo diferente que nunca mencionei.
 
Boas,

@0xKubo

A questão é que eu não vejo razão para optar por um cabo inferior que até te pode sair mais caro, já viste no custo baixissimo daquele cabo?
São 75/80€ por cada 100 metros de cabo, tu deves precisar de uns 100/150 metros e nem que fosse 150€ no total, achas isto caro?
Dá-lhes o link a ver se eles ao olhar para o preço concordam.

Tu até podes não querer, mas embreve bastará que troques de portátil ou PC para já vir com uma placa de Rede 2,5GE... o mesmo com sitchs e afins, sabes que adoptando um novo "standard" será assim.

S/FTP é de Shielded Foiled Twisted Pair, encara a folha metálica que envolve os pares condutores e a malha como um 9º condutor, Ground, esse condutor estará a servir de "antena" absorvendo as interferências/Ruído gerados pelos próprio cabo e à sua volta, descarregando-os nas extremidades através dos equipamentos para o fio de Terra.
Para que este 9º Condutor faça o seu efeito então terá de ter um conector metálico pelo menos numa das pontas, e já não são especiais à mais de 9 anos, aqui na atrasolãndia é que são menos comuns.

Tu vê o que é melhor para ti, mas lembra-te que depois um dia ao venderes a casa também venderás algo ultrapassado dentro das paredes...

Cumps.
 
A questão é que eu não vejo razão para optar por um cabo inferior que até te pode sair mais caro, já viste no custo baixissimo daquele cabo?
São 75/80€ por cada 100 metros de cabo, tu deves precisar de uns 100/150 metros e nem que fosse 150€ no total, achas isto caro?
Dá-lhes o link a ver se eles ao olhar para o preço concordam.
O problema não é a diferença de custo, nunca foi. Eu tenho de ser inteligente na forma como encaro esta batalha, se não vou perdê-la e depois fico com os cabos que estão lá. Não quero exagerar e pedir algo que nunca mencionei, e eles usarem isso como desculpa para não trocarem nada, e depois fico com a porcaria que está lá.

Tu até podes não querer, mas embreve bastará que troques de portátil ou PC para já vir com uma placa de Rede 2,5GE... o mesmo com sitchs e afins, sabes que adoptando um novo "standard" será assim.
Mas Cat. 6A também é suposto suportar até 10Gbps com cabos até 100m de comprimento, e duvido sinceramente que algum cabo naquela apartamento tenha mais de 100m.

Tu vê o que é melhor para ti, mas lembra-te que depois um dia ao venderes a casa também venderás algo ultrapassado dentro das paredes...
Muito sinceramente, duvido que 99,9% das pessoas esteja preocupada com a qualidade dos cabos que estão dentro das paredes. Repara na actividade deste próprio tópico em comparação com o volume de utilizadores que o fórum tem, quase ninguém quer saber. De qualquer forma, a diferença de preço dos cabos não vai ter um impacto significativo no valor do apartamento um dia que o ponha a venda.



Mas olha, tenho duas questões para ti:
  1. Ando um pouco confuso com as terminações RJ45 entre os cabos Cat. 6, 7 e 8, e o que tenho visto é que nem todos são compatíveis uns com os outros. O que é que isto significa mesmo? Faz-me confusão a parte em que leio que isto é um pouco diferente entre eles, mas depois penso "mas não é suposto estes cabos funcionarem com qualquer equipamento de rede que está no mercado agora?".
  2. Se eles se mostrarem muito intransigentes na troca do cabo e me deixarem a porcaria do U/UTP, quão pain-in-the-ass achas que vai ser eu trocar aquilo tudo à posteriori? Tu fazes esse tipo de serviço? Quanto custa um serviço desses? És do Porto? 😁
 
Boas,

O problema não é a diferença de custo, nunca foi.
Aqui pode estar outra questão, que é quando tu falas em Categorias superiores os Empreiteiros começarem a imaginar custos superiores bem elevados, coisa que não são se comprarem em certos locais que desconhecem, ou que não são os fornecedores correntes. Aconteceu-me muito isto há 9/10 anos quando eu falava em cabos Cat 6 e S/FTP, ouvi Electricistas dizer que cada bobine de cabo custaria balurdios como 10€ o metro e reubéubéu, depois eu mostrava-lhes preços em Distribuidores de Informática e tinham preços mais baratos para o cabo Cat6 do que andavam a comprar o Cat 5. O bastidor que te mostrei daquela PME era coisa para uns 300€... custou 50 e tal numa loja "onlaine" :D . Nós estamos familiarizados com lojas online e comparadores de custo, muitos dos Empreiteiros não e por vezes eles próprios compram as coisas mais caras.


Eu tenho de ser inteligente na forma como encaro esta batalha, se não vou perdê-la e depois fico com os cabos que estão lá.
Tnes de ser inteligente, mas deves pelo menos tentar para evitar ficar com esse lixinho.


Não quero exagerar e pedir algo que nunca mencionei, e eles usarem isso como desculpa para não trocarem nada, e depois fico com a porcaria que está lá.
Não vejo nisto qualquer exagero porque isso que aí está é uma instalação "no limite pelos mínimos" e como te disse duvido que 3 a 4 cabos não passem na Certificação.


Mas Cat. 6A também é suposto suportar até 10Gbps com cabos até 100m de comprimento,
"Suposto" e "Até", para isso é preciso que a cablagem aguente e olhando ao que o próprio fabricante "diz" sobre o cabo... duvido.


e duvido sinceramente que algum cabo naquela apartamento tenha mais de 100m.
Eu falei nuns 150 metros no total de cabo gasto nas diversas ligações.
Em instalações residenciais o maior problema não costuma ser a distância, mas sim a quantidade de curvaturas apertadas e mau manuseamento do cabo ao instalar.


Muito sinceramente, duvido que 99,9% das pessoas esteja preocupada com a qualidade dos cabos que estão dentro das paredes.
A qualidade do cabo impacta o desempenho e com esse cabo pode já limitar a velocidade por exemplo a fazer streaming de um video 4K... agora imagina no futuro.


Repara na actividade deste próprio tópico em comparação com o volume de utilizadores que o fórum tem, quase ninguém quer saber. De qualquer forma, a diferença de preço dos cabos não vai ter um impacto significativo no valor do apartamento um dia que o ponha a venda.
E já viste quantas alterações ficaram por fazer precisamente porque refazer as instalações é caro e incómodo?



Mas olha, tenho duas questões para ti:
  1. Ando um pouco confuso com as terminações RJ45 entre os cabos Cat. 6, 7 e 8, e o que tenho visto é que nem todos são compatíveis uns com os outros.
Os terminais Cat 7 são para ignorar, anda muita confusão com 3 tipos e devido a várias circunstâncias pode ficar por implementar.
O cabo Cat 7e 8 é que já são bastante semelhantes e mais tarde até o podes utilizar cabo Cat7 com terminais Cat8.

  1. O que é que isto significa mesmo? Faz-me confusão a parte em que leio que isto é um pouco diferente entre eles, mas depois penso "mas não é suposto estes cabos funcionarem com qualquer equipamento de rede que está no mercado agora?".
Ignorando os terminais Cat 7 reparas que o Cat6 e Cat8 são similares e oferecem uma compatibilidade muito maior, podes utilizar keystones e tomadas Cat 6 que depois serão 100% compatíveis com Cat 8 ;)

  1. Se eles se mostrarem muito intransigentes na troca do cabo e me deixarem a porcaria do U/UTP, quão pain-in-the-ass achas que vai ser eu trocar aquilo tudo à posteriori?
A costly Pain in the ass and a fight with your wife, unless it's done while in vacations:D
Um dos problemas é conseguir substituir cabos quando tudo foi terminado, porque há sempre 2 a 3 cabos que ficam presos e para os soltar é preciso andar a abrir pladur = obrinhas, o tempo necessário passa a ser o dobro també.
Em termos de custos totais envolvendo as obrinhas é capaz de ser coisa no total para uns 10K.

  1. Tu fazes esse tipo de serviço?
Eu não faço instalações, apenas planeio e supervisiono.

  1. Quanto custa um serviço desses?
Muito mais caro do que chegares a um acordo com o actual, nem que dês mais uns 250/300€ "por fora".

  1. És do Porto? 😁
Um cadito mais a Norte, mas se algum dia precisares, coisa que espero que não, posso te indicar uma empresa dessa zona que faça esse tipo de trabalhos.

Cumps.
 
Sim, eu estou a fazer os possíveis para evitar ficar com o lixo do cabo que me instalaram, e já me deste mais alguns argumentos que irei usar no futuro caso o e-mail que já enviei não seja suficiente. De qualquer forma, já cheguei a conclusão que não serve de muito eu discutir preços com eles e dizer "mas eu arranjo mais barato online", já percebi que eles não querem saber disso para nada com a questão do bastidor. Claro que vou continuar a frisar isso se me responderem a dizer que para fazer a troca são mais 2k ou coisa assim.

Relativamente à venda da casa, eu percebo tudo o que tu dizes, e se fosse eu a comprar casa usada, iria colocar esse tipo de questões. O que estou a dizer é a grande maioria das pessoas quando vai visitar uma casa usada para comprar não vai perguntar quais são os cabos de rede que estão na paredes. Portanto, eu tenho de pensar naquilo que quero para mim, e pensar apenas em mim, e não em quem pode vir para aqui no futuro.

Sobre as terminações dos cabos, então, segundo o que dizes, não faz mais sentido eu pedir algo como Cat.8.2 em vez de Cat.7? Com base em tudo o que li, e no que tu dizes, parece-me que Cat.8.2 é "mais standard" e mais parecido com Cat.6 do que Cat.7, certo?

Eh pah, 10k para obras e abrir pladur? Nem pensar, completamente fora de questão. Nem pela mulher, é mesmo para mim, não estou para isso, tenho 0 paciência para isso, e nem vou gastar tal quantia por causa disso. É aqui que digo que me deste mais argumentos, porque vou-lhes atirar isto a cara caso não façam o que lhes peço, e mostrar que a intransigência deles vai-me sair muito caro, e se é mesmo essa a imagem que querem passar do serviço deles. A ver se umas ameaças assim funciona...



Não deves ter lido num outro tópico, mas estive as turras com eles por causa da tinta. É a outra batalha que está a decorrer... O default era tinta não lavável, queríamos tinta lavável, pediram-nos mais 2k para a alteração. Nós dissemos que nem pensar, até porque sabemos perfeitamente que a diferença de custo nunca seria tão grande (temos contactos na CIN, com quem a minha mulher trabalha). Depois disseram-nos que podíamos ser nós a comprar tinta, e eu perguntei, "e então quanto vão descontar da tinta que vão poupar com o nosso apartamento?", resposta "ah e tal, pintar com tinta lavável [que nós vamos pagar] é uma mais-valia pelo que não vamos cobrar esse serviço, e da mesma forma não descontamos o valor da tinta que não vamos usar". Wtf!? Respondi a dizer que isso não fazia sentido nenhum, pintar com tinta A ou B vai dar ao mesmo, não dá mais nem menos trabalho (quando muito não podem usar os mesmos rolos, mas o custo disso é negligente), e que seria sensato que dado que nós é que vamos comprar pinta e eles não vão gastar a deles com o nosso apartamento, que nos fizessem esse desconto. Ainda estou a espera dessa resposta.

Ou seja, eles até vão cedendo nalgumas coisas, noutras nem por isso, noutras ainda estou à espera de resposta. Acho que também depende de quem faz e decidi as coisas. No caso do bastidor, acho que a palavra final foi do electricista, e ele foi intransigente a dizer que não aceitava que eu comprasse o material, no caso da tinta, foi o departamento de produção que decidiu, e lá aceitou, parcialmente pelo menos.
 
Boas,

Relativamente à venda da casa, eu percebo tudo o que tu dizes, e se fosse eu a comprar casa usada, iria colocar esse tipo de questões. O que estou a dizer é a grande maioria das pessoas quando vai visitar uma casa usada para comprar não vai perguntar quais são os cabos de rede que estão na paredes. Portanto, eu tenho de pensar naquilo que quero para mim, e pensar apenas em mim, e não em quem pode vir para aqui no futuro.
Lembra-te que quando a venderes, mesmo a nível particular, dás garantia da casa no global.


Sobre as terminações dos cabos, então, segundo o que dizes, não faz mais sentido eu pedir algo como Cat.8.2 em vez de Cat.7? Com base em tudo o que li, e no que tu dizes, parece-me que Cat.8.2 é "mais standard" e mais parecido com Cat.6 do que Cat.7, certo?
Não porque Cat 8 é muiiito mais caro, anda que eles já vão espernear quando virem o custo dos Keystones e tomadas Cat 6 S/FTP :D
Sê amiguinho e dá-lhes a dica que fica mais barato comprarem da Legrand à caixa do que à unidade xD, Efapel é méh no Cat 6 SFTP...

Eh pah, 10k para obras e abrir pladur? Nem pensar, completamente fora de questão. Nem pela mulher, é mesmo para mim, não estou para isso, tenho 0 paciência para isso, e nem vou gastar tal quantia por causa disso.
Neste caso a parte mais cara até é a mão de obra, porque alterar numa habitação já feita é sempre um berbicacho que gasta 5 a 6 vezes mais tempo.
É por isso que eu e alguns não aceitamos reabilitações residênciais, dá cabo da cabeça e consome tempo demais.

É aqui que digo que me deste mais argumentos, porque vou-lhes atirar isto a cara caso não façam o que lhes peço, e mostrar que a intransigência deles vai-me sair muito caro, e se é mesmo essa a imagem que querem passar do serviço deles. A ver se umas ameaças assim funciona...
Mais importante que a imagem é a Certificação obrigatória pela lei, feita com equipamentos homologados para os testes ;)

Não deves ter lido num outro tópico, mas estive as turras com eles por causa da tinta. É a outra batalha que está a decorrer... O default era tinta não lavável, queríamos tinta lavável, pediram-nos mais 2k para a alteração. Nós dissemos que nem pensar, até porque sabemos perfeitamente que a diferença de custo nunca seria tão grande (temos contactos na CIN, com quem a minha mulher trabalha). Depois disseram-nos que podíamos ser nós a comprar tinta, e eu perguntei, "e então quanto vão descontar da tinta que vão poupar com o nosso apartamento?", resposta "ah e tal, pintar com tinta lavável [que nós vamos pagar] é uma mais-valia pelo que não vamos cobrar esse serviço, e da mesma forma não descontamos o valor da tinta que não vamos usar". Wtf!? Respondi a dizer que isso não fazia sentido nenhum, pintar com tinta A ou B vai dar ao mesmo, não dá mais nem menos trabalho (quando muito não podem usar os mesmos rolos, mas o custo disso é negligente), e que seria sensato que dado que nós é que vamos comprar pinta e eles não vão gastar a deles com o nosso apartamento, que nos fizessem esse desconto. Ainda estou a espera dessa resposta.
Se eles estavam dispostos a trocar de tinta se tu pagasses, olha... tenta ver se trocam a cablagem+tomadas+keystones se tu pagares o cabo e só.
pelo que estive a ver na planta o teu apartamento deve precisar de menos que 150m de cabo, mesmo que compres 2 bobines de 100m ficar-te-iam por 160€ +/-.
E eles que arquem com a sua quota de responsabilidades com a mão de obra, tomadas e keystones.

Ou seja, eles até vão cedendo nalgumas coisas, noutras nem por isso, noutras ainda estou à espera de resposta. Acho que também depende de quem faz e decidi as coisas. No caso do bastidor, acho que a palavra final foi do electricista, e ele foi intransigente a dizer que não aceitava que eu comprasse o material, no caso da tinta, foi o departamento de produção que decidiu, e lá aceitou, parcialmente pelo menos.
Porque no custo do material é onde se disfarça o maior custo, o da mão de obra, se lhe tiras o material depois o orçamento dele ficaria afectado.

Detesto esse tipo de empreiteiros, executam mal e recusam-se a aprender a fazer melhor...

Boa sorte
 
E eles que arquem com a sua quota de responsabilidades com a mão de obra, tomadas e keystones.
A mão de obra é só mesmo puxar os cabos e voltar a pôr novos, eles ainda não colocaram tomadas nem keystones em lado nenhum:

SY6aQOx.png


Já agora, aquele cabo roxo é o de rede, e em todo o lado está assim, ou seja, sai, dá a volta, e volta lá para dentro. Qual é o objectivo disto? Vão meter 2 pontos de rede aqui? É que, por exemplo, nesta foto em particular, eu só quero um ponto de rede aqui, que é para o AP In-Wall (o buraco do lado direito vai ser tapado, não pedi, e não estava na planta se quer 🤦‍♂️).

Não porque Cat 8 é muiiito mais caro, anda que eles já vão espernear quando virem o custo dos Keystones e tomadas Cat 6 S/FTP :D
Sê amiguinho e dá-lhes a dica que fica mais barato comprarem da Legrand à caixa do que à unidade xD, Efapel é méh no Cat 6 SFTP...
Não sei se vai dar, porque nos pedimos uns espelhos especiais da Efapel, os Quadro 45 Siza Vieira, não me parece que a Legrand tenha keystones e tomadas para estes espelhos.
 
Muito obrigado, por todas as dicas @MinisterOfSound @NVRSystem, vou dar mais alguns detalhes de coisas que se possa meter na ATI/Bastidor para complementar este thread, pode ser util para outras pessoas também.

Portanto se tiverem sugestões, ideias ou criticas..FORÇA...isto é um planeamento :)


Sendo assim aconselhas meter cat6a sftp para toda a casa? Outra coisa que também queria era ter wall tablets com home assistant dashboards no hall de entrada, cozinha e segundo piso de modo a conseguir alimentar à distância e meter embutido na parede (tentar passar poe 5v pelo cabo cat6a) e alimentar o tablet para não ter transformadores na parede. Neste momento tenho uns amazon fire tablets que serve perfeitamente, mas tenho que alimentar em USB 5V ao lado.

exemplo:
- https://external-preview.redd.it/Yr...bp&s=a808740bed71e9337938491b918aac790d53e320
- https://www.allnet.de/en/allnet-brand/produkte/digital-signage/android-poe-tablets/ (exemplo de tablets poe, mas caros)

Um coisa que não referi na thread anterior, gostaria de ter um video porteiro(mais actualizado) idealmente que fosse possível integração com homeassistant. Não sei bem os esquemas entre a porta da rua, hall de entrada e ATI, mas a ideia era dar para ver/abrir/porta directamente da aplicação.
exemplo de uma possível integração:
- Dahua VTO - ***** https://community.home-assistant.io/t/dahua-vto-to-mqtt-broker/169781?page=13

Se tiverem uma opinião diferente, força :)
Cabo cat6a sftp, desde que a carteira permita, mas mesmo assi mnão acho necessário para o que se mete em habitação, no entanto há muita gente que prefere, eu tenho cat5e utp há uns 15 anos e EU não necessidade de mais.

Agora meteste-me a ideia desses tablets com PoE.... vou procurar, se tiveres possibilidades e servir, não vejo porque não, resolves o problema das alimentações, aliás é o que sugiro cada vez mais mesmo paaq AP's, tudo PoE, vai do switch ou injector e basta 1 cabo de rede até ao equipamento.

No que toca a videoporteiro com integração Eu não tenho, o mais parecido que instalei à pouco tempo foi um da Safire tecnologia IP, alimentado por PoE também, mas não procurei integração com HA
Hikvision tem apenas para câmaras pelo que vi, Dahua não encontrei nada.


[/quote]
Para aqui estou a pensar ter uma coisa mais simples e se calhar mais barata, nas divisões de sala e quarto meto 2/3 tomadas REDE para na eventualidade de querer usar uma box, apple tv, consola outro aparelho que precisde de REDE, mas na ATI/bastidor queria usar um conversor de HDMI 2 entradas INPUT para DVB-T e misturar com a lista de canais digitais (grelha normal) da vodafone ou meo.

exemplo (hardware):
- Modulador HDMI para DVB-T (Modulador Digital HDMI QUAD "FULL HD" 1080p c/ Displays p/ DVB-T/ISDB-T MPEG4 Lite - EDISION)

Com isto consigo ter os 3 inputs HDMI (box vodafone, box meo e box NVR das cams) e output em 3 canais digitais que iria funcionar em qualquer televisão da casa e seria distribuido por cabo coaxial e não misturar com rede TCP/IP. Acho que isto em qualidade preço fica mais acessível do que outros sistemas caros de video distribuition (HDMI over ehtnernet ou HDMI over tcp/ip).

Uma desvantagem é a mudança de canal que teria que ser pela WEB/APP (em caso da box satélite) ou pela app remote da vodafone/meo para mudar o canal da box. No entanto se alguém tiver ideias, se calhar existe um IR over 433 de modo a que consiga usar o comando pela casa toda e andar com um aparelho mais portátil em casa uma das TVS. (Aceito sugestões). Ou um IR over ethernet que possa ligar quando vou ver tv para um determinado sitio.

Em relação ao satélite para já seria só 1 satélite, no entando vou deixar espaço para ter um motor (do qual permita o range necessário) para cobrir vários satélites.

[/quote]

Por um lado não consegues, por outro poderá dar, porque o canal de difusão do TDT também é usado na Vodafone e Meo (finalmente abriram os olhos mudaram o TDT para vários canais ao longo do país), no entanto é interessante para veres outros canais da box satélite por exemplo noutra divisão, mas pela minha fraca experiência com receptores satélite, ou outro tipo de modeladores, ter que ir a outro lado mudar o canal por exemplo ao fim de algum tempo casaste da coisa, há uns anos usava-se umas pirâmides para transmitir o sinal do comando até ao receptor, mas mesmo assim

Sim, isso seria o ideal, tem mesmo que acontecer no bastidor.

Aqui no caso dos consumos da casa estava a pensar deixar tubos da ATI/Bastidor até ao exterior (contadores luz, água e gás) para se quiser passar algum cabo de dados por exemplo o contador da EDP tem um protocolo de dados (https://forum.cpha.pt/t/integrar-contadores-inteligentes-da-edp-em-home-assistant/4953) que posso ler os consumos em tempo real.

Em relação ao contador da água e gás estou neste momento a fazer um leitor com esphome que irá integrar no Homeassistant (https://watermeterkit.nl/), logo dava-me jeito ter um tubo que fosse ligar ao ATI/Bastidor que desse para alimentar a 5V estes esp8266/esp32.
Também outro projecto a usar o ESP32 cam que é opensource é isto (https://github.com/jomjol/AI-on-the-edge-device), que analisa os consumos por OCR (muito fixe também). Como aconselham a alimentação na rua? Como faço o planeamento desta parte?

Alguma sugestão para o low voltage 5V (que isto iria afectar a alimentação dos tablets e dos esp8266) perto dos contadores da rua?

Isso ficando tudo centralizado com tubos fazes o que quiseres, por exemplo podes colocar uma fonte no bastidor apenas para 5V e fazer uns circuitos com fusíveis ou fonte com fusíveis electrónicos a 5 volts e ligas tudo no mesmo sítio para alimentar essas coisinhas todas sem ser a pilhas, isso com algum tempo para pensar faz-se também, não é algo que se pense para um projecto ITED, tem que ser uma coisa à parte.

Desde que a alimentação dos equipamentos seja "separada" não te implica nada uns com os outros, para isso basta um fusível em cada circuito, se houver um problema fica logo isolado.

Em relação aos consumos em tempo real da casa estava a pensar usar 3 pinças usando o Shelly 3EM trifásico (exemplo: https://shelly.cloud/products/shelly-3em-smart-home-automation-energy-meter/) e outro Shelly 3EM trifásico no quadro de produção entre o inversor trifásico e o quadro principal da casa. Ambos os quadros teriam que ter um tubo de ligação à ATI/bastidor.

Na parte dos painéis solares gostaria de meter 6 painéis solares 1.5kw/h com um inversor trifásico e tb meter 3 pinças a analisar a energia produzida para depois ver os excedentes da casa para águas quentes (
).

No quadro principal teria que ter um ou dois tubos 25mm ao ATI/Bastidor para ligar os CAT6 (para na eventualidade de querer ligar um disjuntor especifico para as luzes do exterior - https://shelly.cloud/shelly-pro-smart-home-automation-solution/) . Não esquecer de deixar espaço nas 3 fases do trifásico para as pinças não criarem ruído.

Não percebi bem o que queres dizer com os tubos entre inversor e o quadro? Estás a dizer para deixar uma caixa para o quadro dos painéis (já preparado??), podes-me dar detalhes sobre essa pré-instalação? Obrigado

Os shelly são boa opção e têm informação que não foge muito da "oficial"

Painéis só 1.5KWp para trifásico é pouco ou metes mais painéis ou injectas em monofásico (pelo que tenho visto por aí o pessoal não tem compensado inversor trifásico em moradia particular)

Para os painéis eu colocaria um quadro para a protecção, ou integrar a protecção do inversor num quadro parcial que tenha espaço para tal, caso queiras um melhor controlo dos teus consumos, quase todas as marcas de inversores têm os ditos "smart meters", que ligam por cabo (modbus/rs485) entre o inversor e o tal contador e esse contador convém ficar na entrada da casa, logo a seguir ao contador da EDP para poderes ver os teus consumos com valores o mais real possíveis, isso implica um tubo para poderes passar um cabo entre o inversor e o contador, e podes ainda ligar o inversor por cabo de rede sem usar o wifi.

Esta solução é de pensar, caso um dia queiras meter baterias, pois é daí que o inversor faz a análise para fazer a gestão de carga e descarga das baterias, não perdes anda em meter mais uns tubos

Podes me dar um exemplo disse em funcionamento ??? Não basta meter pré-instalação de ar condicionado?
Estava a pensar meter AC na sala e quartos. Devo ter alguma especial atenção nesta instalação no que diz respeito ao controle de AC pela casa e de uma possível integração.

Bolas fui ler e até eu me baralhei com o que quis dizer

O que queria dizer é que se tiveres a zona técnica numa zona sem janelas por exemplo, convém arranjar um maneira de renovar o ar da divisão, seja por uma VMC (penso que já é obrigatório para novas construções), com insuflação e extração ou apenas com tubagem até algures onde seja possível a entrada e saída de ar e aí convém meter um filtros para não sujar os equipamentos.

Podes colocar um AC se assim pretenderes, garantes que a divisão fica fresca, e com umas ventoinhas dentro do bastidor (kits que se podem adquirir) vai circulando o ar pelos equipamentos.

Outros assuntos que estou a decidir mas queria saber opiniões:

  • Luzes da casa - Claro que podia começar a meter as luzes low voltage (KNX) e fazer uma verdadeira casa inteligente, mas por questões de orçamento , vou pelo sistema switch simples 220v e no que quiser automatizar meto um shelly ou interruptor zigbee com um interruptor low voltage (https://shelly.cloud/wall-switch-for-smart-relays/). No entanto quero deixar no quadro principal shelly pro com determinados disjuntores para ligar luzes do jardim do portão e luzes mais exteriores de modo a pode automatizar no home assistant. Alguma sugestão ou alguma coisa que não me esteja a lembrar
  • Estores - Os estores para não complicar os tubos vou meter Wi-Fi (com shelly) . A não ser que haja algum "blocker" que não estou a par, que me force a fazer a instalação por fios? Seria muito complicado, considerando que já vou ter lá os tubos do door/window sensor?
  • Video porteiro? Marcas ? Conselhos
  • Conselhos para paineis solares, no telhado (virado a SUL), aquecimento de águas quentes? painel com termissifão/sistema complemenar? Preparar torneiras até ao telhado? Outras dicas?
  • Algum outro assunto ou ideia para ATI/Bastidor? UPS? UPS de alimentação de estores e portão de garagem?

Peço desculpa por este longo texto mas a minha ideia é que eu consiga levantar os requisitos de todas as coisas que gostaria de discutir na parte das especialidades.

KNX não é potência "low voltage", KNX é um protocolo de comunicação que interage com equipamentos que controlam algo (iliminação tomadas ou outros), por exemplo, se quiseres fazer a iluminação de casa terás de centralizar tudo no quadro (para ser mais simples) onde vão estar os actuadores sejam relés, variadores de intensidade luminosa, etc, etc, onde os circuitos finais vão ligar (luzes, tomadas e afins) e passar um cabo de "bus" entre todos os equipamentos (interruptores e actuadores), apenas o comando é feito assim, a parte de ligar e desligar continua a ter os 230V.

Para os Estores não perdes anda em manter circuitos independentes ao quadro para cada estore ou estores de divisão, assim como o que falas do portão, se tiveres garagem meta alguns tubos entre os 2 quadros (principal e garagem) de modo a poderes "brincar", assim como tubos da garagem ao ATI.

Porteiros instalei um Safire à pouco tempo e o cliente está satifeito, funciona bem, é uma marca "branca" da Hikvision, tens da Dahua também, estes estão a ganhar mercado por serem IP e permitirem ligar ao telemóvel, tal como a Ring está a ser muito usada também e permite integração HA (https://www.home-assistant.io/integrations/ring/)

Painéis solares, o que pretendes?

Qual a área possível? isto dá que falar, com baterias sem baterias, aproveitamento para aquecimento de água?

Podes colocar fotovoltaicos, com ou sem baterias

Para aquecimento de águas, um sistema de circulação forçada ou bomba de calor com depósito integrado com serpentina para colectores solares, 300lts 3 colectores ou 4 e o sol aquece-te a água sem gastares luz.

Com fotovoltaicos consegues gerir entre um e outro ou ligas o aquecimento da água com o excesso de energia ou com os colectores solares a aquecer a água, envias a energia a sobrar ou para baterias ou para a rede.

No que toca a material para instalação fotovoltaico, para mim inversores são Fronius e painéis ou Canadian Solar ou Hyundai.

Ajustar o quadro da casa para receber uma saída directa do inversor com um inversor automático para ligar uma saída das baterias (o inversor tem uma saída back-up, nem todos têm) de modo a poder utilizar a energia das baterias quando falta a energia da rede, mesmo com baterias se falhar a rede o inversor desliga-se.

O ideial é fazer apenas um quadro para os serviços que deviam ficar ligados a uma UPS, ficas com um quadro de alimentação "normal" e um outro como se fosse socorrido, tudo o que queres que não desligue caso falte a energia liga ali, a alimentação desse quadro, pode ser mais tarde feita por UPS, bateria do inversor solar, gerador, o que quiseres.

A ideia de UPS pode fazer sentido ou não se tiveres ou não baterias nos fotovoltaicos, no entanto Bastidor convém ter sempre uma UPS (dependendo do tamanho do bastidor ajustar a UPS)

Dentro do que entenderes que será necessário, coloca tubos, não perdes nada, para o telhado então tubos para parte eléctrica e para água, assim deixas preparado para os colectores solares, seja termossifão seja com colectores para circulação forçada, há coisas que fazem mais sentido, mas isso depende de ti colocar essas ideias todas, pegar no projecto de arquitectura da casa e tentar perceber o que fará sentido.


Se calhar embrulhei um pouco mais as coisas
 
" um par para cada saida "

Entao imagina no quarto ligo um mini chicote destes a outra divisao? Fico com 100 megabits ok....

Alguem me consegue fazer um esquema com os mini chicotes? Na imagem o HALL nao tem cabos por tras da saida.

thumbnail-20220703-171001.jpg


Tinha ideia que tinha deixado a maneira como podes ligar isso, aqui fica, os chicotes pequenos desaparecem.

tbkw3Sg.jpg
 
Última edição:
Isto já andou mais para a frente e eu não tenho aparecido para ajudar, mas também parece que não tem sido necessário o colega @MinisterOfSound tem dado conta da coisa.

Estou a ver que as obra têm dado uma dor de cabeça grande a várias pessoas @0xKubo, empreiteiros neste momento estão a ver os oraçamento emagrecer porque os materiais dispararam de preço no ultimo ano, e o típico chico-espertismo Tuga, é assim.

Tenho um amigo quase na mesma situação, no entanto acho que já está a habitação pronta mas com quase 1 ano de derrapagem da data de entrega, muito trabalho dizem eles, mas muito fraca qualidade para o preço que levam.
 
Última edição:
Boas,

@0xKubo tal como o @NVRSystem diz:

muito trabalho dizem eles, mas muito fraca qualidade para o preço que levam.

A mão de obra é só mesmo puxar os cabos e voltar a pôr novos,
Não, em teoria deveria ser simples, mas na prática fazem tanta imbecilidade que depois o mais comum é ser um pesadelo trocar a cablagem.


Já agora, aquele cabo roxo é o de rede, e em todo o lado está assim, ou seja, sai, dá a volta, e volta lá para dentro. Qual é o objectivo disto? Vão meter 2 pontos de rede aqui?
O mais certo é andarem com a planta de especialidade desactualizada, é o mais comum quando aparecem alterações em obra.

É que, por exemplo, nesta foto em particular, eu só quero um ponto de rede aqui, que é para o AP In-Wall (o buraco do lado direito vai ser tapado, não pedi, e não estava na planta se quer 🤦‍♂️).
Depois toma cuidado com as alterações que TU pediste, faz uma lista, para no fim pagares as que pediste e descontarem as que mandaste remover, é que "gostam de se esquecer" do que se manda remover.

Não sei se vai dar, porque nos pedimos uns espelhos especiais da Efapel, os Quadro 45 Siza Vieira, não me parece que a Legrand tenha keystones e tomadas para estes espelhos.
Raramente o espelho é impeditivo, o que interessa é o módulo interno onde o Keystone se fixa, mas os keystones tem medidas padronizados na parte de encaixe, só no corpo posterior é que diferem.

Cumps.
 
Já agora, aquele cabo roxo é o de rede, e em todo o lado está assim, ou seja, sai, dá a volta, e volta lá para dentro. Qual é o objectivo disto? Vão meter 2 pontos de rede aqui?

Puxa as pontas para ver se a ponta solta, por vezes o pessoal enfia a ponta dentro do tubo para não ficar pendurada, ou para não estorvar, os keystones só são "cravados" quando estiver tudo pintado, na altura de montar a aparelhagem.
 
Back
Topo