Domótica "Low Cost" (e não só...)

Boas malta. Tenho uma questão, não totalmente relacionada com domótica, mas julgo que a malta que visita este tópico será a com mais conhecimento para ajudar relativamente a uma questão com o portão automático da minha garagem.

Quando me mudei para o apartamento em que me encontro, o comando que me deram (que abre tanto a minha box como a porta da garagem do prédio) até nem funcionava mal. Enquanto o portão grande abria, eu carregava para abrir a minha box e quando lá chegasse, a porta estava aberta. Hoje dia, quase que sou obrigado a sair do carro, já em frente à minha box, para conseguir que o raio da porta abra, o mesmo com o portão principal.

Inicialmente suspeitei da pilha, troquei-a, continua igual. O mais estranho é que, todos os condóminos têm o mesmo comando, uns dizem que não têm este problema, outros dizem que também têm dificuldade, e uns até se queixam que têm sempre de sair do carro. Onde estará o problema? No comando em particular? Uns têm defeito? Do que será? Qual será a melhor solução para resolver este assunto? Outro comando diferente?

O comando que toda a gente tem é deste tipo:

image.png
Alguém sabe ajudar? 🙏
 
Boa noite pessoal desculpem se nao acerto bem nos termos técnicos, mas queria uma sugestão, sobre para que marca devo ir para instalar algo simples e barato a nivel de demótica ca em casa que contemple:
  • Tomadas inteligentes
  • Termometro
ou seja, devo ir para gateway zigbee, xiaomi, etc ??
Nao preciso de nada topo de gama, algo que faça o seu trabalho, isto porque queria evitar, estar a comprar 1 tomada de uma marca, e dps outra de outra, e ando com 1001 apps de smart home.

Vi agora o Homey Bridge, que parece que deixa trabalhar com todos os protocolos. Nao sei se é bom ou mau.


Obrigado
 
Última edição:
Malta estou a instalar tectos falsos na casa, e talvez por nabice ou desconhecimento tenha comprado uma data de lampadas "TP-link Tapo L630 - GU10" (são porreiras e tal dá para escolher a cor e intensidade, controlar por voz com alexa), para encastrar nos tectos falsos.

Entretanto falaram-me que o que deveria ter feito era comprar outro tipo de lampadas para utilizar eventualmente com Shelly.

Dúvidas:

1 - Faz sentido usar este tipo de lâmpadas com o aparelho Shelly? Isto é redundante ou podem complementar-se bem?
2 - O que posso ganhar com a instalação do Shelly neste caso? Deverei ter 8 lâmpadas ( 4 + 4 em fila) e eventualmente luz led no cotorno da divisão (tecto falso flutuante)
3 - Com a Shelly, posso controlar por voz?
4 - Quais os produtos Shelly que precisaria comprar para esta instalação?

Outras coisas que me estejam a escapar?
 
Bom dia
Duas questões
- Recomendam algum sensor de infravermelho para se ligar ao HA e depois com isso poder gravar vídeo numa câmara colocada ao lado?
- Tenho uns quantos Shelly que tem upgrade de firmware para fazer Esquecendo os temas de segurança, por vezes os upgrades é para pior, bugs, e se está bom não mexe Assim sendo a questão será se os upgrades do Shelly costumam correr bem? Ainda tenho uns 5 distintos

Obrigado
 
Bom dia
Duas questões
- Recomendam algum sensor de infravermelho para se ligar ao HA e depois com isso poder gravar vídeo numa câmara colocada ao lado?
- Tenho uns quantos Shelly que tem upgrade de firmware para fazer Esquecendo os temas de segurança, por vezes os upgrades é para pior, bugs, e se está bom não mexe Assim sendo a questão será se os upgrades do Shelly costumam correr bem? Ainda tenho uns 5 distintos

Obrigado

Sempre os actualizei quando via a notificação e até agora sem razões de queixa.
 
Malta estou a instalar tectos falsos na casa, e talvez por nabice ou desconhecimento tenha comprado uma data de lampadas "TP-link Tapo L630 - GU10" (são porreiras e tal dá para escolher a cor e intensidade, controlar por voz com alexa), para encastrar nos tectos falsos.

Entretanto falaram-me que o que deveria ter feito era comprar outro tipo de lampadas para utilizar eventualmente com Shelly.

Dúvidas:

1 - Faz sentido usar este tipo de lâmpadas com o aparelho Shelly? Isto é redundante ou podem complementar-se bem?
2 - O que posso ganhar com a instalação do Shelly neste caso? Deverei ter 8 lâmpadas ( 4 + 4 em fila) e eventualmente luz led no cotorno da divisão (tecto falso flutuante)
3 - Com a Shelly, posso controlar por voz?
4 - Quais os produtos Shelly que precisaria comprar para esta instalação?

Outras coisas que me estejam a escapar?

1 - Depende, se quiseres fazer cenários para alterar a cor da luz em casa durante o dia e sem ter a preocupação de carregares no interruptor, pois assim desligas a alimentação das lâmpadas e não da para fazer nada, com o shelly evita que isso acontece, mas se não tens interesse em mudar a cor e fazer cenários basicamente gastaste mais dinheiro para nada.
2 - Basicamente dar ordens para ligar/desligar luzes ou fazer cenarios.
3 - Sim pode dar comandos por voz a Alexa para activar o shelly.
4 - 3 shelly mini plus.
 
Copiando o sinal do comando, conseguias ver se o problema é do mesmo.

Eu questionei se eram na mesma zona, pois pode existir algum sinal a interferir com o sinal dos comandos.
 
Boa tarde,

Quero essencialmente ter controlo da intensidade das luzes (dimmer) de casa e atualmente tenho alguns candeeiros com lâmpadas c/ bluetooth, e estava a pensar comprar as lampadas da mesma marca gu10 para os tetos falsos, o que seriam cerca de 20 a 30, e parece-me que ficará bastante mais barato do que instalar controladores e dimmers da shelly nos vários interruptores. A questão que coloco é se haverá algum tipo de conflito com tantos sinais bluetooth. Além das luzes a única coisa de domótica que me lembre agora que talvez utilizaria seria um controlador dos estores elétricos.
 
De ontem para hoje deixei de conseguir fechar as persianas por voz através do Google home. Mais alguém? Uso shellys nas persianas.

Edit - já dá. Não sei o que se passou, mas está tudo a funcionar novamente
 
Última edição:
Boas,

podem-me indicar algo para colocar nas tomadas que permitam dar indicação que determinado electrodo terminouo funcionamento.
um caso prático saber quando a máquina de lavar terminou.

obrigado
 
Boas,

podem-me indicar algo para colocar nas tomadas que permitam dar indicação que determinado electrodo terminouo funcionamento.
um caso prático saber quando a máquina de lavar terminou.

obrigado
Se tiveres HA com tomadas que medem o consumo, como a Shelly S consegues no HA ter essa informação e disparar triguers Se for só info, sem ações, no histórico do HA vez o consumo
 
Hoje estive a instalar um Shelly Pro 1PM no quadro, para controlar a resistência do termosifão do painel solar.

Ganhei uma admiração enorme pelos eletricistas que deixam o quadro todo arrumado 😅
 
Longe vai o tempo dos quadros às 3 pancadas. Felizmente foi algo que melhorou bastante. Antigamente como eram muito mais pequenos, era fácil deixar aquilo desarrumado. Hoje se não fica arrumado, nem conseguem ligar tudo.
 
Hoje estive a instalar um Shelly Pro 1PM no quadro, para controlar a resistência do termosifão do painel solar.

Ganhei uma admiração enorme pelos eletricistas que deixam o quadro todo arrumado 😅
Quando é montado de novo fica assim direito, depois com os extras ou alterações de "eletricistas" é que ficam todos diferentes, caso seja um eletricista continuam da mesma maneira.

O grande problema é que os quadros ficam enormes, mesmo em casas pequenas.
 
Back
Topo