Domótica "Low Cost" (e não só...)

O Shelly deteta se a lâmpada está ligada ou não. O timer vai funcionar de cada vez que seja ligada, quer através do botão físico, quer via APP.
A maior dificuldade é que terás que ter fio neutro na caixa do interruptor, para alimentar o Shelly.
Bom dia

Ok. Irei testar

A minha ideia será colocar o Shelly na caixa de derivação a qual está ligada ao interruptor e às luzes e portanto deve dar

Obrigado
 
Para mim você está a trocar os fios neutros com os fios de subir e descer a persiana e por isso não funciona. Experimente soltar um fio de cada vez do interruptor e veja se descobre quais são os fios de subir e descer a pesiana. Tenha cuidado para não apanhar um choque.
Estava tudo ok com as ligações dos fios de subir e descer, o problema era o fase ou o neutro. Segui o seu conselho e coloquei ligadores (não só no fase mas também no neutro, que também liga aos outros estores) e consegui resolver. Obrigado pela ajuda.

Realmente ficou tudo prensado dentro da caixa, mas lá coube tudo 😅

Agora falta quartos e cozinha 💪
 
Estava tudo ok com as ligações dos fios de subir e descer, o problema era o fase ou o neutro. Segui o seu conselho e coloquei ligadores (não só no fase mas também no neutro, que também liga aos outros estores) e consegui resolver. Obrigado pela ajuda.

Realmente ficou tudo prensado dentro da caixa, mas lá coube tudo 😅

Agora falta quartos e cozinha 💪
Ainda bem que resolveu. Depois das persianas passe para os interruptores das luzes, que também dão um jeitaço, principalmente se tiver Alexas :Winkani:
 
Ainda bem que resolveu. Depois das persianas passe para os interruptores das luzes, que também dão um jeitaço, principalmente se tiver Alexas :Winkani:
Para as luzes comprei lampadas RGB wifi, com a técnica que mencionaram atrás. É porreiro brincar com as cores, mas o mais útil é mesmo o dimming, principalmente à noite.
 
Última edição pelo moderador:
Boa noite. Estive a tentar ler o que iam escrevendo mas isto é realmente complicado (a palavra certa provavelmente é overwhelming) para quem não percebe da pesca.

Brevemente vou mudar para uma casa própria mas que é bastante antiga (50anos!), o que é normal no país em que me encontro. Queria no entanto começar com algo simples como vocês aparentemente aconselham.

Pelo que escrevem devia começar com algo simples e aparentemente a marca "Shelly" é bastante aconselhada e elogiada mas aqui começa a confusão. Eles têm imensos, e variados produtos, e a minha aplicação seria bastante simples inicialmente.


  1. Poder controlar as luzes de cada quarto (ligar/desligar e controlar consumo) remotamente.
  2. Ligar/desligar eventualmente uma ou outra extensão electrica.
  3. Numa divisão, em particular (sala), estou a considerar um estore automático, exactamente como o modelo que está no website deles (roller shutters).
  4. Detector de fumo (x2).
  5. Talvez, também na sala, possibilidade de um dimmer (embora isto seja menos importante).

E basicamente é isto. Lendo o que escreveram e o que eles descrevem no site seria o Shelly Plus 2PM aquilo que daria para todas estas circunstâncias? O 1 não perece ser pois não existe controlo de consumo.


Eu não percebo nada de electricidade e, como tal, terei que recurrer ao Youtube e esperar não me matar ou arder a casa (apenas para perceberem o "nível" aqui). Obrigado por qualquer ajuda.
 
Última edição:
As luzes nunca é Linear, ou seja, se tiveres lâmpadas normais , metes um shelly (eu uso sonoff para lâmpadas.. 6€ e está feito) e ligas ou desligas as lâmpadas.
Se queres lâmpadas xpto tem que estar sempre o interruptor ligado ou então a lâmpada já não funciona.
Para ligar tomadas e afins o mais prático é o shelly plug s
 
E sensores de fumo/incêndio, o que aconselham?

O que tenho estava ligado à central de alarme mas como a desabilitei, fiquei sem o aviso do sensor... Basicamente não está lá a fazer nada...
Pode por isso ser um sensor alimentado a 220v.
E já agora, há algum que detecte também monóxido de carbono?
Obrigado!
 
As luzes nunca é Linear, ou seja, se tiveres lâmpadas normais , metes um shelly (eu uso sonoff para lâmpadas.. 6€ e está feito) e ligas ou desligas as lâmpadas.
Se queres lâmpadas xpto tem que estar sempre o interruptor ligado ou então a lâmpada já não funciona.
Para ligar tomadas e afins o mais prático é o shelly plug s

Agradeço a ajuda, num tópico do qual sou 0 conhecedor. Eu queria comprar Shelly pois parece que tem vários produtos que me possam dar jeito, no entanto queria evitar ter que aprender a programar para fazer cenários (como por exemplo 2 detectores de fumo alertarem sonoramente ao mesmo tempo, mesmo estando em divisões separadas - mas já me estou a adiantar em demasia, pois não é o mais relevante de momento).

As lâmpadas em questão são LEDS normais, sendo que só quero mesmo, inicialmente, a monitorização e a possibilidade de ligar/desligar, sendo assim o 2Pm é aquilo que quero ou o 1PM mini também serve?

O que queres dizer com "lâmpadas xpto"? RGB?

Já anotei Shelly Plug S.
 
Para desligar e ligar basta o shelly 1
O 1pm é para medir consumo
Obrigado. Vou encomendar 1, para começar, no final do mês e depois vejo que me oriento com aquilo. Se conseguir compro mais (tenho receio de mandar a electricidade toda para os papéis por ligar algo errado). A casa é antiga e por isso queria começar com algo "básico e acessível". Depois se correr bem passar para os estores.

Mais uma questão...se quiser a finalidade de dimming, tem que ser uma lâmpada própria, certo?!
 
Sim lâmpada tem que ter a capacidade de o fazer
Sendo a casa antiga, provavelmente vais ter que puxar neutro de uma caixa de derivação ou então manda vir um shelly 1l que não precisa
 
Alguém tem um termóstato inteligente da netatmo? Inicialmente as pilhas do meu duravam uns 3 a 4 meses. Agora duram 3 a 4 dias!! Já está fora de garantia e a Amazon diz que tenho de enviar tudo (termóstato +relay) para reparar se houver reparação.
A minha questão passa por saber se haverá algo a fazer antes de avançar para a desmontagem elétrica na caldeira e o envio, visto que só começou este consumo abusivo das pilhas desde o último update de firmware. Existe alguma forma de fazer reset?
 
Tens contato do instalador ou compraste/aplicaste?
Legrand tem um bom suporte de grupo através dos instaladores.

Comprei e tive a sorte de um técnico certificado de gás me ter instalado.
Eventualmente terei de lhe ligar, mas é mais o transtorno de tira e põe nesta altura do campeonato com o inverno ai à porta do que propriamente outra coisa.
Já pensei em ré-configurar tudo de inicio a ver se notava alguma diferença
 
Alguém tem um termóstato inteligente da netatmo? Inicialmente as pilhas do meu duravam uns 3 a 4 meses. Agora duram 3 a 4 dias!! Já está fora de garantia e a Amazon diz que tenho de enviar tudo (termóstato +relay) para reparar se houver reparação.
A minha questão passa por saber se haverá algo a fazer antes de avançar para a desmontagem elétrica na caldeira e o envio, visto que só começou este consumo abusivo das pilhas desde o último update de firmware. Existe alguma forma de fazer reset?
Tive um problema muito semelhante. No meu as pilhas duravam uns oito meses e passaram a durar duas semanas. Comprei um novo e substituí o que tinha.
 
Back
Topo