Compras sem IVA empresas

Já cancelei uma compra e vou entregar outras.

Sim, eu achei estranho, mas pensei que fosse algum desconto 🤦‍♂️ porque no Checkout não dá para perceber que o IVA é 0% nem que o está a ser faturado no NIF de uma empresa.. não aparece nada. A compra mais antiga é de Fevereiro deste ano.

No entanto estou a falar com a Amazon para pedir mudanças na fatura das compras mais recentes, a ver se é possível.

Em todo o caso vou também falar com a minha empresa, e provavelmente pago-lhes o IVA a eles.
 
Por engano fiz várias compras com o NIF da minha empresa onde trabalho, isto porque no início do ano fiz uma compra para empresa a qual adicionei o NIF a minha conta pessoal da Amazon - ERRO!

Deparei-me agora com várias compras minhas faturadas com NIF da empresa. O que faço para resolver esta situação?!

Foi um lapso da minha parte, e também porque durante o checkout não mostra o NIF que irá ser faturado, e eu esqueci-me por completo que tinha aquele NIF associado.
Mas a empresa é tua ou só trabalhas lá?
Presumo que a contabilidade não tenha sequer conhecimento dessas facturas, certo?

Já cancelei uma compra e vou entregar outras.

Sim, eu achei estranho, mas pensei que fosse algum desconto 🤦‍♂️ porque no Checkout não dá para perceber que o IVA é 0% nem que o está a ser faturado no NIF de uma empresa.. não aparece nada. A compra mais antiga é de Fevereiro deste ano.

No entanto estou a falar com a Amazon para pedir mudanças na fatura das compras mais recentes, a ver se é possível.

Em todo o caso vou também falar com a minha empresa, e provavelmente pago-lhes o IVA a eles.
Fica regularizado o valor do IVA no outro país. Mas, mesmo assim, continua a estar em falha a inclusão das facturas na Declaração Recapitulativa do IVA.
Qual é o valor total? A empresa é passiva de IVA?
 
Mas a empresa é tua ou só trabalhas lá?
Presumo que a contabilidade não tenha sequer conhecimento dessas facturas, certo?

Eu trabalho lá, mas tenho excelente relação com o dono e muitas vezes sou eu que compro material para a empresa, daí ter-me esquecido que tinha o NIF associado a minha conta pessoal da Amazon, porque eu até tenho as coisas bem separadas em outros sites. Só que na Amazon é uma opção na tua conta, e nem aparece nada no Checkout!

Fica regularizado o valor do IVA no outro país. Mas, mesmo assim, continua a estar em falha a inclusão das facturas na Declaração Recapitulativa do IVA.
Qual é o valor total? A empresa é passiva de IVA?

Estamos a falar de aproximadamente 1400€ valor total das compras que foram faturadas.
Não sei se a empresa é passiva de IVA, é uma LDA

Eu não quero fugir ao fisco! De todo! Eu devia ter-me apercebido quando fiz a compra, mas só hoje é que realmente fui investigar as faturas, quando me deparei com este cenário.. :/
Só quero saber como posso regularizar a situação da melhor forma, daí estar em contacto com a Amazon. Não queria chatear a contabilidade da empresa com isto...
 
Fico feliz por saber!
Mesmo.
Não queres receber cartas destas: https://forum.zwame.pt/goto/post?id=17588494

Então é passiva de IVA e entregará uma Declaração Recapitulativa do IVA. Em princípio, trimestralmente.
Declaração essa que não incluiu essas facturas.

E, sinceramente, emitir agora Notas de Crédito em trimestre diferente, não vai anular a falha de declaração.
Eu aconselho falares com a contabilidade. E eles provavelmente irão corrigir a Declaração.
 
Mesmo.
Não queres receber cartas destas: https://forum.zwame.pt/goto/post?id=17588494


Então é passiva de IVA e entregará uma Declaração Recapitulativa do IVA. Em princípio, trimestralmente.
Declaração essa que não incluiu essas facturas.

E, sinceramente, emitir agora Notas de Crédito em trimestre diferente, não vai anular a falha de declaração.
Eu aconselho falares com a contabilidade. E eles provavelmente irão corrigir a Declaração.

Ok, obrigado pelo feedback! Vou fazer isso.

Entretanto acho que a Amazon consegue anular as faturas emitidas nas últimas 2 semanas, não?
 
Ok, obrigado pelo feedback! Vou fazer isso.

Entretanto acho que a Amazon consegue anular as faturas emitidas nas últimas 2 semanas, não?
Até 30 dias, sim, mas tenho dúvidas que o façam.

Uma vez que a empresa não incluiu as faturas nas DP e optando por corrigir, está sujeita a penalização por entrega fora de prazo.
Mas, os valores não sendo demasiado elevados, poderá não ter impacto.
 
Boa noite, eu tenho andado iludido nestes dois anos, não comprei muito mas comprei algumas coisas(uso proprio) partindo do principio que era isento por ser "dos recibos verdes até 12500"...
  • Os sujeitos passivos que, não possuindo nem sendo obrigados a possuir contabilidade organizada para efeitos do IRS ou IRC, nem praticando operações de importação, exportação ou atividades conexas, não tenham atingido, no ano civil anterior, um volume de negócios superior a 12.500€ .

Agora pergunto se devo fazer alguma porque não entrego declaração de iva e como posso fazer para começar a pagar iva das compras na amazon business?
 
Boa noite, estou a tentar comprar um iphone por esta maneira, já perguntei ao contabilista da empresa e confirmaram-me que poderia desde que a empresa que compre seja de fora e esteja no VIES, posso comprar desta maneira pelo site da apple português ou só por exemplo na amazon business?
 
Boa noite, estou a tentar comprar um iphone por esta maneira, já perguntei ao contabilista da empresa e confirmaram-me que poderia desde que a empresa que compre seja de fora e esteja no VIES, posso comprar desta maneira pelo site da apple português ou só por exemplo na amazon business?
Podes comprar pela Apple directamente. A encomenda é expedida de Itália.
 
Para isso terei que criar uma conta em nome da empresa e eles fazem o desconto do IVA ou terei que pedir depois o reembolso? Normalmente as compras feitas aqui são para revenda por exemplo em Espanha mas de equipamentos nunca o fiz
 
Mas a empresa é tua ou só trabalhas lá?
Presumo que a contabilidade não tenha sequer conhecimento dessas facturas, certo?


Fica regularizado o valor do IVA no outro país. Mas, mesmo assim, continua a estar em falha a inclusão das facturas na Declaração Recapitulativa do IVA.
Qual é o valor total? A empresa é passiva de IVA?

Alguém pode esclarecer isto? :

Para um trabalhador independente (a cobrar IVA), é necessário preencher e entregar a Declaração Recapitulativa quando apenas se fazem aquisições intracomunitárias (ex: aquisição de material de trabalho) mesmo sem haver prestação de serviços para países do espaço intracomunitário?

Pergunto isto porque sempre me foi dito que a declaração recapitulativa só era necessária se se fizesse prestação de serviços para um país da União Europeia.
Como a declaração de IVA já inclui um espaço para declarar as aquisições intracomunitárias no contexto de material para execução da actividade, será mesmo assim necessário preencher a declaração recapitulativa?

Obrigado
 
Última edição:
Boa tarde a todos,
Confesso que já li bastante sobre o assunto mas continuo sem ficar claro para mim.

O artigo 5º diz:

Regime de derrogação

1 - Não obstante o disposto nas alíneas a) e d) do artigo 1.º, não estão sujeitas a imposto as aquisições intracomunitárias de bens quando se verifiquem, simultaneamente, as seguintes condições:

a) Sejam efectuadas por um sujeito passivo dos referidos nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 2.º;

b) Os bens não sejam meios de transporte novos nem bens sujeitos a impostos especiais de consumo;

c) O valor global das aquisições, líquido do IVA, devido ou pago nos Estados membros onde se inicia a expedição ou transporte dos bens, não tenha excedido no ano civil anterior ou no ano civil em curso o montante de (euro) 10 000 ou, tratando-se de uma única aquisição, não exceda esse montante.

2 - Para efeitos do disposto na alínea c) do número anterior, o valor global das aquisições é determinado com exclusão do valor das aquisições de meios de transporte novos e de bens sujeitos a impostos especiais de consumo.

3 - Os sujeitos passivos abrangidos pelo disposto no n.º 1 podem optar pela aplicação do regime de tributação previsto no artigo 1.º, devendo permanecer no regime de sujeição durante um período de dois anos.

4 - Não obstante o disposto no artigo 1.º, não estão sujeitas a imposto as aquisições intracomunitárias de bens cuja transmissão no território nacional seja isenta de imposto nos termos das alíneas d) a m) e v) do n.º 1 do artigo 14.º do Código do IVA.




Isto quer dizer que até 10000 posso não pagar o Iva no Pais de Origem. Contudo terei de o pagar cá nas declarações periodicas e deduzir o Iva.

A minha atividade é Isenta de IVA logo não posso fazer Dedução de IVA, Terei sempre de pagar o IVA cá? Tenho de fazer alguma declaração periodica?

Obrigado
 
Bom dia,
Há uns 7 meses comprei para a empresa um dos acessórios da Apple para usar fones 3.5mm (o adaptador de audio). Acontece que ele agora faz mau contacto e só o lado direito do auscultador dá som, as vezes movendo o cabo de certa forma faz o contacto e funciona ambos mas não é de todo pratico e util.

Fui a loja e disseram-me que a Apple para empresas só fazia 6 meses de garantia. Pelo que soube por lei os produtos para empresas tem 1 ano de garantia, oposto aos 2 para particulares. Esta informação dos 6 meses está correta? Não consegui encontrar nenhuma informação online sobre isso
 
Preciso da vossa ajuda, tenho uma empresa e queria encomendar alguns produtos da Amazon es para a empresa, e do que tenho lido tendo conta Business não se paga o IVA na altura da compra, mas depois como é que funciona cá, temos de declarar a compra entregando a fatura à contabilidade, e depois pago esse IVA no pagamento trimestral é isso?
Obrigado desde já.
 
Back
Topo