Dúvida Clonar SSD para NVM

fansro

Power Member
Boas pessoal,
Quando precisava de copiar um hdd para ssd sempre utilizei o AOMEI AOMEI Partition Assistant .
No entanto hoje quando fui copiar um ssd para nvm ao iniciar da-me o erro 0XC000000E.
E nao inicia, diz que falta algo essencial para o Windows iniciar.

Specs
MB b460m-pro vhd wifi
i5 10400
16gb ram
SSD samsung evo 250

NVM SN570 1TB WD BLUE

P.s reparo que após o processo de clonagem fica com letras diferentes associado ao disco. Será por aí que não arranca?
 
Última edição:
tens de entrar no disco ssd
vais ao start -> cmd com privilegios de admin e escreves

shutdown /f /s /t 0 ( espaço entre o F e a barra, entre o S e a barra e ente o T e o zero )
O pc desliga-se

dpois fazes boot pelo prog de clonagem ( em dOS ) e clonas.
 
tens de entrar no disco ssd
vais ao start -> cmd com privilegios de admin e escreves

shutdown /f /s /t 0 ( espaço entre o F e a barra, entre o S e a barra e ente o T e o zero )
O pc desliga-se

dpois fazes boot pelo prog de clonagem ( em dOS ) e clonas.
Ok neste caso ligo o PC normal com ambos os discos ligados.
Mas como faço boot pelo programa aomei?
Antigamente eu lembro me quando fazíamos conclui o PC reiniciava e fazia boot pelo programa. Hoje faz o clone com o programa aberto no próprio Windows.
 
ah
entao tens de ver se com o aomei tens a possibilidade de fazer uma pen de boot para clonares em " dos " ou ambiente "linux".

o aomei nao uso, tenho o acronis e tenho uma pen de boot que tem o programa ( a pen pode ter ambiente windows ou linux ).
 
ah
entao tens de ver se com o aomei tens a possibilidade de fazer uma pen de boot para clonares em " dos " ou ambiente "linux".

o aomei nao uso, tenho o acronis e tenho uma pen de boot que tem o programa ( a pen pode ter ambiente windows ou linux ).
Sim de facto tem essa opçao. Criei a pen fiz tudo direitino na altura de iniciar começa outra vez os erros.
Um dispositivo nao esta ligado ou esta inacessivel
Codigo de erro:0xc000000e

Faço enter e aparece
Ficheiro:\windows\system32\winload.efi
Codigo de erro: 0xc00000e

Nao passa dai.
Apesar de estar os discos clonados nao sei pq nao inicia pelo nvm
 
O disco antigo foi desligado e a máquina tem apenas o novo ssd instalado aquando do boot?

O Macrium Reflect free permite criar uma PEN de boot que pode ser usada para fazer estas operações de cópia, mesmo sem repetir novamente a cópia, crie a pen e faça boot com esta, só com o SSD novo instalado, lá nos menus tem uma opção para reparar o boot veja se isso resolve o problema.
Link para um vídeo que explica o processo
 
Sim de facto tem essa opçao. Criei a pen fiz tudo direitino na altura de iniciar começa outra vez os erros.
Um dispositivo nao esta ligado ou esta inacessivel
Codigo de erro:0xc000000e

Faço enter e aparece
Ficheiro:\windows\system32\winload.efi
Codigo de erro: 0xc00000e

Nao passa dai.
Apesar de estar os discos clonados nao sei pq nao inicia pelo nvm

antes de clonares :

entrar no windows
cmd com admin
correr : shutdown.exe(espaço)/f(espaço)/s(espaço)/t(espaço)0

e a máquina desliga-se.

depois clona.

se depois de clonado nao entrar no windows :
- entrar em modo de segurança
- deixar o windows correr e entrar ( se entrar )
- se entrar, esperar 3 minutos e encerrar
- ligar novamente


Se nao entrar no windows, ha outro problema que nao sei
 
O disco antigo foi desligado e a máquina tem apenas o novo ssd instalado aquando do boot?

O Macrium Reflect free permite criar uma PEN de boot que pode ser usada para fazer estas operações de cópia, mesmo sem repetir novamente a cópia, crie a pen e faça boot com esta, só com o SSD novo instalado, lá nos menus tem uma opção para reparar o boot veja se isso resolve o problema.
Link para um vídeo que explica o processo
Sim já exprimentei desligar os discos
antes de clonares :

entrar no windows
cmd com admin
correr : shutdown.exe(espaço)/f(espaço)/s(espaço)/t(espaço)0

e a máquina desliga-se.

depois clona.

se depois de clonado nao entrar no windows :
- entrar em modo de segurança
- deixar o windows correr e entrar ( se entrar )
- se entrar, esperar 3 minutos e encerrar
- ligar novamente


Se nao entrar no windows, ha outro problema que nao sei
Irei experimentar.
A questão é que há algo no sistema que está a associar ao disco ou assim que quando faço iniciar pelo nvm diz que falta um dispositivo essencial para o arranque.
Já exprimentei instalar s.o no nvm e dps clonar mas não arranca. Irei experimentar conforme referiu
 
Estou com um problema semelhante. Ontem clonei o meu antigo ssd para um nvme instalado na porta m2 com o acronis wd.
Depois não removi fisicamente o antigo disco mas logo no primeiro restart entrei na Bios e alterei a boot order e entrei pelo NVMe novo.

Parecia estar tudo ok, fiz vários restarts. Como pensei que já estava tudo bem e estava a executar o Windows pelo NVMe de certeza, procedi ao comando "clean" no disco antigo para dar wipeout ao disco para passar agr a ser o secundario. Faço restart e aparece-me o mesmo erro e mensagem que ao OP.
Já tentei uma carrada de tutorials mas nada está a funcionar! O comando BOOTREC /FIXBOOT diz sempre access denied.
Alguém tem ideias?
 
Estou com um problema semelhante. Ontem clonei o meu antigo ssd para um nvme instalado na porta m2 com o acronis wd.
Depois não removi fisicamente o antigo disco mas logo no primeiro restart entrei na Bios e alterei a boot order e entrei pelo NVMe novo.

Parecia estar tudo ok, fiz vários restarts. Como pensei que já estava tudo bem e estava a executar o Windows pelo NVMe de certeza, procedi ao comando "clean" no disco antigo para dar wipeout ao disco para passar agr a ser o secundario. Faço restart e aparece-me o mesmo erro e mensagem que ao OP.
Já tentei uma carrada de tutorials mas nada está a funcionar! O comando BOOTREC /FIXBOOT diz sempre access denied.
Alguém tem ideias?

tenta entrar em modo de segurança e ve se entra.
se entrar ok, desliga.
senao entrar ve se o comando do bootrec tens a linha de comandos com admin ou entao ve no google o bcdedit.
 
Já resolvi entretanto mas nem no modo de segurança dava para entra, tive de criar um boot numa pen e fazer a reparação através da linha de comandos, a seguir fiz reparaçao automatica do windows pelo boot e milagrosamente funcionou mas acho que a boot drive foi criada na pen ou no antigo disco! Apesar de ja estar a nvme sinto que aquilo está confuso e que se fizer wipe/clean ao disco antigo me vai acontecer a mesma coisa!

Para já funciona mas acho que vou fazer um backup do SO todo, depois formatar tudo, reeinstalar e re aplicar o backup!
 
Back
Topo