Problemas Técnicos ClarkConnect + Problemas com Ip's

nepper

Power Member
Boas Tardes

Na minha escola temos o clarkconnect a funcionar como gateway para a internet bem como servidor de DHCP.

É importante realçar que na rede existem três AP.

No entanto temos tido alguns problemas com a atribuição dos ip's.

Segundo se vê nas imagens abaixo postadas ele está configurado para atribuir ip's entre 172.172.100.1 até 172.172.254.254 (penso eu que estará assim configurado)






Acontece que algumas vezes o ip atribuido fica na gama 172.172.10.XXX, não sendo possível aceder à internet mas onde é possível aceder ao clarckconnect (172.172.10.254)

Isto acontece geralmente em máquinas ligadas com wireless.

Em máquinas com IP fixo a rede funciona perfeitamente.

Não sei se fui explicito, mas caso alguém tenha entendido existe por aí uma ajuda????

NePPEr
 
Última edição pelo moderador:
Não percebi muito bem, mas pelo que pude ver tens a gateway e o servidor DNS em ranges/gamas diferentes que do servidor DHCP?

Podias confirmar?

Cumprimentos
 
Boas

Eu penso que está tudo na mesma gama, mas infelizmente redes não é o meu forte e talvez esteja aqui a fazer alguma asneira.

A "coisa" funciona assim:

A máquina clarkconnect deve funcionar como:

Servidor DHCP;
Servidor DNS;
Gateway;

O Ip da clarkconnect é:
172.172.10.254;
255.255.0.0;

Os ip's atribuidos pelo servidor de dhcp devem ser entre:
172.172.100.0 e 172.172.254.254

A coisa funciona sempre ou quase sempre bem quando ligada por cabo, quando ligada através de um AP wireless é usual ser atribuido um ip da gama 172.172.10.XXX aos pc's o que implica que a internet não funcione nesses pc's.

Espero ter clarificado :)

NePPEr
 
Ja deves ter verificado, mas, será que não tens os aps a atribuirem ips por eles proprios ? verifica isso, e se sim, muda na parte de dhcp dos AP's para dhcp relay e mete o ip do clarkconnect lá.
Confirma nos logs do clarkconnect que os pedidos de dhcp dos clientes wireless estao a chegar ao clarkconnect e que é este que oferece um ip.

Cumps
 
Antes de mais , porque tens mask a 16bits?

Se queres que te diga não sei porque quando cheguei à escola ela já estava definida assim :rolleyes:

Temos uma série de serviços (impressoras de rede, software, etc) a funcionar com estas definições, achas que a mask não deveria ser de 16bits?

Desculpa a minha ignorância, mas como tinha dito acima redes não é o meu forte :005:

NePPEr
 
Resolvi fazer um post porque sou utilizador habitual há bastante tempo do CC, e considero-o uma ferramenta super facil de utilizar.
1º - a rede está mal configurada de raiz...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endereço_IP#Redes_privadas
Estão a utilizar uma gama de ip's que não é nem classe B nem classe C, isso para o DHCP server pode causar confusões.

2º Já agora para que utilizar DHCP para uma rede de classe B? O DHCP normalmente utiliza-se para dar IP's a poucos computadores, o que vocês teem ai dava para 65.535, chega para dar IP's a uma cidade.... uma aplicação normal de DHCP é de 192.168.x.100 a 192.168.x.250, dá para 150 computadores nómades o que já é bom.

3º DHCP é uma solução que deve ser encarada sempre como provisória, e é a solução dos preguiçosos...
Ter IP's fixos facilita em muito o trabalho de administração. A solução que eu uso é normalmente esta: 10.x.y.z onde x é o bloco, andar ou serviço, y é a sala e z é o computador dentro da sala.
 
Última edição:
Resolvi fazer um post porque sou utilizador habitual há bastante tempo do CC, e considero-o uma ferramenta super facil de utilizar.
1º - a rede está mal configurada de raiz...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endereço_IP#Redes_privadas
Estão a utilizar uma gama de ip's que não é nem classe B nem classe C, isso para o DHCP server pode causar confusões.

2º Já agora para que utilizar DHCP para uma rede de classe B? O DHCP normalmente utiliza-se para dar IP's a poucos computadores, o que vocês teem ai dava para 65.535, chega para dar IP's a uma cidade.... uma aplicação normal de DHCP é de 192.168.x.100 a 192.168.x.250, dá para 150 computadores nómades o que já é bom.

3º DHCP é uma solução que deve ser encarada sempre como provisória, e é a solução dos preguiçosos...
Ter IP's fixos facilita em muito o trabalho de administração. A solução que eu uso é normalmente esta: 10.x.y.z onde x é o bloco, andar ou serviço, y é a sala e z é o computador dentro da sala.

1º Sim de facto com essa gama de IPs podem vir a ter problemas com IPs públicos.

2º e 3º ???????????? errr longe de mim criticar mas desde quando é que o DHCP é algo provisório ou solução de preguiçosos?


Back on topic....

Acho que deve haver ai um DHCP esquecido a atribuir IPs. Assim que um computador receber um IP da gama 172.172.10.XXX usa o ipconfig /all e vai aparecer qual foi o servidor DHCP que atribuiu esse IP.
 
Última edição:
2º e 3º ???????????? errr longe de mim criticar mas desde quando é que o DHCP é algo provisório ou solução de preguiçosos?

Épa... estamos a falar de soluções empresariais, não é na nossa casa ou numa lan party do fim de semana. E uma escola tem já uma envergadura empresarial. As escolas que conheço já andam pelos 3-4 servidores dedicados e pelos 80-90 computadores online.
Não digo que não se use o DHCP, aliás, tem a sua utilidade normalmente durante a fase de integração inicial, e é claro que é imprescindivel para os portateis dos alunos (e psp, smartphones, pda e todos os outros dispositivos que hoje em dia já dispoem de wifi) mas só para clarificar vamos ver este exemplo:
Todos os computadores obtêm IP através de um servidor DHCP.
-> Quando esse servidor falha, não há rede para ninguem. Tudo quanto é programa em rede cliente-servidor deixa de funcionar, impressoras de rede ficam inutilizadas.
-> Quando um switch intermédio se avaria, todos os computadores nesse ramo da rede ficam sem IP, não há rede para ninguem.
-> Basta um cabo danificado para deitar a rede abaixo, acreditem que não é assim tão dificil de acontecer.

O ideal é ter os serviços criticos assegurados, e configurados com IP fixo. Normalmente quais são esses serviços por ordem de prioridade?
Servidores
Secretaria
Direcção
Quiosques
Impressoras de rede
Access Point's
Salas de aulas

Há escolas (e empresas) que podem depois prioritarizar mais um ou outro serviço, mas isso já é material para outra discussão.
A questão da preguiça... pois... há que não goste muito de configurar 90 computadores....
Mas ainda bem, porque as lojas de informática precisam de viver à custa das escolas e dos contratos de assistencia técnica. :003:

Back on topic....

Acho que deve haver ai um DHCP esquecido a atribuir IPs. Assim que um computador receber um IP da gama 172.172.10.XXX usa o ipconfig /all e vai aparecer qual foi o servidor DHCP que atribuiu esse IP.

Concordo, e até aposto num AP mal configurado. Uma hipotese mais remota e menos provavel é o CC que foi configurado inicialmente na rede 172.172.10.XXX e só mais tarde é que lhe mudaram o IP. Nalgumas versões mais antigas o webconfig não actualizava correctamente os ficheiros de configuração que tinham que ser editados manualmente.
 
Épa... estamos a falar de soluções empresariais, não é na nossa casa ou numa lan party do fim de semana. E uma escola tem já uma envergadura empresarial. As escolas que conheço já andam pelos 3-4 servidores dedicados e pelos 80-90 computadores online.
Não digo que não se use o DHCP, aliás, tem a sua utilidade normalmente durante a fase de integração inicial, e é claro que é imprescindivel para os portateis dos alunos (e psp, smartphones, pda e todos os outros dispositivos que hoje em dia já dispoem de wifi) mas só para clarificar vamos ver este exemplo:
Todos os computadores obtêm IP através de um servidor DHCP.
-> Quando esse servidor falha, não há rede para ninguem. Tudo quanto é programa em rede cliente-servidor deixa de funcionar, impressoras de rede ficam inutilizadas.
-> Quando um switch intermédio se avaria, todos os computadores nesse ramo da rede ficam sem IP, não há rede para ninguem.
-> Basta um cabo danificado para deitar a rede abaixo, acreditem que não é assim tão dificil de acontecer.

O ideal é ter os serviços criticos assegurados, e configurados com IP fixo. Normalmente quais são esses serviços por ordem de prioridade?
Servidores
Secretaria
Direcção
Quiosques
Impressoras de rede
Access Point's
Salas de aulas

Há escolas (e empresas) que podem depois prioritarizar mais um ou outro serviço, mas isso já é material para outra discussão.
A questão da preguiça... pois... há que não goste muito de configurar 90 computadores....
Mas ainda bem, porque as lojas de informática precisam de viver à custa das escolas e dos contratos de assistencia técnica. :003:


Desculpa mas num ambiente empresarial IPs manuais é que não faz absolutamente sentido nenhum.....

IPs manuais devem ser usados em muitas situações (especialmente em recursos como servidores, impressoras e afins) agora em computadores não têm lógica.
90 computadores é uma rede pequena, tenta fazer isso em 500.

Se o DHCP é um ponto de falha na rede então isso é uma péssima implementação do serviço em si.

Já só porque o cabo de rede do DHCP foi abaixo não quer dizer que os computadores não tenham IP( a não ser que tenhas uma lease de 1h) e se o switch estiver em baixo tb a rede está e ter um IP n serve de nada.

Já agora um DHCP não serve só para atribuir IPs......
 
Última edição:
Épa... estamos a falar de soluções empresariais, não é na nossa casa ou numa lan party do fim de semana. E uma escola tem já uma envergadura empresarial. As escolas que conheço já andam pelos 3-4 servidores dedicados e pelos 80-90 computadores online.
Não digo que não se use o DHCP, aliás, tem a sua utilidade normalmente durante a fase de integração inicial, e é claro que é imprescindivel para os portateis dos alunos (e psp, smartphones, pda e todos os outros dispositivos que hoje em dia já dispoem de wifi) mas só para clarificar vamos ver este exemplo:
Todos os computadores obtêm IP através de um servidor DHCP.
-> Quando esse servidor falha, não há rede para ninguem. Tudo quanto é programa em rede cliente-servidor deixa de funcionar, impressoras de rede ficam inutilizadas.
-> Quando um switch intermédio se avaria, todos os computadores nesse ramo da rede ficam sem IP, não há rede para ninguem.
-> Basta um cabo danificado para deitar a rede abaixo, acreditem que não é assim tão dificil de acontecer.

O ideal é ter os serviços criticos assegurados, e configurados com IP fixo. Normalmente quais são esses serviços por ordem de prioridade?
Servidores
Secretaria
Direcção
Quiosques
Impressoras de rede
Access Point's
Salas de aulas

Há escolas (e empresas) que podem depois prioritarizar mais um ou outro serviço, mas isso já é material para outra discussão.
A questão da preguiça... pois... há que não goste muito de configurar 90 computadores....
Mas ainda bem, porque as lojas de informática precisam de viver à custa das escolas e dos contratos de assistencia técnica. :003:



Concordo, e até aposto num AP mal configurado. Uma hipotese mais remota e menos provavel é o CC que foi configurado inicialmente na rede 172.172.10.XXX e só mais tarde é que lhe mudaram o IP. Nalgumas versões mais antigas o webconfig não actualizava correctamente os ficheiros de configuração que tinham que ser editados manualmente.

:lol: o que eu me ri com este post ....

Estás-me tu a querer dizer que eu, que tenho centenas de servidores a ir buscar endereço ipv4 e ipv6 (sim, non routed) esotu errado? Tem cuidado. Os meus servidores nunca tiveram downtime por networking problems ....

Alguma vez ouviste falar em redundância? FailOver?

Sorry pelo OffTopic
 
:offtopic:
Isto está a descambar um pouco para o offtopic e ninguem está a contribuir em nada para a dúvida inicial do nepper. Vamos lá a contextualizar um pouco isto:
O nepper tinha uma dúvida relacionada com a rede da escola dele. Escola. É aqui uma palavra chave. Normalmente o encarregado de fazer a administração da rede é com sorte um professor de informática que tem 1 hora por semana para se dedicar a isso ou um professor de uma outra área qualquer que até dá uns toques nas horas livres. Com azar, a escola tem uma empresa que é paga a preço de ouro por cada intervenção que faz e que misteriosamente os problemas nunca ficam completamente resolvidos.

Estás-me tu a querer dizer que eu, que tenho centenas de servidores a ir buscar endereço ipv4 e ipv6 (sim, non routed) esotu errado? Tem cuidado. Os meus servidores nunca tiveram downtime por networking problems ....

Alguma vez ouviste falar em redundância? FailOver?

O sr. High and Mighty trabalha realmente com muitos servidores, provavelmente num ISP ou num colocation center, com cloud computing ou com um beowulf cluster de z80's :D
Mas o orçamento é muito diferente do de uma escola. E o que te pagam tambem não deve ser muito igual ao salário de um professor.
Redundância numa escola é ter duas estações de trabalho e quando uma deixa de funcionar rezar para que a outra não tenha o mesmo destino. Failover? nem switchover quanto mais....:rolleyes:

Já só porque o cabo de rede do DHCP foi abaixo não quer dizer que os computadores não tenham IP( a não ser que tenhas uma lease de 1h) e se o switch estiver em baixo tb a rede está e ter um IP n serve de nada.

Eu sei que é dificil de visualizar, só quem vai a uma escola e vê o que lá está é que sabe a confusão que é. Basta faltar a corrente durante a noite para que no outro dia haja problemas. Muitas das vezes os users (professores, alunos e funcionarios) desligam inadvertidamente os switchs ou mudam os cabos ou danificam os cabos e ficam em curto circuito ou milhares de outras situações. E depois quem sofre é quem tem que resolver o problema.
Quantas vezes não vi nos hubs antigos (e mesmo nos recentes) alguem a tirar o cabo do uplink e ligar noutra porta? ou a utilizar a porta partilhada do uplink? ou a ligar as duas pontas do mesmo chicote no switch? Gabinetes com chave? Bastidores? Já agora queriam um portátil para cada aluno :007:

Já agora um DHCP não serve só para atribuir IPs......

Eu sei, mas não vamos levar isto ainda mais offtopic.

DHCP sim senhor pode-se usar, mas com planeamento adequado, não é ligar os pc's e olha espera que tudo funcione.
Espero que o nepper esteja a achar algum proveito a esta thread... pouco se falou do CC.
 
Back
Topo