Chi-Fi amps

miguelbarroso

Power Member
É cada vez maior a oferta de produtos de hi-fi baratos vindos da China. Se durante muito tempo esses produtos eram de qualidade muito duvidosa, mais recentemente começam a surgir opções bem interessantes, com preços muito acessíveis. Muitos falam deles como tendo uma performance acima do seu preço, que são a última bolacha do pacote... mas será que são mesmo?

Um dos amplificadores mais populares tem sido o Fosi Audio V3, que o nosso colega @Mordorr recentemente comprou. Ele está muito satisfeito, tal como muitos reviewers como o Cheapaudioman:


E até mesmo o SAR: https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/fosi-audio-v3-amplifier-review.45757/

Mas há quem não se convença assim facilmente:


Pessoalmente acho que há um espaço interessante para estes produtos. Já tive e ainda tenho vários DACs de Chi-Fi com boas experiências. Também já tive e tenho (e poderei voltar a comprar) amplificadores deste género. Já tive um SMSL Q5 Pro, já tive um amplificador genérico TPA3116, e ainda tenho um Nobsound NS-01G pro mini, daqueles que basicamente são um grande botão de volume. Mas o uso que dou a estes amplificadores tem sido muito peculiar: ou para alimentar pequenas monitoras ou satélites colocados ao lado do ecrã do PC, ou para usar na arrecadação onde tenho atualmente o Nobsound e onde a acústica do espaço e as condições de audição não são compatíveis com investimentos elevados: é para ouvir música enquanto trato da mecânica da bike ou faço outras bricolages.

Há mais um video interessante sobre estes amplificadores:

https://www.youtube.com/watch?v=PbZFt8eWjgQ

Concordo com estas conclusões. Nunca ouvi o Fosi V3, nem nenhum destes do vídeo. Falo da experiência que tenho dos que já tive, e dos inúmeros amplificadores convencionais que já me passaram pelas mãos (e quem me conhece sabe que já tive mesmo muita coisa: de amplificadores baratuxos a aparelhos de 4 dígitos).

O form factor destes pequenos aparelhos é sem dúvida tentador, e é muito interessante para ter em cima da secretária do PC. Mas para ter numa sala?... já começo a colocar algumas reservas. Então gastar dinheiro em fontes de alimentação mais caras, e "kitar" estas coisas já não me convence, pois estamos a entrar em território de amplificadores convencionais e com outro tipo de construção e garantias.

Quando disse que estou a pensar em comprar mais um destes amplificadores, será precisamente para substituir o Nobsound. Este "botão que amplifica" é impressionante para o seu tamanho:

71-tDexLxRL._AC_SX466_.jpg


Mas é o que é, e não posso dizer que seja alta fidelidade... Em princípio irá para a oficina onde dou aulas, e por isso preciso de uma solução para a minha arrecadação.

Uma opção é comprar umas colunas ativas tipo Edifier R1280DB por exemplo, pois têm Bluetooth e inputs suficientes para o que pretendo. Neste espaço da arrecadação, além de ouvir do telemóvel por bluetooth, tenho lá também um rádio FM Denon e um leitor de CDs Yamaha (com este Nobsound tem sido uma seca andar sempre a ligar/desligar cabos - na oficina para onde vai só será usado por bluetooth).

Outra alternativa será comprar um Arylic B50SE, mais barato que o B50 recomendado no video do Andrew Robinson que coloquei acima, mas que cumpre as premissas que preciso: Bluetooth e entradas suficientes para o rádio e o leitor de CDs. (dispenso o HDMI ARC e o BT 5.2 e formatos de audio Hi Res)

Se fosse para um local com uma acústica melhor, provavelmente gastaria o dobro e comprava um Yamaha R-S202D.

Quem aqui mais é que tem destes pequenos amps Chi-Fi? Qual a vossa experiência?
 
A minha experiência tem sido que sou mais perdulário com amps, menos consagrados, com colunas do que com auscultadores, sem dúvida muito influenciado pela minha utilização.


A meu ver mesmo dentro do chifi existem algumas pérolas mas continuam a ter alguns dos mesmos problemas de há 10 anos atrás, principalmente no que toca a qualidade de construção, software (quando aplicavel) e longevidade.

Se por exemplo posso recomendar uns Fosi BL20C ou uns Audizio qq coisa stereo amp, o mesmo não faço por uns Aima? Ayima? Qq coisa 07, que era muito mau francamente. Sinto que tive muito "hit and miss" com Chifi mas as pérolas (ok produtos bem decentes) que encontro são reencaminhadas para amigos.

Por vezes leio rios de recomendações de um produto mas existem muitos " se nao" para os mesmos (estou a olhar para ti Little bear).

Pessoalmente, para espaços mais pequenos, ou de algum modo condicionados, acabo praticamente sempre por preferir colunas activas. A practicalidade das colunas de hoje em dia acabam por justificar isso, mesmo com preços abaixo dos 150euros (muitas vezes abaixo dos 100 ate).
 
Última edição:
Bem só para confirmar que estou MUITO satisfeito com o Fosi V3.

O que me levou a compra-lo, além dos reviews e fóruns, foi o uso dos melhores componentes possíveis, nomeadamente japoneses e alemães.

A falta de entradas, é compensada com o tb mais caro e muito bom DAC Topping DX3 Pro, duas entradascoaxiais, 1 optica e ainda BT com APTX salvo erro, já desbloqueado no TLM, que dá um som fantástico para alguém que não vai a bola com coisas com BT...

Entretanto já saiu a nova versão da Fosi e tb da Ayitima.

Quanto as minhas colunas, optei por algo "ocidental" e tenho as Elac Debut 2.0.

O conjunto funciona mto bem para uma sala com 20 metros quadrados. Não é a sala dos pais do tempo do liceu com boa acústica, más é o possivel.

Há muitas coisas boas no CHI-FI, bem como Amps a válvulas, com muito bom som, earphones tb. Acho estranho perguntar por algumas marcas na respectiva secção e quase não haver feedback.....mas pronto.

Deixo aqui outro video do Fosi V3:


Boas audições!
 
Última edição:
Bem, há umas semanas mandei vir um Arylic B50SE da Amazon para colocar na arrecadação (onde costumo passar algum tempo a fazer bricolage, mecânica da bicicleta, etc), mas só hoje comprei as colunas... andava à procura de algo mais barato (para o local em questão não justifica grande investimento), mas acabei por não resistir a uma boa oportunidade e gastei um pouco mais do que pensava. Arranjei umas Scansonic M5 rigorosamente novas, por uma fração do preço delas. (para quem não conhece, a Scansonic pertence ao mesmo grupo das Raidho, e são ambas desenhadas pelo Michael Børresen - só que bem mais económicas. Umas Raidho "equivalentes" custam um bocadinho mais... :lol: )

Estava um pouco receoso, pois as reviews dizem que elas precisam de músculo para tocar, e o Arylic não é propriamente um Golias. O que é certo que liguei as coisas... e uau. Isto toca muito bem. Não tocam muito alto, mas tocam mais alto do que eu irei usar normalmente, sem distorção perceptível. Mas o que importa é que a tocar baixinho, como vão ser usadas no dia-a-dia, encantam de uma maneira surpreendente. Claro que se as ligasse a outro bicho mais potente e de gama mais alto, não duvido que tocassem muito melhor... mas teria de ser num local com melhor acústica também! :rrotflm:

Comprei o Arylic em promoção, e pelo valor é literalmente um negócio da China ;) Comprei a versão SE que fica mais em conta, não tem entrada HDMI ARC, nem Phono, e o BT é ligeiramente inferior... de resto é basicamente o mesmo que o B50 normal. Tenho o rádio ligado na entrada analógica e o leitor de CDs na óptica. Costumo usar também o Spotify no telefone, mas talvez arranje também uma drive USB para lhe ligar. Espero que o conjunto me faça bastantes horas de companhia sonora.

5Upd0iW.jpg


Ns1Cdj9.jpg
 
Bem, há umas semanas mandei vir um Arylic B50SE da Amazon para colocar na arrecadação (onde costumo passar algum tempo a fazer bricolage, mecânica da bicicleta, etc), mas só hoje comprei as colunas... andava à procura de algo mais barato (para o local em questão não justifica grande investimento), mas acabei por não resistir a uma boa oportunidade e gastei um pouco mais do que pensava. Arranjei umas Scansonic M5 rigorosamente novas, por uma fração do preço delas. (para quem não conhece, a Scansonic pertence ao mesmo grupo das Raidho, e são ambas desenhadas pelo Michael Børresen - só que bem mais económicas. Umas Raidho "equivalentes" custam um bocadinho mais... :lol: )

Estava um pouco receoso, pois as reviews dizem que elas precisam de músculo para tocar, e o Arylic não é propriamente um Golias. O que é certo que liguei as coisas... e uau. Isto toca muito bem. Não tocam muito alto, mas tocam mais alto do que eu irei usar normalmente, sem distorção perceptível. Mas o que importa é que a tocar baixinho, como vão ser usadas no dia-a-dia, encantam de uma maneira surpreendente. Claro que se as ligasse a outro bicho mais potente e de gama mais alto, não duvido que tocassem muito melhor... mas teria de ser num local com melhor acústica também! :rrotflm:

Comprei o Arylic em promoção, e pelo valor é literalmente um negócio da China ;) Comprei a versão SE que fica mais em conta, não tem entrada HDMI ARC, nem Phono, e o BT é ligeiramente inferior... de resto é basicamente o mesmo que o B50 normal. Tenho o rádio ligado na entrada analógica e o leitor de CDs na óptica. Costumo usar também o Spotify no telefone, mas talvez arranje também uma drive USB para lhe ligar. Espero que o conjunto me faça bastantes horas de companhia sonora.

5Upd0iW.jpg


Ns1Cdj9.jpg

Isto é super interessante. Eu ouvi as C1 (1.2?) no hifiklubben mas, como por norma quando são coisas desses preços, acabo por ignorar, dado que nunca vou comprar.


Isto é um preço muito interessante. Onde moras mesmo? Vou a PT no final do Verão e era uma demo eheh
 
N̶ã̶o̶ ̶l̶e̶v̶e̶s̶ ̶a̶ ̶m̶a̶l̶ ̶m̶a̶s̶ ̶q̶u̶a̶n̶t̶o̶ ̶c̶u̶s̶t̶a̶r̶a̶m̶?

Edit: É um ultraje.
 
Última edição:
Essas coluas fazem lembrar umas Emotiva......

Bem tive o meu Fosi V3 ligado a umas B&W de milhares de euros e............nada mau para o preço. Apenas como já esperava, tive de meter o volume ao máximo.
 
Back
Topo