iPhone Apostar no iPhone 13 Pro ou esperar pelo iPhone 14?

Napster_PT

Power Member
Boa tarde

Desde que entrei no mundo dos smartphones só conheço uma marca, a Apple.
Gosto do sistema operativo, das várias atualizações que fazem para a segurança como para o iOS. (penso que garantem 5 anos de atualizações)

Possuo atualmente um iPhone 7 (antes tinha um 5) onde o problema principal é a bateria que já não aguenta um dia sendo que tenho que pô-lo a carregar todos os dias.
Nas definições - bateria até já diz que é aconselhado mudar. (aparece com capacidade máxima de 78% sendo que a Apple garante que até aos 80% não é preciso mudar)

Tenho uma proposta para mudar de iPhone para o 13 Pro mas não sei se devo apostar ou esperar uns meses com a chegada do iPhone 14.

O que fariam?
Quais são os rumores para o iPhone 14?

Obrigado
 
Por causa dessas indecisões a minha abordagem é simples. Eu só compro produtos da Apple no lançamento.

No teu caso eu fazia um esforço e esperava uns meses (longos ainda) até saírem la novos iPhones.
 
Por causa dessas indecisões a minha abordagem é simples. Eu só compro produtos da Apple no lançamento.

No teu caso eu fazia um esforço e esperava uns meses (longos ainda) até saírem la novos iPhones.
Eu nunca irei comprar seja iPhone, Samsung, Oneplus, etc. produtos acabados de sair.
Os valores são exurbitantes.
Como disse, poderei comprar o iPhone 13 Pro 6/256, azul sierra por um preço bom (diria) mas acima dos 1000€.

Agora não sei se o iPhone 14 irá trazer coisas que gostava (no Android já existe) que viesse, tais como:
- carregador rápido (não os 20W para o 13 Pro ou 27W para 13 Pro Max) de 60W por exemplo ou superior;
- entrada USB-C e não entrada lightning (a ligação que faz entre o cabo ao iPhone) como ainda acontece nos iPhones 13;
- impressão digital;
- notch mais pequena (sei que é mais pequena em relação ao iPhone 12), tipo "parafuso" como já acontece nos Androids. Acho que se aproveitava melhor a notch mais pequena na parte de cima do ecrã para notificações ou acrescentar algo, digo eu...;
- Always On Display para não estarmos sempre a ativar o ecrã ou a desbloquear que assim vai-se perdendo alguma bateria
O 7 aguenta até ao 14? Se sim espera pelo 14.
O problema do 7 (esteticamente está bom, só com alguns riscos nas extremidades o que é normal, é do uso e de ter sido comprado em setembro/2017) é a bateria que indo as "definições - bateria - estado da bateria" já está com 78% de capacidade máxima e já aparece uma "nota" a informar que "a bateria encontra-se consideravelmente degradada..."
 
Compra o 13 pro e depois avalias se vale a pena vende lo e trocar pelo 14. Não perderás muito.
Para comprar, é para ficar com ele durante uns anos.
Mas também o que dizes tens razão.
Estou mesmo indeciso.

Dou-te o caso do meu atual iPhone 7 que comprei em setembro/2017 e em setembro/2022 irá fazer 5 anos.
O meu outro iPhone 5 que tive com ele talvez 4 anos e depois passei para um familiar, durou um total de 8/9 anos.
 
Eu nunca irei comprar seja iPhone, Samsung, Oneplus, etc. produtos acabados de sair.
Os valores são exurbitantes.
Como disse, poderei comprar o iPhone 13 Pro 6/256, azul sierra por um preço bom (diria) mas acima dos 1000€.

Agora não sei se o iPhone 14 irá trazer coisas que gostava (no Android já existe) que viesse, tais como:
- carregador rápido (não os 20W para o 13 Pro ou 27W para 13 Pro Max) de 60W por exemplo ou superior;
- entrada USB-C e não entrada lightning (a ligação que faz entre o cabo ao iPhone) como ainda acontece nos iPhones 13;
- impressão digital;
- notch mais pequena (sei que é mais pequena em relação ao iPhone 12), tipo "parafuso" como já acontece nos Androids. Acho que se aproveitava melhor a notch mais pequena na parte de cima do ecrã para notificações ou acrescentar algo, digo eu...;
- Always On Display para não estarmos sempre a ativar o ecrã ou a desbloquear que assim vai-se perdendo alguma bateria

O problema do 7 (esteticamente está bom, só com alguns riscos nas extremidades o que é normal, é do uso e de ter sido comprado em setembro/2017) é a bateria que indo as "definições - bateria - estado da bateria" já está com 78% de capacidade máxima e já aparece uma "nota" a informar que "a bateria encontra-se consideravelmente degradada..."
Os iPhones são um produto com um ciclo de vida muito estável e oficialmente a Apple nunca faz descontos. Outros retalhistas fazem-no. No caso dos Pro até só são vendidos durante um ano, depois é até esgotar o stock. Por isso no meu ponto de vista, quanto mais cedo tiver o telemóvel, melhor.

O dinheiro custa a dar, mas prefiro dar 1300€ por um telemóvel (neste caso 13 Pro 256 GB) em Setembro e usufruir do produto do que ter de andar à procura de promoções 5 meses (praticamente a 6 meses de ser descontinuado) depois para poupar 300€.

Quanto às tuas questões:

- A Apple é muito conservadora em muitas coisas. Não contes tão cedo com essas potências de carregamento tão cedo. Pessoalmente não me faz falta. O meu 12 Pro chega e sobra para o dia todo e no fim do dia vai para o carregador MagSafe. A autonomia dos 13 ainda é melhor. Basta passar pelos tópicos aqui do fórum para ver que toda a gente fala maravilhas da bateria.

- USB-C? Acho que nunca vai acontecer. Além de perderem dinheiro com o programa de acessórios Made for iPhone, apesar de mais lenta, a porta Lightning é mais durável que a porta USB-C. O futuro do iPhone vai ser portless na minha opinião.

- Também gostava de ver implementado um sensor de impressões digitais. É um excelente complemento para o FaceID.

- Quanto ao notch, os rumores falam em que este ano a linha Mini vai desaparecer. Vão haver 4 iPhones na mesma. O 14/14 Max e o 14 Pro/14 Pro Max. Nos Pro parece que o notch vai ser substituído por isto:
iphone-14-pro-display-schematics.jpg


https://www.macrumors.com/2022/02/27/alleged-iphone-14-pro-display-schematic/

Pessoalmente o notch é algo que me incomoda zero. Quando uso o telemóvel não é uma área do ecrã para onde eu preste muita atenção.

- Quanto ao Allways on Display é esperar para ver.
 
Para comprar, é para ficar com ele durante uns anos.
Mas também o que dizes tens razão.
Estou mesmo indeciso.

Dou-te o caso do meu atual iPhone 7 que comprei em setembro/2017 e em setembro/2022 irá fazer 5 anos.
O meu outro iPhone 5 que tive com ele talvez 4 anos e depois passei para um familiar, durou um total de 8/9 anos.

Estamos em Março ainda. Esperar meses por um smartphone é algo que na minha ótica que não faz sentido principalmente porque não existirá nenhuma revolução do outro mundo. Se existir é revender e comprar, é um Iphone logo nunca perderás muito.
 
Os iPhones são um produto com um ciclo de vida muito estável e oficialmente a Apple nunca faz descontos. Outros retalhistas fazem-no. No caso dos Pro até só são vendidos durante um ano, depois é até esgotar o stock. Por isso no meu ponto de vista, quanto mais cedo tiver o telemóvel, melhor.

O dinheiro custa a dar, mas prefiro dar 1300€ por um telemóvel (neste caso 13 Pro 256 GB) em Setembro e usufruir do produto do que ter de andar à procura de promoções 5 meses (praticamente a 6 meses de ser descontinuado) depois para poupar 300€.

Quanto às tuas questões:

- A Apple é muito conservadora em muitas coisas. Não contes tão cedo com essas potências de carregamento tão cedo. Pessoalmente não me faz falta. O meu 12 Pro chega e sobra para o dia todo e no fim do dia vai para o carregador MagSafe. A autonomia dos 13 ainda é melhor. Basta passar pelos tópicos aqui do fórum para ver que toda a gente fala maravilhas da bateria.

- USB-C? Acho que nunca vai acontecer. Além de perderem dinheiro com o programa de acessórios Made for iPhone, apesar de mais lenta, a porta Lightning é mais durável que a porta USB-C. O futuro do iPhone vai ser portless na minha opinião.

- Também gostava de ver implementado um sensor de impressões digitais. É um excelente complemento para o FaceID.

- Quanto ao notch, os rumores falam em que este ano a linha Mini vai desaparecer. Vão haver 4 iPhones na mesma. O 14/14 Max e o 14 Pro/14 Pro Max. Nos Pro parece que o notch vai ser substituído por isto:
iphone-14-pro-display-schematics.jpg


https://www.macrumors.com/2022/02/27/alleged-iphone-14-pro-display-schematic/

Pessoalmente o notch é algo que me incomoda zero. Quando uso o telemóvel não é uma área do ecrã para onde eu preste muita atenção.

- Quanto ao Allways on Display é esperar para ver.
Ha ideia de quanto ira custar o ProMax14 em Setembro?
 
A comprar seria agora, e caso agrade o novo que sai lá para outubro +/-, vender no mercado de usados, a % de valor perdido na venda e por esse preço, será pouca.
 
A meu ver tens 3 hipóteses:
1 - Esperas pelo iPhone 14 e aguentas com o 7 como está;
2 - Trocas a bateria do 7 o que te permite esperar pelo 14 mais confortavelmente e ficas com um telemóvel de backup;
3 - Compras o 13 mini/normal/pro/pro max e quando sair o 14 ves de compensa trocar pelo 14 ou não

Pessoalmente talvez optasse pela solução 2, quando comprasse o 14 o 7 servia de backup ou para utilizar em alguma situação em que não me sentisse "seguro" a utilizar o novo.
 
O 7 em termos de bateria ainda aguenta apesar de precisar de carregar todos os dias sem abusar nas redes sociais e em mensagens e chamadas.
Como já referi num post anterior, ela está neste momento com 78% o que até a própria apple têm lá uma informação que devia mudar num agente autorizado, está degradada, etc.

Acho que vou esperar pelo 14 e não o comprar logo nos primeiros dias/semanas e esperar uns 2/3/4 meses e tentar comprar a um preço mais porreiro/justo.
Qual a cor, modelo e capacidade, isso logo veria com o que me iriam propor.

Neste caso o 7 não serviria de backup porque tenho um familiar que gosta dele e talvez ficasse com ele. Teria só que mudar a bateria. Atualmente está o SE. (1ª geração)
 
O 7 em termos de bateria ainda aguenta apesar de precisar de carregar todos os dias sem abusar nas redes sociais e em mensagens e chamadas.
Como já referi num post anterior, ela está neste momento com 78% o que até a própria apple têm lá uma informação que devia mudar num agente autorizado, está degradada, etc.

Acho que vou esperar pelo 14 e não o comprar logo nos primeiros dias/semanas e esperar uns 2/3/4 meses e tentar comprar a um preço mais porreiro/justo.
Qual a cor, modelo e capacidade, isso logo veria com o que me iriam propor.

Neste caso o 7 não serviria de backup porque tenho um familiar que gosta dele e talvez ficasse com ele. Teria só que mudar a bateria. Atualmente está o SE. (1ª geração)

Nessa altura mais vale esperar pelo iphone 15.

Comprava agora o 13 sem qualquer hesitação.
 
Compravas agora o 13 pro e ficavas a espera do que vem no 14?
Depois venderias o 13 e compravas o 14 se as diferenças forem grandes?

Obrigado
Sim comprava, mas não ia esperar por nada. Se me agradasse ou trouxesse algo que ia dar valor, aí depois vendia o 13 nos usados, e sendo o de 256GB por esse preço que mencionaste, a % de desvalorização é pouca.
 
Cada um faz o que quer com o seu dinheiro, mas eu acho um pouco ridículo essas vossas contas da desvalorização e da revenda do iPhone, a "porcaria" de um telemóvel. Os iPhones podem ser telemóveis com bastante procura, mas vender coisas usadas não é "fácil", dá trabalho. O vosso telemóvel não vale ouro, está sujeito à lei da oferta e da procura. Se o quiserem vender vão ter de perder tempo a estudar o mercado para definirem um valor para o vender. No fim de o colocarem à venda vão ter de aturar potenciais interessados. No fim vão ter de se encontrar com essa pessoa e tratar das coisas. Já li aqui relatos no fórum de alguém que "vendeu" um iPhone, combinou encontrar-se num centro comercial e acabou a ser gamado pelo outro...

Não falo por experiência própria, mas sempre ouvi dizer que vender carros usados no OLX e companhia é muito chato. Um gajo define um preço e diz explicitamente que é fixo e/ou que não aceita trocas. Pois há sempre um artista que vai oferecer menos e muitas vezes ainda quer abater o preço com a "oferta" de um computador, um iPhone, uma PlayStation... Haja paciência para isso.

Comprar um iPhone 13 em Março de 2022 para em Setembro de 2022 ir comprar o 14 é consumismo puro. São livres de fazerem o que querem com o vosso dinheiro, mas não é muito bom negócio. Se tens um 7 perfeitamente funcional, mete-lhe uma bateria nova por seis meses e em Setembro compra o 14 no lançamento e usufrui do telemóvel.

https://support.apple.com/pt-pt/iphone/repair/service

De acordo com o site da Apple, o serviço da substituição da bateria de um iPhone 7 por uma original são 55€. Se comprares um 13 e venderes em Setembro perdes bem mais que 55€...
 
Esperar 8 meses que é a altura que chegam ao mercado, a conta gotas, para comprar em fevereiro ou março do prox. ano é que não tem grande logica.
A comprar seria agora.

Em relação à desvalorização, o truque é simples, vender um mês antes da apresentação a um preço apetecível e não depois da apresentação onde está tudo a despachar o mesmo e aí sim vale a regra da oferta/procura.
 
Back
Topo