Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Supostamos, segundo um reviewer e leaker chinês


Parece mesmo que os Strix Point normais usarão a tal designação Ryzen AI, a restante gama zen 5/zen 5c seria esta

GNIN7_KbMAA_1WL
 
Zen5 desktop é o que menos tem de "news". Como mantém o mesmo IoD nem sequer NPU terá
Acho que quem tem um X3D é dar skip e esperar pelo zen6 que ja deve ter um novo IOD
 
Se o aumento de desempenho for brutal, como se especula, ninguém vai quer saber do IOD ou esperar pela versão x3d ou zen6.
Pagam e não bufam, como aconteceu com os zen3.
 
Zen5 desktop é o que menos tem de "news". Como mantém o mesmo IoD nem sequer NPU terá
O que levanta a questão, se AI é assim tão importante, ao ponto de terem uma um modelo com o nome "Ryzen AI", como é que não colocam um NPU na versão onde os consumidores dão mais importancia ao factor "performance"?
Se o aumento de desempenho for brutal, como se especula, ninguém vai quer saber do IOD ou esperar pela versão x3d ou zen6.
Pagam e não bufam, como aconteceu com os zen3.
Eu baixava as expectativas. Duvido que o aumento de IPC seja maior que 20% e o que espero é entre 10 a 15%.

O Zen3 não é o melhor exemplo. O salto do Zen1 para o Zen2 foi muito maior e não foi só um salto a nível de performance.
 
O zen5 é um core mais "largo". A AMD nos cpus tem tido uma execução quase imaculada, só patina um bocado com a bios ao início.
Acredito num aumento massivo de desempenho. Mas tou em modo 'choo choo' :joker:
 
Pelos vistos confirma-se que Strix Halo terá uma versão de 120w :n1qshok:
120W combinando CPU + GPU não é fora do normal nos dias de hoje. Aliás, em portáteis gaming, combinando os TDPs do CPU + GPU, há bem mais alto.
Sinceramente, nem me admirava se aparecessem versões por volta dos 170 ou 200W.
 
120W para algo com 16 cores e GPU de 40 EUs é bom demais! Não falta gpus mobile que sozinho fazem isso e nem é os top de gama.

versão de 170W não fico admirado em portáteis grandes, mas deve sair da faixa da eficiencia máxima.
 
A não ser que 120W seja só para o CPU, mas anunciar o TDP de um APU para gaming só com o TDP do CPU, é estupido. Em APUs low power ou com iGPUs low end, isso passa, porque o iGPU vai estar grande parte do tempo em idle.
Dito isto, a Intel e AMD tomam decisões tão bizarras a nível de comunicação, que se calhar, é mesmo o TDP apenas do CPU.
 
Back
Topo