Discussão YouTubers ?! Qual a vossa opinião?

Acho curioso que há uns anos para cá comecei a abordar a fotografia de uma forma muito mais descontraída. Deixei de ter pretensões de me tornar melhor, raramente trato imagens (a não ser que precise de imprimir ou publicar alguma com maior destaque), fotografo sempre em JPG, e já faço um esforço enorme em organizar as imagens que faço. O ato de fotografar da-me gozo. Olhar pelo visor, fazer o click, capturar o momento. Se daí resultar uma foto fixe, ainda melhor. Mas não tenho tempo para investir mais do que isso, e apenas quero retirar gozo e não quero ter "trabalho".

Fiz este desabafo por achar curiosa a vossa discussão, e admirar muito o trabalho que vou vendo por aqui de alguns de vós, e da abordagem que têm da fotografia.

Sobre os Youtubers: há muitos que são uma treta de fotógrafos, mas considero-os excelentes reviewers de material. Outros são excelentes fotógrafos, mas como reviewers são uma treta. E do ponto de vista da formação, a mesma coisa. Há gente que por muito bons fotógrafos que sejam, simplesmente não sabem ensinar nada - eventualmente poderemos aprender ao vê-los a trabalhar, mas ficamos por aí. Assim como há fotógrafos da treta, que nos podem ensinar muito. Quantos treinadores de futebol de topo é que foram jogadores de topo? E quantos jogadores de topo é que se revelaram bons treinadores? Todos nós já tivemos excelentes professores que fora do ensino nunca foram grande coisa. E o contrário também... Tive até dois casos bastante curiosos: 2 professores, de duas disciplinas diferentes, que eram os autores dos manuais que quase todos os alunos do secundário usavam - os manuais eram reconhecidamente dos melhores (por isso eram os mais escolhidos) - mas apesar de serem uns autores excelentes, de terem um conhecimento científico de topo, como professores eram uma lástima - numa das disciplinas, comecei com negativa pois simplesmente não estava a perceber nada do que o homem explicava (e os meus colegas também não). Tive apenas 1 hora de explicação com outra pessoa, e depois disso tive 20 em todos os exames até ao final do ano e passei a ajudar os meus colegas (e não foi porque ele explicava bem, mas sim porque passei a entender a matéria, e depois estudava apenas pelos excelentes livros de que ele era autor, e praticava bastante com exercícios). Na faculdade voltei a ter casos destes...

Voltando aos Youtubers, muitos têm equipas excelentes que ajudam a produzir esses conteúdos, e enquanto alguns nunca o referem, outros fazem questão de dar créditos a esse pessoal que está lá "atrás". Como por exemplo o Jared Polin (de quem já aqui falaram), e que neste video recente fala precisamente disso:

 
Última edição:
Acho curioso que há uns anos para cá comecei a abordar a fotografia de uma forma muito mais descontraída.
Um ponto bastante importante para nos relembrarmos sempre... claro que quando nos pagam por um trabalho é normal "sentirmos a pressão", mas também quanto mais descontraidamente fotografarmos, e encararmos a fotografia, mas sempre com profissionalismo claro, certamente melhor decorrerá...

Deixei de ter pretensões de me tornar melhor, raramente trato imagens (a não ser que precise de imprimir ou publicar alguma com maior destaque), fotografo sempre em JPG, e já faço um esforço enorme em organizar as imagens que faço. O ato de fotografar da-me gozo. Olhar pelo visor, fazer o click, capturar o momento. Se daí resultar uma foto fixe, ainda melhor. Mas não tenho tempo para investir mais do que isso, e apenas quero retirar gozo e não quero ter "trabalho".
Mesmo com uma postura descontraida em relação à fotografia, não acho que essa pretensão de te tornares melhor tenha desaparecido... como adoptaste uma postura diferente, em relação à fotografia, talvez nem te apercebas disso, mas certamente quem continua a fotografar procura sempre melhorar um pouco, na composição, etc... mesmo que sejam pequenas melhorias... eu acredito nisso.
O "esforço da organização" :D :D :D ... incrivel como "quando damos por ela" já acumulamos "um montão de fotos", e organizar tudo direito nem sempre é facil, ou dá vontade:bigrinbo::bigrinbo:
Acima de tudo tem de dar gozo fotografar senão qual era o objectivo certo?

Voltando aos Youtubers, muitos têm equipas excelentes que ajudam a produzir esses conteúdos, e enquanto alguns nunca o referem, outros fazem questão de dar créditos a esse pessoal que está lá "atrás". Como por exemplo o Jared Polin (de quem já aqui falaram), e que neste video recente fala precisamente disso:
Um ponto deveras interessante, e não só neste caso: dar o devido credito a quem o merece, o reconhecimento do trabalho dos outros... isso é deveras importante, pelo menos do meu ponto de vista, porque ninguém "cresce sozinho", e reconhecer quem faz um bom trabalho nunca nos diminui.
 
Já agora, qual é a tua opinião sobre esse youtuber?
Já o consideras "alguém mais fiavel"?
Confesso que ainda não assisti a esse video, já assisti a outros dele, deixo a dar enquanto conduzo e vou ouvindo o audio, mas "não fiquei fã", não me agradou muito, mas também sou esquisito com a voz das pessoas, se não me agrada não consigo ouvir.
 
Em qualquer área temos de ir bebendo de diversas fontes, assim criamos a nossa identidade.
YouTube tem bom content e também muito mau, todas as redes o têm.

Existe um autor qualquer, não me recordo do nome, se queres pesquisar algo, seja google, biblioteca, qualquer tema, terás o positivo desse tema e também muita gente a negar a ideia.

Hoje em dia tens sempre fãs do x e depois do y, tu é que tens de fazer a tua identidade.

No YouTube muita coisa é copy paste, o que é realmente bom, vai viralizar
 
Sim, mas um problema que a internet gera, é o pessoal alienar-se dos factos. Existe o X e o Y, mas nem tudo na vida são opiniões. Isso por vezes até transborda os limites da internet, com pessoas a tomar como factuais livros de ficção por exemplo ou a chegar-se ao ponto de sobrepôr ciência com religião. Um livro tipicamente sofre algum escrutínio da editora, se for uma publicação científica então é exaustivo. Mas para muita gente, ler uma Science ou ouvir o Zé no Youtube tem a mesma validade.

Portanto sim, deves beber de várias fontes, mas convém pelo menos saberes se estás a beber um sumo de laranja natural ou um concentrado artificial.

Já agora, qual é a tua opinião sobre esse youtuber?
Já o consideras "alguém mais fiavel"?
Confesso que ainda não assisti a esse video, já assisti a outros dele, deixo a dar enquanto conduzo e vou ouvindo o audio, mas "não fiquei fã", não me agradou muito, mas também sou esquisito com a voz das pessoas, se não me agrada não consigo ouvir.
Ele é de facto um fotógrafo profissional, com tudo exposto, tal como ele próprio refere no vídeo. Já vi trabalho dele publicado e também o nome dele em livros de fotografia mais especializados. E mais do que isso, já trabalhei num estúdio e relaciono-me facilmente com muito do que ele diz. Mas entendo que os vídeos dele mais sérios não sejam apelativos, a maioria das pessoas não são profissionais nem querem saber de como gerir o negócio, por exemplo, querem é as "5 dicas para tirar uma foto profissional em casa".
Ultimamente, por questões "youtubescas" ele mudou o formato dos vídeos e perdeu bastante interesse. Ele próprio está ciente disso e tem partilhado os resultados das alterações/experiências em grupos. E é impressionante que mesmo o grupo dele mudou, passou a ter muito mais tráfego mas muito menos interesse. Só falta lá aparecer fotos do bobi, quando antes era muito mais centrado em fotografia de estúdio, com partilhas de técnicas e comentários entre os membros.
Dado que o conteúdo mais sério não rende views, deverá ficar relegado para outros meios, como workshops, webinars e patreon. Mas o conteúdo mais antigo é bom.
 
No meu intender e independentemente do que ela ia meter à frente da objectiva, ela fez bem em baixar um stop.
Filtros desses dão jeito, pessoalmente não o usaria nessa situação.
Parece-me claramente um vídeo típico do youtube para cliques
 
O meu problema com estes vídeos é: ela é profissional, bastante conhecida no Youtube, há uns anos até aparecia em muitas listas de canais recomendados. E faz um vídeo que metade, logo a começar pelo título, é disparates... Qual é o fotógrafo que não conhece filtros polarizadores?
Dou de barato que não usem ou que não estejam muito familiarizados, também há filtros que eu nunca usei e que não conheço. Mas filtros UV, CPL e ND, à partida qualquer fotógrafo conhece, a menos que estejam a começar.

Em relação ao uso, não é de todo comum nesta área. Pode aumentar um pouco a saturação das cores e contraste, criar céus mais dramáticos se estiver na frame, controlar reflexos se estivermos a disparar através de uma vitrine/janela/etc.. Mas são usos específicos, não é certo que melhore as fotos, muito menos que aumente a nitidez (lol).
 
Não queria ser muito ríspido nem mandar a baixo, mas por ser profissional e bastante conhecida não me diz muito. No final o que me interessa é eu gostar do resultado, ou em ultimo caso tirar alguma conclusão do que vi. Sendo o único conteúdo que vi dela, torci logo o nariz.
Duvido que algum profissional não saiba o que este filtro faça, mas para um principiante poderá ser uma maneira de saber que existe (mas não o que realmente faz), já não me lembro bem do vídeo, mas acho que ela não explica nada sobre o filtro e irá colocar esse principiante nesta situação e continuar a não perceber bem o que pode fazer com ele.
Naquela situação eu não usaria esse filtro. Como dizes e muito bem, se o cenário fosse diferente e propicio a tal, poderia utilizar, mas acho que qualquer profissional colocaria isso em consideração.
Concordo com uma parte do titulo, (...) everyone needs ... to try it.

Quando andei no meio da fotografia, via uns quantos youtubers que aboradavam o tema, agora só fiquei com um Kai W que infelizmente mudou um pouco mas para mim era o Top Gear da fotografia :joker:
 
O ser profissional e conhecida, aumenta-lhe a responsabilidade de passar informação minimamente correcta. Claro que o que conta é o resultado e é válido usar qualquer ferramenta para qualquer finalidade. Mas convém explicar o porquê das coisas (e se não sabe, que investigue). Era perfeitamente legítimo se ela tivesse introduzido com um "olhem, isto é um CPL, é um filtro bastante comum e que toda a gente deve ter/experimentar.. usa-se para controlar reflexos, tipicamente nestas situações, mas eu experimentei em retratos e bla bla bla".
Tou a imaginar na volta a usar o filtro e nem saber que aquilo roda... :lol:
 
Pois fica a duvida se ela sabe para que aquilo serve ou não, quem vê o video e não conhece o que faz um CPL, vai continuar sem saber, o pior é que pode ficar a achar que se deve usar para algo que não é o propósito dele, ou que os filtros CPL fazem muito mais do que aquilo.
 
Back
Topo