Dúvidas Velocidade de wi-fi consegue igualar cabo de rede?

molhopicante

Power Member
A minha dúvida é muito simples.

Será que com um router AX6000 em 5GHz e uma placa AX3000 também em 5GHz, consigo igualar a velocidade de uma ligação GBit em cabo de rede (Cat6)?

A distância é apenas uma parede de +/- 15 cms de grossura.

É verdade que poderão dizer que seria mais barato furar a parede e meter cabo.
Só que na realidade, muito provavelmente não o sera, pois escolha a opção que escolher, a decisão de comprar o Router já está feita por diversos motivos que não este, sendo que a única coisa que teria que comprar seria uma placa AX3000 para o PC.

Como eu não tenho jeito para fazer furos (o único que tentei fazer tive que chamar um pedreiro para arranjar a porcaria que eu fiz :facepalm:), terei que contratar alguém para o fazer, sendo que o preço não será muito diferente da placa.
(E mesmo que fosse, não me importo de pagar muito mais pela placa, se as velocidades forem semelhantes)
Ou seja, independentemente das opiniões e dos custos, só irei meter cabo se as velocidades forem realmente superiores desta forma e eu não tiver alternativa possível.

Por isso, caso me digam que as velocidades serão semelhantes, então optarei sem dúvida pela placa AX3000, e assim evitarei o incómodo do furo, e tal.

Além da vantagem de que quando quiser levar o PC temporariamente para outro local, não ter que andar com invenções.

Obrigado desde já pelas respostas.
 
Última edição:
Já é possível teres velocidade gigabit por wireless sim
Não te guies por ax6000 e afins.. isso é resultado de várias velocidades somadas e mau indicador
E que velocidades tens agora e que router tens?
 
Obrigado pela resposta.

Sim, eu sei.
Os AX6000 têm 4804 Mbps e os AX3000 2402 Mbps (em 5GHz).

É verdade que é uma velocidade teórica, mas com 2402 Mbps, e com uma ligação quase optima como será a minha, também desconfiava que não seria inferior ao cabo de rede mas não tinha a certeza.

Nesse caso, irei mesmo para o wireless e evito a confusão que o cabo iria causar aqui em casa. 👍👍👍


PS:
Neste momento tenho ADSL e o router/modem ligado por cabo ao PC mas noutro local.
NAS e restantes, estão ao lado do router/modem, pelo que também estão ligados por cabo.


Vou colocar fibra e mudar o local do PC (para o meu quarto) e da instalação, ficando tudo num ponto central para o WI-FI apanhar a casa toda.

Actualmente tenho cerca de 850 Mbps nas transferências por cabo, pelo que o ideal seria ter uma velocidade semelhante na ligação wifi do router para o PC.
 
Atenção que tens que tirar overheard dessas velocidades e o real cai bastante+ percas para encriptacao etc
Honestamente se vais meter o router experimenta. Eu já nem me preocupo, tenho cabo alicates e berbequim e tudo o que preciso vai por cabo. É um descanso e garantia melhores
Garante que a placa que compras é pelo menos 2x2 mimo
 
Agora surgiu-me mais uma questão.

Será que compensa meter um router e placa com 6GHz (um pouquinho mais caro mas preços aceitáveis com promoções), e utilizar a comunicação dos 6GHz exclusiva entre o PC e o Router?

Li que parades faziam fortes interferências nesta banda mas na pior das hipóteses posso colocar o PC e o router separados só pela parede.
É só desviar a mesa.

De qualquer modo, no local que idealizei a colocação do router, a distância em linha recta (com parede a separar), é de 2/3 metros.

Se conseguir o sinal igual aos 5Ghz/cabo, não me importo de gastar um pouquinho mais e ficar com o PC (graças à placa) e o router com capacidade para 6GHz.

Não tenho por aqui ninguém a utilizar os 6GHz, e possivelmente, nos próximos tempos poderei ter um vizinho a utilizar também.
Já nos 5GHz tenho alguns (poucos) vizinhos, mas acredito que com o passar do tempo serão mais.
 
Back
Topo