• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Upgrade Ryzen 5800x3d + MSI B450 VDH PRO MAX

Boas, neste momento tenciono fazer um upgrade ao meu Ryzen 5 2600 e ainda queria dar uso a MSI B450 VDH Pro que seria o ultimo upgrade que faria na plataforma DDR4.
Eu tenho dois processadores na lista o Ryzen 7 5700x ou o Ryzen 7 5800x3D, o 5700x está um valor acessível e aceitável comparado com o 5800x3d que está valor nada barato. Não irei adquirir nada agora porém já ficam na lista alguma coisa para ter uma ideia daquilo que posso dar upgrade, a minha duvida começa aqui em termos de VRM aguenta o 5800x3d?

Edit: Está pergunta já fiz noutros fóruns de hardware mas gostava de ter mais opiniões em relação a este tema.
 
São boards diferentes e de patamares diferentes. A B450 VDH Pro Max é de um degrau acima, aguenta 100A, é o suficiente para um 5800x em stock sem OC e qualquer cpu com um consumo ligeiramente superior a 100w.

A vrm aguenta e consegue maximizar um 5800x3d em carga all core, se deves optar por este ou por um 5700x, isso já vai depender do uso. O 5800x3d precisa de um cooler melhor que o 5700x, é preciso não esquecer esse detalhe.
 
Última edição:
São boards diferentes e de patamares diferentes. A B450 VDH Pro Max é de um degrau acima, aguenta 100A, é o suficiente para um 5800x em stock sem OC e qualquer cpu com um consumo ligeiramente superior a 100w.

A vrm aguenta e consegue maximizar um 5800x3d em carga all core, se deves optar por este ou por um 5700x, isso já vai depender do uso. O 5800x3d precisa de um cooler melhor que o 5700x, é preciso não esquecer esse detalhe.
boa! pensava que seriam identicas

@Rikatu sem problemas
 
Qual o uso que dás ao PC? Atenção que com cooler incluindo, estás a falar de mais de 150€ de diferença de preço.

Convém dizeres também como é composto o teu pc, para podermos ajudar melhor.
 
São boards diferentes e de patamares diferentes. A B450 VDH Pro Max é de um degrau acima, aguenta 100A, é o suficiente para um 5800x em stock sem OC e qualquer cpu com um consumo ligeiramente superior a 100w.

A vrm aguenta e consegue maximizar um 5800x3d em carga all core, se deves optar por este ou por um 5700x, isso já vai depender do uso. O 5800x3d precisa de um cooler melhor que o 5700x, é preciso não esquecer esse detalhe.
Qual o uso que dás ao PC? Atenção que com cooler incluindo, estás a falar de mais de 150€ de diferença de preço.

Convém dizeres também como é composto o teu pc, para podermos ajudar melhor.
Por algum motivo nem recebi notificação das respostas no meu próprio post.
Obrigado por me esclareceres essa duvida e foste único que deu-me uma resposta detalhada e simples, de qualquer das formas depois deixo aqui o meu veredito.
Pelo aquilo que vi o Ryzen 5800x3d só é bom para jogos, noutras coisas acaba por ser fraquinho. Por isso também acabo por apostar num processador que dure muito mais que este R5 2600 durou e ainda podia puxar alguns anos com ele porém como estou com uma RX 6750XT acabo por sofrer bottleneck, foi uma escolha a minha já estava a espera de sofrer esse "bottleneck". O meu foco é para jogar em 1440p.

Qual o uso que dás ao PC? Atenção que com cooler incluindo, estás a falar de mais de 150€ de diferença de preço.

Convém dizeres também como é composto o teu pc, para podermos ajudar melhor.
Apenas para jogos, eu preferencialmente prefiro 8 cores atualmente.
Em termos de Cooler estou com um Artic 34 eSports, tenho malta que utiliza o 5800x3d nesse air cooler e dizem que não tem problemas de temperaturas agora não sei se ativaram o ECO MODE ou fizeram algum tipo de configuração mas é algo que eu próprio quero testar.
Sendo que o Kolink Umbra ex180 aguentou um Ryzen 9 7950X com alterações a nivel de BIOS teve temperaturas decentes, e o Kolink Umbra está mesmo nivel desempenho que este Artic.
Em termos de air flow na caixa estou tranquilo que estou com uma Kolink Citadel Micro-ATX, com duas ventoinhas de 140mm Artic F14 e uma de 120mm Artic P12 a mandar ar para fora.

Comparado com a B550 vou perder alguma feature? em termos desempenho reparei que é irrelevante porque o PCIe Gen 4 não notas grande diferença. (Digo eu pelos os benchmarks que vi)
Devo fazer alterações ao pc aos poucos.
 
Se é mesmo para jogos diria para nem olhares para o 5700x então. Se queres mesmo 8 cores e tens o budget, o 5800x3D é uma máquina para gaming. Caso contrário o 5600 por 150€~ vai continuar a ser rei fps/€ durante mais uns tempos e é outra opção a considerar caso queiras usar o resto do budget noutra coisa.
 
Na minha opinião era meter um 5600 e manter a tua board.
Sim o 5800x3d é melhor uns 25% mas obriga-te a comprar nova board e o cpu é bem mais caro...não vale a pena na minha opinião.
O 5600 já vai ser um bom upgrade face ao teu 2600, acredita.
De resto, leva só 16gb que ainda chega para jogos. Que ddr4 tens no teu pc atual?
Essa fonte de 850w é um desperdício...compra uma de 750w por 100€ que é mais do que suficiente para os pcs atuais, até com gráficas de topo.
 
Na minha opinião era meter um 5600 e manter a tua board.
Sim o 5800x3d é melhor uns 25% mas obriga-te a comprar nova board e o cpu é bem mais caro...não vale a pena na minha opinião.
O 5600 já vai ser um bom upgrade face ao teu 2600, acredita.
De resto, leva só 16gb que ainda chega para jogos. Que ddr4 tens no teu pc atual?
Essa fonte de 850w é um desperdício...compra uma de 750w por 100€ que é mais do que suficiente para os pcs atuais, até com gráficas de topo.
Não preciso comprar outra board para colocar o 5800x3d, já foi me dito aqui e noutros fóruns que dá sem nenhum problema, essa duvida já ficou esclarecida.
Aquilo que coloquei ali como configuração é apenas uma ideia caso fizesse essa brincadeira, não iria comprar outro 6 cores sendo que para mim é insuficiente seja para jogos ou propriamente utilização que dou e isto vai dependendo de pessoa para pessoa. Apenas 16gb não chega para mim, para jogos principalmente há certos jogos que quando tinha 16gb acabava por conseguir encher na totalidade o espaço, não te esqueças da quantidade maravilha que corres por trás, já tenho 32gb atualmente pá e não me chateio. Sendo que a plataforma DDR4 acabou e já está cá o DDR5 vou aproveitar e espeto logo 64GB de ram.
Atualmente estou com um kit G.SKILL SNIPER X 32GB (2x16GB) DDR4-3000MHz CL16, deixaria este kit para o Ryzen 5 2600 porque eu tenho outra board MSI B450 GAMINUG PLUS MAX ali parada acabo por deixar como pc secundário.

São boards diferentes e de patamares diferentes. A B450 VDH Pro Max é de um degrau acima, aguenta 100A, é o suficiente para um 5800x em stock sem OC e qualquer cpu com um consumo ligeiramente superior a 100w.

A vrm aguenta e consegue maximizar um 5800x3d em carga all core, se deves optar por este ou por um 5700x, isso já vai depender do uso. O 5800x3d precisa de um cooler melhor que o 5700x, é preciso não esquecer esse detalhe.
Tenho um colega com uma Gigabyte B450M DS3H achas que também funcionava?
 
Tenho um colega com uma Gigabyte B450M DS3H achas que também funcionava?

Funcionar, funciona, mas nesse caso não aconselho. A VRM é um bocado mais fraca e não vai conseguir aguentar esse cpu all core sem dar throttle, com uma ventoinha a arrefecer a vrm já não deve dar throttle mas já é um projecto mais de modding. Em gaming não vais utilizar os 8 cores do 5800x3d portanto mesmo nessa board para esse propósito, funciona, mas ficas sem margem e é algo que não recomendo.

É o tipo de board mais indicado para meter um 5600/5700X que vai funcionar sem problemas em todas as circunstâncias.
 
Na minha opinião era meter um 5600 e manter a tua board.
Sim o 5800x3d é melhor uns 25% mas obriga-te a comprar nova board e o cpu é bem mais caro...não vale a pena na minha opinião.
O 5600 já vai ser um bom upgrade face ao teu 2600, acredita.
De resto, leva só 16gb que ainda chega para jogos. Que ddr4 tens no teu pc atual?
Essa fonte de 850w é um desperdício...compra uma de 750w por 100€ que é mais do que suficiente para os pcs atuais, até com gráficas de topo.
Fiz exactamente este upgrade e nota-se bastante a diferença! O ryzen 5 5600 é um óptimo cpu e na minha opinião, não vale a diferença ir para o 5600x
 
Eu tb nao trocava para um 5800x3D preferia manter MB com o 5600 + ligeiro OC.

ja tens esse CPU a 390 euros em algumas lojas​

A gastar euros a serio seria na prox gen.
Nem pensar que iria gastar euros nesta geração para aquilo que vi e continuo a ver por parte da AMD, vou permanecer na geração passada, poupei a plataforma que tinha e espetei logo o 5800x3d a trabalhar nas perfeitas condições agora só falta mesmo lá pra o meio do ano comprar um Water Cooler, e estou tranquilo para não trocar mais nada nos próximos anos.

Fiz exactamente este upgrade e nota-se bastante a diferença! O ryzen 5 5600 é um óptimo cpu e na minha opinião, não vale a diferença ir para o 5600x
É um perfeito CPU mas não se encontrava naquilo que procurava para o meu setup, mesmo seja só para jogos, até eu pretendia espetar um processador com mais cores.
 
Back
Topo