Artigo UEFI

Nemesis11

Power Member
A maior parte das pessoas que vão ler este artigo, estão a usar um computador com “BIOS” e talvez não se apercebam, mas é quase inacreditável que a grande parte dos computadores ainda usem BIOS, porque este standard foi feito há mais de 25 anos atrás, para os primeiros PCs e está completamente desactualizado com os componentes que são usados nos computadores actuais.

Mas as coisas estão a mudar e o UEFI começa a ganhar terreno, especialmente com as novas boards sandy bridge.

O artigo encontra-se no portal, em:
http://portal.zwame.pt/11534/artigo/uefi

Espero que gostem :)
 
Estive agora a ler, e por acaso é uma coisa que nunca percebi como manteve-se tanto tempo inalterada como a BIOS que à partida é um dos elementos mais importantes de uma máquina.

Uma boa leitura.
 
Estive agora a ler, e por acaso é uma coisa que nunca percebi como manteve-se tanto tempo inalterada como a BIOS que à partida é um dos elementos mais importantes de uma máquina.

Uma boa leitura.

A explicação está lá: Devido à dificuldade em se encontrar uma alternativa comum a todos os sistemas.
 
Atenção que a BIOS foi frequentemente alterada em termos de velocidade de boot e imagem ao longo dos anos.

1981: A primeira BIOS, consistia num check de memória e arranque do primeiro disco encontrado no sistema (normalmente A: )
1983: BIOS configurável
1985: Alteração da velocidade do check de memória.
1988: Multi Boot
1990: Alteração da velocidade do check de memória
1992: Gráficos no POST (logótipos a maior parte das vezes)
1994: Arranque por CD-ROM
1997: Alteração da velocidade do check de memória. SMART. Wake on Timer
1998: Arranque silencioso (imagem sobre POST)
1999: Wake on LAN, Wake on Keyboard, Wake on Mouse, Boot por ZIP Drive
2001: Boot por USB
2003: Boot por SATA. Boot Selector
2005: Mudança de KB para MB. Alteração da velocidade do check de memória

E ficou-se por aqui.

Uma boa BIOS num computador básico (sem disquetes nem cd's, apenas disco rígido) bem configurada demora 3 segundos desde o seu aparecimento até começar a arrancar o Windows.

Parte do tempo que demora foi adicionado pelas placas gráficas da nVidia com a sua própria BIOS desde 1998 até aos dias de hoje. Uma má BIOS como a do meu portátil pode demorar, com tudo ligado, 6GB de RAM e gráfica nVidia prái uns 25 segundos até arrancar.

Quanto ao artigo, a UEFI parece-me algo engraçada e um showoff, mas essa tecnologia toda e presets não vai dificultar a vida para quem já era especialista no sistema antigo? A configurar IRQ's e a descativar portas paralelas e de série para libertar alguns IRQ's, e a configurar manualmente um disco rígido caso o automático não resulte, a fazer um overclock básico alterando o FSB (ou o QuickPath atualmente) e a personalizar tudo? Uma BIOS que tem presets como Eco, Normal e Full Power não me parece personalizável.

Se for personalizável então concordo, nem que seja para começar-mos a ter sons em vez do BEEP quando carregamos no botão de ligar, tipo os Macs, e personalização do fundo da BIOS etc.
 
Última edição:
A explicação está lá: Devido à dificuldade em se encontrar uma alternativa comum a todos os sistemas.

e também porque funcionava bem e nao era preciso mais?


(...)Uma boa BIOS num computador básico (sem disquetes nem cd's, apenas disco rígido) bem configurada demora 3 segundos desde o seu aparecimento até começar a arrancar o Windows.

Parte do tempo que demora foi adicionado pelas placas gráficas da nVidia com a sua própria BIOS desde 1998 até aos dias de hoje. Uma má BIOS como a do meu portátil pode demorar, com tudo ligado, 6GB de RAM e gráfica nVidia prái uns 25 segundos até arrancar.(...)

e nao é só isso. as boards de agora tem controladores para tudo e mais alguma coisa, e alguns tb aparecem no post
no meu caso é um jmicron (ou parecido) que trata do suporte IDE, e agora nao tenho (porque nao tenho raid ATM), mas dantes tb aparecia o menuzito da intel para criar e modificar o raid
 
Back
Topo