Dúvida troca de 2700X por 5xxX é possível sem formatar?

tonyV

Power Member
Tenho um PC de trabalho que é usado para cad/cam, com uma msi x470 gaming m7 ac com um 2700X e W10.

Se fizer update de BIOS e trocar de processador, consigo fazê-lo sem formatar PC ou alterações SO? Estou a pensar num 5xxx https://www.msi.com/Motherboard/X470-GAMING-M7-AC/support#cpu

O software de cam faz uso de cálculo paralelo. Tenho aqui algumas operações que demoram ~10-20min cada. A expectactiva de reduzir qb será real?
 
Qual o software? Já agora o que te está a limitar no momento? CPU gpu? Multithread ?
Update de bios ou troca do cpu não irá mexer no Windows
 
O cam (hyperdent) usa cpu e nas definições permite escolher o número de computações paralelas. O de desenho usa mais GPU e funciona bem. Queria reduzir o tempo de cálculo para diminuir pausas da cnc.
 
O CPU que pretendes pôr é 25% mais rápido ou seja numa tarefa que demoraria 20min, passa a demorar 15min. Numa tarefa de 10min, passa para 7min e 30s se as contas não me falham.
 
O CPU que pretendes pôr é 25% mais rápido ou seja numa tarefa que demoraria 20min, passa a demorar 15min. Numa tarefa de 10min, passa para 7min e 30s se as contas não me falham.

Aqui a questão é o número de cores. O 2700x tem 8 um 5950x tem 16. Estive a ver e o software de facto usa os cores todos (se predefinido nas definições).

A BIOS já está, a minha dúvida que resta é se o cooler que tenho (corsair H150i pro) consegue refrigerar. O TDP é igual...
 
Entre o 2700x e 5950x será uma diferença de quase 50% de ganho ou seja de 20min passa para 10 e de 10min passa para 5 e deve justificar o investimento. Em relação ao cooler vi relatos bons e maus. Vai depender também da restante ventilação da caixa.
 
O 5950X gasta o mesmo que o 2700X em multi-thread. E com PBO2 Curve Optimizer vai consumir menos. Deve aguentar pelo menos -10 all-core sem erros.

5950X: 179W
2700X: 182W

power-multithread.png


https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-9-5950x/19.html
 
Em relação ao ter de formatar o pc, se tivesses de mudar a plataforma toda, como board e RAM dizia te com toda a certeza que sim.
Sendo só o processador digo-te que pode correr bem. Mas também podes começar a ter bluescreens e bsods do nada por estares a mudar de uma arquitetura para outra.
 
Já troquei discos con windows de sistemas amd para Intel, e vice versa, sem problemas de maior. Está longe der ser o ideal, e arrisca-se sempre a que corra mal, mas em geral funciona.
Não antevejo que a simples troca de CPU no mesmo sistema dê grandes chatices.
 
Convém reinstalar o windows apenas se trocares a board ou ssd principal. GPU convém usar DDU para limpar os drivers, de resto não tens de fazer nada.
 
Está feito....deu tempo para rezar uma Avé Maria quando a BIOS começou a reiniciar múltiplas vezes, mas lá reconheceu e andou, software não chateou.

Fiz um teste que normalmente significava ~15min de cálculo fez em 6min e usou as 32 threads. Temperaturas 36ºC min e 78ºC em carga. Não sendo brilhante, o AIO parece-me que dará conta do recado.
 
Back
Topo