PS2 Tomb Raider: The Angel of Darkness

Pois, para saberes isso, convinha jogares ao Chronicles. E digo-te mais, o Chronicles vale a pena jogar, mesmo tratando-se de uma especie de jogo flash-back.
 
Eu acho que todos valem apena jogar, e nao achei o darkness assim tão mau como dizem.. mas enfim, gostos sao gostos.
 
Há exatos 20 anos, um dos videojogos mais icónicos da história foi lançado: "Tomb Raider: The Angel of Darkness". Desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive, o jogo marcou uma nova era para a franquia Tomb Raider e deixou um legado duradouro na indústria dos videojogos.

"The Angel of Darkness" foi o sexto título principal da série Tomb Raider, que foi lançada pela primeira vez em 1996 e rapidamente se tornou um fenômeno global. Ao longo dos anos, Lara Croft, a arqueóloga aventureira e protagonista da série, conquistou os corações dos jogadores com suas incríveis habilidades, inteligência e carisma. A franquia Tomb Raider se destacou por sua jogabilidade inovadora, enigmas desafiadores e exploração de ambientes exóticos ao redor do mundo.

No entanto, "The Angel of Darkness" foi um marco significativo para a série. Foi o primeiro jogo da franquia a ser lançado para a PlayStation 2 e PC, aproveitando ao máximo os avanços tecnológicos da época. Além disso, o jogo apresentou uma abordagem mais sombria e cinematográfica, com uma narrativa complexa que mergulhava mais profundamente na história e na personalidade de Lara Croft. O enredo de "The Angel of Darkness" acompanha Lara enquanto ela é incriminada pelo assassinato de seu mentor, Werner Von Croy. Determinada a provar sua inocência, ela embarca em uma jornada perigosa pela Europa, enfrentando uma conspiração obscura e descobrindo segredos antigos ao longo do caminho. O jogo trouxe elementos de suspense e intriga, além de um enredo envolvente que cativou os jogadores e os manteve imersos na história.

Desde o início, "The Angel of Darkness" tinha grandes ambições. O jogo prometia uma narrativa mais profunda, gráficos aprimorados e uma jogabilidade mais refinada. Infelizmente, o desenvolvimento do jogo foi tumultuado, com diversos problemas enfrentados pela equipa de desenvolvimento, incluindo prazos apertados e mudanças de direção - acabando por ser lançado antes de estar concluído, para combinar com o lançamento do 2º filme protagonizado por Angelina Jolie.

Embora "The Angel of Darkness" tenha sido aclamado por sua ambição e inovação, não passou ileso de críticas e desafios durante o desenvolvimento. O jogo foi lançado com alguns problemas técnicos e bugs, o que afetou a experiência dos jogadores. No entanto, essas adversidades não diminuíram o impacto que o jogo teve na indústria e na comunidade de fãs. Quando "Tomb Raider: The Angel of Darkness" foi lançado há 20 anos, os fãs da aclamada franquia Tomb Raider estavam ansiosos para embarcar em uma nova aventura com sua heroína favorita, Lara Croft. No entanto, a recepção que o jogo recebeu do público foi marcada por uma controvérsia significativa, com opiniões divergentes sobre a qualidade e a direção tomada pela Core Design.

Uma das principais críticas feitas pelos fãs foi a presença de vários bugs e problemas técnicos que afetavam a jogabilidade. Os jogadores frequentemente encontravam controlos imprecisos e glitches que atrapalhavam a experiência de jogo. Esses problemas levaram a uma frustração generalizada e geraram uma sensação de que o jogo foi lançado de forma apressada, sem o polimento necessário. Outro aspecto que dividiu os fãs foi a mudança na jogabilidade e no estilo de jogo. Em "The Angel of Darkness", a ênfase foi colocada em elementos de exploração em ambientes urbanos, em vez da exploração e dos quebra-cabeças característicos da série. Alguns jogadores apreciaram a abordagem mais dinâmica, enquanto outros sentiram falta da essência da experiência clássica de Tomb Raider.

Apesar das críticas, "The Angel of Darkness" também teve seus defensores. Havia jogadores que apreciavam a atmosfera mais sombria e adulta do jogo, bem como os novos elementos introduzidos, como o sistema de combate e as habilidades aprimoradas de Lara. Para alguns, o jogo representou uma evolução natural da série, mostrando uma tentativa de revitalizar e modernizar a franquia.

Após o lançamento de "The Angel of Darkness", a Core Design passou por uma reestruturação e a franquia Tomb Raider foi entregue à Crystal Dynamics, que eventualmente revitalizou a série com o lançamento de "Tomb Raider: Legend" em 2006. Essa mudança de direção indicou que a recepção mista de "The Angel of Darkness" teve um impacto significativo na franquia e na forma como os jogos posteriores foram abordados. Apesar das críticas e da controvérsia em torno de "Tomb Raider: The Angel of Darkness", é importante reconhecer que o jogo desempenhou um papel importante na evolução da franquia e da indústria dos videojogos como um todo. Embora não tenha atingido as expectativas de todos os fãs, sua tentativa de inovar e explorar novos territórios narrativos deixou um legado duradouro.

Hoje, olhando para trás, podemos ver como "The Angel of Darkness" serviu como uma lição valiosa para os desenvolvedores, destacando a importância do controlo de qualidade, da escuta atenta aos fãs e da manutenção da essência que torna uma franquia única. Essas lições foram levadas em consideração pela Crystal Dynamics ao assumir a série e revitalizá-la com sucesso. O 20º aniversário de "Tomb Raider: The Angel of Darkness" é um momento para refletir sobre o impacto que o jogo teve na comunidade de jogadores e na própria indústria dos videojogos. Embora tenha sido um capítulo controverso, é inegável que contribuiu para moldar o futuro da série Tomb Raider e influenciou muitos jogos de ação e aventura que vieram depois.

Para celebrar os 20 anos desde o seu lançamento original, o jogo recebeu uma remasterização não-oficial, exclusiva para PC, com o nome de Tomb Raider: O Tomb Raider: The Angel of Darkness - Edição Definitiva.
Esta remasterização, desenvolvida por fãs dedicados da série, tem como objectivo a restauração e inserção todas as características produzidas, mas que não foram implementadas na versão final do jogo, e em simultâneo, actualizando os gráficos para um padrão moderno. A Edição Definitiva promete proporcionar a experiência completa que os fãs têm estado à espera, com todo o conteúdo originalmente destinado a estar no jogo, mas restaurado. Os jogadores podem esperar visuais melhorados, áudio melhorado, correção de bugs, suporte total do comando e muito mais.

Tomb Raider: The Angel of Darkness - Definitive Edition é uma carta de amor para os fãs da série e um testemunho da paixão e dedicação da comunidade. É uma celebração de um jogo clássico, elevado a novas alturas e pronto para ser desfrutado por uma nova geração de jogadores.O Tomb Raider: The Angel of Darkness - Definitive Edition está agora disponível para download através do site oficial.
 
Ui, ui ... tanto a dizer e nada de bom.
Excelente sumário, mas alguns pontos relevantes de discórdia:
Não é um jogo icónico, longe disso, era o último refúgio dado à Core Design depois de anos a fio a serem completamente delapidados como equipa e criativamente com o espremer da galinha dos ovos de ouro pela editora, e no meio disto tudo uma quantidade de jogos/sequelas incríveis ainda conseguiram ser feitos.

Mas o Chronicles é tão fraquinho, que se este jogo era esperado o retorno da equipa à forma, foi então o já sobejamente referido descalabro, pelos motivos supra mencionados.

Eu gosto de assentar e relativizar os resultados, na cronologia da equipa, e a Core Design já depois do primeiro Tomb Raider perdeu qualquer controlo que tinha na série e foi forçada a debitar a sequela não antecipada, mas a possível.

No fim, não sei se foi pior, o seppuku da Core Design com o IP, ou a entrega de passadeira vermelha à Crystal Dynamics e todos os seus jogos que variam do medíocre ao mau mesmo, TODOS desprovidos de qualquer faísca do que fez Tomb Raider o IP icónico que em certas altura desta jovem forma de entretimento chegou a ser dado como definição de "Aventura 3D".
 
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