Tomada/supressor de picos de corrente

Dr_Lion

Power Member
Vi alguns tópicos por aqui mas parece-me tudo antigo.
Queria adicionar alguma segurança ao meu pc...

Que aparelhos andam por aí a bons preços?

Existe mesmo mais valia entre UPS e apenas tomada de supressão/retificação?
A capacidade da bateria para ter tempo de desligar o pc não é o que me preocupa, o que quero proteger mesmo é a fonte e o PC..

Desde já agradeço a ajuda.
 
Boas

A questão de ter UPS é que se faltar a luz tens sempre uns minutos para poder desligar o PC sem ela apagar abruptamente. Se isso não for necessário basta um supressor de picos.
 
há supressores de picos que não valem a pena...

mas se tens variaçoes de energia em tua casa... geralmente se tiveres ainda algumas lampadas antigas de filamentos, nessas as vezes nota-se o brilho/intensidade a diminur ou aumentar com as oscilações...

As ups as mais baratas tratam desse assunto.
claro, a autonomia varia consoante o que tiveres ligado... .mas na boa conta ai com uns 5 minutos de o pc trabalhar sem corrente!!!
 
Oscilações não tenho notado, mas ultimamente tenho lampadas economizadoras e não de filamento portanto também não noto as oscilações... Ver se troco uma das lampadas do candeeiro para fazer a estatistica. Mas diria que é muito raro ter oscilações...

Vou optar então por um supressor de picos só por descargo de consciência. Aconselham algum?
Aquilo faz algum filtro além de ter um fusível para cortar antes de estragar o equipamento?

A UPS não tenho muito interesse porque seria uma despesa talvez ainda considerável tendo em conta um pc com uma fonte de 650w..
 
Compra um supressor de picos da APC, se não tens quedas de luz ou oscilações na rede já ficas bem servido.
É importante que a rede de casa tenha fio terra nas tomadas.
 
OffTopic (Talvez não)

Com o aumento das instalações de painéis solares (microgeradores) as taxas de falhas e instabilidades na rede estão atualmente a aumentar e mesmo com analisadores de energia é difícil de identificá-las.
As regulações de tensões têm sido uma batalha constante nos últimos tempos para as empresas fornecedoras de energia, com registos de mais de 260 Volts em diversos casos e componentes eletrónicos a serem os primeiros a sofrer as consequências .

Na maioria das vezes é impercetível pois os picos são momentâneos e os valores registados são em casos isolados junto das instalações (microprodutores) onde existe a anomalia, quando essa anomalia (aumento da corrente) chega ao posto de transformação este é obrigado a aumentar a tensão e só depois é cortada ou retificada.

Este é um problema que tem vindo cada vez a ser mais comum pelo que se a ideia é garantir que o PC esta protegido uma UPS (Inline) é sem duvida a melhor opção.
 
Sim uma solução barata não é.
O problema é que eu não queria gastar muito, e uma ups para 650w já se deve atirar para os 100eur não?
Pois... uma solução barata não é. Deves de gastar pelo menos uns 200€ numa UPS boa
Claro que uma Boa tomada supressora de Picos como a que foi sugerida da APC é uma solução qualidade preço imbativel...
Só queria deixar a nota de que não irá executar uma proteção completa, porque eu recentemente tive problemas com PC's na empresa e após uma analise por parte da empresa prestadora de serviços verificou-se que o problema era da rede.
 
Só por cusriosidade, vi uma tomada supressora de picos de 5 fichas, lexman 268, isto vale alguma coisa?
Na etiquete tem 2kv /6kv de proteção... É inferior ás APC ou superior?
 
Tens UPS baratos igual ao meu, ate agr estou satisfeito e tenho 2 PCs ligados no msm UPS.

UPS Salicru SPS ONE 2000VA Schuko 1200w

Esquece havia recondicionado a 89€, mas ja foi. As baterias é que ja se sabe, a cada 5/6 anos tem de se trocar, mas este ha baterias pa trocar por 15€ cada dai a minha escolha.
 
Não sei ao certo como funciona a tomada, imagino que tenha um fusível para quebar em caso de picos. Mas normalmente estas tomadas têm um LED a informar se existe ligação à "terra". Imagino que a ligação à terra é precisamente para evitar estragos quando existem picos, portanto quer metas tomada ou não sugiro que ponderes ligar as tomadas à terra, pelo menos nas que tens equipamentos mais sensíveis ou caros.
Precisas mesmo de uma tomada de 8 ligações? Creio que vi disso a 30eur á um ano, quando optei por comprar uma tomada de outra marca.
 
Back
Topo