Teclado USB não-Mac para Mac mini

ruivilela

Power Member
Olá, adquiri recentemente um Mac mini. Aproveitei para fazer uso do teclado usb para PC que já tinha.

O Teclado pt_PT é reconhecido mas nem tudo funciona no mac os x. Problemas com os acentos, keypad, algumas teclas trocadas. Outro teclado USB dá o mesmo problema.

Seria possível usá-lo correctamente (software) ?
Na instalação do teclado ANSI 102, e depois escolho teclado português na localização.

Rui
 
O problema é o layout dos teclados PC/Mac serem diferentes. Não sei se dá para sacar drivers que corrijam isso, mas se não der, basta memorizares os botões diferentes (quando corro Windows ou Linux, lembro-me sempre de, por exemplo, carregar na tecla \ sempre que é para colocar um acento)
Em último caso, sacas do Google o layout português dos teclados para Mac, vês onde estão as diferenças, e colas autocolantes por cima das teclas erradas, com os dígitos correctos :-D
 
Existem outras soluções que não da Apple. Tanto a Logitech como a Microsoft possuem teclados (e ratos) que funcionam correctamente tanto em Mac como PC. Estes incluem os respectivos drivers e perfis de layout que configuram no sistema operativo o layout do teclado correctamente.

O problema das outras marcas é a impossibilidade do mapeamento correcto das teclas. Desde o Mac OS X 10.2 (Jaguar), a Apple permite a definição de novos layouts do teclado através da programação de um ficheiro XML e inclusão numa das seguintes pastas:
/Library/Keyboard Layouts/

~/Library/Keyboard Layouts/Mais info: http://developer.apple.com/technotes/tn2002/tn2056.html

Se não estiveres à vontade a editar o ficheiro com o perfil mais aproximado e corrigi-lo em XML (texto), encontrei uma aplicação que permite efectuar essa configuração de forma mais intuitiva através de um ambiente gráfico: Ukelele. Não o experimentei, não sei como funciona... Boa sorte!
 
Última edição:
Com o meu mac mini uso um teclado "macally slim" que é 100% compatível com o computador/sistema. Não tem que ser exactamente um teclado Apple para garantir total compatibilidade.
 
Back
Topo