Mega Drive Ristar

jabun

Power Member
ristar_cover_eu%255B1%255D.jpg

Ristar é um jogo de plataformas publicado pela Sega e desenvolvido pela Sonic Team, para a Mega Drive tendo sido lançado em 1995, fazendo parte do último lote de grandes clássicos da 16 Bits da Sega. O personagem do jogo é uma simpática estrela que usa suas mãos e braços flexíveis para se deslocar e combater inimigos. A Game Gear também teve direito a uma versão, que embora tenha uma jogabilidade muito semelhante, os níveis são diferentes, valendo a pena comprar mesmo para quem tem a versão Mega Drive.


ristar_consola_virtual_wii.jpg

Ristar foi desenvolvido a partir de uma idéia originalmente apresentada durante as reuniões de design para o personagem que se tornaria, mais tarde, Sonic the Hedgehog. Yuji Naka, chefe do Sonic Team, afirmou numa entrevista concedida em 1992 que, inicialmente no projecto da procura de uma mascote para a Sega, a futura Sonic Team usou um personagem que parecia um coelho, cujas orelhas poderia esticar e pegar objetos. Como o jogo ficou cada vez mais rápido, era necessário uma característica especial para dar ao personagem poder sobre os seus inimigos, tendo sido criada a técnica de "enrolar" e a produtora achou melhor mudar o animal para um ouriço, nascendo assim Sonic.

Alguns anos mais tarde, alguns membros da Sonic Team resolveram recuperar o projeto do jogo do coelho, que evoluiu para um protótipo chamado Feel, cuja diferença para o projeto original consistia no personagem deixar de usar as suas orelhas para atingir os seus inimigos, passando a utilizar os seus braços. Depois de algumas mudanças no personagem principal, e passando por vários nomes, o jogo tornou-se o que hoje é conhecido como Ristar. O nome também passou por outras mudanças durante o desenvolvimento das versões ocidentais, passando de Ristar a Shooting Star para Dexstar e, finalmente, o regresso ao nome original, que era o favorito de Yuji Naka: Ristar.

wii_virtual_ristar_03.jpg

Ristar é um jogo de plataformas 2D sidescrolling. Similar a jogos como Mario ou Sonic the Hedgehog, este jogo baseia-se na capacidade da nossa estrela em utilizar os seus braços elásticos para agarrar e arremessar objetos e ajudar na sua locomoção, sendo também o seu principal meio de atacar os inimigos.
O jogo contém seis planetas, cada um com dois níveis padrão, com um mini-boss no primeiro nível e um boss principal, após o segundo nível.


A ideia da Sega era transformar Ristar no sucessor espiritual de Sonic the Hedgehog. No entanto, o jogo nunca teve a exposição e número de vendas de acordo com a sua qualidade, principalmente devido a ser lançado apenas três meses antes da consola vindoura da Sega, a Saturn, embora tenha recebido críticas extremamente positivas por parte da imprensa especializada.

Também não ajudou o facto de Ristar ter sido um jogo de plataformas que foi lançado no final da geração em que este género foi explorado até ao tutano, podendo haver muitos jogadores que, em 1995, já estavam algo fartos deste tipo de jogo, não tendo dado atenção a Ristar, especialmente quando consolas como a Saturn e a PlayStation estavam tão próximas, e com a premissa de trazerem ao mundo dos videojogos o verdadeiro 3D e, como ele, o aparecimento de novos géneros de videojogos.

Ristar1--article_image.png



Embora injustamente esquecido, Ristar é um clássico da Mega Drive, sendo, sem dúvida alguma, um dos melhores jogos de plataformas da sua geração, com um grafismo fantástico, OST de topo, excelente e divertida jogabilidade, e level design de grande nível. Mais uma grande obra da Sonic Team, sendo um crime nunca mais a produtora ter pegado nesta carismática personagem.





Análise Mega Force nº25, Junho 1995













 
Última edição:
Dizem muitos que um dos melhores jogos do catálogo Mega Drive.
Eu não o tive no tempo de menino e em que tinha Mega Drive mas atualmente através de uma Consola MD Flashback estive a jogar e é maravilhoso. Faz-me lebrar muito o colorido do Dynamite Headdy ou de um Rayman.
O jogo é viciante em certo modo e destaca muito visualmente.
 
Última edição pelo moderador:
Para mim é apenas um dos melhores jogos de plataformas de sempre!

Foi lançado numa época em que já havia a Saturn e passou um pouco despercebido, mas é um jogão
 
Back
Topo