Rede doméstica

kabonga

Power Member
Boas a tod@s,

Preciso de ajuda com a instalação de uma rede em casa.

Eu tenho três caixas ligadas entre si de forma unidirecional (primordialmente para ligação tv) em três espaços: sala -> quarto -> escritório.
Na sala terei o router a injetar o sinal tv e net na caixa da sala e, no escritório terei de ter, obrigatoriamente, o sinal de net.

Apenas consigo passar um cabo coaxial e um cabo de rede entre as três caixas porque o tubo de ligação não é muito largo.

Tenho 3 tomadas mistas R/TV/Sat/RJ45 Cat6 UTP 21544 da Efapel para usar ou outras que achem mais apropriadas.

Como poderei ter sinal de tv e net nas restantes caixas (quarto e escritório)?

 
Assim de repente no quarto, usas uma tomada mista R/TV/Sat/2xRJ45 21546 da Efapel também, usas uma rj45 para vir da sala e ir ligar a um switch, dando a possibilidade de ligar equipamentos no quarto. Do switch, sai para a outra RJ45 que vai dar ao escritório.

Ou seja: Sala(21544) -> Quarto(21546) -> Escritório(21544)
Se a fibra chegar á tomada da sala a ref. da Efapel é: 21545

Isto utilizando aparelhagem da Efapel.
 
nos outros espacos tens alguma tomada de telefone?
se sim, (e na sala, ou onde estiver o router), seria aproveitar a tubagem, e passar por la os cabos de rede...
cat5 e mais fino e passam na boa em conjunto ate com 1 cabo coaxial.

mas seria para passar 2 ou mais nessa tubagem do cabo de rede... não sei qual a grossura da tubagem... mas deve dar.
 
Assim de repente no quarto, usas uma tomada mista R/TV/Sat/2xRJ45 21546 da Efapel também, usas uma rj45 para vir da sala e ir ligar a um switch, dando a possibilidade de ligar equipamentos no quarto. Do switch, sai para a outra RJ45 que vai dar ao escritório.

Ou seja: Sala(21544) -> Quarto(21546) -> Escritório(21544)
Se a fibra chegar á tomada da sala a ref. da Efapel é: 21545

Isto utilizando aparelhagem da Efapel.

Faz sentido essas ligações para a rede, uma vez que tenho a fibra a "chegar" nessa tomada.

E quanto à ligação do coaxial entre o quarto e o escritório?
Posso ligar dois cabos na mesma entrada?
 
nos outros espacos tens alguma tomada de telefone?
se sim, (e na sala, ou onde estiver o router), seria aproveitar a tubagem, e passar por la os cabos de rede...
cat5 e mais fino e passam na boa em conjunto ate com 1 cabo coaxial.

mas seria para passar 2 ou mais nessa tubagem do cabo de rede... não sei qual a grossura da tubagem... mas deve dar.

Existem tomadas de telefone mas nenhuma na sala. :(
Está uma tomada na entrada, outra no quarto e outra no escritório.
Mesmo no quarto e no escritório, as tomadas de telefone e tv estão em paredes opostas.
 
Também reparei que as tomadas EFAPEL, marcam como CAT6.
Apesar de o cabo ser CAT5e, posso ligar na mesma?

E que tipo de norma devo utilizar: T568A ou T568B?
 
Quanto às ligações de rede, fiquei esclarecido.

E quanto à ligação do coaxial?
Posso ligar dois no mesmo encaixe da mesma tomada do quarto?
 
Última edição:
Diria que não, a Efapel só tem tomadas mistas sendo terminais, ou seja numa situação em estrela, e tu precisas de ter ai no quarto uma tomada de passagem.

Dito isto, aventurando-se um pouco, retiras a parte coaxial da 21546 da efapel e trocas pela parte coaxial da 21565 da efapel, ficando assim de passagem, não tenho a certeza se encaixa bem, pelas fotos sim, penso que esteja segura por 4 parafusos.
 
Para não ter mais caixas no quarto, vou optar por passar o cabo de rede diretamente para o escritório, ficando o quarto com o acesso wifi.

Quanto à ligação da tv, no quarto coloco uma tomada de passagem?
 
Olá
Sendo assim, quanto ao coaxial, no quarto "de passagem" e no escritório uma tomada "terminal".
Mas agora não há cabos coaxiais, e mesmo de rede, com espessuras mais reduzidas? Creio que já vi algo sobre isso. Se as distâncias não forem grandes, não deve haver problema. Assim ficava uma tomada de rede no quarto e no escritório.
 
Back
Topo