Qual o modelo a comprar?

JCB_64

Membro
Boa noite

Tenho uma Nikon D7100 e queria fazer adquirir o modelo a seguir. É para fotos em ambientes particularmente escuros ou com pouca luz. O que me aconselham?

Obrigado
 
A questão mais importante é porque queres mudar.. As máquinas evoluíram muito em alguns aspectos e pouco ou nada noutros, especialmente se fores de DSLR para DSLR. Arriscas-te a gastar dinheiro e não ver nada de útil em termos de melhorias.
Podia também dizer que esse dinheiro é melhor gasto numa lente, mas gastar dinheiro em lentes de DSLR nesta altura também não é recomendável.

Portanto, fica a questão: o que é que precisas que melhore? Ou em que é que a D7100 não chega?

Se o que precisas é melhores fotos com pouca luz, as soluções podem passar por um tripé, um flash ou uma lente melhor, depende do que estás a querer fotografar.
 
Obrigado pela resposta e pelos conselhos. O meu problema é que estou com um problema de focagem que não sei se é da objetiva (18-105) se da lente interna. As zonas mais laterais das imagens (especialmente rostos) ficam desfocados. Também em ambientes naturais com muita luz solar surgem manchas que aparentam ser de reflexo solar. Esta máquina já tem 8 anos de utilização exaustiva. Já tirou dezenas de milhar de fotos em todos os ambientes. Já apanhou muita chuva, já caiu várias vezes e a minha dúvida é se o problema é da lente interna se da lente da objetiva. Os ambientes escuros são, normalmente, de cerimónias religiosas/espirituais em que o uso de flash não é muito recomendável para não perturbar os participantes. No fundo, o que pretendo é resolver o problema de focagem e conseguir fotografar com mais qualidade em ambiente escuro (no fundo quero mais ISO com menos ruído)
 
Tens que explorar melhor a questão... A primeira coisa a pensar é se sempre foi assim ou se só recentemente é que isso começou a acontecer.

Em relação aos extremos desfocados, pode ser normal.
1) Quase todas as lentes são mais nítidas no centro, algumas com diferenças ligeiras, outras com diferenças enormes. Essa lente sendo tendo muito zoom e não sendo de gama alta, é normal que perca nitidez nos cantos.
2) O plano de foco em muitas lentes é curvo e em gamas mais baixas isso é menos corrigido. Ou seja, se tiveres 20 pessoas lado a lado, perfeitamente alinhadas, se focares a do meio, é normal que as das pontas possam não estar focadas. Podes tentar pedir às pessoas das pontas que estejam um pouco mais à frente, para fazer tipo um ligeiro arco.
Quanto mais abrires a lente, mais este tipo de coisas se vai notar. Mas se a lente andou aos tombos também pode estar desalinhada.

O reflexo solar ou flare, também pode ser normal dependendo das condições. Se tiveres fontes de luz forte no enquadramento, por exemplo. Mas não tenho ideia dos coatings perderem grandes propriedades com o tempo, só se escamarem.
 
Dezenas de milhares de disparos não é muito, essa câmara está preparada para 150k deles.

Não percebi ao que te referes por “lente interna”, não percebi mesmo.

Se as fotos passaram a estar desfocadas e não estavam antes, pode haver algum desalinhamento na objectiva, ou pode ser necessário calibrar algo na câmara. Isso não é necessariamente dispendioso, pode ser algo acessível de reparar, e que valha a pena.

Quanto ao desempenho em ISO elevado, não é com a sucessora dela, nem com a sucessora da successora da sucessora dela que vais notar diferenças abismais nesse aspecto. É usar objectivas luminosas, por vezes é usar flash, por vezes é usar um sensor maior. Mas não esperes nenhuma revolução ao passar de 24 megapíxeis APS-C para 24 megapíxeis APS-C, mesmo que mais recente.
 
Obrigado pelas respostas. Tinha a ideia que poderia haver um upgrade notável maior em termos de equipamento ao nível do ISO. Provavelmente será mesmo um erro de alinhamento da objetiva. Vou procurar quem me faça essa alinhamento.
 
Pode haver, tipo com uma A7S III se calhar ganhas uns 3 ou 4 stops em ISOs altos, mas também gastas 3 ou 4 mil para comprar uma... 😅 Como foi referido noutro tópico, podes saltar para uma FF barata, tipo Canon R P ou até Sony A7 II e III. Se em conjunto com isso comprares uma lente mais luminosa, tipo F2.8 ou F1.8 e cenas assim, no total também ganhas uns quantos stops, mas à custa de DoF e mesmo assim valores nos 4 digitos.
 
Basicamente trabalho com uma Nikon 18-105

A minha primeira máquina foi uma D5200 com uma 18-105. Achei que fugir da lente de kit era boa ideia e acabei por ir para outra lente de kit, cuja qualidade estava longe de ser brilhante. Estás a usar um ferrari numa estrada esburacada. Tu nao conheces as capacidades dessa máquina, porque sempre usaste uma lente "manhosa" à frente desse excelente sensor (máquina). Compra uma 35mm 1.8 ou mesmo uma sigma 18-50 2.8 e vais ver uma melhoria significativa nas fotografias, sem gastar muito dinheiro.

Se quiseres torcar de máquina, irás certamente para uma mirrorless. Se queres fotografar com qualidade com pouca luz, conta com uns 1.500 € pelo menos e uma curva de aprendizagem nova, porque nenhuma mirrorless hoje em dia funciona como a tua D7100.
 
Back
Topo