PC [Portátil] Asus ROG Ally e Ally X (2/junho)

A AMD tinha divulgado a performance em 1080p nativos do Z1 e Z1 extreme a 30w, e acho que são mais que suficientes para uma boa experiência em monitores externos ou tvs.

Com FSR até deve dar para ir aos 1440p, ou aumentar os presets de qualidade para medium ou high.

z1_extreme_z1_ryzen_1080p.jpg

Fonte
 
Por outro lado tem 500 nits.

É bom, mas por exemplo os Rog Phone têm super ecras amoled, atingem 800nits, tem um hardware aburdo, para no fim de contas estar restringido ao mercado android.
O Ally parece ser um produto interessante ainda assim, e pelo preço que dizem parece ser intenção massificar e concorrer com as consolas, ao invés de um nicho como os Rog Phone.
 
Agora falta saber a compatibilidade dos jogos da Steam onde o Deck brilha mais.
Eu diria que, tendo Windows, vai correr os jogos todos da steam sem problema.

Tem a vantagem de poder correr os jogos com anti-cheat que não correm no steam os (CoD, Fifa, etc).
 
Eu diria que, tendo Windows, vai correr os jogos todos da steam sem problema.

Tem a vantagem de poder correr os jogos com anti-cheat que não correm no steam os (CoD, Fifa, etc).

Assumo que ele fale de performance. Se vai ser mesmo o dobro ou não.
 
Por acaso falava de compatibilidade mesmo ;)

A Steam tem uma espécie de certificado na página de cada jogo em como atesta se o jogo é totalmente compatível com o Deck.
 
Por acaso falava de compatibilidade mesmo ;)

A Steam tem uma espécie de certificado na página de cada jogo em como atesta se o jogo é totalmente compatível com o Deck.
Porque a SD usa o Steam Os e como tal há jogos que não correm como deve ser nele. Esta usando Windows 11 não há necessidade de ter essa página de "compatibilidade"
 
Era o que se previa, o problema da Asus sempre foi o software, precisamente o oposto da Valve. Em termos físicos, o Steam Deck tem os touchpads, o que pode ser uma vantagem para muitos.
 
Eu acho que o facto de ser um “pc com um comando” tem as suas vantagens. Por exemplo, usando o steam big picture mode, uma grande parte dos problemas de interface ficam resolvidos. Basicamente fica com a mesma UI da Steam Deck.
 
Excelentes notícias para o mercado dos PCs handheld.
Se o preço "justo" se confirmar, com as especificações técnicas que tem, é um muito bom abanar do mercado em resposta ao Deck.

Agora, não espero grande coisa da ASUS no software, concordo com a opinião de vários de vós. Ficar há espera que a Microsoft tome as rédeas e que ajuste o Windows para esta realidade em tempo útil também me parece uma miragem.

Por outro lado gostava muito que Steam OS vingue e que se torne uma verdadeira alternativa para quem quer jogar em PC, estou farto de windows, trocava já para Linux se fosse viável... Algo fantástico seria a Valve licenciar o software para estes aparelhos, ganhava com a venda de jogos e as ASUS da vida com um SO que nunca conseguiriam desenvolver por si mesmas.
 
Última edição:
Excelentes notícias para o mercado dos PCs handheld.
Se o preço "justo" se confirmar, com as especificações técnicas que tem, é um muito bom abanar do mercado em resposta ao Deck.

Agora, não espero grande coisa da ASUS no software, concordo com a opinião de vários de vós. Ficar há espera que a Microsoft tome as rédeas e que ajuste o Windows para esta realidade em tempo útil também me parece uma miragem.

Por outro lado gostava muito que Steam OS vigue e que se torne uma verdadeira alternativa para quem quer jogar em PC, estou farto de windows, trocava já para Linux se fosse viável... Algo fantástico seria a Valve licenciar o software para estes aparelhos, ganhava com a venda de jogos e as ASUS da vida com um SO que nunca conseguiriam desenvolver por si mesmas.
A steam OS não é mais que uma distribuição de Linux baseada em Arch Linux com KDE Plasma 5 como GUI. Por si só não me parece que seja melhor ou pior que o Windows.

A principal coisa que torna o Steam OS melhor para handhelds é o Steam Big Picture Mode, que torna a interação com o dispositivo e o lançamento de jogos muito mais intuitivo e simples. Mas agora já é possível ter a nova versão do steam big picture no Windows, o que equilibra bastante as coisas.
Por outro lado o facto de a esmagadora maioria dos jogos ser nativo para windows obriga a uma camada de compatibilidade (proton) que nem sempre funciona da melhor forma. Daí muitos jogos não serem compatíveis com a deck, ou funcionarem mal e com muitos bugs.

A Asus (ou melhor, a Microsoft), só tem de implementar um menu/painel de controlo intuitivo que permita alterar facilmente as settings da consola (TDP, taxa de atualização do ecrã, modo de poupança de bateria, etc), o que não me parece muito difícil. Especialmente quando já existem alternativas third party a sair
 
Embora compreensível do ponto de vista da Asus para maximizar os lucros, tenho pena que a versão não extreme saia mais tarde. É a que me desperta mais interesse. Se o preço de lançamento da extrema são 800 euros, não deverá ficar abaixo dos 600 a não extreme. Aponto para 650...
 
Rumor: Versão Z1E 16/512 €799 na Europa.

(https://winfuture.de/news,135990.html)
Se de facto sair a esse preço, creio que vai ser grande sucesso, não só também porque ganha em termos de performance a muitas portateis que andam para ai a custar mais de 1000 euros.

Já tive com uma steam deck na mão e por acaso não gostei porque considei alto tijolo ( não falo em termos de peso mas sim em dimensões ) esta parece sim ser mais portátil.
 
Back
Topo