Onde arranjar low melt solder

HoT

Power Member
Boas.
Estou a tentar arranjar low melt solder com um melting point entre 55/70°c a bom preço mas não está fácil. Alguém conhece alguma loja/vendedor que tenha a bom preço?
 
Sinceramente nem sabia que existia solda com um ponto de fusão tão baixo. a que costumo utilizar anda na casa dos 100 a 140 e já essa não é propriamente barata devido a qualidade dos metais presentes.
Para esse ponto de fusão os metais que utilizam para mais de metade da composição (Bi;In), já por si são caros pelo que não deves de encontrar um milagre. tanto a Farnel como a MouserEU têm em stock a SMD16NL
Na amazon a SMD4.5 NL é uma opção com melting point entre os 70 e os 90 e bem mais barata
 
@Albinodasfestas
Obrigado pela ajuda , eu sei que não é propriamente dado tendo em Conta a composição que é basicamente bismuto em grande parte com índio, estanho e chumbo . Para já o melhor preço que consigo é para o gaugemaster gm01 mas vou ver o que indicaste
 
@Albinodasfestas
Obrigado pela ajuda , eu sei que não é propriamente dado tendo em Conta a composição que é basicamente bismuto em grande parte com índio, estanho e chumbo . Para já o melhor preço que consigo é para o gaugemaster gm01 mas vou ver o que indicaste
Uiii esses preços nem sequer encontro nada.
A mais barata que encontras lá num desses sites é a SMD1 é um kit que tem uns 60cm de solda, tem bastante menos que a SMD16NL mas o tipo de solda é o mesmo, mas já se aproxima dos valores que tens visto ~14€ e costumam ter sempre artigos para entrega imediata... eu pessoalmente gosto que a solda venha em "fio" é mais fácil para aplicar.
 
@Albinodasfestas Já viste o canal do ytube Northridgefix ? ele usa low melt e a diferença é brutal , há muitos componentes que deixas de precisar de auxiliar com a estação de ar quente

Certo, mas a Low melt tem algumas desvantagens dai não ser usado no geral como as outras ligas, se pesquisares vais ver que nem tudo é um mar de rosas, eu também acompanho esse canal e trabalho com eletrônica, logo, nem sempre é tudo tão simples como se vê nos videos, pois está-se a ver alguém que faz aqueles procedimentos todos os dias e já sabe as manhas todas do que pode e não pode fazer, além do equipamento todo que tem há mão para realizar o trabalho.

para o tipo de coisas que faço a solda de fio e pasta mais o fluxo servem bem, juntamente com estação de ar quente e ferro de soldar com a potencia adequada e mesmo assim tenho de ter alguns cuidados com alguns componentes e principalmente as pistas que são sempre mais complicadas de repôr quando já fora de vela.
 
@MOUSETM referes te a quê concretamente ? as vantagens são muitas , especialmente se tiveres a trabalhar com equipamento sensivel ou numa area da board sensivel . Claro que ele tem muita experiencia e equipamento para varias situações diferentes que apanha mas dos videos que vi , nunca vi ele a falar de algum inconveniente de usar low melt solder nas situações de troca de componentes

@Albinodasfestas vale a pena veres , pela forma de falar e explicar e obviamente , pelos trabalhos que faz
 
@MOUSETM referes te a quê concretamente ? as vantagens são muitas , especialmente se tiveres a trabalhar com equipamento sensivel ou numa area da board sensivel . Claro que ele tem muita experiencia e equipamento para varias situações diferentes que apanha mas dos videos que vi , nunca vi ele a falar de algum inconveniente de usar low melt solder nas situações de troca de componentes

@Albinodasfestas vale a pena veres , pela forma de falar e explicar e obviamente , pelos trabalhos que faz

Pois isso já vi eu o que só viste as vantagens as desvantagens esquece, é só pesquisares pois existe muita informação escrita e em vídeos a demonstrar pros e contras do uso de low melt...

Desde misturas com outras ligas a solda deixa de ser eficaz, componentes que funcionam a grandes temperaturas, e por ai fora...

Eu acompanho o canal e outros relacionados há muito tempo, mas nem tudo é passado como é na realidade, são bons para ver como se faz, mas acaba por saltar pormenores importantes...
 
Por isso é que estava a perguntar concretamente ao que te referes . A ideia do low melt é mesmo para ser misturado com outras ligas de forma a baixar o ponto de fusão

Tive a ver uns videos e já tinha visto outros mas não encontrei nada
 
Por isso é que estava a perguntar concretamente ao que te referes . A ideia do low melt é mesmo para ser misturado com outras ligas de forma a baixar o ponto de fusão

Tive a ver uns videos e já tinha visto outros mas não encontrei nada

vamos lá ver é bom para baixar o ponto de fusão quando estamos a dessoldar, e não é algo que se aplique a todos os componentes, mas no reverso tens de limpar tudo bem limpo e não podes fazer mistura para soldar novamente, as soldas vão quebrar.
 
Eu costumo trabalhar com electrónica de potência utilizo apenas para me facilitar o remover dos componentes e nem sabia que existiam soldas com ponto de fusão tão baixo, nunca realizei operações tão delicadas, quando mete esse tipo de trabalho mando para reparar no exterior. A solda que utilizo mais é a 60/40 e por vezes a de 99.3 porque certos circuitos utilizam intensidades altas. O canal desse Northridgefix parece bem porreiro já dei uma espreitadela e é o tipo de canal que irei continuar a seguir, mas o homem tem para ali maquinaria que até mete medo. E pela forma como realiza o trobleshooting dá para entender que é raposa velha no mundo das representações.
 
@MOUSETM naturalmente tem de ser limpo mas serve o seu propósito .. obviamente que não aplica a tudo e dependendo do tamanho pode nem justificar o uso mas é uma grande ajuda naquilo que pode ser usado

@Albinodasfestas o mais impressionante para mim não é a forma rapida com que faz o trobleshooting mas sim o facto de ele se lembrar de medições em boards iguais que ja lhe passaram pelas mãos , mesmo quando não é uma board frequente de dar barraca
 
Última edição:
Back
Topo