Equipamento Olympus OM-D E-M5 Mark III

Meje

Power Member
Já foi anunciada há algum tempo, mas ainda ninguém colocou nada sobre ela por aqui.

Demorei a perceber isso, mas parece-me que esta é a próxima máquina que vou querer comprar. Serão entregues as primeiras unidades no próximo dia 11.11.2019 para quem fez pré-reserva e estará oficialmente à venda a partir de 17.11.2019.

olympus-e-m5-iii.jpg



Especificações principais:
  • 20MP Four Thirds sensor
  • 121-point hybrid autofocus system
  • 50MP high-res shot mode
  • 10 fps burst shooting with AF-C
  • Cinema (DCI) and UHD 4K video
  • Up 6.5EV of image stabilization (CIPA-rating) with supported lenses
  • 2.36M-dot OLED viewfinder with 60 fps refresh rate
  • Extensive direct controls and articulating touchscreen
  • Weather-sealed body
  • In-camera USB charging
  • 1/8000 sec mechanical shutter speed
Basicamente, para fotografia, esta é uma EM1 II num corpo do tamanho da EM10/EM5.

Tem o sistema de foco da EM1 II e da E-M1X, que é o melhor que existe em M43. Este era para mim o principal fraqueza destas gamas. O sensor também é o mesmo da EM1 II.

Será vendida inicialmente por 1.199 € só o corpo e 1.399 com a zoom pancake 14-42mm. Parece caro, mas sendo estes preços de pré-venda no site da Olympus, nesse mesmo site a E-M5 II custa apenas menos 200 €. O preço da E-M5 III deverá reduzir um pouco passados uns meses (e a mk II também). O corpo da E-M1 II está marcado a 1.799 €, pelo que nåo considero este preço de lançamento alto.

Pontos fracos face à E-M5 mk II:
  • Passou a ser totalmente em plástico em vez de metal, supostamente para ser 50 gr mais leve (eles deveriam querer dizer mais barata de fabricar)
  • Passou a ter uma bateria de menos capacidade (igual à da E-M10), mas supostamente faz os mesmos disparos
  • Parece que reduziram o espaço entre o grip e as lentes, fazendo com que os dedos batam em algumas lentes maiores
  • É mais cara

Gostei do facto de permitir carregamento por USB, o que permite carregar baterias com Powerbank (apesar de não ser USB-C), do facto de ter uma porta lateral dedicada para o cartão de memória. Houve um reajuste nos controlos físicos para aproximar do que existe na EM1 II e que facilita a utilização com uma só mão.

Há depois uma série de features adicionais que ainda não explorei adequadamente, mas que devo fazer nas próximas semanas, tendo em conta que penso adquiri-la lá para o inicio de 2020, quando o preço descer um pouco ou começarem a aparecer as usadas semi-novas.

Não há reviews a sério, mas há alguns previews (a maior parte parecem-me pouco isentas):
https://www.youtube.com/watch?v=GGIexzDO8cg
https://www.youtube.com/watch?v=pJlt128xUPs
https://www.youtube.com/watch?v=yeMVEqAmrqU
https://www.youtube.com/watch?v=4bBYWdO9xTE

Em breve deverão começar a aparecer as reviews a sério.
 
Porque não uma E-M1 MK II usada?
A melhor ergonomia e qualidade de construção devem compensar.

Aqui na Suíça já se arranja a E-M1 MK II, nova, a 1450 francos (cerca de 1300€).
Se procurares bem, mesmo em Portugal, deves arranjar um bom negócio.

Cumps
 
Eu estive a ponderar essa alternativa, mas o mercado de usados da E-M1 II está muito inflacionado. Acho que há pouca gente a vendê-las e as qu estão à venda já são normalmente máquinas com uma grande rodagem. Normalmente quem compra uma E-M1 II é profissional ou amador que a utiliza muito. Eu estou na Alemanha atualmente e o meu mercado de usados de eleição é o ebay Alemão. Há mesmo muitos anúncios que são apenas para o próprio país e é onde tenho encontrado melhores oportunidades. Mesmo assim, o minimo que arranjo é 1.000 € e raramente. Já tinha andado a ver isso.


Um segundo motivo que não me atrai tanto é este:
Olympus-OM-D-E-M5-II-vs-Olympus-OM-D-E-M1-Mark-II-size-comparison.jpg
Olympus-OM-D-E-M5-II-vs-Olympus-OM-D-E-M1-Mark-II-top-view-size-comparison.jpg


Sobre o grip, estou muito habituado à E-M10, por isso será muito similar. Nunca senti necessidade de uma pega maior, adaptei-me bem aquela reentrância destes modelos e consigo segurar bem a máquina (mas uso 100% do tempo uma fita de pulso ou uma correia, mas mesmo assim nunca me escorregou da mão)

A E-M1 II é mais máquina e seria uma opção válida se a apanhasse a 700 € sem ter 80.000 disparos. Em GM custa 950 € e nova custa 1.600 €. Posso sempre enganar-me em relação à evolução do preço da E-M5 III, mas acho que vai cair para os preços da Pen-F rapidamente, que se arranja hoje a 675 € em GM e nova custa mais de 1.000€. Acho que a E-M5 III vai ocupar o espaço da Pen-F em termos de preços, ou até menos.
 
Eu acho que 1.200 é só preço de pré-venda. Não pretendo dar mais de 800 € pelo corpo.

Eu estou muito perto da Suiça e da Austria, estou a 2 horas de Zurique, praí a uma da fronteira. Quando falas em comprar na Suíça referes-te a usada ou nova?

Eu estava para comprar uma GX9 com menos de 5.000 disparos por 400 e poucos euros. Só mudei de ideias porque espero conseguir esta por menos do dobro desse valor. Ir para a EM1 II já seria esticar a corda demasiado. E o que a EM1 II oferece a mais não é assim tão relevante para mim, mas percebo perfeitamente que é mais máquina, mas também é mais dinheiro.
 
Review extensa adicionada ao post inicial.

Uma review que me parece um pouco menos biased em que é referido que o sistema de Auto-Focus não está ao nível da E-M1 II em situações mais extremas:
"The E-M5 III has essentially the same autofocus system as the larger E-M1 Mark II and E-M1X models, though it lacks the latter's subject-specific 'deep learning' autofocus modes. This means it can be a capable action and sports camera, but autofocus tracking is lackluster compared to the best of its competition and some ergonomic quirks keep the E-M5 III from being as good as it could be."
 
Última edição pelo moderador:
Boa tarde, alguém me pode ajudar, tenho uma OM E-M10III e até hoje tudo impecável não utilizo com muita frequência pois tenho outras câmeras no entanto ontem fui buscar a câmera e a bateria acusava estar em baixa carga fui buscar o carregador e não acontece nada, já troquei o cabo de alimentação e de tomada e nada na mesma. Já aconteceu a algum de vós? como saberei se é o carregador ou a bateria? Obrigado
 
Back
Topo