Discussão O que estamos a fazer ao alterar a abertura de uma lente

Alterar a abertura de uma lente tem como consequência principal alterar

  • a profundidade de campo e como consequência a quantidade de luz que a lente deixa passar altera-se

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    19

Meje

Power Member
Vamos lá clarificar.

Cada um vê as coisas da sua maneira. Para mim abertura controla profundada de campo. Para ti a entrada de luz.

Tenta fotografar um grupo com abertura a 1.4 de noite. Depois falamos.

Para vocês, o que fazem ao alterar a abertura de uma lente, é alterar a profundidade de campo, ou alterar a quantidade de luz que a lente deixa passar?

Obviamente que os dois fenómenos estão relacionados e ambos se alteram ao mexer na abertura. Tal como um elemento pode deixar de estar no plano de foco ao alterar a abertura, mas essa focagem/desfocagem é uma consequência da alteração da profundidade de campo, que por sua vez é uma consequência da quantidade de luz/radição que passa pela lente numa determinada abertura (vou tentar encontrar o video esquemático que explica isto com desenhos).

Há aqui mais alguém que não entenda que a abertura é abrir o diafragma de uma lente, deixando entrar mais luz, o que altera depois parâmetros da imagem, nomeadamente o cone de luz que é projectado no sensor, alterando o DOF?

EDIT:

Aqui fica a definição da wikipédia para Abertura: "Em óptica uma abertura é algo que restringe o diâmetro da trajetória da luz que atravessa um plano num sistema óptico. Isto pode ser a borda de uma lente ou espelho, ou um anel ou outro acessório que mantém um elemento óptico no sítio, ou pode ainda ser um elemento especial colocado deliberadamente na trajectória óptica para limitar a luz admitida pelo sistema."

Entretanto encontrei aqui um outro video (o original era mais curto e directo), onde explica os 3 parâmetros que permitem alteram o DOF: a distância ao sujeito; a distância focal; a abertura.
https://photographycourse.net/physics-of-depth-of-field/
 
Última edição pelo moderador:
Sem ser um entendido na matéria, a lógica é a primeira opção, tal como o excerto da wikipedia indica. É algo que alguém com formação em óptica (licenciado ou não), saberá responder, a nossa iris dilata ou não conforme a luz disponível no ambiente.
 
Por causa dos off-topics e porque parece que isto não ficou claro da última vez e os post explicativos acabaram apagados. Vamos lá clarificar.



Para vocês, o que fazem ao alterar a abertura de uma lente, é alterar a profundidade de campo, ou alterar a quantidade de luz que a lente deixa passar?

Obviamente que os dois fenómenos estão relacionados e ambos se alteram ao mexer na abertura. Tal como um elemento pode deixar de estar no plano de foco ao alterar a abertura, mas essa focagem/desfocagem é uma consequência da alteração da profundidade de campo, que por sua vez é uma consequência da quantidade de luz/radição que passa pela lente numa determinada abertura (vou tentar encontrar o video esquemático que explica isto com desenhos).

Há aqui mais alguém que não entenda que a abertura é abrir o diafragma de uma lente, deixando entrar mais luz, o que altera depois parâmetros da imagem, nomeadamente o cone de luz que é projectado no sensor, alterando o DOF?

EDIT:

Aqui fica a definição da wikipédia para Abertura: "Em óptica uma abertura é algo que restringe o diâmetro da trajetória da luz que atravessa um plano num sistema óptico. Isto pode ser a borda de uma lente ou espelho, ou um anel ou outro acessório que mantém um elemento óptico no sítio, ou pode ainda ser um elemento especial colocado deliberadamente na trajectória óptica para limitar a luz admitida pelo sistema."

Entretanto encontrei aqui um outro video (o original era mais curto e directo), onde explica os 3 parâmetros que permitem alteram o DOF: a distância ao sujeito; a distância focal; a abertura.
https://photographycourse.net/physics-of-depth-of-field/

Meje, eu percebo isso tudo. É por isso que utilizei a palavra falácia num daqueles posts.

As pessoas têm a mania de dizer, e não me estou a referir a este fórum, estou a falar em geral desde forums, pessoal conhecido, grupos de fotografia, etc, que se uma pessoa quiser tirar fotos com baixa luz, ela que use um f-stop baixo ou seja diafragma o mais aberto possível, mas isso é uma autêntica falácia. É uma autêntica falácia porque não consegues tirar fotos de qualquer coisa com área em foco aceitável. Neste caso pessoas, que é o que me interessa mais, é praticamente impossível tê-la em foco. A profundidade de campo é tão pequena que não permite ter o que queres em foco, ainda para mais se não tiveres o plano de foco bem alinhado com o que queres fotografar/estar em foco, logo tens que aumentar o f-stop ou seja fechar um pouco mais o diafragma.

A história de que se a pessoa vai disparar em baixa luz é usar f-stop pequeno é puro marketing (sim eu sei, é física) essa abertura é muito useless para muitas coisas, pois não permite ter DoF que te permita ter o que queres aceitavelmente em foco. Por isso dizerem esse tipo de coisas, se uma pessoa vai tirar fotos com pouca luz (?) que compre uma lente com f-stop pequeno é melhor em comparação com outra ente de f-stop mais alto em grupos, fóruns, reviews, etc, é uma autêntica bullshit, falácia das grandes!!! O que me interessa é no campo e o que pretendo e o resultados que procuro. Disparar a f1.8 num jantar quase ninguém fica em foco. Tirar foto a um grupo de pessoas, quase ninguém fica em foco. E por aí fora. Esta é a ideia que está cimentada na minha cabeça e é como eu a uso. O resto é conversa.

Agora com câmeras como a X-T3 (ainda ei de experimentar) ou A73 a história começa a ser um pouco mais diferente mas penso que o que disse ainda se aplica para a maioria das coisas a não ser portraits onde só o olho interessa estar em foco.

Espero que tenha clarificado o meu ponto de vista.
 
Última edição:
Has de pesquisar distância hiperfocal.

E já agora, o que tem a ver ser uma XT3 ou A73? Muda o quê relativamente a uma máquina com sensores do mesmo tamanho?


Ninguém diz que o DOF não é mais curto quanto mais abrires o diafragma, mas isso é apenas uma consequência da maior abertura, que tem a finalidade de deixar entrar mais luz.

Sinceramente, acho uma parvoíce estar-se há tanto tempo a discutir isto... Parece a história do ovo e da galinha.

Creio que toda a gente percebe o que varia com a abertura do diafragma... Entra mais luz, e diminui a profundidade de campo... O que é uma consequência de quê, acaba por ser irrelevante. O importante, é saber como contornar os "problemas", de forma a conseguir fazer o que se pretende.
 
Última edição:
não consegues tirar fotos de qualquer coisa com área em foco aceitável. Neste caso pessoas, que é o que me interessa mais, é praticamente impossível tê-la em foco. A profundidade de campo é tão pequena que não permite ter o que queres em foco
Tretas. Então não existem lentes f/1.4, f/1.2 e até f/1.0 há décadas? Existem sim, e algumas dessas lentes até são de focagem manual. Se não fosse possível focar com elas então nem seriam produzidas. E não havia mirrorless há 20/30 anos e não é preciso ter nenhuma skill god level para o conseguir fazer, é só ter cuidado como temos que ter sempre. Isso é tudo conversa. Olha tu sabes que eu já tenho fotografado concertos, em que os artistas estão em constante movimento, e fotografo na abertura que tiver que ser, e geralmente é na maior que tenha disponível, para ter o ISO mais baixo possível. Se for f/2.8 é f/2.8, e se for f/1.4 é f/1.4, e não deixo de fazer o que quero por causa disso. E sim, já fotografei grupos a f/1.4 e fotografo na abertura que precisar sem pensar duas vezes. Se tenho as coisas é para serem usadas.
Evidentemente há situações em que fotografar nessas aberturas é impraticável, mas isso não é assim tão frequente. Caso seja preciso, fecha-se um bocado o diafragma, mas o meu hábito é ter as lentes o mais abertas possível, para manter o ISO o mais baixo que consiga.

Eu cá estou da opinião que a abertura serve simultaneamente para regular a entrada de luz e para controlar a profundidade de campo, não sendo nenhuma das duas mais importante do que a outra, precisamente porque ambas variam em simultâneo. Por isso não dou a bicicleta a nenhum dos que me tente fazer tomar um partido, porque penso sempre nas duas.
 
Isto está aqui uma comédia :-D
É mesmo conversa ideal para o "tópico da treta" aqui ao lado
A sério @Natto sugiro que te vás informar melhor, antes de dizeres as tretas que disseste em cima.
 
@Natto é muito fácil fotografar um grupo a 1.8. Basta levares numa objectiva wide a 1.8, ao contrário de uma 50 1.8 como imagino que tenha acontecido contigo (que provavelmente é num corpo crop, o que faz dela uma equivalente a 75-80mm).

Se instalares uma aplicação do estilo dof calculador, photo tools, etc, brinca com os sliders da distância focal e da distância ao sujeito, mantendo a abertura a 1.8 e vais ver como varia a profundidade de campo. Mais wide e mais longe do teu sujeito, mais profundidade de campo! Fotografar um grupo dentro de portas com uma 50 1.8 num corpo crop torna-se apertado para enquadrar toda a gente, quanto mais para os manter em foco...

Tens razão numa coisa, usar aberturas grandes não é ideal para todas as situações, na minha opinião. Mas cada fotógrafo tem uma técnica própria, uma intuição, que se deve sempre sobrepor às questões do equipamento.

Cumprimentos
 
(...)
Eu cá estou da opinião que a abertura serve simultaneamente para regular a entrada de luz e para controlar a profundidade de campo, não sendo nenhuma das duas mais importante do que a outra, precisamente porque ambas variam em simultâneo. Por isso não dou a bicicleta a nenhum dos que me tente fazer tomar um partido, porque penso sempre nas duas.

Mas podes variar a abertura da lente (abrir ou fechar o diafragma que afeta sempre a quantidade de luz que a lente deixa passar) sem alterar o DOF, algo que pode ser feito alterando a distância ao sujeito e/ou variando a distância focal. O vídeo acima explica isto bastante bem.

Louvo a tua intenção de ser politicamente correcto, até porque em parte estamos aqui a discutir o que veio primeiro, o ovo ou a galinha. Mas mexer no diafragma tem como efeito direto aumentar a quantidade de luz que a lente deixa passar, tendo isso depois várias implicações, sendo uma delas variação do DOF.
 
Eu fotografo grupos a F1.2 tranquilamente, desde que estejam todos alinhados paralelamente à lente. A partir do momento que há uma segunda fila de grupo ou terceira tens duas opções. Ou fotografas de mais longe para ganhar mais profundidade, ou aumentas o F. Isto falando de lentes fixas, mas o conceito vai dar ao mesmo
 
Back
Topo