Motherboard/transistor queimado

RicardoF

Power Member
Tenho aqui um Acer ES1-571 que deixou de ligar. Fiz alguns despistes iniciais, como o adaptador DC e RAM. Até que reparei que era mesmo na motherboard que tinha um transistor queimado, ou pelo menos é o que parece. Parece-me ser o da entrada DC.



Estamos a falar de PC já com uns aninhos, é um i3 de 5 geração.

Dá para mandar vir esta motherboard da China por cerca de €70. A questão é que nunca mandei vir este tipo de componentes da China e garantias já se sabe que não existe.

No último ano levou um update na RAM e uma bateria nova.

Posto isto, que fariam? Justifica-se investir ou nem por isso?

Obrigado desde já :)
 
Queres mesmo saber, honestamente, já nem olhava para isso, hoje tens a board , amanhã vai ser outra coisa qualquer, e não te esqueças 70€ mais IVA e se correr bem na alfândega.

isso já é enterrar dinheiro numa coisa que te vai dar mais prejuízo que outra coisa, está na altura de partires para outra, simplesmente só estavas a adiar o inevitável.
 
Pena não conhecer ninguem que perceba de elctronica e era só mudar o transistor.
pesquisa-se nom youtube e encontra-se comerciais que fazem esse genero de trabalho. Mas todos no estrangeiro
em portugal não conheço nenhum. será que se deita fora tudo quando as vezes por 5 euros se pode resolver um problema?
:( :(
 
Pena não conhecer ninguem que perceba de elctronica e era só mudar o transistor.
pesquisa-se nom youtube e encontra-se comerciais que fazem esse genero de trabalho. Mas todos no estrangeiro
em portugal não conheço nenhum. será que se deita fora tudo quando as vezes por 5 euros se pode resolver um problema?
:( :(

Não, isso é o que tu estás a ver, se fosse só mudar um componente e já está era um mimo, mas se este estoirou, há mais estragos noutros pontos que não estão visíveis, onde se deu a origem deste ultimo queimar.

Não confundir o que se vê no youtube que mostram como as coisas são, mas não mostram todos os cenários possiveis, logo, não podes pensar que queimou um componente, chega-se ali troca-se a já está pronto para outra, que não é, há situações que não há qualquer viabilidade porque o tempo que se consome em diagnostico e reparar já supera o valor do equipamento, só se vai até ao fim em situações muito especificas o que não é aqui caso.

Em Portugal existem sim casas destas, mas como é natural não perdem tempo com este tipo de reparações porque não dá dinheiro, o cliente fica logo pelo orçamento.
 
Isso é um mosfet (P-Channel MOS).
É exactamente igual ao que está ao lado.

Coisa para custar 2eur a vulso (max).

Para trocar isso basta fluxo em condições, malha de cobre e um ferro de soldar mediano (e solda, claro).

Troubleshooting extra com um multimetro, se necessário (depois de tirares o mosfet vês logo se ainda tens isso em curto circuito ou não).

Dado o tipo de componente que é, podes ter sorte de ser só isso.

Se não estás confortável, existem casas de electrónica que te veem isso rapidamente.

Se vale o preço… pelo menos vale o desafio de tentares…
 
Última edição:
Obrigado a todos. Percebo ambos os lados. Vou tentar ver se alguém conhecido me desenrasca e assim só tinha que comprar o transistor.

Em último caso alguma casa que faça isso. Se me pedirem valores assim mais altos como o preço da placa que referi, aí também concordo com o @MOUSETM e acho que não vale a pena estar a investir "tanto" em algo que daqui a uns tempos pode dar problemas novamente.
 
Isso é um Mosfet de entrada,logo a seguir ao dc jack. Claro que tem reparaçao. A causa de ter queimado,pode ter sido até no proprio carregador,um pico de corrente.
 
Entretanto falei com duas pessoas que conheço que fazem este tipo de trabalho mas disseram que não estavam confortáveis em fazê-lo por ser algo complexo. Segundo o que me disserem tem que se dar calor e está agarrado à parte de baixo da placa.

Conhecem alguma casa ou particular na zona de Lisboa que recomendem ou que possa desenrascar? Pelo menos para ter uma ideia de valores.
 
Tenta aqui:

https://rmmlda.com/

É em Alverca.

Sei que trabalham relativamente bem (não tenho qualquer afiliação, já fizeram alguns trabalhos para mim).

Se enviares a foto penso que sejam capazes de te dar uma estimativa por alto, para a troca do mosfet.
 
Back
Topo